Sorteio Nespresso
 

Projeto de reciclagem recolhe 100kg de lixo de escola em uma semana

Desenvolvido por alunos do Colégio Marista, "Reciclasse" gera renda para catadores do município

Notícia publicada em 12 de dezembro de 2018

Em apenas uma semana, os estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Marista Ribeirão Preto , no interior de São Paulo, recolheram cerca de 100 quilos de lixo reciclável de pátios, praças de alimentação e corredores da escola, o que levou os jovens a pensarem em uma solução para dar o destino correto ao material coletado.

A partir dessa ação surgiu o Reciclasse, projeto de intervenção social do Colégio que tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da redução da produção do lixo para a construção de um planeta sustentável. A ideia ultrapassou os portões da instituição e tem transformado a vida dos estudantes na cidade de Ribeirão Preto.

Coordenado pela professora Thaís Pileggi, o Reciclasse surgiu de uma ação desenvolvida com as turmas do 6° e do 9° anos do Ensino Fundamental, que, depois de recolherem o lixo da escola, separaram o material em dois sacos identificados como "Lixo Reciclável" e "Lixo Orgânico", pesaram e classificaram os itens, descrevendo tudo em uma planilha.

A ação garantiu a continuidade e ampliação do projeto, que passou a destinar o material reciclável a catadores do município. "Foi uma forma de ajudar quem vive da reciclagem, quem muitas vezes tem que sustentar a família com a renda do reaproveitamento desse material", disse a professora Thaís.

E para reforçar a marca, em uma ação conjunta com a Pastoral Jovem Marista, os alunos do 7º ano fizeram uma campanha para criar um copo ecologicamente correto que pudesse ser usado pelos estudantes, com o objetivo de diminuir o uso de descartáveis na escola. No copo, foi estampado o logotipo do projeto criado pelos alunos.

Toda essa experiência foi compartilhada no 1º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar), no mês passado, e virou modelo na cidade. "Compartilhei essa ação na qual utilizamos a metodologia ativa em educação, aprendizagem baseada em Projeto (PBL do inglês Project based learning), e teve êxito na educação básica", explica Thaís.

Ela acrescenta ainda que é importante discutir como essas práticas que já são obrigatórias nos cursos de graduação podem ser usadas com sucesso na educação básica. Hoje o uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem ajuda a tornar o estudante mais autônomo e protagonista do seu aprendizado. E o professor passa a ser um facilitador e não mais fonte do saber", ressalta.

Reciclasse faz parte do Projeto de Intervenção Social (PIS), realizado entre os alunos maristas com propostas de aprendizagem que potencializam vivências significativas em grupo e buscam transformar realidades. Os estudantes aprendem a analisar situações e buscar soluções para os problemas sociais encontrados. Os projetos se transformam em ações, que são compartilhadas entre os alunos, em sala de aula, em casa ou até mesmo na comunidade em que vivem.

O Colégio Marista Ribeirão Preto integra a Rede Marista de Colégios (RMC), presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 19 unidades, onde estudam mais de 26 mil alunos.

Fotos: Divulgação

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Visitas Técnicas esgotando

Mais lidas da semana

Operações

Do auxiliar de limpeza ao presidente: segurança é responsabilidade de todos

Para especialista, prevenção de incêndios é urgente e negligência pode ser explicada através dos três pilares da manutenção.

Outside Work

Livro para expandir horizontes do conhecimento e da imaginação em FM

E os malefícios da dedicação às redes sociais para a saúde

UrbanFM

O que mudou na gestão do Parque Ibirapuera?

Camila Praim, coordenadora de operações, fala sobre experiência na gestão do parque durante processo de concessão e de desterceirização.

Workplace

Qual o futuro dos escritórios?

Pesquisa indica pontos que serão tendência ao longo de 2024.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

A trajetória de Alex Martins e a sua atual posição na Brookfield Properties

Transformando visões em realidade, priorizando a sustentabilidade e inovação no coração da gestão imobiliária para manter o valor dos ativos.

Revista InfraFM

Integrando excelência médica e inovação em engenharia para a melhor experiência

Nesta entrevista com Walmor Brambilla, Gerente Executivo de Engenharia e Real Estate do HCOR, acompanhe os avanços e desafios da área na instituição de saúde.

Revista InfraFM

Onde estamos quando o assunto é cidades inteligentes no Brasil?

Compreenda o tema para além da parte "glamourizada" do conceito. Especialista fala sobre Workplace fora do espaço de trabalho, Urban Facilities Management e cidadania.

Revista InfraFM

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados

Workplace é o primeiro passo para colaboradores se sentirem amados. Frase proferida por Thais Trentin, CEO e fundadora da Workplace Arquitetura Corporativa.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP