Black Friday - Congresso 2025
 

Retrofit em 64 unidades de atendimento

Projeto na MAPFRE recebeu investimentos de R$ 75 milhões e teve gestão conduzida cuidadosamente por Leandro Salles com apoio do escritório de arquitetura Perkins&Will

Por Léa Lobo

No país desde 1992, a MAPFRE é um grupo multinacional que forma uma das maiores companhias de prestação de serviços nos mercados segurador, financeiro e saúde. Sólida e inovadora, está presente nos cinco continentes e conta com mais de 34 mil colaboradores. Especialista em suas áreas de negócio, a MAPFRE opera com bases de atividades sustentáveis e, no Brasil, atua em seguros, investimentos, consórcios, capitalização, previdência, saúde e assistência. A companhia adota compromissos internacionais como os Princípios para a Sustentabilidade em Seguros (PSI) e integra o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas). Também mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em pesquisas, estudos e atividades de interesse geral da população.

Desde o início da pandemia, a multinacional tem atuado de forma coordenada, apoiando corretores, parceiros e clientes em todo o Brasil para que atravessem o período preservando seu bem-estar e suas atividades. Por essa motivação e alinhada às tendências de mercado, a companhia definiu um investimento de R$ 75 milhões na reestruturação de 64 unidade de atendimento em todo o Brasil.

Para entender melhor o projeto, convido o leitor a acompanhar a entrevista com Leandro Salles, responsável pela área de Obras, Projetos e Manutenção Predial na MAPFRE.

Fale sobre a sua trajetória profissional na MAPFRE.

Iniciei minha carreira profissional na MAPFRE em janeiro de 2014, atuando na área de Obras e Projetos. Durante 5 anos atuei como engenheiro civil em obras de implantação de novas unidades de atendimento (PAREs – Posto de Atendimento ao Segurado e Sucursais); projeto, obras e mudança das 3 sedes da empresa em SP, além da construção de um Call Center no interior do Estado. Durante esse período também prestava apoio a equipe de Manutenção Predial e pequenas reformas. Em 2019, após algumas mudanças internas assumi a gestão da área de Patrimônio, que hoje engloba Projetos, Obras e Manutenção Predial. Estou à frente de uma equipe composta por 10 pessoas, entre engenheiros, arquitetos e técnicos de manutenção.

Quando assumiu, qual era o seu maior desafio?

Assumi a gestão com a responsabilidade de colocar em prática 3 projetos principais:

1) Otimizar a ocupação dos edifícios Sedes: neste processo realizamos diversos estudos para reduzir a quantidade de m² ocupados. Com o desenvolvimento de um novo conceito de layout, foi possível reduzirmos de 3 para 2 sedes ocupadas e, assim, desocuparmos em torno de 7 mil m² de área (redução de 30% da área anterior).

2) Iniciar um projeto de retrofit geral das 66 unidades de atendimento, propondo um novo conceito arquitetônico e de uso dos espaços (projeto em andamento).

3) Implantar a rotina de manutenção predial preventiva e volante nessa rede de unidades, alterando o modelo existente em que os atendimentos eram sob demanda da unidade e não proativo.

Quais são as suas responsabilidades frente à área?

Atualmente, sou responsável pelas atividades de Obras e Manutenção Predial nas duas sedes em São Paulo, uma no Rio de Janeiro e um Call Center em São Carlos (SP), totalizando 20 mil m² de área de escritórios sob administração. Em paralelo, respondo também por essas atividades em todas as unidades de atendimento espalhadas pelo Brasil, que somam mais 29 mil m² de área. Hoje, nosso principal foco está no retrofit de todas as unidades da rede de atendimento.

Por que houve a necessidade de fazer o projeto de retrofit?

A Diretoria Geral de Administração, Finanças e Meios, por intermédio de nossa Superintendente de Compras, Imóveis e Facilities, Edna Magalhães Gregorio, identificou a necessidade de avançarmos em melhorias dos espaços de trabalho com o objetivo de proporcionar a sensação de acolhimento a nossos clientes e parceiros, maior integração entre os colaboradores e garantir a sustentabilidade incorporada a estratégia do negócio. Outro aspecto considerado foi o crescente custo com manutenção predial, que já nos indicava a necessidade de modernização, bem como o grande potencial de redução de custo operacional com diminuição de área locada e redução do consumo de recursos e serviços.

Quais as principais premissas do projeto junto ao escritório de arquitetura Perkins&Will?

Em primeiro lugar definimos que tipo de mensagem ou sensação a empresa gostaria de transmitir aos seus clientes e parceiros. Com a definição do passo anterior, optamos por criar um espaço que tivesse uma lógica sequencial para cada etapa do atendimento do cliente, desde sua chegada até a saída. Assim, ao entrar no local, ele saberia exatamente onde se dirigir para o atendimento que desejasse e as etapas subsequentes do atendimento, estando cada uma em ordem sequencial.

Para trazer um ar moderno e acolhedor foram definidos espaços colaborativos próximos a entrada, que chamamos de “Espaço café”, considerados estratégicos, pois podem ser utilizados como área de espera/recepção; reuniões rápidas ou informais, e, principalmente, como um espaço disponível para trabalho tanto de um cliente ou colaborador que queira utilizar um espaço inovador chamado Coworking. Neste espaço tanto o cliente como o colaborador têm a comodidade de desfrutar de um café, água, mesas altas com bancos e acesso à internet. Focamos na otimização dos espaços, pouca compartimentação e aproveitamento máximo de iluminação natural, contribuindo com o compromisso da MAPFRE em ser referência em Sustentabilidade. Os Arquitetos Responsáveis na Perkins Will são: Fernando Vidal, Frederico Marques e Renato Siqueira.

Quais os benefícios da modernização dos espaços para o bem-estar dos clientes e colaboradores?

Levamos aos colaboradores um nível de ambiente próximo ao que temos nos edifícios sedes (Triple A com certificação LEED). Obviamente que não é possível e viável adotar todas as premissas de um escritório corporativo devido ao tamanho das lojas, porém, os mobiliários, por exemplo, seguem a mesma linha de implantação da nossa matriz. Com isso, proporcionamos a todos colaboradores uma sensação de proximidade e igualdade, mesmo que estejamos distribuídos por todos os cantos do Brasil. Aos clientes, queremos levar a sensação de segurança e solidez ao adentrarem nossos espaços, além da modernidade e preocupação com os fatores ambientais.

Das 64 unidades do Brasil, todas vão passar pelo retrofit? Quantas já foram realizadas? Qual a previsão de término?

Todas as 64 unidades passarão pelo processo de retrofit. Nosso planejamento foi desenhado para concluirmos esse processo no ciclo 2020 – 2022, entregando em média 20 unidades por ano. Finalizamos o ano de 2020 com 9 unidades entregues. Iniciamos o ano de 2021 com a meta desafiadora de concluirmos 30 unidades, restando mais 25 unidades para serem reformuladas em 2022.

Quais foram os principais desafios da sua área para realizar o projeto.

O desafio foi partir do zero para criar um conceito totalmente novo. Foi necessário definirmos cada tipo de acabamento e materiais a serem utilizados. A busca por novas tecnologias e materiais que atendessem nossas necessidades foi minuciosa, com uma grande quantidade de visita a fornecedores, apresentações e testes. Com todas as adversidades que o ano de 2020 nos impôs, utilizamos o primeiro semestre do ano para revisão de cada premissa e itens do projeto.

Aspectos de implantação e manutenção das instalações a partir da modernização

- Como referência em sustentabilidade e focados na redução do custo futuro de manutenção predial, optamos pelo uso de equipamentos e materiais de fácil reposição, fácil limpeza e boa durabilidade.

Optamos por iluminação em painéis de LED (projeto e consultoria da Mingrone Iluminação), piso vinílico por ser de fácil instalação/reposição e gera pouco resíduo (e quando gera, todo material é reciclável).

- Em função da iniciativa Zero Waste, eliminamos o uso de lixeiras individuais nas mesas, adotando o sistema de coleta seletiva, com lixeiras recicláveis localizadas nos pools de impressão.

- Em área de maior densidade de colaboradores optamos pelo uso de carpete, que melhora bastante o desempenho termoacústico do local.

- Utilizamos todos os equipamentos de ar-condicionado com Selo Procel A, compressores inverter, bem como do gás refrigerante R-410a, gerando menor impacto ambiental.

- Algumas unidades de maior porte, que além de ofereceram atendimento ao público abrigam áreas administrativas, implantamos sistemas de captação e reuso de água da chuva para a lavagem de pátios e irrigação de jardins.

- Em relação aos acabamentos em geral, seguimos um rígido controle de padronização dos materiais.

- A adoção dessas premissas gerará uma redução considerável com manutenções nos próximos anos.

- Até o momento, nas unidades implantadas, pudemos notar uma redução média de 20% no consumo de energia em relação ao mesmo período de 2019.

Fotos: Divulgação

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP