Black Friday - Congresso 2025
 

Arquitetura & workplace

Soluções para espaços corporativos e projetos de arquitetura

ENEL MUDA PARA O PORTO MARAVILHA

A partir do primeiro semestre de 2021, a Enel Brasil mudará sua sede para o Rio de Janeiro. A empresa ficará sediada no prédio AQWA Corporate, no Porto Maravilha, região que passa por uma transformação e vem atraindo não apenas empresas, mas também tem se apresentado como uma área turística. A mudança de prédio acompanha o crescimento do Grupo Enel no Brasil nos últimos anos. Além disso, a companhia está seguindo uma estratégia global de se instalar em edifícios com condições para obter a certificação WELL Building Standard, que busca melhorar o espaço de trabalho e bem-estar dos colaboradores.

A Enel será uma das primeiras empresas do Brasil a ter escritórios no conceito wellness. A empresa de energias renováveis do grupo, Enel Green Power Brazil (EGPB), e de soluções, Enel X, também acompanham a mudança. Cerca de 1,3 mil colaboradores próprios e parceiros vão ocupar quatro andares, dos 21 existentes no edifício AQWA Corporate, desenvolvido pela Tishman Speyer, uma das proprietárias, desenvolvedoras, operadoras e gestoras de investimentos em imóveis de alto padrão do mundo. Já a distribuidora Enel Distribuição Rio permanecerá em Niterói e São Gonçalo.

 “Em 2016 unificamos nossa marca, nos tornamos Enel no Brasil. Em 2017 compramos a CELG Geração e Transmissão e a Usina Hidrelétrica de Volta Grande, em 2018, incorporamos a Eletropaulo, nos tornando a maior empresa privada em distribuição do Brasil. Atualmente, também somos um dos líderes em geração eólica e solar, em capacidade instalada e no portfólio de projetos no Brasil. A mudança é um movimento importante e marca a consolidação do nosso crescimento recente no Brasil”, diz Nicola Cotugno, Country Manager da Enel no Brasil. “Possuímos distribuidoras em quatro estados do País (Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Ceará), e optamos pela cidade do Rio de Janeiro por ser um local estratégico para o setor elétrico nacional, com a presença de players relevantes”, comenta Nicola. “Além disso, consideramos o bem-estar condição essencial para trabalhar. Viver bem no escritório contribui com a saúde das pessoas, o que é uma prioridade para a companhia, por isso buscamos obter a certificação WELL”, conclui o Executivo.

“O Porto Maravilha é o caminho natural de desenvolvimento do Rio de Janeiro. A opção feita pela Enel contribui para que a região se consolide como ponto de referência para outras grandes companhias, que buscam por espaços de alta qualidade, que proporcionam eficiência ao trabalho das equipes e qualidade de vida para os funcionários”, afirma Daniel Cherman, Presidente da Tishman Speyer no Brasil.

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE NA NOVA SEDE DO GRUPO ULTRA

Com mais de 80 anos de história, o Grupo Ultra é hoje responsável pelas marcas Ultragaz, Posto Ipiranga, Extrafarma, Oxiteno e Ultracargo. A trajetória do grupo sempre foi marcada pelo pioneirismo, combinando inovação com sustentabilidade, e a sede da empresa em São Paulo, hoje, reflete esses ideais. O projeto assinado pelo escritório de arquitetura Studio BR realizou o retrofit total do edifício com atenção ao uso sustentável e consciente dos recursos, e a integração da sede com o empreendimento vizinho, a matriz do Grupo Ultra. 

O resultado são 16 mil m do Edifício Margarida Igel com eficiência energética e detalhes pensados em projeto para a sinergia da Matriz, que é interligada por passarelas. Foram 16 meses de imersão da equipe da Studio BR para realizar todas as etapas do processo – Test Fit, projeto Arquitetônico Executivo, projetos Complementares, e finalização com o gerenciamento completo e a transformação do antigo edifício em um verdadeiro (e funcional) workplace.

O novo momento da Arquitetura Corporativa

Com projetos handmade, ou seja, com a participação ativa do cliente em todas as etapas, a Studio BR pratica uma arquitetura com valor agregado, otimização de custos e que beneficia o cliente acima de tudo, por isso, foram meses com uma equipe full time alocada, gerenciando todas as demandas, realizando o controle de budget e tempo de execução de obras.

Esse modelo, diferente dos projetos realizados em larga escala, que muitas vezes não levam em consideração todas as diversas atividades que cada departamento desempenha, absorveu os fluxos de trabalho e criou espaços singulares para impulsionar a produtividade dos colaboradores. Uma pesquisa realizada pelo próprio escritório de arquitetura mostra que a preocupação com a elaboração de ambientes adaptados às atividades e pessoas pode impulsionar em até 19%a produtividade das equipes de trabalho.

O destaque do projeto fica por conta do WorkCafé e restaurante localizados no térreo do edifício, a área se tornou o principal ponto de sinergia entre as equipes e colaboradores tanto da sede quanto da matriz do Grupo Ultra, nesse projeto que é marcado pela conexão. Dos 17 andares do edifício, dez pisos contam com conexão com o prédio vizinho, onde funciona a matriz, permitindo uma melhor relação de custo em deslocamentos e o aproveitamento das horas dos colaboradores.

Com isso, o Grupo Ultra se posicionou novamente como uma empresa que investe em inovação e sustentabilidade – já que a eficiência energética e hidráulica do projeto geram a economia de recursos naturais, além do bem-estar dos colaboradores que hoje contam com maior incidência de luz solar e a certeza de atuar em uma companhia que está de acordo com as melhores práticas de governança. Práticas essas, que agora são vistas por todos os ocupantes e visitantes do Edifício Margarida Igel – esse é a aplicação da nova arquitetura corporativa, traduzir os valores e o cotidiano da empresa no uso prático dos espaços.

Clique aqui para conferir o conteúdo na versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP