Por Paula Caires
Conteúdo publicado em 25 de setembro de 2019
Depois de quase um ano do anúncio de um novo formato societário entre a BB Seguridade, holding de seguros e capitalização do Banco do Brasil, e a seguradora espanhola Mapfre, em novembro do ano passado as mudanças foram oficializadas com a aprovação da Superintendência de Seguros Privados (Susep) – a última necessária para conclusão dos trâmites legais.
Na Brasilseg, empresa da BB Seguros que se dedica à comercialização de seguros de Vida, Habitacional, Rural e Massificados (Residencial, Empresarial e Condomínio) nos canais do Banco do Brasil, o time de facilities entrou em campo para imprimir o novo momento no espaço físico e marcar o início de uma nova etapa. Assim explica o Gerente de Infra Patrimonial e Serviços Administrativos, Eliezer Goes, que esteve à frente das mudanças físicas: “seguimos agora um outro caminho, como uma empresa menor, com apenas um presidente e, portanto, com mais facilidade para tomada de decisões”.
Por outro lado, o desafio de mais cobrança por resultados e eficiência em um empreendimento que já é certificado Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Gold Core & Shell e CI. “Nosso foco será os detalhes. Buscar otimização de processos e inovações para aumentar a produtividade e trazer economias. Queremos encontrar pequenos detalhes na operação que possam contribuir com o resultado”, explica ele, citando como exemplo duas mudanças já implantadas: o apagar das luzes uma hora mais cedo, das 22h para as 21h e o acionamento do ar condicionado periférico mais tarde nos dias mais frios”. Pequenas ações que, somadas ao longo do ano, podem gerar uma boa economia.
Para o Superintendente Executivo de Administração, Jorge Felix Fernandez Herrera, o desafio está em, como parte de uma equipe, criar uma nova empresa e moldar a sua cultura. “Isso é desafiador. Estamos formando equipes em busca do mesmo objetivo e estabelecendo indicadores para todos. Em especial, fornecer aos clientes a melhor experiência em cuidado e proteção, do App à agência, do campo à cidade, de pessoas a empresas, pois o que funciona bem para o cliente, funciona para nós”, declarou.
As mudanças não são apenas operacionais. Parte da missão de Goes foi traduzir a cultura da empresa no workplace por meio de pequenas mudanças estruturais e de ações nos oito andares onde ficou a Brasilseg, do 24º ao 31º, com uma população de cerca de 700 colaboradores. “Transparência” e “confiança” foram as duas palavras-chaves.
Antes chamado de andar da presidência, o 30º andar agora é o do “colegiado”, reunindo o presidente e os diretores das diferentes áreas separados apenas por divisórias de vidro na lateral. A sala do presidente, que era exclusiva e privativa, agora conta com uma parede de vidro que dá visão a todo espaço. “Queríamos traduzir um dos nossos valores, a ‘transparência’”, observa o Gerente.
Os demais colaboradores, por sua vez, ganharam um espaço de convivência que também traz consigo evidências dessa nova cultura que a empresa busca promover entre seu público interno. No 25° andar, a área do café, que era restrita aos treinamentos, foi integrada à área que era destinada à expedição, formando 270 m com mesas, cadeiras, seis micro-ondas, três geladeiras para quem quiser levar sua comida de casa, uma gôndola de snacks e uma geladeira de refeições da Vya, que se encarrega de fazer o abastecimento diário de pratos de comidas frescas. O colaborador escolhe e pega o seu prato, sem intermediários, e paga diretamente pelo aplicativo ou por cartão. “Antes só tínhamos vending machines, agora fica tudo exposto e acessível, sem trancas e controle. Apenas na base da confiança. A pessoa pega e ela mesma paga. Queremos aplicar na prática o conceito de ‘confiança’, que assim como o de ‘transparência’, temos frisado muito em nosso dia a dia”, afirma.
A preocupação com o bem-estar também está no centro do trabalho de Goes durante todo o processo, desde a forma como a mudança da equipe foi feita (em apenas um final de semana), até a criação desse novo espaço, que traz opções saudáveis de comida para um público cada vez mais preocupado com a qualidade de vida. A iniciativa ainda está presente nas ações de outras áreas, como a busca pela melhoria da relação com o entorno, a exemplo da assinatura do Gympass para os colaboradores, para uso de uma rede de academias.
Antes, restrito às equipes de inovação, o InovaLab teve agora seu acesso democratizado. O espaço conta com uma arquitetura diferenciada, com linhas orgânicas, que torna o ambiente menos formal, voltado a equipes de trabalho que buscam um local que inspire mais criatividade. Inspirados em metodologias ágeis, post-its, lousas e mobiliário diferenciado convidam ao trabalho mais colaborativo e criativo. As demais áreas não tiveram grandes mudanças: espaços abertos, pequenas salas para trabalhos que exigem mais concentração ou privacidade, salas de reuniões formais e informais, e o Welcome Coffee para acolhimento do visitante na entrada de cada andar.
Na fachada, as duas marcas continuam presentes, mas de forma independente. Na operação das áreas comuns, também. Assim como a recepção, que é exclusiva das duas companhias, e o serviço de segurança.
O novo acordo
Em novembro do ano passado, foi anunciada a aprovação da Susep ao contrato definitivo com as novas regras que regularão a relação entre as sócias BB Seguridade e Mapfre, concluindo a reestruturação iniciada em 2017, cinco anos após o início da sociedade. A transação já tinha sido aprovada pelo Banco Central.
A Mapfre adquiriu 100% dos negócios gerados pela Rede de Corretores e Affinities, e 100% dos negócios de Automóvel e Grandes Riscos. Por meio do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, as empresas se manterão sócias no canal de distribuição banco nos negócios de Vida, Prestamista, Habitacional, Rural, Residencial, Empresarial, Massificados e DPVAT, até 2031, “sem grandes alterações em relação ao acordo inicial”, segundo a nota oficial.
|
Clique aqui para conferir a versão digital com fotos.