Por Robson Jardim
A gestão de Facilities tem impulsionado mudanças positivas no ambiente de trabalho, contribuindo para os pilares de segurança e bem-estar, especialmente quando falamos dos colaboradores. Sempre que o tema é abordado, automaticamente o associamos à entrega de mais resultados, ao aumento da produtividade e à diminuição de custos fixos.
Quem atua na área sabe que o mais importante é poder contribuir com a empresa, trazendo espaços adaptáveis, respondendo às demandas do mercado com agilidade e favorecendo a satisfação dos colaboradores, o que, por consequência, gera um impacto positivo na imagem da organização e na retenção de talentos.
Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, a palavra “propósito” tem sido chave quando olhamos não só para as atividades desempenhadas, mas também para o local onde elas ocorrem. Por isso, para certos profissionais, faz sentido o trabalho em home office; já para alguns, estar no dia a dia do escritório é mais estratégico, enquanto para outras empresas, como a Ford, onde atuo, a melhor opção encontrada foi o modelo de trabalho híbrido, que combina as duas opções.
Na companhia, dentre outras atribuições, sou responsável pela gestão de Facilities do Centro de Desenvolvimento e Testes em Tatuí, no interior de São Paulo. Tenho diversas histórias para contar após anos de atuação na área, que marcaram minha vida, mas relato uma em especial pois está ligada ao “propósito” que comentei anteriormente.
Em 2018, o Centro de Testes comemorou 40 anos de funcionamento e a data não poderia passar em branco, afinal foram diversos os projetos desenvolvidos e os produtos lançados em todos esses anos. O objetivo era buscar retribuir a dedicação dos nossos colaboradores e prestadores de serviços.
Levamos então a ideia de um evento à nossa diretoria e, uma vez aprovada, passamos a organizá-lo. A data escolhida foi um sábado, exatamente para que as famílias também pudessem participar.
Montamos um grupo de trabalho e passamos a programar atividades para todas as idades, dentre elas exposição de carros clássicos, área kids com diversas atrações, praça de alimentação com food trucks, cinema de filmes antigos feitos pelos próprios empregados e visita guiada nos laboratórios e oficinas, contando o processo de desenvolvimento de automóveis. Uma das grandes surpresas que reservamos a todos foi um tour nas pistas de asfalto e off-road com direito a test-drive em nossos produtos.
O evento também incluiu uma visita aos escritórios, para que os funcionários pudessem mostrar seus locais de trabalho e tirar fotos com suas famílias. Foi um evento grandioso, com quase 1.000 participantes, e podia-se ver o orgulho de todos os envolvidos - os colaboradores, por vivenciarem aquela celebração, e os familiares, por fazerem parte daquele momento. O mais especial é que, por conta da confidencialidade de todo o trabalho realizado no Centro de Testes, este não é um local aberto à visitação do público. Ou seja, mesmo os familiares de empregados que atuavam há anos no local não tinham tido ainda a oportunidade de conhecê-lo presencialmente.
Uma das cenas que mais me marcou foi a que eu estava mostrando o escritório para minha família e um outro colaborador (um dos mais antigos que ainda trabalham conosco) me abordou ao lado de sua família, bastante emocionado, e me agradeceu por proporcionar aquele momento a ele. Foi emocionante receber esse retorno, que se tornou um testemunho da importância da nossa decisão em realizar o evento.
Olhando hoje para essa história marcante na minha carreira, sobre propósito, eu reflito que essa celebração foi uma ação importante de workplace experience, num momento em que ninguém falava sobre esse tema. E, como tudo evolui rapidamente, temos discutido muito em nosso meio que a gestão de Facilities é parte de algo maior, dentro da estrutura de workplace experience. Aqui vale um reconhecimento importante da nossa organização: para uma experiência adequada junto aos nossos colaboradores e prestadores de serviços, sempre alinhada com nossa estratégia de negócio, para isso, ressalto a importância que os departamentos de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação têm. Na Ford, trabalhamos juntos para garantir a melhor experiência de uso dos nossos escritórios.
Essa história de Tatuí/SP também foi importante porque abriu portas para novas oportunidades, expandindo meus horizontes na Ford. Atualmente, eventos com as famílias de colaboradores são realizados periodicamente em todas as nossas localidades. Essas ações reforçam a relevância da construção de ambientes seguros e saudáveis para todos.
O departamento de Workplace Experience que eu gerencio hoje e que embarca Facilites Management, ganhou mais visibilidade, sendo pilar estratégico da companhia. Olhamos para o futuro e estamos levando essas experiências e construções para os demais países da América do Sul onde estamos presentes.