Onet e Locomotiva desenvolveram pesquisa com o tema da limpeza e desinfecção com 2.157 participantes no período de 22 a 28 de maio de 2020, em território nacional. Resumimos o conteúdo da pesquisa em quatro partes, acompanhe:
Parte 1 – Pandemia aumentou importância que brasileiros atribuem à desinfecção
Segundo a pesquisa, a importância da desinfecção de um local para transmitir segurança disparou com a pandemia, onde:
• 47% dizem que antes da pandemia consideravam a desinfecção de um local importante para se sentirem seguros;
• 93% hoje consideram a desinfecção de um local importante para se sentirem seguros.
Para monitorar como evolui a preocupação dos brasileiros com a desinfecção dos espaços que frequentam, Onet e Locomotiva desenvolveram um índice para medir a importância da desinfecção para a população brasileira, denominado Índice de Importância de Desinfecção (IID). Esse índice é formado pela avaliação da preocupação com a desinfecção em 13 setores: carros de aplicativos e táxis, transporte coletivo, aviões, aeroportos, restaurantes e lanchonetes, supermercados, lojas, shoppings, clubes, local de trabalho, locais públicos abertos, escolas e universidades e condomínios residenciais.
Para cada um dos setores foi perguntado aos entrevistados “quanto a desinfecção desse local é importante para você se sentir seguro nele?” usando uma escalada de 1 a 5, sendo 1 nada importante e 5 totalmente importante. A partir dessa fórmula é possível verificar qual o índice de importância que a população dá à desinfecção como um todo, e para cada setor avaliado.
Brasileiros acreditam que cuidado com desinfecção é chave na retomada da crise?
• 9 em cada 10 brasileiros concordam que empresas e estabelecimentos vão ter que aumentar seus esforços para desinfecção de espaços;
• 9 em cada 10 brasileiros consideram que cuidados redobrados das empresas com higiene e desinfecção poderão acelerar a confiança para retomada do consumo;
Quanto mais as empresas cuidarem bem da higiene e desinfecção dos seus espaços, mais confiança terei para voltar a frequentá-las?
• 88% acreditam que ação dos governos para garantir desinfecção das áreas públicas ajudará a encurtar a crise.
Parte 2 – Diferentes setores da economia terão que lidar com nova demanda dos consumidores por desinfecção
A preocupação com a desinfecção de espaços disparou com a pandemia e atingiu todos os setores.
Rigor com a desinfecção será importante para levar segurança aos novos clientes?
• Apenas 23% dizem que já haviam buscado informações sobre a desinfecção de algum ambiente antes da pandemia, mas agora 87% pretendem fazê-lo;
• Antes da pandemia apenas 15% dizem que consideravam a desinfecção de uma loja ou shopping como um dos fatores mais importantes para visitá-los. Hoje 61% colocam esse critério como um dos mais importantes.
Parte 3 – Brasileiros estão mais cuidadosos com higiene e desinfecção, mas falta informação
• 9 em cada 10 brasileiros declaram intenção de manter cuidados com a higiene que adotaram durante a pandemia;
• 49% não associam limpeza principalmente com eliminação de microorganismos;
• 38% não associam desinfecção principalmente com eliminação de microorganismos.
Parte 4 – Pandemia deu visibilidade à importância dos profissionais de limpeza
• 43% dizem que antes da pandemia consideravam os profissionais de limpeza muito importantes para a sua saúde;
• 83% hoje consideram os profissionais de limpeza muito importantes para a sua saúde;
• 82% admitem que a pandemia fez com que passassem a dar mais valor aos profissionais de limpeza;
• 98% dos brasileiros afirmaram que ver um profissional limpando um local dá mais confiança sobre sua higiene.
CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.