Por Érica Marcondes
Não dá para falar de atualidade sem antes revisitar a história do banco, que começou em 1943, na cidade de Marília, no interior de São Paulo, quando o jovem e visionário Amador Aguiar idealizou um banco democrático, presente em todo o País, a serviço de seu desenvolvimento econômico e social. Junto com alguns amigos ele adquiriu a Casa Bancária Almeida, quando a instituição ganhou de imediato um novo nome: Banco Brasileiro de Descontos S.A., que depois viria a ser conhecido como Bradesco (junção das iniciais das palavras “brasileiro” e “descontos”). Hoje é o segundo maior banco privado do País, com ativos de R$ 1,4 trilhão e lucros de R$ 12,6 bilhões apenas no primeiro semestre deste ano.
“Pioneirismo” é a palavra-chave na trajetória da instituição. E não foi diferente com a reforma de sua sede, em Osasco, também conhecida como Cidade de Deus. É lá que fica cerca de 10% do contingente total dos funcionários (cem mil) e onde se concentra a maior parte dos departamentos, inclusive a diretoria executiva e o conselho de administração.
Visando sempre oferecer mais conforto e facilidades para seus colaboradores, terceiros e visitantes, o Bradesco tem promovido uma série de melhorias na infraestrutura e nos serviços da Cidade de Deus. “No entorno do prédio não havia muita oferta de serviços para os colaboradores. Cerca de 15 mil pessoas circulam por aqui todos os dias. Então, o Presidente e o Conselho do banco entenderam que precisávamos fornecer isso. Foi feita uma pesquisa com o RH para saber o que as pessoas sentiam mais falta. As respostas foram alimentação, drogaria, lavanderia, salão de beleza, barbearia, costura”, explica Fernanda Matos Pinho, Gerente de Projetos e Obras.
A matriz possui uma área de 215 mil m2, e é composta por 13 prédios administrativos, separados por cor. Compondo o novo cenário, entre jardins e áreas esportivas, foram inaugurados os Espaços Conviver, Bem-Estar e Fitness, que ocupam 3.800 m2 e combinam serviços, como mercado, spa e beleza.
As novas instalações têm conceito sustentável, com reúso de água, energia solar, piso de madeira plástica, iluminação LED com timer, e cozinhas – sendo uma industrial – 100% elétricas, ou seja: sem utilização de gás. Um auditório com 300 lugares completa a infraestrutura recém-inaugurada.
Toda a obra foi construída pela IT’S Informov, empresa de arquitetura, engenharia e design para o mercado corporativo, pioneira na introdução do Informov Turnkey System, que engloba desde o conceito de arquitetura e design até a execução da obra, tudo em um único contrato, “chave na mão”.
“Todas as obras seguiram com o menor impacto possível. Além disso, com um contrato flexível, conseguimos adaptar os tipos de materiais para a nossa realidade, o que resultou em um mix, com a utilização de fibra de carbono, metálica”, ressalta Paulo Eduardo Brandão de Moraes, Engenheiro.
De acordo com Ismar Diniz e Fernando Pessoa, Diretores de Engenharia e Sócios da IT’S Informov, foram realizadas seis obras simultaneamente: um restaurante e espaço de eventos, quatro módulos de convivência e conveniência, e um espaço de clínicas e serviços médicos. Foram oito meses divididos entre planejamento e desenvolvimento de projetos técnicos e a construção propriamente dita do restaurante e módulos de convivência, e seis meses para as clínicas médicas.
Funcionária do banco há 15 anos, Fernanda conta que a cultura do Bradesco é viver sempre um processo de renovação, em busca de melhorias. E dessa vez não foi diferente. No entanto, para alcançar os resultados, muitos desafios tiveram de ser vencidos. “Nós temos um desnível muito grande no terreno, mas ainda assim conseguimos criar acessibilidade. Além disso, nesse novo projeto, não queríamos perder vagas de estacionamento e a solução foi integrar as áreas verdes aos espaços; foi uma construção em ‘hélice’”, explica ela.
Trabalho integrado
Toda a gestão da obra foi realizada em parceria com o Departamento de Patrimônio do Bradesco sem parar a operação. “Considerando que todas as obras foram executadas dentro da Cidade de Deus, um dos maiores centros empresariais do Brasil, com um complexo e rigoroso conjunto de regras, um alinhamento em sintonia finamente ajustada entre as empresas foi o grande fator de sucesso. Está em nosso DNA a agilidade, isso permitiu êxito nos processos operacionais e no cumprimento de todas as normas e todos os prazos”, comentam Ismar e Fernando.
Um projeto tão complexo como esse requer soluções de engenharia apropriadas. Para a construção do restaurante e espaço de eventos, a equipe da IT’S Informov providenciou um reforço estrutural na parte interior do prédio, que estava ocupado, em plena operação 24 horas do call center do banco, com cerca de três mil funcionários. “Por se tratar de uma construção adicional na laje existente, tivemos de considerar soluções que permitissem acomodar as mais de 180 toneladas de aço à estrutura. Toda a operação logística e operacional foi feita pela parte exterior com o uso de guindastes e cremalheiras”, destacam os Engenheiros.
Outro desafio enfrentado pela equipe de engenharia foi a construção de uma passarela com estrutura treliçada de 17 toneladas, climatizada, que interligou os dois prédios em um vão de 25 metros. “Todo esse trabalho só é possível porque temos um excelente time. Não terceirizamos os serviços mais críticos das obras. Isso nos dá muito mais qualidade e agilidade. Em segundo lugar, temos uma equipe de planejamento que faz uma análise minuciosa e desenvolve os projetos técnicos visando a melhor eficiência possível em termos de processo construtivo e materiais utilizados. Nós nos preocupamos em entregar no prazo, com execução perfeita, não abrindo mão da qualidade”, pontuam os Sócios da IT’S Informov, que repete a parceria de sucesso com o Bradesco após o projeto do incrível Inovabra Lab, em 2017.
O canto dos pássaros
O conceito de biofilia está presente em toda a estrutura. A construção da passarela que interliga os espaços foi feita preservando o ecossistema, e a iluminação noturna privilegia a vegetação. “Todas essas mudanças impactam diretamente na vida dos funcionários, são espaços de convivência e conveniência. E o mais bacana é que envolvemos todas as áreas”, comenta Thiago Santos Dacal, Engenheiro.
Na visão dele, o maior desafio do projeto foi, sem dúvida, a complexidade da tomada de decisões. “Tudo foi muito atípico do que estamos acostumados fazer”. Já para os sócios da IT’s Informov, foi a complexidade operacional e logística de realizar seis obras ao mesmo tempo, dentro da Cidade de Deus, em prédios ocupados, e em áreas de movimentação diária e intensa de colaboradores e prestadores de serviços.
Tamanha grandiosidade, circular por essa grande “cidade” só é possível graças ao sistema de transporte interno chamado Movie. São ônibus elétricos que fazem a locomoção entre as instalações, e atendem, ao todo, dez pontos. Unir o moderno e o tradicional, uma combinação perfeita que vai muito além da acessibilidade.
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