Black Friday - Congresso 2025
 

Como implantar uma governança diferenciada a partir de um Merger & Aquisition

Artigo de Marcelo Nakamura compartilha dicas para prestadores de serviços

Por Marcelo Nakamura*

Nem mesmo os mais experientes executivos de grandes companhias multinacionais afirmariam ter esgotado o nível de conhecimento e domínio necessário e completo de todas as ferramentas de gestão, tecnologia, ou mesmo não precisar aprender mais nada para seguir comandando suas empresas visando atingir os objetivos e metas estratégicas das empresas sob sua gestão.

Imagine então os guerreiros e muitas vezes solitários empresários brasileiros, cujas empresas foram construídas do zero ou herdadas de seus pais ou avós, à frente de empresas no setor de serviços comandando milhares ou dezenas de milhares de colaboradores, em última instancia responsável pela geração de receita e bem-estar de centena de milhares de famílias.

Neste contexto e muitas vezes em busca de melhores condições de gestão que muitas empresas vem buscando nos processos de M&A – Merger & Aquisition, sigla usualmente utilizada para tratar do tema de Aquisições e Fusões, onde os empresários vem buscando não somente alavancar capital para o crescimento, mas muitas vezes adquirir conhecimento, tecnologia e principalmente governança corporativa para seguir avançando de forma sustentável em um mercado cada vez mais competitivo.

Sabemos como pais, ou mesmo aqueles que não tem filhos, o orgulho que temos daquilo que ajudamos a criar. Demos comida, educação, princípios, valores e, portanto, temos orgulho de nossa prole. Da mesma forma estes empresários sentem-se orgulhosos e vaidosos pelas companhias que ajudaram a criar, crescer e multiplicar, no entanto, saber valorar, valorizar e monetizar tudo isso vai muito além da história contada até o momento.

Recomendamos fortemente as empresas, mesmo que não pretendam ser vendidas neste momento, elaborar um “valuation” com profissionais qualificados visando conhecer a fundo a saúde financeira da empresa para uma possível venda ou fusão, estar preparado para receber a abordagem de um investidor, ou mesmo para a compra e venda de participações societárias.

Sabemos que uma empresa vale muito mais do que seus ativos tangíveis (patrimônio físico), dado que temos outros ativos intangíveis como sua marca, patentes, direitos autorais, entre outros, por isso sugerimos sempre tratar deste assunto de forma bastante precisa e assertivo, deixando as emoções de lado para viabilizar negócios melhores e mais robustos.

Normalmente são realizadas Due Diligence, processo de investigação que tem como principal objetivo conhecer a real situação de uma companhia e assim analisar os riscos de um potencial processo de M&A. Esta análise também pode ser utilizada para determinar a perenidade de uma empresa, gerando benefícios tanto para seus administradores quanto para os acionistas com bases sólidas e confiáveis.

Muitas questões deverão ser abordadas e analisadas com profundidade, aumento a credibilidade de operações futuras, tais como: volume de negócios, mercado competitivo (concorrência), questões corporativas, ambientais, dos colaboradores (gestão de pessoal), tecnologia, propriedade intelectual e é claro as questões financeiras em geral.

Entendemos que a Governança Corporativa é algo essencial não somente para processos de compra/venda ou aquisição/fusão de empresas, mas principalmente dar um norte confiável, robusto e necessário para qualquer empresário do setor de serviços saber onde está, para aí sim definir como, quando e com quem deve se associar para seguir onde quer chegar.

*Marcelo Nakamura é sócio-diretor da Facility Partners – [email protected].

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP