Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

O que o futuro da tecnologia reserva para o setor de limpeza?

Veja como melhorar e aumentar a produtividade e eficiência no setor

A tecnologia chegou para ficar e, no setor de limpeza profissional, não seria diferente. Equipamentos e produtos revolucionários parecem estar muito próximos da nossa realidade, foi o que mostrou o 21º Congresso da World Federation of Building Service Contractors (WFBSC), maior evento mundial da Limpeza, realizado em abril, em Tóquio, onde lideranças de todo o mundo puderam ver as últimas novidades em soluções tecnológicas e administrativas para o segmento de asseio e conservação apresentado no país que é o berço da robótica mundial.

"O futuro da limpeza certamente é muito mais automatizado do que nós esperamos e isso já pode ser visto também no mercado nacional, com a chegada de equipamentos e máquinas criados especialmente para facilitar e aumentar a qualidade e produtividade nos resultados deste processo", conta Sandro Haim, presidente da Abralimp.

Entre as tecnologias que estão revolucionando o setor, e podem se tornar comuns em um futuro bem próximo, estão os robôs que aliam alta tecnologia e inovação na limpeza de vidros, piscinas e grandes áreas como galpões, aeroportos e hotéis.

"Entre as principais vantagens na adoção destes novos equipamentos estão a de proporcionar mais segurança aos usuários, já que os robôs conseguem limpar locais difíceis de serem alcançados normalmente, permitindo também a redução do esforço físico e uma limpeza mais eficiente", explica.

Além de proporcionar inovação às atividades de limpeza, os equipamentos também ajudam na transparência dos negócios, propiciando que os serviços sejam mensurados de forma muito mais inteligente que o cálculo homem x hora;  na otimização da qualidade; e no aproveitamento de recursos do fornecedor e do cliente.

Outra tendência para o setor é a chamada "internet das coisas", em que os equipamentos se conectarão ao Wi-Fi e poderão ser controlados pelo celular pareados, permitindo o agendamento de sessões de limpeza remotamente, pelos próprios dispositivos, assim como o acompanhamento de todo o histórico da limpeza, garantindo um processo mais ágil, com movimentos mais precisos. 

"Cada vez mais teremos diversas empresas investindo em pesquisas e no desenvolvimento de recursos que devam garantir facilidades para o setor de limpeza profissional, além, claro, da criação de funções mais simples e novas formas de controle para os equipamentos", conclui Haim. 

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking