Congresso 2025
 

Reforma tributária e juros elevados testam força das locadoras de veículos

Com demanda crescente e custos elevados, locadoras se adaptam com inovação e estratégias financeiras

Por Natalia Gonçalves

Reforma tributária e juros elevados testam força das locadoras de veículos

O mercado de aluguel de veículos no Brasil continuará sua trajetória de crescimento em 2025, apesar de desafios econômicos e regulatórios. Essa é a avaliação de Marco Aurélio Nazaré, presidente da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). Segundo ele, o setor ainda tem um amplo potencial de expansão, já que apenas 20% das empresas brasileiras utilizam serviços de locação de veículos.

“Porém, estamos prevendo que teremos um ano de 2025 um pouco mais complicado, com o dólar alto e o custo crescente do capital, com depreciação dos veículos acima da prevista e calculada, inflação e aumento de preços dos veículos novos, das peças e dos serviços”, alerta Nazaré. Além disso, os juros aplicados ao setor podem chegar a 18% ou até 20%. Entretanto, ele destaca que essas condições econômicas também podem impulsionar a demanda, especialmente entre empresas que buscam otimizar o fluxo de caixa e podem optar por alugar veículos ao invés de adquiri-los.

Com um mercado em constante transformação, a capacitação profissional se torna essencial para as locadoras de veículos. De acordo com Nazaré, o setor está bem preparado para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada, investindo na formação de novos profissionais e líderes.

“Investir em capacitação traz resultados reais, retorno positivo no desempenho, satisfação e retenção de talentos. Por isso, na ABLA, temos a Universidade Corporativa do Setor de Locação de Veículos (Uniabla), que já treinou mais de 10 mil profissionais desde 2016”, afirma. Os cursos oferecidos abrangem desde gestão e inovação até técnicas especializadas para aprimorar a eficiência operacional.

A adoção de novas tecnologias também será um fator determinante para a competitividade das locadoras de veículos em 2025. Segundo Nazaré, a digitalização dos processos será essencial para atender às demandas do mercado e melhorar a eficiência operacional.

“Entre as diversas tendências tecnológicas e operacionais, podemos citar a necessidade de aprimorar a agilidade de aprovação de cadastros por meio de sistemas integrados, bem como a automação de processos”, explica. Para isso, a ABLA criou a ABLA ONE, uma empresa de tecnologia que oferece soluções inovadoras para locadoras, especialmente as pequenas e médias, permitindo um gerenciamento mais eficiente de frotas, rastreamento de veículos e prevenção de fraudes.

Outro ponto de atenção para o setor em 2025 será a Reforma Tributária. Embora a transição possa resultar em um aumento da carga tributária, Nazaré destaca que o setor está preparado para mitigar impactos negativos. “Haverá algum aumento na carga para o nosso setor, mas não em patamares que colocariam em risco a continuidade da atividade de locação no país”, pontua.

Para acompanhar essas mudanças e defender os interesses das locadoras, a ABLA montou um comitê especializado que monitora a evolução da reforma e outras iniciativas legislativas que impactam o setor.

Diante desse cenário, as locadoras de veículos devem focar em três pilares: adaptação as novas realidades econômicas, investimento em tecnologia e capacitação profissional. Com essas estratégias, o setor de aluguel de veículos deve continuar sua expansão e se consolidar como solução viável para empresas e consumidores em busca de mobilidade eficiente e custo-benefício adequado.

 


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Gestão com ESG

O modelo da Sempre Engenharia, que garante resultados, incorpora governança, inovação e sustentabilidade

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


Congresso 2025

Mais lidas da semana

Carreira

Da operação à alta complexidade: 24 anos de Facility Management

Meire Costa inicia uma nova etapa na M2A Engenharia

Mercado

O que esperar do mercado imobiliário brasileiro em 2025?

Apesar de um ano conturbado, 2024 apresentou um resultado positivo.

Operações

Ano novo, mesmos problemas: o aumento dos acidentes de elevadores no Brasil

Início de 2025 registra cinco acidentes e duas mortes em elevadores no país

Operações

Alimentando vidas com sustentabilidade

Um modelo exemplar de transformação ambiental e social no ambiente corporativo

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Diversidade de ideias no 10º Fórum InfraFM Hospitais & Ambientes de Saúde

Evento abordou sustentabilidade, cases de sucesso, otimização de gestão e outros temas em voga no setor.

Revista InfraFM

Guardiões do movimento

Assegurando o bem-estar dos colaboradores ao longo dos 14 mil quilômetros de ferrovias, que cortam nove estados brasileiros.

Revista InfraFM

Oportunidades e inovações no World Workplace 2024 da IFMA

Transformando o setor de FM com foco em tecnologia e sustentabilidade

Operações

Monitoramento em tempo real otimiza produção em 18% na Visteon Amazonas

Ricardo Tanko Vasconcellos, Quality Manager da multinacional, fala sobre importância da sinergia entre áreas para um processo contínuo de melhorias.

Operações

Retrofit gera mais de R$3 milhões de economia para operação de shopping

Gerente de operações do Shopping Praça da Moça e coordenador de Operações do Grupo AD falam sobre desafios e resultados das implementações.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP