Black Friday - Congresso 2025
 

O que já é realidade no pós-pandemia:

Depende única e exclusivamente da cultura e estratégia organizacional de cada companhia

Muito se fala do que será o futuro do Workplace. Por isso, trazemos nesta edição três rápidos cases que mostram o que já é realidade no pós-pandemia. O objetivo aqui é no sentido de auxiliar, quem gere os espaços de trabalho, a construir o seu próprio modelo através de uma abordagem que atenda única e exclusivamente a cultura e estratégia organizacional de cada companhia.

CASE 1

LafargeHolcim Brasil

A transformação cultural em curso na LafargeHolcim Brasil, chegou às instalações físicas da companhia. O novo escritório de São Paulo, amplo, moderno e colaborativo, proporciona um ambiente de trabalho mais interativo e menos hierarquizado, fomentando a criatividade e a agilidade na tomada de decisões. As mudanças foram pensadas também para atender o regime híbrido de trabalho adotado pela empresa, no qual os empregados têm expediente flexível, sendo parte presencial e o restante em home office.

“Tudo isso reflete a cultura que fomentamos na companhia: ágil, colaborativa, não hierarquizada, que não cabia mais na concepção tradicional do escritório antigo. Hoje é uma tendência de mercado essa postura mais flexível e é dessa forma que queremos ser vistos. O bem-estar no ambiente de trabalho gera identidade, conexões e, consequentemente, maior desempenho. O objetivo é ampliar a convivência, porque o trabalho do dia a dia pode ser realizado por home office, conforme estamos vendo há mais de um ano”, explica Juliana Andrigueto, diretora de Recursos Humanos e Comunicação da LafargeHolcim Brasil.

O escritório passou por uma ampla reforma e conta agora com salas mindfulness e para lactantes, armários para objetos pessoais, chuveiro e maior área de convivência, com copa e espaços mais descontraídos. As mesas ficaram maiores e ganharam novo formato em ambientes sem paredes, aproximando os gestores de seus times. Foram eliminados os espaços para a diretoria. O conceito é que todos fiquem no mesmo ambiente. Para reservar um posto de trabalho, a LH fará uso de um aplicativo no qual o empregado agenda sua presença, assim como pode reservar sua própria mesa de trabalho e salas de reunião com antecedência. 

Para receber os empregados, a LafargeHolcim desenvolveu um kit de boas-vindas e lançou a campanha “Sua mochila, seu escritório”. O sistema híbrido também foi pensado em respeito aos colaboradores de São Paulo que precisam se locomover para chegar ao trabalho. Como 85% dos administrativos dos escritórios seguem em teletrabalho, o revezamento possibilita que os empregados mantenham a qualidade de vida, tanto no home office quanto no escritório.

Voltar às atividades presenciais no escritório depois de um ano e três meses trouxe vários sentimentos às pessoas. “Ver como o espaço foi preparado para nos receber, levando em consideração todos os protocolos contra o Covid-19, é sem sombra de dúvidas acolhedor mesmo que por hora seja sem um abraço. A comunicação feita com antecedência e o suporte para o trabalho híbrido mostra o quanto a LafargeHolcim está preocupada com o bem-estar de todos.” destaca Danielle Cibele da Silva de Lima, Analista Administrativo.

Uma pesquisa interna com os empregados apontou que 93% consideram que sua produtividade aumentou. Realizada mensalmente com todos que estão em home office, a sondagem é feita por meio de uma Assistente Virtual de RH - a Pilar - que interage com os colaboradores e visa avaliar não apenas a produtividade, mas a saúde mental e a segurança de todos. No último levantamento, 98% responderam que se sentem seguros com as medidas de segurança adotadas na pandemia pela empresa e 72% avaliaram o teletrabalho de forma positiva.

Desde 2020, as equipes da LafargeHolcim do escritório do Rio de Janeiro (RJ) e Pedro Leopoldo (MG) passaram a cumprir a jornada de trabalho definitivamente em suas residências e levaram para casa itens essenciais para o trabalho como equipamentos ergonômicos e de informática. A LafargeHolcim incluiu ainda ajuda de custo aos empregados que é creditada diretamente na folha de pagamento.

A desmobilização dos escritórios do Rio de Janeiro e Pedro Leopoldo foram feitas e em linha com a valorização do bem-estar e adotam o mesmo modelo de smart working, que favorece o equilíbrio entre a jornada profissional e a qualidade de vida. Dessa forma, a enpresa tem 85% dos empregados administrativos dos escritórios em regime de teletrabalho permanente e uma redução de 70% dos espaços físicos, o que gera uma economia de cerca de R﹩ 3 milhões por ano. Além disso, estima-se uma economia média de 780 horas de deslocamento do empregado por ano.

Coworking

Outra importante novidade na LafargeHolcim é o coworking. Os empregados, principalmente as pessoas em teletrabalho, que quiserem realizar reuniões com suas equipes de trabalho, com clientes e fornecedores, ou mesmo queiram trabalhar algum dia fora de casa, a empresa contratou uma rede de coworkings com mais de 1.000 espaços em todo o Brasil para estes momentos. São espaços colaborativos, modernos e com todos os protocolos de Saúde e Segurança necessários. Basta o empregado acessar o app e agendar o local que mais lhe agradar ou que for perto de

sua casa.

“Adorei minha primeira experiência no coworking. Foi fácil usar o aplicativo e procurar um lugar perto da minha casa. Fiz a opção por um lugar descolado, menos formal e com o selo de segurança. Recebi a confirmação e as orientações por e-mail. Chegando no local fui muito bem atendida e repassaram todas as informações referentes aos protocolos de segurança e senhas. É muito bacana ter novamente a sensação de ‘sair para trabalhar’”, relata Andrea Barreto, da equipe de RH da LafargeHolcim e responsável pela Mauá Prev (Previdência Privada).

 

CASE 2 

VIA, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br

Via é líder no varejo de eletrodomésticos e eletroeletrônicos no Brasil e há décadas está presente na mente, no coração e na casa dos brasileiros com o e-commerce e as lojas das marcas Casas Bahia e Ponto, além das vendas online do Extra.com.br, banQi da fábrica de móveis Bartira, Asap Log, I9XP, além da associação com o Distrito. Com cerca de 46 mil colaboradores, a companhia possui capital aberto na B3 desde 2013 e está presente em mais de 450 municípios brasileiros, 20 estados e no Distrito Federal, com a maior e mais digital rede logística do Brasil, conectando cerca de mil lojas físicas, 28 centros de distribuição e hubs de entregas com cerca de 97 milhões de clientes e oferecendo produtos, créditos, serviços e soluções desenvolvidas com a mais alta tecnologia.

O novo momento da Via e a proximidade com os grandes centros empresariais da cidade de São Paulo motivaram a empresa, dona das marcas Casas Bahia, Ponto e Extra.com.br, a inaugurar uma nova sede de 8 mil m², distribuídos em quatro andares, no Eldorado Business Tower, localizado no bairro de Pinheiros, na capital paulista, com o projeto idealizado pela Athié Wohnrath – Construtora e Arquitetura.

Parte de um plano estratégico da companhia, de torná-la uma plataforma aberta e sem barreiras, o projeto traz um conceito mais colaborativo - sem estações de trabalho fixas - moderno e com ambientes de convivência e descompressão.

O local será mais uma opção de escolha para os colaboradores das áreas administrativas da Via, que também terão a opção de continuar em um prédio da companhia em São Caetano do Sul, na grande São Paulo. Juntos, os dois hubs somarão mais de
18 mil m² de área de trabalho para os mais de quatro mil colaboradores da área administrativa da companhia.

“Esse novo espaço retrata a nova fase da Via. Além de estarmos mais próximos dos centros comerciais de São Paulo, o novo escritório traz uma proposta mais integrativa, inovadora e com ambientes de convivência inspiradores para nossos colaboradores”, resume Roberto Fulcherberguer, CEO da Via. “Pensando em um modelo de trabalho flexível, com aproximadamente 30% dos colaboradores trabalhando de casa ou em um dos nossos locais físicos, não teremos mais mesas fixas ou salas. O objetivo é oferecer mais uma opção de ambiente e bem-estar para nossos profissionais”, conclui Fulcherberguer.

 

CASE 3 

SunsetDDB: novos tempos exigem novos ambientes

Com projeto de Melina Romano e execução da Construtora Linc, a agência de publicidade SunsetDDB realizou um retrofit completo em seu escritório na capital paulista, em uma área total 320 metros quadrados. 

O intuito da modernização foi o da agência de se modelar às novas formas de trabalho que a atualidade exige. Com a pandemia do coronavírus, a direção percebeu que muitos colaboradores poderiam atuar no modelo home office para garantir o distanciamento social necessário e a segurança de todos.  Com isso, o escritório passou a ser um lugar híbrido, onde é possível realizar reuniões e trabalhos pontuais.

Para colocar em prática esse preceito, uma grande mudança aconteceu.  O escritório da SunsetDDB ganhou espaços funcionais e híbridos com mesas amplas para serem compartilhadas e salas multidisciplinares. Ou seja, ambientes perfeitos para atender o novo estilo de trabalho adotado pela agência e seus colaboradores.

“Todos os espaços são amplos, arejados, bem iluminados e decorados com muito bom gosto. Além disso, foi criado um belíssimo rooftop pensado para a confraternização de colaboradores e demais parceiros da agência. Nessa cobertura, foi construído um bar, um local para de fato reunir, trazer clientes e realizar eventos no futuro. Para tanto, foi priorizado o uso de vidros, cores neutras e detalhes em tons quentes, bem como o verde das plantas para criar um lugar de convívio e bem-estar”, explica o fundador da Linc, Robson Nascimento.

1

CONFIRA  AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.


Veja também

Conteúdos que gostaríamos de sugerir para a sua leitura.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP