Expo
 

Enel Brasil muda sua sede para o Porto Maravilha, no Rio de Janeiro

Empresa escolheu AQWA Corporate, seguindo estratégia global de se instalar em edifícios com condições para obter a certificação Well

Notícia pubicada em 30 de setembro de 2019

A partir do primeiro semestre de 2021, a Enel Brasil mudará sua sede para o Rio de Janeiro. A empresa ficará sediada no prédio AQWA Corporate, no Porto Maravilha, região que passa por uma transformação e vem atraindo não apenas empresas, mas também tem se apresentado como uma área turística. A mudança de prédio acompanha o crescimento do Grupo Enel no Brasil nos últimos anos. Além disso, a companhia está seguindo uma estratégia global de se instalar em edifícios com condições para obter a certificação Well, que busca melhorar o espaço de trabalho e bem-estar dos colaboradores.

A Enel será uma das primeiras empresas do Brasil a ter escritórios nesse novo conceito Wellness. A empresa de energias renováveis do grupo, Enel Green Power, e de soluções, Enel X, também acompanham a mudança. Cerca de 1,3 mil colaboradores próprios e parceiros vão ocupar no total quatro andares, dos 21 existentes no edifício AQWA Corporate, desenvolvido pela Tishman Speyer, uma das proprietárias, desenvolvedoras, operadoras e gestoras de investimentos em imóveis de alto padrão do mundo. Já a distribuidora Enel Distribuição Rio permanecerá em Niterói e São Gonçalo.

"Em 2016 unificamos nossa marca, nos tornamos Enel no Brasil. Em 2017 compramos a CELG e a hidrelétrica de Volta Grande, em 2018, incorporamos a Eletropaulo, nos tornando a maior empresa privada em distribuição do Brasil. Atualmente também somos um dos líderes em geração eólica e solar no Brasil em capacidade instalada e portfólio de projetos no país. A mudança é um movimento importante e marca a consolidação do nosso crescimento recente no Brasil", diz Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil.

"Possuímos distribuidoras em quatro estados do país (Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Ceará), e optamos pela cidade do Rio de Janeiro por ser um local estratégico para o setor elétrico nacional, com a presença de players relevantes", comenta Nicola. "Além disso, consideramos o bem-estar condição essencial para trabalhar. Viver bem no escritório contribui com a saúde das pessoas, o que é uma prioridade para a companhia, por isso buscamos obter a certificação Well", conclui o executivo.

"O Porto Maravilha é o caminho natural de desenvolvimento do Rio de Janeiro. A opção feita pela Enel contribui para que a região se consolide como ponto de referência para outras grandes companhias, que buscam por espaços de alta qualidade, que proporcionam eficiência ao trabalho das equipes e qualidade de vida para os funcionários", afirma Daniel Cherman, presidente da Tishman Speyer no Brasil

Certificação Well

Com a mudança a Enel vai buscar obter a certificação Well (WELL Building Standard), primeiro protocolo que identifica as características do design de interiores para obter excelência nos espaços de trabalho, focado no bem-estar das pessoas. A certificação mundial é centrada em pessoas e não em processos. Esse sistema, que vai além do conceito de sustentabilidade e aspecto ambiental, busca garantir e melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas que ocupam o espaço. O certificado mede, certifica e monitora o desempenho do ambiente de trabalho em várias categorias como ar, alimentação, luz, movimento, conforto térmico, som, materiais e comunidade.

O AQWA Corporate é um dos poucos edifícios no País a oferecer a infraestrutura exigida por dois certificadores Well. Essa característica foi fundamental para a escolha da Enel pelo empreendimento, que já conta com a certificação LEED Gold de sustentabilidade e é o primeiro do Brasil a ser projetado pelo escritório Foster+Partners, pelo arquiteto Norman Foster. O design, aliado ao paisagismo de autoria de Pamela Burton, incorpora o empreendimento à região, em um ponto de localização privilegiada, entre as Avenidas Rodrigues Alves e Oscar Niemayer (Binário), com fácil acesso à rede de transportes (ônibus, metrô e VLT). Também está próximo das atrações turísticas e centros culturais, como a Orla Conde, a Praça Mauá, o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR) e o AquaRio.

Fotos: Divulgação Enel 

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Wet´n Wild

Mais lidas da semana

Carreira

Retorno ao presencial é uma tendência, aponta pesquisa da GPTW

Daniela Diniz, diretora de conteúdo e relações institucionais do Ecossistema Great People & GPTW, analisa a volta de 46% dos entrevistados ao modelo de trabalho.

Mercado

Christian Mina é novo executivo da Neowrk

Com passagem pela Tennant Company, Nilfisk e Cushman & Wakefield, profissional vai atuar na expansão comercial da empresa.

Workplace

O erro comum na concepção de espaços de trabalho

Muita prioridade se dá ao visual, mas quais os efeitos de ignorar a parte acústica?

UrbanFM

Inovar e sustentar na indústria da construção civil brasileira

Plataforma Sidac contribuir para um futuro construtivo realmente verde.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP