Fale com a nossa equipe e vamos garantir a sua participação
 

Reforma tributária e juros elevados testam força das locadoras de veículos

Com demanda crescente e custos elevados, locadoras se adaptam com inovação e estratégias financeiras

Por Natalia Gonçalves

Reforma tributária e juros elevados testam força das locadoras de veículos

O mercado de aluguel de veículos no Brasil continuará sua trajetória de crescimento em 2025, apesar de desafios econômicos e regulatórios. Essa é a avaliação de Marco Aurélio Nazaré, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Segundo ele, o setor ainda tem um amplo potencial de expansão, já que apenas 20% das empresas brasileiras utilizam serviços de locação de veículos.

“Porém, estamos prevendo que teremos um ano de 2025 um pouco mais complicado, com o dólar alto e o custo crescente do capital, com depreciação dos veículos acima da prevista e calculada, inflação e aumento de preços dos veículos novos, das peças e dos serviços”, alerta Nazaré. Além disso, os juros aplicados ao setor podem chegar a 18% ou até 20%. Entretanto, ele destaca que essas condições econômicas também podem impulsionar a demanda, especialmente entre empresas que buscam otimizar o fluxo de caixa e podem optar por alugar veículos ao invés de adquiri-los.

Com um mercado em constante transformação, a capacitação profissional se torna essencial para as locadoras de veículos. De acordo com Nazaré, o setor está bem preparado para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada, investindo na formação de novos profissionais e líderes.

“Investir em capacitação traz resultados reais, retorno positivo no desempenho, satisfação e retenção de talentos. Por isso, na ABLA, temos a Universidade Corporativa do Setor de Locação de Veículos (Uniabla), que já treinou mais de 10 mil profissionais desde 2016”, afirma. Os cursos oferecidos abrangem desde gestão e inovação até técnicas especializadas para aprimorar a eficiência operacional.

A adoção de novas tecnologias também será um fator determinante para a competitividade das locadoras de veículos em 2025. Segundo Nazaré, a digitalização dos processos será essencial para atender às demandas do mercado e melhorar a eficiência operacional.

“Entre as diversas tendências tecnológicas e operacionais, podemos citar a necessidade de aprimorar a agilidade de aprovação de cadastros por meio de sistemas integrados, bem como a automação de processos”, explica. Para isso, a ABLA criou a ABLA ONE, uma empresa de tecnologia que oferece soluções inovadoras para locadoras, especialmente as pequenas e médias, permitindo um gerenciamento mais eficiente de frotas, rastreamento de veículos e prevenção de fraudes.

Outro ponto de atenção para o setor em 2025 será a Reforma Tributária. Embora a transição possa resultar em um aumento da carga tributária, Nazaré destaca que o setor está preparado para mitigar impactos negativos. “Haverá algum aumento na carga para o nosso setor, mas não em patamares que colocariam em risco a continuidade da atividade de locação no país”, pontua.

Para acompanhar essas mudanças e defender os interesses das locadoras, a ABLA montou um comitê especializado que monitora a evolução da reforma e outras iniciativas legislativas que impactam o setor.

Diante desse cenário, as locadoras de veículos devem focar em três pilares: adaptação as novas realidades econômicas, investimento em tecnologia e capacitação profissional. Com essas estratégias, o setor de aluguel de veículos deve continuar sua expansão e se consolidar como solução viável para empresas e consumidores em busca de mobilidade eficiente e custo-benefício adequado.

 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Líderes de audiência

Workplace

Refeições compartilhadas é indicador global de conexão e bem-estar

World Happiness Report 2025 reforça que conexões humanas, confiança e atos de cuidado têm impacto direto no bem-estar

Carreira

A falsa força dos “líderes fortes” e o que isso ensina sobre gestão, poder e resiliência

Stephen Kotkin destaca em seu artigo que a força não está em silenciar vozes, mas em criar sistemas capazes de aprender, evoluir e se reinventar

Operações

Compostagem acelerada ganha protagonismo como solução estratégica para resíduos orgânicos e eco...

Estudos internacionais apontam que tecnologias avançadas de compostagem podem transformar resíduos orgânicos em ativo ambiental

Sugestões da Redação

Mercado

Real Estate em 2026. O que orienta a escolha entre ocupar, adaptar ou investir?

Relatório da JLL mostra como a redução da oferta de novos empreendimentos valoriza ativos de alta qualidade no mercado imobiliário global

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking