Limpeza x Covid-19

Coordenadora Operacional do Grupo Paineiras fala sobre limpeza em tempos de pandemia

Por Léa Lobo

A revista INFRA FM convidou Maria Aparecida Shiraishi, graduada em Administração de Empresas e Coordenadora Operacional do Grupo Paineiras, que atua há mais de 30 anos no mercado de limpeza e conservação, para tirar dúvidas do leitor sobre higienização de ambientes em tempos de Covid-19. Acompanhe a entrevista:

Como dever ser a higienização dos ambientes e superfícies em época de Covid-19?

A higienização deve ser feita com um detergente para eliminar a sujidade do local e em seguida passar um produto desinfetante (é importante observar no rótulo do produto a forma de utilização) para desinfecção, realizando o processo de limpeza sempre da parte mais limpa, para a mais suja e do interior do ambiente para a porta. Quanto à frequência não se tem dados ou protocolos informando a periodicidade ideal para a limpeza de ambientes comuns, o que se tem hoje é para a área hospitalar. Por isso, é muito relativo à periodicidade desse ambiente, pois depende do uso. Mas, diante da pandemia é importante intensificar a frequência da limpeza nos locais de maior contato.

Qual a diferença em desinfecção e higienização de ambientes?

A higienização é uma Limpeza que pode ser feita com um detergente ou multiuso, já a desinfecção ocorre quando é aplicado um desinfetante sobre a superfície deixando uma camada residual e inibindo a multiplicação de bactérias, isso faz com que a carga microbiana na superfície não aumente. Mas se uma pessoa contaminada vier a tocar a superfície ou objetos ela irá contaminar o ambiente novamente, por isso a limpeza precisa ter uma frequência maior.

O que é pulverização de ambientes e qual a sua eficiência?

A pulverização alcança mais extremidades, enquanto a higienização fica mais limitada, mas os dois se completam, pois, dependendo de como estiver a higienização do ambiente não posso executar a pulverização no local.

Qual a importância  dos EPI´s?

O uso de EPI’s é indispensável para a segurança dos profissionais de limpeza, evitando assim exposição com superfícies supostamente contaminadas e o contato direto com produtos químicos que podem causar danos físicos ou prejudicar a saúde.

Qual a efetividade dos químicos? Alguma mudança no combate ao Covid-19?

Tem uma orientação da Anvisa publicada em 17/03/2020 que diz “considerando que ainda não é possível testar os saneantes com ação antimicrobiana para o Covid-19, por enquanto essa informação não constará nos rótulos dos produtos. Contudo, os saneantes testados para microrganismo mais resistentes são bons instrumentos para combater a proliferação do novo vírus”. Com isso as empresas estão usando produtos químicos recomendados, com os principais ativos existentes para combater vírus e bactérias, tais como ácido peracético, biguanida polimérica, hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogênio, quaternário de amônia, além de outros princípios ativos atestados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Quais as lições da pandemia?

O mundo não será o mesmo. O vírus para alguns negócios será devastador, mas com ele também aprendemos a buscar soluções rápidas. A tecnologia avançou e teve um pico incrível, as pessoas passaram a ser mais tecnológicas, algo que em tempos normais levaria um tempo maior. Quanto à Limpeza, essa categoria passou a ser vista com outros olhos e o seu valor ficou muito mais evidente. Hoje o serviço de limpeza é primordial para uma convivência humana saudável.

Foto: Divulgação

CONFIRA AQUI A VERSÃO DIGITAL DESTA EDIÇÃO.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Líderes de audiência

Mercado

Secovi-SP celebra 31 anos do Prêmio Máster Imobiliário com homenagens e grandes cases

Prêmio Máster Imobiliário 2025 celebra inovação, legado e impacto, consolidando tendências que redefinem o mercado de construção e gestão

Operações

Como Fracttal ajudou a UMOE Bioenergy a economizar R$ 600 mil em manutenção industrial

Uso de IoT e inteligência artificial reduziu 850 horas de paradas e mudou a cultura de manutenção, trazendo ganhos de eficiência, segurança e sustentabilidade para a operação

Workplace

Móveis por assinatura transformam a gestão corporativa

Móveis por assinatura ganham espaço no Brasil e oferecem flexibilidade, sustentabilidade e ganhos financeiros para empresas e Facilities

Mercado

Neowrk lança neo.AI, solução inédita para gestão inteligente de espaços corporativos

Novo recurso com inteligência artificial simplifica a tomada de decisão para Facility Managers, transformando dados complexos em respostas rápidas e estratégicas

Sugestões da Redação

Mercado

Quando cultura, facilities e negócio falam a mesma língua na educação

Na edtech que quer chegar a 1 milhão de empregos até 2030, Facilities passou a ser protagonista da cultura e do crescimento.

Outside Work

Em 2026, sua casa terá um "CPF". Entenda o que é o Cadastro Imobiliário Brasileiro e como ele afe...

Um novo cadastro nacional vai reorganizar a forma como o Estado enxerga os imóveis no Brasil. A partir de 2026, essa mudança começa a impactar impostos, transações e a gestão patrimonial

Revista InfraFM

Azul por dentro da operação que faz o Brasil voar

Infraestrutura que trata o avião como cliente e formação que sustenta a excelência operacional da companhia aérea

Revista InfraFM

O futuro já começou. Quem vai gerenciá-lo?

Projetando a sociedade do futuro para as nossas vidas

Revista InfraFM

O engenheiro que também aprendeu a cuidar de prédios vivos

A arquitetura humana e tecnológica dos campi do Insper integra educação, convivência e networking

Revista InfraFM

Quando saúde mental, liderança e Workplace viram estratégia de negócio

De Harvard a Oxford, passando por CEOs que já transformam lucro em bem-estar: Mind Summit mostra que o futuro das organizações não é sobre espaços para trabalhar, e sim sobre espaços que libertam o melhor das pessoas. Facilities & Workplace entram no centro da estratégia corporativa