Black Friday - Congresso 2025
 

Pesquisa sobre limpeza e desinfecção

Importância da desinfecção de um local para transmitir segurança disparou com a pandemia

Onet e Locomotiva desenvolveram pesquisa com o tema da limpeza e desinfecção com 2.157 participantes no período de 22 a 28 de maio de 2020, em território nacional. Resumimos o conteúdo da pesquisa em quatro partes, acompanhe:

Parte 1 – Pandemia aumentou importância que brasileiros atribuem à desinfecção

Segundo a pesquisa, a importância da desinfecção de um local para transmitir segurança disparou com a pandemia, onde:

• 47% dizem que antes da pandemia consideravam a desinfecção de um local importante para se sentirem seguros;

• 93% hoje consideram a desinfecção de um local importante para se sentirem seguros.

Para monitorar como evolui a preocupação dos brasileiros com a desinfecção dos espaços que frequentam, Onet e Locomotiva desenvolveram um índice para medir a importância da desinfecção para a população brasileira, denominado Índice de Importância de Desinfecção (IID). Esse índice é formado pela avaliação da preocupação com a desinfecção em 13 setores: carros de aplicativos e táxis, transporte coletivo, aviões, aeroportos, restaurantes e lanchonetes, supermercados, lojas, shoppings, clubes, local de trabalho, locais públicos abertos, escolas e universidades e condomínios residenciais.

Para cada um dos setores foi perguntado aos entrevistados “quanto a desinfecção desse local é importante para você se sentir seguro nele?” usando uma escalada de 1 a 5, sendo 1 nada importante e 5 totalmente importante. A partir dessa fórmula é possível verificar qual o índice de importância que a população dá à desinfecção como um todo, e para cada setor avaliado.

Brasileiros acreditam que cuidado com desinfecção é chave na retomada da crise?

• 9 em cada 10 brasileiros concordam que empresas e estabelecimentos vão ter que aumentar seus esforços para desinfecção de espaços;

• 9 em cada 10 brasileiros consideram que cuidados redobrados das empresas com higiene e desinfecção poderão acelerar a confiança para retomada do consumo;

Quanto mais as empresas cuidarem bem da higiene e desinfecção dos seus espaços, mais confiança terei para voltar a frequentá-las?

• 88% acreditam que ação dos governos para garantir desinfecção das áreas públicas ajudará a encurtar a crise.

Parte 2 – Diferentes setores da economia terão que lidar com nova demanda dos consumidores por desinfecção

A preocupação com a desinfecção de espaços disparou com a pandemia e atingiu todos os setores.

Rigor com a desinfecção será importante para levar segurança aos novos clientes?

• Apenas 23% dizem que já haviam buscado informações sobre a desinfecção de algum ambiente antes da pandemia, mas agora 87% pretendem fazê-lo;

• Antes da pandemia apenas 15% dizem que consideravam a desinfecção de uma loja ou shopping como um dos fatores mais importantes para visitá-los. Hoje 61% colocam esse critério como um dos mais importantes.

Parte 3 – Brasileiros estão mais cuidadosos com higiene e desinfecção, mas falta informação

• 9 em cada 10 brasileiros declaram intenção de manter cuidados com a higiene que adotaram durante a pandemia;

• 49% não associam limpeza principalmente com eliminação de microorganismos;

• 38% não associam desinfecção principalmente com eliminação de microorganismos.

Parte 4 – Pandemia deu visibilidade à importância dos profissionais de limpeza

• 43% dizem que antes da pandemia consideravam os profissionais de limpeza muito importantes para a sua saúde;

• 83% hoje consideram os profissionais de limpeza muito importantes para a sua saúde;

• 82% admitem que a pandemia fez com que passassem a dar mais valor aos profissionais de limpeza;

• 98% dos brasileiros afirmaram que ver um profissional limpando um local dá mais confiança sobre sua higiene.

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP