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O time de FM "alimenta" e cuida de muitos leões, de forma sustentável

Por Léa Lobo

A história da Leão começa em 1901, quando Agostinho Ermelino de Leão Junior fundou a então Leão Junior, uma companhia de industrialização de erva-mate no Paraná. Em mais de um século de história, foram pioneiros e seguiram o legado da inovação, ampliando constantemente o portfólio de produtos, que inclui o famoso Matte Leão entre mais de 60 opções da linha de chás.

Em 2007, passou a integrar o Sistema Coca-Cola Brasil e, em 2012, após a conclusão do processo de fusões, ganhou o nome oficial de Leão Alimentos e Bebidas – uma empresa com um portfólio ainda mais amplo e diverso. Desde então, são responsáveis pela produção e gestão de parte significativa da cadeia produtiva da linha nacional de bebidas sem gás, chás, sucos, isotônicos e energéticos do portfólio da Coca-Cola no Brasil.
Líder no mercado, a Leão leva sabor, praticidade e bem-estar à mesa dos brasileiros por meio de marcas consagradas nacionalmente, como Del Valle, Del Valle Água de Coco, Del Valle 100% Suco, Del Valle para o McDonald´s, Chá Leão, Matte Leão, Powerade, Leão Senses e ADES. Com mais de 1.500 colaboradores, além de gerar cerca de 1.000 empregos indiretos, a empresa conta com unidades fabris localizadas em Linhares/ES, Fazenda Rio Grande/PR e Fernandes Pinheiro/PR, e é uma empresa comprometida com a cultura de sustentabilidade,  respeitando suas comunidades, funcionários e o meio ambiente.

E para saber um pouco mais como é o dia a dia de gestão da companhia, falamos com Dirk Schneider, CEO da Leão, executivo mais de 25 anos de experiência no mercado de bens de consumo, com liderança em grandes organizações de multicategorias. É formado em Engenharia (Alemanha) e com MBA em Gestão de Empresas (Inglaterra), com amplo foco em Transformação Cultural, Gestão de Mudanças Organizacionais, Integração de Novos Negócios, Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance, além de entusiasta da mentalidade digital centrada no Cliente e no Consumidor. Vamos conferir!

Como está estruturada a área de Facility Management (FM)? 
Atualmente a área de FM encontra-se  sob a gestão de RH, com a supervisão centralizada em São Paulo. É composta por uma equipe de 7 pessoas nos times em Linhares, Fazenda Rio Grande, Fernandes Pinheiro e São Paulo.

Quais são os cuidados com a infraestruturação das edificações e com os serviços para suportar a evolução do negócio?
O que estamos evidenciando nos últimos anos é que a Área de Facilities Management vem crescendo e sendo reconhecida cada vez mais dentro das empresas. Na Leão já faz algum tempo que encaramos a área de FM dentro de um contexto mais estratégico, como sendo uma área que integra pessoas, lugares e que possui propósitos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos colaboradores e do core business da empresa, razão pela qual inclusive, optamos por acoplar a mesma dentro da estrutura macro de RH. 
Portanto, na prática, não estamos mais falando de um conjunto de pessoas dedicadas a manutenção predial ou serviços básicos de zeladoria dos espaços de trabalho. Na Leão vamos além, somos responsáveis pela gestão estratégica do orçamento anual, acompanhamos junto as áreas de Suprimentos, Controladoria, Operações. Hoje estas áreas discutem juntas as melhores soluções e com único objetivo, levar a condição mais favorável de trabalho aos funcionários.
Além disso, nosso time de FM está cada vez mais conectado e atento às novas tecnologias, para otimizar e automatizar as opções de gerenciamento junto aos nossos colaborados para que possam ter conforto, garantia e uma infraestrutura eficiente para realização das suas ações. 

Logo nos iniciais momentos da pandemia, por exemplo, área de FM liderou com muita eficácia toda a estratégia da restruturação dos nossos ambientes de trabalho, implementação de novos layouts, sanitários e aplicação de tecnologia, para garantir a melhor segurança para nossos funcionários. Em caso de um retorno, já com espaços otimizados, sem perder de vista o bem-estar, a importância de ter ambientes funcionais que vão servir muito mais como um hub de conectividade do que espaços de trabalho. 
No dia a dia, nosso time de Facilities Management “alimenta” e cuida de muitos Leões por dia, sendo virtual ou presencial. 

Quando fizeram a certificação LEED da fábrica, quais foram os benefícios e se têm prevalecido atualmente.
A Leão é uma empresa que sempre carregou a sustentabilidade em seu DNA. Nesse sentido, a preocupação com a responsabilidade pelo entorno, o bem-estar das pessoas e funcionários, apenas dos cuidados com o  meio ambiente são premissas incorporadas em nossa cultura organizacional. Por isso, quando em 2007 timos a oportunidade e construir uma fábrica do zero, partimos do ideal de que esta seria uma fábrica construída de forma sustentável e para que pudéssemos avaliar a efetividade deste objetivo, buscamos nos critérios e na certificação LEED esta chancela.

Na prática, a nossa unidade de Fazenda Rio Grande, localizada na região metropolitana de Curitiba, embarcou diversas iniciativas voltadas a  promoção do conforto térmico, eficiência energética e redução de emissões, redução do consumo e o reaproveitamento da água e efluentes nas unidades fabris; diminuição da emissão de gases carbono e outros. 
Ainda em relação à certificação LEED e seus benefícios, prevalecem atualmente alguns pontos fundamentais como: reduzir impacto nas áreas vizinhas e no Meio Ambiente; criar áreas verdes na fábrica colaborando e não trazendo impactos ambientais; aumentar o conforto das pessoas no ambiente de trabalho e reforçar o compromisso da empresa com a comunidade e meio ambiente.
Para se ter uma ideia, a empresa mensura anualmente as suas emissões de carbono e estabelece metas de redução. Desde 2014, a empresa conseguiu diminuir as emissões diretas em mais de 
50%. Esse resultado foi possível por meio do ganho de eficiência energética, da substituição de fontes de energia e a redução da compra de gases utilizados nos equipamentos de refrigeração.

Quais são as ações para manter fábrica e escritórios corporativos em movimento, mesmo com a pandemia.
Em tempos de Covid-19, coordenamos juntos aos terceiros (funcionários) os protocolos de pandemia, aferição de temperatura, sinalização de distanciamento nas áreas comuns, restrição do sistema self service no refeitório, limpeza reforçada nos pontos críticos de controle de superfícies, disponibilização de máscaras e álcool gel, a fim de garantir a segurança de nossos colaboradores e parceiros.

Já nos escritórios foram adotados o regime home office e a empresa forneceu aos colaboradores toda a estrutura necessária ao bom desempenho das atividades. Por meio do programa “Adote sua cadeira”, notebook, materiais de escritório e cadeiras foram disponibilizadas. Também oferecemos apoio psicológico e médico a todos. 
Vale ressaltar que após a pandemia, nossos escritórios passam a desempenhar um novo papel. Quando as portas estiverem reabertas, eles funcionarão como um ‘hub’, um espaço de conexão física que vem para somar a um conjunto de plataformas digitais e comunicação à distância. Ou seja, seremos cada vez mais uma empresa dinâmica e sem fronteiras.

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