Black Friday - Congresso 2025
 

Arquitetura & Workplace

Soluções para espaços corporativos e projetos de arquitetura

Conteúdo publicado em 25 de setembro de 2019

SALAS ADAPTÁVEIS PARA AULAS INTERDISCIPLINARES

Com ateliês sem paredes e integração de turmas e disciplinas, a Universidade Positivo, de Curitiba (PR) inovou na forma de ensinar Arquitetura e Urbanismo. Inspirados em modelos já aplicados nos Estados Unidos e na Europa, em que os espaços de criação são diferentes de uma sala de aula convencional, os novos ateliês integrados do curso de graduação são amplos ambientes, divididos por biombos móveis, que permitem a adaptação a diversas atividades práticas e teóricas. Dessa forma, mais de uma disciplina pode ser aplicada de maneira simultânea, possibilitando um ensino itinerante, em que o professor escolhe o espaço da aula e o modifica conforme sua necessidade.

Segundo o Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Positivo, Rodolfo Sastre, ao contrário do que se imagina, essa integração espacial acabou aumentando a concentração dos estudantes. “Percebemos que os alunos estão mais focados e que, com a mudança, eles entendem que o espaço é pensado para as especificidades da prática de ensino de Arquitetura”, conta. Segundo ele, esse entendimento afetou também a sensação de pertencimento, resultando no fortalecimento da identidade do aluno com a instituição.

Além dos ateliês, a Universidade Positivo também transformou a matriz curricular do curso de Arquitetura, que agora prioriza o ensino por competências, unindo a teoria à prática, de forma interdisciplinar. Essa interdisciplinaridade se materializa também na organização espacial proposta. “Os alunos adoraram a possibilidade de, devido ao espaço aberto e compartilhado, poderem observar aulas dos outros anos e interagir com colegas de outras turmas no momento que as atividades estão sendo executadas”, explica Sastre.

BARIGUI BUSINESS CENTER É LEED PLATINUM

Idealizado para ser reconhecido como um dos empreendimentos corporativos mais promissores de Curitiba/PR, o Barigui Business Center (BBC), assinado pela Invescon, acaba de concluir o processo de certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), com reconhecimento na categoria máxima, a Platinum, que certifica a sustentabilidade do edifício de alto padrão e propaga a visão sobre o desempenho ao longo do ciclo de vida do mesmo.

Localizado na Rua General Mário Tourinho, 1.746, o empreendimento construído pela TEICH Construtora, do Grupo Laguna, foi desenvolvido para locação e conta com 16 pavimentos com infraestrutura de piso elevado, a maior laje da região, 600 m2 e 115 vagas de estacionamento rotativas. De acordo com Luís Napoleão Filho, CEO da Invescon, o BBC foi pensando para ter um baixo custo condominial e de manutenção, agregando assim maior retorno aos investidores e inquilinos.

Entre as características visíveis de sustentabilidade, destaque para a instalação de um telhado verde, o bicicletário para os ocupantes, vagas preferenciais para veículos eficientes e aproveitamento da iluminação natural. “Suas especificações foram projetadas para um desempenho energético superior, especialmente no tocante ao uso do ar condicionado, mas também na proteção de fachadas críticas e na área de vidro”, detalha o Empresário. Para se ter uma ideia sobre a eficiência energética do empreendimento, a economia de energia do BBC, comparada ao padrão de referência do LEED é maior em 34,4%. Já os painéis fotovoltaicos geram 10.307,22 kWh/ano, número que representa 5% do consumo de energia das áreas comuns do edifício.

Segundo o Engenheiro Ambiental João Vitor Gallo, do escritório Petinelli, para conseguir o crédito de empreendimento ambientalmente correto, foi implementado ao longo da obra do Barigui Business Center planos de controle da poluição, erosão, sedimentação de corpos hídricos e gerenciamento dos resíduos. “Todos os resíduos gerados durante a obra foram separados, alocados na central de resíduos, e destinados à reciclagem e reúso. Cerca de 98% dos materiais foram desviados de aterros sanitários”, destaca Gallo. Ainda nesse quesito, 11,53% dos materiais incorporados no edifício possuem conteúdo reciclado e 21,11% possuem conteúdo regional extraídos e manufaturados dentro de um raio de 800 km da obra. Além desse cuidado, 63,57% de toda madeira permanentemente instalada no BBC possui certificado Forest Stewardship Council (FSC), que garante o corte correto e o manejo florestal. Por fim, todas as tintas e adesivos utilizados possuem baixo Composto Orgânico Volátil (COV).

Escolhidos além da estética, priorizando a funcionalidade e a sustentabilidade, todos os metais e louças instalados nos banheiros do BBC possuem baixa vazão de água e fechamento automático. “Taticamente, água de chuva e águas cinzas (provenientes das torneiras e chuveiros) são tratadas e reutilizadas para as descargas dos vasos sanitários e mictórios”, explica o Engenheiro Ambiental. Por fim, a economia global de água potável do BBC, quando comparado ao padrão de referência do LEED, é de 73,15%.

Clique aqui para conferir a versão digital com fotos.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP