Black Friday - Congresso 2025
 

Pesquisa JLL revela mudanças nos modelos de trabalho na América Latina

Pesquisa analisou os modelos de trabalho na América Latina.

Pesquisa JLL revela mudanças nos modelos de trabalho na América Latina

A consultoria imobiliária JLL lançou recentemente uma pesquisa que analisa os modelos de trabalho na América Latina, oferecendo insights valiosos sobre as tendências emergentes no mercado de trabalho da região. Segundo Rodrigo Torres, Diretor de Pesquisa América Latina da JLL, esta é a primeira pesquisa a fornecer uma perspectiva regional abrangente sobre as iniciativas de trabalho, essencial para orientar as decisões estratégicas de proprietários e investidores.
 
Metodologia da pesquisa:
 
A pesquisa, conduzida no final de 2023, envolveu 289 gerentes de RH e financeiros de empresas com presença na América Latina. Foram coletadas respostas de 13 países, abrangendo uma amostra representativa de empresas locais, regionais e globais, de diversos setores econômicos. As informações foram obtidas por meio de 12 perguntas, fornecendo uma visão detalhada das práticas de trabalho na região.
 
Principais insights:
 
1. Antes da pandemia, a maioria dos funcionários comparecia ao escritório cinco dias por semana. No entanto, o cenário mudou drasticamente, com apenas uma em cada cinco empresas mantendo essa prática. O trabalho híbrido, por outro lado, triplicou em popularidade, refletindo uma mudança significativa na dinâmica do local de trabalho.
2. A transição para modelos de trabalho mais flexíveis foi amplamente adotada por empresas de todos os setores, tamanhos e origens. Setores como tecnologia, consultoria e serviços profissionais lideram essa mudança, enquanto outros, como construção e saúde, mostram uma adaptação mais lenta.
3. Surpreendentemente, a América Latina tem a menor adoção de trabalho remoto, com apenas 10% das empresas optando por esse modelo. Em contrapartida, o trabalho híbrido é amplamente difundido, representando 72% das práticas de trabalho na região.
4. A transição para o trabalho híbrido não está isenta de desafios, com questões relacionadas à produtividade e à coesão cultural surgindo como preocupações comuns entre as empresas.
 
Implicações futuras:
 
A pesquisa destaca a necessidade das empresas navegarem na nova realidade do trabalho, encontrando um equilíbrio adequado entre trabalho presencial e remoto. Carlos Kolmans, Diretor de Integrated Portfolio Services da JLL, enfatiza a importância da aprendizagem contínua e da adaptação às necessidades específicas de cada organização para alcançar vantagens competitivas em um ambiente em constante mudança.
 
Dicas para navegar na nova realidade do trabalho:
 
1. Identificar e compreender os novos impulsionadores de desempenho da força de trabalho em um ambiente híbrido.
2. Estabelecer regras claras sobre o uso do escritório, garantindo transparência e equidade para todos os funcionários.
3. Aplicar uma abordagem de aprendizagem baseada em dados para otimizar o uso do espaço de trabalho e explorar oportunidades para compartilhamento de recursos.

Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.
Da engenharia à gestão sustentável

Acompanhe nossa conversa com Irimar Palombo sobre inovação, desafios em sua carreira, que tem contribuído para a transformação dos espaços e construção do futuro no escopo do Facility Management.

De estagiário a Head de Energia

Nesta entrevista, o leitor acompanha a trajetória de Valdez Lopes, Head of Energy na INEER, rumo ao setor de energia renovável.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP