Black Friday - Congresso 2025
 

Saímos na dianteira e fizemos o primeiro evento presencial do setor

2º INFRA FM Indústrias e Galpões contou com visita técnica ao State Innovation Hub e ainda apresentou 12 palestras com especialistas do setor

Por Léa Lobo e Erica Marcondes

Você já se deu conta de como a pandemia atuou como um grande acelerador de tendências? Projetos que levariam anos para serem feitos foram colocados de pé em poucos meses. A resistência ao home office caiu por terra (pelo menos para a grande maioria das companhias). Sem falar na tecnologia, que aproximou as pessoas mesmo com a necessidade de distanciamento imposta pela Covid-19.

A própria INFRA se reinventou e já realizou nesse período mais de 100 entrevistas no formato online com importantes profissionais do segmento de facilities e properties management: todas disponíveis gratuitamente no INFRA FM Talks.

Mas você também há de convir que nada substitui o olho no olho e a energia de um evento presencial! E não poderíamos estar mais felizes. Seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento indicados pela OMS – Organização Mundial de Saúde e Prefeitura da cidade de São Paulo, e realizamos nos dias 17 e 19 de setembro o 2º Infra FM Indústrias & Galpões, que contou com 50 participantes – limite para manter a segurança da audiência presente – e foi realizado no Espaço Fit Eventos, Zona Sul da capital paulista.

No primeiro dia o evento teve a sua tradicional Visita Técnica, desta vez no STATE INNOVATION HUB. Em 20 mil (m²) no prédio de uma antiga metalúrgica dos anos 1940, no bairro paulistano Vila Leopoldina. No dia posterior contamos com um dia de palestra, com 10 apresentações magnas. E ainda contou com o espaço de exposição dos nossos parceiros RL Higiene, Grupo Paineiras, Midea Carrier, Grupo Albatroz, Sterelize e Vivante.

E esse foi só o começo! Ficou a certeza de que os Eventos INFRA continuam, mais do que nunca, aproximando mais e mais gestores de infraestrutura e prestadores de produtos e serviços em busca de melhores práticas de mercado, conhecimento in loco, networking valioso e confraternização.

 

Os participantes do 2º INFRA FM Indústrias & Galpões tiveram a oportunidade de conhecer o STATE, hub de inovação independente da América Latina, apresentado pelo seu fundador e CEO, Jorge Pacheco. Em 20 mil (m²) no prédio de uma antiga metalúrgica do Grupo Votorantim da década de 40, o STATE abriga pessoas e ideias que tenham como vocação a transformação da realidade. O espaço é habitado por uma comunidade de empresas de deep tech, hard science e economia criativa, combinando no espaço elementos essenciais para criar um estado natural para que o novo aconteça. “O STATE inaugurado em fevereiro de 2020 nasceu como um espaço suficiente para abrigar as grandes ideias do nosso tempo”, destaca o fundador e CEO.

O novo centro de inovação da cidade de São Paulo, localizado na região da Vila Leopoldina, próximo ao Ceagesp, foi inspirado em centros de inovação como New Lab, em Nova York, e Station F, em Paris.

Em sua primeira fase, o STATE vai oferecer 7 mil (m²) de área útil, com capacidade para receber até mil pessoas trabalhando e 1500 em eventos. Em sua segunda fase, a ideia é agregar um segundo bloco, totalizando 20 mil (m²) de área útil. A estrutura horizontal do empreendimento, que é um antigo galpão industrial, foi toda retrofitada.

O STATE abriga atualmente cerca de 300 profissionais de diferentes companhias. Também já estão no STATE o grupo de comunicação FLAGCX, a startup de meios de pagamento PundiX, Atech, braço de inovação da EMBRAER, além do programa SMARTie, iniciativa de inovação do Grupo Solvi, além de abrigar o La Fabrique, uma iniciativa inédita, composta por um grupo de empresas francesas formadas por BNP Paribas, Carrefour Brasil, Edenred e Ingenico.

Arquitetura e Retrofit

O retrofit da antiga indústria ficou a cargo da SPOL Architects. Já a arquitetura do design de interiores é de Rodrigo Ohtake, que lembra que quando o projeto foi iniciado, os clientes eram não só o STATE mas também a Votorantim, que é a proprietária do imóvel. “A demanda ali era muito clara e inclusive condizia com um desejo deles de respeitar ao máximo o galpão, afinal é um espaço muito particular e muito bonito, porque ele tem arcadas que servem de estrutura para a antiga ponte rolante e os sheds que permitem uma iluminação natural realmente muito boa. A ideia era fazer uma arquitetura que evidentemente comportasse um coworking de capacidade alta, porém confortável para os usuários e que essa arquitetura não brigasse com o bonito já existente. Eu quis fazer uma arquitetura ainda na linha industrial, mas sóbria, de modo que diferenciasse o que é intervenção do que é original do prédio e, que essa intervenção fosse, por exemplo, em materiais diferentes, mantendo um certo “brutalismo”, ou seja, o material na cor que ele é, e fazer então uma arquitetura que atendesse o programa do cliente sem “brigar” com o prédio, resume Rodrigo Ohtake.

Saúde & Higienização

Pensando no conforto e segurança de toda a comunidade, o STATE oferece uma estrutura com grande diferencial de saúde e higiene ocupacional em relação a outros espaços de trabalho compartilhados e hubs de inovação.

Devido as características físicas do espaço, que foram muito bem aproveitadas na criação e desenvolvimento do projeto arquitetônico, o ambiente conta com 15 metros de pé direito sendo, portanto, bem aberto e arejado (100.000 m³ de ar) e permitindo que mais de 80% das estações de trabalho sejam localizadas em áreas abertas.

Os acessos as dependências do hub são realizadas digitalmente com auxílio apenas do celular, sem necessidade de contato direto com objetos/equipamentos, além de ser um espaço predominantemente horizontal, que exclui também a necessidade da utilização de elevadores.

Outras duas características importantes do STATE é a iluminação natural dos ambientes e a presença de plantas da Mata Atlântica que contribuem para a oxigenação dos ambientes e para a decoração.

Hoje o STATE segue todas as normas de saúde ocupacional e recomendações da OMS e conta com dispensers de álcool em gel e estações de limpeza (pias para lavagem das mãos) em diversas áreas do hub, garantindo assim a segurança de seus residentes.

HIGHLIGHTS DAS PALESTRAS

FM EVOLUTION

Na abertura, Léa Lobo falou das transformações da atividade de FM e chamou atenção para os temas: ISO 41000 Facility Management como um grande caminho para os profissionais melhorarem seus sistemas de gestão, a essencialidade dos profissionais durante a pandemia e para a retomada. Sobre capacitação orientou sobre a importância de os profissionais aprenderem tudo sobre tecnologia e inteligência emocional para manter o bem-estar nos ambientes de trabalho.

Léa Lobo, Diretora de Conteúdo da INFRA FM

CONTRATADO OU DEMITIDO – SÓ DEPENDE DE VOCÊ!

Disrupção, inovação, reinvenção, novo mercado de trabalho, “novo normal”, adaptação, propósito, legado. Esses são alguns dos grandes temas do mundo atual, marcado pela pandemia da Covid-19 e pelas profundas transformações e incertezas provocadas por ela. Diante desse cenário com mais perguntas que respostas, eles também funcionam como principal eixo da palestra, que teve como base o livro “Contratado ou Demitido – só depende de você”. www.davidbraga.com.br (para baixar gratuitamente).

David Braga, Presidente, Board Advisor e Headhunter da Prime Talent

GESTÃO PATRIMONIAL E DE SERVIÇOS EM GALPÕES LOGÍSTICOS

A pandemia trouxe um grande crescimento para as vendas online ampliando, portanto, o negócio de galpões logísticos. Aqui os participantes tiveram um overview do potencial deste mercado e exemplos de como a gestão patrimonial e de serviços requer maior eficiência na operação, com processos mais sustentáveis, que proporcionem melhoria dos custos com projetos e manutenção, entre outros. Um dos exemplos é o uso de drones para orientar as pessoas nos sites sobre a importância do distanciamento devido a Covid-19.

Jamile Pedroso, Gerente de Operações na GLP pela Cushman & Wakefield

 

OPERAÇÃO DE FM EM AMBIENTE INDUSTRIAL - CASE HYUNDAI

Aqui os palestrantes apresentaram, o modelo e as áreas que suportam o negócio da montadora de automóveis Hyundai Motor Brasil, situada em Piracicaba-SP. Com a missão “liderar o caminho da inovação para mudanças mais rápidas” os dois palestrantes contaram cases de melhorias em contratos que abrangem mais de 25 atividades do escopo de FM, tudo revisitando contratos e implantando diversos tipos de tecnologias acessíveis que estão permitindo um grande resultado na qualidade da prestação de serviços e bem-estar na vida dos colaboradores e terceiros.

Andrei Trevizan de Freitas, Head of Facilities Management

Eduardo Monteiro, Head de Manutenção Industrial Business Support na Hyundai Motor Central & South Americas

VISITA TÉCNICA VIRTUAL EM 360º

Diante das medidas de distanciamento social para conter o avanço da pandemia, os lançamentos imobiliários têm passado por adaptações e empresas têm recorrido à tecnologia para apresentar os empreendimentos a clientes. A GLP que é líder global em gestão de investimentos e desenvolvimento de negócios em logística, real estate, infraestrutura, finanças e tecnologias inovadoras aplicadas apresentou uma visita guiada em 360º do parque logístico GLP Jundiaí III aos participantes do evento.

Ricardo Baracat, Gerente de Property Management da GLP

COMUNICAÇÃO: A IMPORTÂNCIA E A DINÂMICA DA ORATÓRIA DO FACILITY MANAGER NO SÉCULO 21

Quando tudo está indo bem, normalmente nos mantemos em silêncio, e só nos pronunciamos quando algo está fora de lugar ou deixa de funcionar, ou seja, quase sempre pelos motivos errados. O objetivo do FM é permitir que as pessoas consigam trabalhar e viver sem interrupções ou distúrbios. Quando tudo flui suavemente, há silêncio. Por isso, o FM tem a responsabilidade de se comunicar de maneira eficaz com seus stakeholders de forma rápida e precisa.

Kingsley Adeshina, CEO da Supreme Educators Idiomas Brasil

FACILITY & PROPERTY MANAGEMENT EM GALPÕES LOGÍSTICOS

A busca por instalações logísticas mais modernas, eficientes, com maior aproveitamento de armazenagem, infraestrutura completa, boa localização e qualidade técnica para otimizar custos é um desafio para os gestores de empresas contratantes de espaços para armazenagem e distribuição de produtos. E um grande passo para tornar a gestão eficiente é entender o papel de cada player: Proprietário / Investidor / Desenvolvedor, o Locatário e as próprias equipes de Facility e Property. Sendo esses últimos responsáveis por gerenciar as despesas com foco no cliente, manter os imóveis ocupados (retenção/expansão de locatários) e conhecer profundamente os atributos das instalações, que são uma das mais importantes aos locatários.

Alex Martins, Property Manager na Brookfield Properties

6 INICIATIVAS PARA AUMENTAR A EFICIÊNCIA E A SATISFAÇÃO COM SUA ÁREA DE MANUTENÇÃO

Manutenção predial é a prática responsável por cuidar do funcionamento de toda a infraestrutura de um edifício, com cuidados com os sistemas elétrico, hidráulico, segurança, incêndio, comunicação etc. O que encontramos em muitas empresas é um conjunto de ações ineficientes e desarticuladas que levam ao baixo desempenho da equipe e insatisfação com os resultados, porém a boa notícia é que se tem amplo leque de oportunidades, softwares e critérios para melhor organizar e otimizar as atividades da área. As iniciativas são: Faça um inventário predial; organize o inventário e crie uma hierarquia; tenha uma gestão estratégica; defina a prioridade dos serviços; elimine a Manutenção Preventiva supérflua; aumente o WT (Wrench Time – Trabalho Efetivo).

Marcos Maran, CEO da MARAN Gestão de Ativos e Facility Management

CUIDANDO DA RECICLAGEM DE LIXO EM INDÚSTRIAS E GALPÕES

Tendo como propósito melhorar a qualidade de vida por meio de um sistema de coleta seletiva diferenciado e rentável é necessário entender como está a operação de reciclagem, pois normalmente o que se encontra são docas ocupadas, falta de informações confiáveis, não atendimento à legislação, clientes não engajados e pouca coleta seletiva. Quando se aplica uma Coleta Seletiva com gestão integrada de resíduos e conscientização é possível, por exemplo, 20% redução de custo, aumento de até 500% na taxa de reciclagem e redução de mais de 50% do volume destinado a aterro.

Roger Koeppl, CEO da YouGreen

PREVENÇÃO NA MANUTENÇÃO DO TELHADO INDUSTRIAL

O congressista conheceu o projeto de prevenção na manutenção do telhado de uma indústria do interior paulista. O projeto trouxe redução de 32% da temperatura da telha, redução de 4,6ºC na temperatura interna, melhoria do conforto humano, redução de 28% no consumo de energia elétrica com ar condicionado e redução de 461 toneladas de gás carbônico/ano.

Rogerio Tadeu da Silva, Coordenador de EHS & Facilities

DEPOIMENTOS

Pra gente está sendo extremamente importante participar do evento. Vocês estão de parabéns por todos os protocolos de segurança e higiene implementados e pelo conteúdo de qualidade. Nesse momento de retomada, a gente conseguir se olhar e entender qual é a projeção do futuro faz toda a diferença. Eu diria que superou as nossas expectativas.   

Tânia Cristina G. de Almeida, Diretora da Bio Terra Serviços e Paisagismo

Este é o primeiro Congresso da INFRA que participo, e confesso que gostei bastante. Dentro da situação atual que estamos vivendo, o evento foi muito bem feito. Palestras ótimas, totalmente adequadas à realidade das demandas quando falamos em gestão de facilities em ambientes fabris e galpões logísticos, principalmente para nós do Mercado Livre, que estamos vivendo um momento de grande expansão.

Leonardo Mazarão, Analista de Facilities do Mercado Livre no Brasil

Gostei bastante do evento. Os temas abordados contribuem bastante com a gente que é dessa área. Quanto ao distanciamento e outros cuidados visando segurança e higiene, também achei muito bem organizado. Depois de um bom período em quarentena, foi muito bom rever as pessoas. Confesso que eu estava ansioso para vir.

Jailton Pimentel de Almeida, Coordenador Administrativo da Beiersdorf NIVEA

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