Por Larissa Gregorutti
Gerar valor para os negócios no decorrer de uma crise não é uma tarefa simples de ser executada. E essa, sem nenhuma dúvida, não é a primeira vez que Mia Stark enfrenta os desafios de gerenciar o portfólio de shopping centers da Gazit Brasil na cidade de São Paulo.
Desde o momento em que foi indicada para ser a CEO da empresa, quando assumiu o cargo, conseguiu o improvável ao valorizar o negócio de R$ 200 milhões para um valor de mercado superior a R$ 4 bilhões, enfrentando as crises político-econômica do País em 2014 e 2017, conquistando o título de empresa unicórnio e de única CEO mulher do segmento no Brasil.
Essa história, todavia, começou em 2006, quando Mia Stark, nascida em Israel em 1974, se mudou para a Flórida (USA), depois de ter seu segundo filho. “Eu estava lendo o jornal e um artigo me chamou a atenção sobre o sucesso global da Gazit Globe, uma das maiores empresas do mundo em real estate. Após ler o artigo, notei uma oportunidade para gerar valor na empresa”, comentou.
A Gazit Globe é uma imobiliária líder global, focada na aquisição, gestão e desenvolvimento de propriedades de varejo e de uso misto nos principais mercados urbanos da América do Norte, Brasil, Israel, Europa Central, Oriental e Norte com mais 100 ativos.
Dentro desse contexto, Mia que sempre teve muita vontade em trabalhar em uma empresa com conexão com Israel, foi ao escritório da Gazit para encontrar Chaim Katzman (CEO e fundador da Gazit Globe), apresentou a sua proposta e disse que poderia começar a trabalhar já na segunda-feira. Essa conversa foi em uma sexta-feira.
Após seis anos do encontro, Mia passou a conduzir a liderança da Gazit Brasil, empresa que administra e é proprietária do Shopping Cidade Jardim, Top Center, Shopping Light, Internacional Shopping, Mais Shopping, Morumbi Town, Shopping Prado Boulevard e Shopping Eldorado, gerando empregos na cidade de São Paulo (aproximadamente 9.000 colaboradores diretamente e indiretamente) e com mais de 70 milhões de clientes anualmente, em uma das cidades com a maior densidade urbana e demográfica no mundo.
Portfólio com localização premium
Fundada em 2008, a Gazit Brasil conquistou um negócio bem-sucedido aliando a expertise global da sua matriz com a experiência local de profissionais qualificados, focando nos últimos anos sua atuação na cidade de São Paulo. Essa estratégia de negócios maximizou retornos robustos para os acionistas. Dentre as particularidades de cada empreendimento, Mia apresentou os principais destaques dos shoppings administrados pela Gazit Brasil.
- Top Center: Localizado no coração da Avenida Paulista, oferece um cluster de serviços de beleza, desde botox, implante de cabelo, branqueamento de dentes. Você entra no Center e ficaTop!
Metragem: 20 mil m2 (ABL);
Lojas: aproximadamente 90;
Estacionamento: 370 vagas.
- Morumbi Town: Localizado na Avenida Giovanni Gronchi, Zona Sul de São Paulo, é um shopping totalmente focado em experiências e entretenimento. Conta com o Pet Club (indoor e outdoor) com fluxo aproximado de 1300 pets por mês no espaço, além de campo de futebol no rooftop, parque de trampolim, pista de kart e escola de dança.
Metragem: 33 mil m2 (ABL);
Lojas: aproximadamente 100;
Estacionamento: 1600 vagas.
- Shopping Light: Na Rua Cel. Xavier de Toledo, Centro Histórico de São Paulo, está o Shopping Light, com destaque para o Rooftop Light, que traz eventos gastronômicos, festivais e casamentos. É um shopping cartão postal da cidade de São Paulo.
Metragem: 19 mil m2 (ABL);
Lojas: aproximadamente 150;
Estacionamento: 450 vagas.
- Internacional Shopping: Shopping que fica na Rodovia Presidente Dutra em Guarulhos, é um dominante shopping de destaque e relevância, onde o tamanho importa! Com 77.000 m e um grande projeto de expansão.
Metragem: 77 mil m2 (ABL);
Lojas: aproximadamente 380;
Estacionamento: 4200 vagas.
- Mais Shopping: Já na Zona Oeste de São Paulo em Santo Amaro, o Mais Shopping está conectado com o metrô, terminal de ônibus e a Uninove, buscando atender às demandas dos clientes.
Metragem: 23 mil m2 (ABL);
Lojas: aproximadamente 200;
Estacionamento: 750 vagas.
- Shopping Prado Boulevard: Oferecendo uma experiência aconchegante, com um charmoso boulevard, o Shopping Prado Boulevard fica na Avenida Washington Luiz, em Campinas.
Metragem: 10 mil m2 (ABL);
Lojas: aproximadamente 70;
Estacionamento: 280 vagas.
“Quando eu fui convidada para assumir a operação da Gazit Brasil, eu sabia que não era uma operação bem-sucedida, e isso me motivou a provar que todos estavam errados”, relatou. Para conquistar sucesso nos negócios, Mia explica que analisou estrategicamente o que estava sendo feito no mercado para então criar algo totalmente diferente dos outros e sem concorrência.
O primeiro passo foi identificar empreendimentos que podiam trazer valor para a empresa, e o Top Center foi o primeiro shopping adquirido, até então visto como uma galeria. “Nós mudamos 90% dos inquilinos, ou seja, começamos pequenos, mas com um grande impacto”, comentou a CEO.
O primeiro inquilino que iniciou em uma loja recuperada do empreendimento foi a MAC. Mia contou que em negociação com o CEO da empresa, ofereceu uma loja em frente à Avenida Paulista, e com isso, foi capaz de convencê-lo a fazer parte do shopping. Com isso, além de recuperar o ponto, a marca passou a vender muito.
Logo em seguida a sua equipe entrou em contato com a Bacio di Latte, que agora está localizada no melhor lugar que a Gazit Brasil tem na cidade.
Por fim, a empresa desenvolveu um cluster de serviços de beleza no Top Center, com lojas que oferecem serviços de botox, lasers, clareamento de dentes, instalação de cabelos, revitalizando totalmente o shopping.
Outro estabelecimento que também passou por modernização foi o Shopping Light. Empreendimento tombado, construído por Alexandre Mackenzie em 1929, fica próximo da Prefeitura e ao Theatro Municipal. Segundo Mia, o empreendimento é icônico, com toldos vermelhos e um estilo europeu, onde foram construídos os três primeiros elevadores em São Paulo pela empresa Otis. “Recentemente nós revitalizamos esses elevadores que vão direto do estacionamento ao Rooftop Alexandre Mackenzie, um dos mais bonitos rooftops da cidade, com uma vista privilegiada do centro histórico”, pontuou.
Reinvenção do Varejo
“Mais do que gerenciar brick-and-mortar (tijolo e argamassa), nós estamos em um negócio de gestão de pessoas.” Neste sentido, estruturar e gerenciar pessoas para potencializar o melhor dos colaboradores, lojistas e sócios proporcionado uma experiência diferenciada é o principal desafio deste mercado que Mia se refere.
Mesmo em situações de crise, a Gazit Brasil constantemente desenvolve ações que tem como foco trazer lojistas que atendam as demandas de cada shopping de modo criativo, em busca de proporcionar uma melhor experiência para os mais de 70 milhões de visitantes/ano.
“Sempre buscamos proporcionar a melhor experiência com segurança, conforto e satisfação para nossos clientes”, esclarece a CEO. E para alcançar esse objetivo, um gerenciamento próximo, em contato constante com os parceiros, lojistas e funcionários, trabalhando em cooperação para que cada detalhe faça a diferença para a companhia como um todo, é o que proporciona a melhor eficiência e faz a diferença no negócio.
“Também temos metas na companhia para nossos colaboradores se envolverem e trazerem projetos de inovação, para que possamos discutir e planejar os próximos passos”, afirma Mia Stark, uma profissional que gosta de agir com inovação e criatividade, e que garante que todos estejam alinhados na mesma página, fazendo com que o seu time possa trabalhar com a mesma agilidade.
Além disso, a CEO acredita que é muito importante garantir a qualidade dos serviços oferecidos, proporcionando uma experiência única. “Eu pessoalmente estou em contato com os presidentes e diretores de empresas que prestam serviços para nós com o intuito de proporcionar a eficiência, inovação e uma melhor qualidade para nossos clientes”, conclui.
Ações estratégicas na quarentena
Em tempos de isolamento social, a entrega de produtos comprados online em esquema ‘drive-thru’, foi uma das ações que aconteceram nos Shoppings de SP em datas específicas, agregando mais uma maneira viável e segura de viabilizar vendas, além do serviço de entrega delivery.
Esse foi o caso do Morumbi Town Shopping, com o drive-thru de Páscoa, auxiliando os lojistas do segmento. O serviço aconteceu no estacionamento subsolo, em dias e horários específicos e contou com a Chocolates Brasil Cacau e Cacau Show para garantir uma Páscoa doce.
Além disso, o Internacional Shopping, em Guarulhos, Mais Shopping e Morumbi Town Shopping, ambos da Zona Sul da capital paulista, e Top Center Shopping, na região Central, aderiram à medida com o objetivo de garantir vendas no Dia das Mães. O sistema de compra sem sair do carro é uma alternativa para que as pessoas evitem a exposição ao novo coronavírus (Covid-19).
Shopping potencializador de ações sociais
O projeto “Todos Por Um”, da Gazit Brasil, realiza diversas ações sociais ao longo do ano e abraça o empenho de ser um agente transformador na sociedade. É a assinatura de todas as ações sociais realizadas pelos shoppings do grupo.
“Nosso time tem como objetivo buscar ajudar a comunidade local, de modo que sempre buscamos envolver todos nas iniciativas sociais como lojistas, sócios e colaboradores. Acreditamos em um pensamento coletivo para melhorar a sociedade e resultados. É uma pirâmide de coisas boas!”, ressaltou Mia.
Já são tantas ações positivas, que até mesmo durante o tempo de isolamento social, os shoppings da Gazit Brasil (Shopping Light, Mais Shopping, Morumbi Town Shopping e Top Center Shopping, em São Paulo; Internacional Shopping, em Guarulhos e Prado Boulevard, em Campinas) aproveitaram para se unir a uma causa nobre a partir do digital e incentivar o público, pelas redes sociais, em separar peças para doação e fazer o bem ao próximo.
A ação parte do projeto “Todos Por Um”, beneficiou ONGs e outras instituições sem fins lucrativos. A campanha teve início internamente, com o incentivo para que os colaboradores da companhia, todos de home office, iniciassem essa corrente do bem. Mas logo essa corrente ganhou força, dando início a iniciativas de Pedágio Solidário, incentivando a o público a fazer o bem a partir de doações no sistema de drive-thru.
A primeira edição aconteceu no Morumbi Town Shopping, em parceria com a AutoConcept Brasil, organizadora de eventos automobilísticos. A campanha permitiu que os doadores entregassem itens em bom estado sem sair do automóvel, no estacionamento do empreendimento
Por fim, a CEO da Gazit Brasil conclui que o principal desafio para o varejo é proporcionar algo além de vender coisas. É preciso ter experiência, conhecer e atender bem o consumidor. “Em nossos shopping centers buscamos, além de atividades envolvendo o entorno, como desenvolver ações sociais focadas em saúde. Temos que oferecer o que o e-commerce não consegue oferecer – uma experiência única e completa”, finalizou Mia Stark.
Fotos: Felipe Guidolin
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