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Gestão do triênio e plano de trabalho da ABRAFAC

Irimar Palombo, do SESC-SP, é eleita Presidente Executiva

Por Léa Lobo

Em 20 de julho de 2020 a Associação Brasileira de Facility Management, Property & Workplace (ABRAFAC) aprovou um novo estatuto e com isso algumas alterações na forma de participação da Diretoria Executiva (DE) e Conselho Deliberativo (CD), este último substituído pela Conselho de Administração (CA). A alteração é citada porque a partir do mandato – triênio 2021-2023 –  o plano de trabalho será elaborado em conjunto entre Conselho de Administração e Diretoria Executiva e valerá para o período de 5 anos, sendo revisado anualmente. Este Plano orientará as ações da Diretoria Executiva.

Segundo a Presidente Executiva eleita, Irimar Palombo, existem ações que devem constar desse Plano de Trabalho por serem importantes para o futuro da entidade. “É importante lembrar que o objetivo maior da nossa associação é desenvolver o mercado, as organizações e os profissionais de Facility Management, Property e Workplace e ser referência para todos os agentes relacionados a este mercado. Assim, o desafio para esta nova gestão é a expansão e modernização que pretendem buscar e apoiar em alguns pilares:

1) Ação incisiva para a criação da CBO relativo à profissão

A Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) é um documento que retrata as profissões do mercado de trabalho brasileiro, instituída com base legal na Portaria nº 397, de 10.10.2002, do MTE Ministério do Trabalho e Emprego.

O FM não possui um número de CBO, o que é importante para integrar políticas públicas do Ministério do Trabalho e Emprego, sobretudo no que se refere aos programas de qualificação profissional e intermediação da mão de obra, bem como no controle de sua implementação.

2) Certificação Profissional

A Certificação Profissional é uma forma de reconhecer profissionais em atividade que atendem a padrões de conhecimento e competência.

Sendo a área multidisciplinar, é importante uma certificação que comprove que o profissional reúne conhecimentos de diversas áreas e dispõe deles para desempenhar o papel de FM em seus diversos níveis de experiência.

3) Incentivo às Câmaras Técnicas

Somos referência neste mercado, mas precisamos nos aprofundar nas questões para que possamos iluminar tecnicamente caminhos para o mercado.

O mercado brasileiro se beneficiará com o incentivo à técnica e à pesquisa.

4) Inovação

Não é possível pensar um mundo desconectado. A inovação deve ser parte integrante da vida da associação. Este caminho pode ser percorrido de maneira a apoiar iniciativas na área, fomentar e acelerar negócios, ter um mindset inovador e testar novos produtos/serviços da associação no mercado, avançar no caminho da inovação, das startups, dos novos negócios

5) Valorização do associado

Uma associação com 16 anos pode pensar que sabe o que o associado deseja, nossa gestão pretende entender a perspectiva do associado, elaborar pesquisas de satisfação e nos direcionar para cumprir nosso papel de associação, agregando valor.

6) Calendário de Eventos

A entidade está no patamar atual por conta de toda a história e todo o caminho que percorreu, sabemos da importância de nosso calendário de eventos para o mercado atual e nos comprometemos a manter tal calendário.

Chegar até aqui representou um grande desafio e graças ao empenho da diretoria atual, representada pelo presidente Thiago Santana e Conselho Deliberativo,  dirigido por Marcos Maran, marcamos a história com esta reestruturação, demos um passo decisivo para a modernização em direção a um futuro desafiador. Cabe-nos agora avançar com a ABRAFAC. As ferramentas estão disponíveis e a disposição e força estão presentes. Por fim, é um desejo desta gestão juntar os diversos grupos em alguns momentos para integração e lembrança da máxima: Juntos somos mais fortes”, finaliza a Presidente Executiva.

PRESIDENTE EXECUTIVA 
IRIMAR PALOMBO

Head de Infraestrutura no SESC-SP - Serviço Social do Comércio desde 2010, sendo responsável pela operação predial e manutenção das Unidades no estado de São Paulo. Engenheira Civil com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela POLI-USP e Especialização em Administração Financeira pela FGV. Possui 20 anos de experiência em Facility Management. Voluntária na ABNT para o Comitê 267 Facility Management para o desenvolvimento das normas do setor no Brasil. É membro do Grupo Mulheres de Facilities.

Na ABRAFAC:

Fundadora e atual Conselheira | Presidente do Conselho de Administração – 2017/2018.

VICE-PRESIDENTE EXECUTIVO
MAURO SERGIO KYRIAZI CAMPOS

Diretor Associado na MSD. Engenheiro Civil com MBA em Gerenciamento de Facilidades pela POLI – USP, especialização em Ciclo de Vida do Ambiente Construído pela Salford University/UK. Possui 20 anos de experiência em Facility Management atuando em multinacionais de grande porte na América Latina.

Voluntário na ABNT para o Comitê 267 Facility Management para o desenvolvimento das normas do setor no Brasil.

Na ABRAFAC:

Fundador e atual Conselheiro | Vice Presidente em diversas gestões – 2009 a 2014.

DIRETOR TESOUREIRO
JOSÉ DE ANDRADE SANDIM NETO

Coordenador de Orçamentos da Gerência de Engenharia e Infraestrutura do Ses­c-SP desde 2015, atuando no Gerenciamento dos Orçamentos das unidades do Sesc Paulista, 24 de maio, Birigui, Guarulhos, Jundiai, Franca, Marilia, Limeira e PQ Dom Pedro. Responsável pela elaboração de estudos de viabilidade, reequilíbrios econômico-financeiros, processos licitatórios, análise de custos e aditivos contratuais. MBA – Gerenciamento de Projetos – FGV, MBA - Gerenciamento de Empreendimentos da Construção Civil – Universidade Mackenzie. Engenheiro Civil – Universidade Mogi das Cruzes.

Na ABRAFAC:

Membro do Conselho Fiscal – 2015/2016 | Presidente do Conselho Fiscal - 2017/2018 | Membro do Conselho Deliberativo - 2019/ 2020.

DIRETORA SECRETÁRIA
LÍVIA LOURENÇO

Coordenadora de Facility Management na JLL, possui 22 anos de experiência na área, responsável pelo gerenciamento de serviços prestados para grandes corporações, condomínio, varejo e instituições financeiras. Administração de Empresas pela Faculdade de Economia São Luís, com diversas especializações em Gestão de Facilities. Trajetória na JLL de quase uma década, sendo que anteriormente atuou nas empresas PepsiCo, Itaú Unibanco, Rede Globo, General Motors, Claro do Brasil e Dia%, do Grupo Carrefour.

Nomeada em 2019 embaixadora do IFM Community representando o Brasil na JLL.

Premiada da categoria The Magnet Award 2016 em 1º Lugar. Indicada ao Prêmio de Mulheres de Destaque de Facilities 2020/2021 pelo Grupo Mulheres de Facilities. É voluntária na ABNT para o Comitê 267 Facility Management para o desenvolvimento das normas do setor no Brasil. É membro do Grupo Mulheres de Facilities.

Na ABRAFAC:

Associada voluntária ABRAFAC 2018 a 2020.

PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
AMILCAR JOÃO GÁY FILHO

Engenheiro civil com MBA em Administração para Engenheiros e MBA em Gestão de Pessoas. Experiência de 34 anos no SESC SP, sendo 21 à frente da Gerência de Engenharia e Infraestrutura, responsável pelo gerenciamento de projetos, reformas e obras de novas unidades e responsável pela operação e manutenção de todas as unidades. Neste período estruturou a gerência, implantou um sistema de gestão do conhecimento e um sistema de gerenciamento de projetos.

Na ABRAFAC:

Membro Fundador | Presidente do Conselho Deliberativo de Jan/2009 a Jul/2016 | Presidente da Diretoria Executiva de Jan/2014 a Dez/2008.

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Fotos: Divulgação


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