Estamos entrando em uma nova era onde a informação gerada pode ser usada de diversas formas e de diversas maneiras, onde os dados hoje são cada vez mais estratégicos para a tomada de decisão como nunca foram. Hoje não conseguimos mais ignorar o fato que uma tomada de decisão depende estrategicamente da análise dos dados gerados por uma tecnologia no seu Uso, Manutenção, Custo e nos Resultados Financeiros ou Gestão Estratégica, que a mesma pode proporcionar.
Análises de pessoas, times, produções e performances podem trazer resultados significativos proporcionando uma visão clara e objetiva.
Hoje podemos utilizar a informação dos equipamentos para auxiliar em um processo ou um diagnóstico ou cruzar as informações gerenciais que uma empresa, com as tecnologias, com a performance dos equipamentos em uma determinada produção e, ainda, comparar esses resultados com outras instituições.
Com a Inteligência Artificial (IA) conseguiremos potencializar nossas análises a um nível jamais sonhado anteriormente trazendo resultados nunca gerados pelos gestores das antigas gerações.
Através de análises cognitivas geradas pela IA irá potencializar nossa linha de raciocínio a um nível acima do normal.
Temos a possibilidade de acertar cognitivamente nos melhores dias uma precisão de 75% de tudo que fazemos, seja um projeto, um processo, uma produção, uma manutenção ou uma análise. Com o auxílio da IA podemos alcançar um nível de 95% potencializando a precisão de qual item é analisado.
Outro fator fundamental que a IA não esquece e aprende para conseguir gerar conclusões sobre um determinado assunto podendo evoluir, ou seja, tonando-se mais inteligente com o passar do tempo, auxiliando realmente na tomada de decisão e podendo sugerir análises similares, como se fosse um profissional experiente em qualquer área.
Stephen Hawking disse: “Todos os aspectos das nossas vidas serão transformados pela IA (Inteligência Artificial)”, e isso pode ser “o maior evento na história da nossa civilização”.
Não podemos ignorar o fato que uma das áreas que irá mudar drasticamente será a indústria impactando diretamente na profissão de Engenheiros, Técnicos e em todas as profissões.
Tenho acompanhando de perto a forma como a IA irá mudar o mercado. Estamos trabalhando com IA há 5 anos e meio, período em que montamos um Laboratório Cognitivo de Desenvolvimento de IA, tendo desenvolvido e projetado soluções para trazer melhorias significativas para a área industrial e operacional.
Se quisermos ser os Engenheiros do amanhã, vamos precisar aceitar os dados em vez de combatê-los ou ignorá-los para uma tomada de decisão.
Podemos com o auxílio da IA, transformar um percentual 80% de solução para 20% de trabalho, gerando com isso resultados jamais alcançados. Podemos com a nova geração literalmente mudar e evoluir de maneira rápida e única, passando por uma convergência onde os estudos que antes levavam a vida inteira para serem analisados, agora podem ser processados em minutos levando a avanços jamais esperados antes, por limitação de tempo.
O futuro pertence àqueles que souberem ver de maneira profunda como combinar sua área de especialização com o que a IA faz de melhor trazendo os resultados com precisão de forma estratégica para auxiliar na tomada de decisão.
A transformação digital vem afetando todas as áreas, com a entrada da IA, automatizando atendimentos, automatizando processos e fazendo o suporte em tempo real.
Apresentamos a Gen: primeira assistente virtual do engenheiro
A Gen consegue responder e analisar todos os dados do Sistema Genesis monitorando toda a atividade de FM e auxiliando na tomada de decisão, podendo enviar desde de uma mensagem até ligar para os técnicos ou engenheiros para avisar de atendimentos abertos ou pendentes, sobre sensores apresentando anormalidades. A Gen utiliza o IBM Watson, que licenciado como uma base cognitiva consegue desde enviar textos e analisar gráficos até falar e ligar para as pessoas e interagir de maneira similar a humana.
A Gen IA está aplicada para analisar em tempo real os dados do Sistema de Gestão de FM, desde uma simples análise de gestão de ativos (inventário), a análises completas dos serviços, produções, desempenhos, calibrações, MTBF, MTTR, disponibilidade, SLA, custos, normas, resoluções e indicadores estratégicos.
Aplicamos a Inteligência Artificial no Sistema Genesis trazendo análises gráficas dos dados gerados em todos os processos da Engenharia, com isso a nossa IA pode gerar novas análises cognitivamente evoluindo exponencialmente as formas e trazendo modos de descobrir os dados de maneira singular, trazendo resultados inesperados e jamais explorados antes.
Além de dados puros temos sensores IoT (Internet das Coisas) gerando dados, como monitoramento de toda a Infraestrutura, a exemplos da rede de gás, energia elétrica, água, temperatura e localização, através de BLEs sendo analisados e monitorados pela IA.
Temos um laboratório de Inteligência Artificial Aplicada onde desenvolvemos soluções para a área de Engenharia trazendo inovações utilizando técnicas de Machine Learning e processamentos de Deep Learning, possibilitando desenvolvimento de linguagem natural, análises gráficas cognitivas, processamento neural, processamento visual e integrações de ERPs e devices para processamento pela IA.
Eng. João Galdino, Diretor da Genesis e Professor de Inteligência Artificial na Unicamp do Curso de Engenharia Clínica. Especialista em Inteligência Artificial (Machine Learning e Deep Learning). Especialista em Engenharia Clinica pela Unicamp, Especialista em Gerenciamento de Tecnologia de Informação em Saúde pela UNIFEI e Graduado em Engenharia de Controle e Automação
CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.