Um olhar exponencial para FM
Em sua 16ª edição, Congresso INFRA levou cases, experiências e perspectivas de diferentes profissionais e empresas para mais de 800 congressistas, em dois dias de evento em São PauloPor Érica Marcondes, Léa Lobo e Paula Caires
Conteúdo publicado em 12 de agosto de 2019
Com o tema “um olhar exponencial para FM”, o 16° Congresso INFRA SP, realizado em São Paulo nos dias 24 e 25 de julho, levou aos mais de 800 profissionais do setor o atual cenário de transformações, bem como seus desafios e oportunidades.
A abertura do congresso começou com Gessé Camargo que fez uma emocionante homenagem a John Paz, fundador da John Richard, por toda a sua contribuição e papel fundamental para a disseminação do conceito de Facilities Management no Brasil, bandeira levantada também pela diretora de conteúdo da revista INFRA, Léa Lobo, que abriu o evento convidando todos a integrarem o comitê da ABNT pela normalização da profissão no País.
Ao lembrar toda a evolução do conceito, de 20 anos pra cá, Léa destacou como imutável e essencial a primazia das pessoas no universo do facility manager. “A inovação é feita pela e para as pessoas. A partir delas e para elas é que projetamos novas realidades. Precisamos tê-las no centro de tudo. Não entender ou não atender a real necessidade das pessoas é a maior ameaça a qualquer projeto”, destacou.
O entendimento holístico da organização, considerando-a como parte do mundo externo, a necessidade de superar medos, de mudar e a proatividade para lidar com as mudanças foram algumas das mensagens passadas por Léa aos profissionais. Características também importantes para que se “esteja no comando de sua própria trajetória profissional”.
O diretor geral da RL Higiene e fundador e atual presidente do Conselho Deliberativo da Allia Higiene, Ricardo Vacaro, e a coordenadora da área de infraestrutura do Sesc São Paulo, Irimar Palombo, presidiram as palestras no primeiro dia de evento, enquanto o diretor de operações da CBRE, Alessandro do Carmo, e o gerente corporativo do Grupo Fleury, Clóvis Porto, foram os moderadores do segundo dia de aprendizados intensos, os quais você confere em resumo a seguir:
Palestras
A vida como ela é
O sócio na Semco Partners, Jorge Luiz de Lima, trouxe o seu olhar realista a partir da prática e vivência profissionais. “Tenho uma notícia ruim e uma boa pra começar. A ruim é que estamos no meio do caos. A boa é que, como mostra a história, as grandes transformações vieram de grandes crises”, afirmou.
Para Lima, vivemos em uma época de esgotamentos. Seja dos modelos econômicos, a exemplo das crises do capitalismo e do socialismo, ou dos modelos políticos, como comprovam as novas lideranças que não tinham histórico algum. Nas organizações, temos o problema de inovação. “Como viemos de modismos, corremos o risco de achar que a inovação também o é. Mas não é, porque acoplada a ela vem a mudança de comportamento”, explicou ele, acrescentando, ainda, a inversão da pirâmide populacional que já está ocorrendo. “Como vamos acomodar diferentes gerações nas empresas? E precisamos, pois essa diversidade é necessária”.
Ao final, uma provocação: “o que fizemos de inovação na área nos últimos 10 anos? O grande desafio é inovar... e a inovação é diária. Tenho que me perguntar todo dia porque e como faço o que faço”.
Estacionamento e mobilidade
As perguntas foram justamente o direcionador da apresentação do CEO da Estapar, André Iasi, que trouxe à pauta o impacto das transformações no estacionamento, demonstrando, por meio de cases de sucesso, como a maturidade para encarar os desafios, a atenção às mudanças e o olhar visionário fazem a diferença para criar soluções que se adaptem à nova realidade, transformando os desafios em oportunidades.
Para ele, a mobilidade urbana é um grande ecossistema formado por diversos modais que se conectam, com diferentes particularidades em cada cidade, e que envolve vários stakeholders, desde o poder público a empresas de aplicativos, incluindo as novas soluções que surgem em resposta à ineficiência do poder público. “Elas são bem-vindas, mas precisam se harmonizar com o todo para que não sejam criados novos problemas”, observou.
Nesse contexto, o futuro do estacionamento é fundamental. “De 2009 a 2017, a frota de carros cresceu de 34 milhões para 53 milhões de veículos e o crescimento continua, mesmo com aplicativo e outras soluções. Até 2035 a população urbana vai de 3 bilhões para 5 bilhões”, contextualizou ele.
Cases de sucesso em centrais de relacionamentos
O diretor de infraestrutura da Atento, André Bresciani, trouxe a experiência de dois cases de transformações realizada pela empresa.
O primeiro foi o novo projeto de workplace em uma central de 8 mil m, que quebrou completamente o padrão anterior, com o objetivo de oferecer um ambiente agradável aos colaboradores.
Mas para o verdadeiro sucesso do projeto, Bresciani destacou a importância da gestão assistida, a mudança de comportamento e as adaptações necessárias, que só foram possíveis devido à observação constante de como as pessoas interagem com o espaço. “Nessa jornada de inovação é importante vivenciar a implementação para saber se o que foi feito está atendendo à expectativa e tendo resultado. O erro faz parte. O importante é percebê-lo e corrigi-lo rapidamente”, recomendou.
O segundo case foi a da recuperação de uma central de atendimento de 5 mil m em Porto Rico que havia sido destruída por um furacão. Mais uma vez, ouvir as pessoas fez toda a diferença. “A importância da escuta ativa, a que você ouve para entender e não para responder”, observou.
A experiência em uma emissora de TV
A gestora administrativa do canal de esportes ESPN Brasil, Ana Cristina Vidal, compartilhou os desafios de atuar em um negócio crítico, que não para nunca, em um prédio com mais de 70 anos de existência, composto pela junção de cinco casas, situado em um bairro residencial de São Paulo (Sumaré) e com forte incidência de vento.
Mesmo com essas variáveis, Ana encabeçou diversos projetos de melhorias, adaptando-se à realidade bastante particular do prédio e da natureza do negócio. Para colocar em ação o projeto de acessibilidade, a reforma da recepção, a instalação do sistema de sprinkler, a troca de sistema de refrigeração e a reforma dos banheiros, foi elementar a comunicação constante com áreas pares, com a comunidade no entorno, com órgãos reguladores e com fornecedores. “No meio do processo encontramos paredes com 1,5 metro de largura, o que muda completamente o tempo e o preço projetados”, lembrou ela, destacando o fornecedor como parceiro, que entendeu a situação e seguiu com o programado. Um bid detalhado, com o máximo de informações e com as restrições mapeadas também, é um meio de mitigar os problemas.
O global facilities management
E como integrar as mudanças envolvendo empresas com mais de 100 e 200 anos, em uma escala global? O gerente de projetos e manutenção para facilities services e real estate na América Latina da Corteva Agriscience, Daniel Barbosa, abordou os desafios e a maneira como a área de facilities vem superando-os.
Parte da equipe responsável por 25 sites só no Brasil, sendo 40 na América Latina, Barbosa elenca como pilares de alta performance um bom escopo, custos justos, excelência nos processos, com revisão deles de tempo em tempo, ter pessoas certas nos lugares certos, indicadores e controles eficientes e melhorias contínuas promovidas por meio de treinamentos.
A partir de sua experiência e detalhando alguns dos projetos realizados, ele pontuou recomendações para os profissionais que buscam alta performance, como iniciativa de inovação, a importância de recursos e equipamentos de ponta, a permissão ao erro, já que não há inovação sem erros, o planejamento, tendo em vista sempre um plano vivo e dinâmico e, ao final, uma mensagem especial para a carreira dos profissionais de facilities: “Saibam divulgar os resultados de vocês”.
Os inimigos invisíveis da eficiência energética
Por meio de exemplos, o gerente da administração da Fiesp, Alberto Passos, mostrou como é possível reduzir custos, sem ações drásticas, como redução de pessoal.
O primeiro passo é o monitoramento. “Descobrimos que 41% do consumo de energia era do ar condicionado, então mapeamos todo o edifício para fazermos o plano de ação”, contou ele. Assim, foi feito o retrofit do ar, a instalação do novo sistema de condensação e do sistema de energia fotovoltaica, com projeto para que o edifício todo seja sustentável no futuro, além da modulação do projeto para substituição do sistema de iluminação.
Mas a caça às bruxas não parou. Com a ajuda de equipamentos de monitoração outros consumos invisíveis foram detectados, o que possibilitou, por exemplo, uma economia estimada em R$ 900 mil apenas com a diminuição da rotação do ar. E a busca continuava. Como um quarto do consumo estava a noite, foram tiradas todas as cargas possíveis desse turno para um novo monitoramento, que demonstrou 7% de consumo invisível advindos de computadores ligados - um gasto de R$ 16 mil por mês. Só na hora do almoço, eles representam R$ 2 mil por mês.
O case de terceirização de limpeza profissional em shopping
Estimulados por um cenário extremamente complexo e desafiador, os shopping centers estão tendo que se reinventar. Parte desse processo na Ancar Ivanhoe se deu pela mudança do modelo de equipes totalmente orgânico, pautado nos valores e princípios da empresa, para o modelo de terceirização. “Mudamos nosso posicionamento, pois não se pode ter certezas cravadas em shopping”, contextualizou o coordenador corporativo de limpeza profissional da empresa, Francisco Paulo, que apresentou o case.
Em 2019, 89% das equipes são terceirizadas, o que representa um saving de R$ 3 milhões ao ano. A empresa foi a primeira do segmento a fazer teste microbiológico em áreas críticas, a utilizar água ozonizada, entre outras conquistas, fruto de uma gestão próxima aos fornecedores, pautada em todo o know-how construído in house durante os anos em que o trabalho era feito internamente, pois a empresa já tinha SLA’s, KPIs, normas, manuais e infraestrutura bem definidos, criados a partir da vivência do dia a dia e da experiência prática. “Além da cláusula de inovação que aprendi aqui no evento da INFRA e que passou a integrar os contratos”, acrescentou.
E como se destacar?
Se por um lado as pessoas são o principal ativo em uma organização e, portanto, precisam ser cuidadas, por outro, elas também precisam cuidar de suas carreiras para se manterem relevantes e competitivas. Essa foi a mensagem inicial do presidente, board advisor e headhunter da Prime Talent, David Braga.
Braga apresentou o atual cenário brasileiro de mercado de trabalho e as tendências mundiais, como a substituição de 47% dos cargos atuais por inteligência artificial até 2030, as 133 milhões de novas posições que devem surgir até 2022 ou até mesmo a estimativa de que 65% das crianças terão empregos que ainda nem existem.
Durante a apresentação, ele também deu diversas dicas sobre comportamentos, habilidades e 15 competências que ajudam o profissional a se destacar no mundo de hoje, altamente mutável e competitivo. “Pelo menos 80% dos executivos trocados no Brasil foram por falta de inciativa e isso vai se manter”, destacou.
Mas como desenvolver ou aprimorar esses atributos sem conhecer a si próprio? “É impossível se destacar e ter êxito na vida pessoal e profissional se você não se conhece”, alertou.
Lean em facilities management
Inspirado pela agilidade e eficiência das lean startups, o gerente executivo na CI&T, Cristiano Gimenes, começou um processo de transformação, que, como ele destaca, não se inicia pela mudança da cultura, mas das ações, que em um modelo de pirâmide invertida, desce para os valores e atitudes para, só então, modificar a cultura.
Ele deu alguns exemplos de práticas e seus impactos no dia a dia e nos resultados da companhia, como o “situation wall” – um quadro de gestão visual, o “value streaming map” – uma maneira simples e colaborativa de mapear a cadeia de valor, e o “A3 thinking” – uma ferramenta poderosa para estruturar e pensar o problema e a solução. Com ferramentas ágeis e colaborativas como essas foi possível, por exemplo, projetar a nova planta de um site em apenas cinco dias. “Identifique um problema e entenda-o, sem pensar na solução logo de cara, elabore as hipóteses e aplique-as por meio de Minimum Viable Product (MVP), que é mais barato e possível de se testar rapidamente, e faça isso de maneira estruturada”, sugeriu.
Sustentabilidade na Shell
Com o apoio da diretoria e uma forma de desafiar constantemente a si, a equipe e os fornecedores, a facility manager para os sites latino-americanos de real estate na Shell, Ana Claudia Machado, deu início a um projeto de sustentabilidade, selecionando sete dos 17 objetivos traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Ana Cláudia apresentou 11 ações, começando por iniciativas aparentemente simples, como a redução do consumo de plástico e de papel, que eram de 80 mil copos e mais de 14 mil sacos plásticos por mês.
Outro exemplo foi a troca do sistema de iluminação. Diante das dificuldades apresentadas, como o custo, ela propôs uma busca de parceiros que aceitassem executar o projeto tendo como contrapartida um grande percentual da economia gerada. Apesar da resistência inicial da área responsável, foram encontradas três empresas que aceitaram o desafio. Assim, a troca e padronização da iluminação de 26 sites foi feita sem custo. A troca da limpeza do carpete, que ficou 12,5% mais barata, com 99,5% menos uso de água, menor consumo de energia, e com aumento da qualidade microbiológica, é outro exemplo de destaque.
Transformação digital e o impacto em FM
O global head of workplace e corporate real estate South America na ABB, Alexandre Teixeira, deu um overview acerca das transformações que já estamos vivenciando, com a pergunta: “estamos preparados?”
Para Teixeira, a chave da mudança é a quebra de paradigma, lembrando que o foco do facilities management é, e deve ser cada vez mais, as pessoas. “Dez por cento dos custos de uma organização são de FM e 90% são de pessoal, mas tudo em facilities impacta as pessoas, como a localização na atração e retenção de talentos, e o layout na produtividade - o aumento de CO no ambiente reduz entre 15% e 50% a cognição e em 12% a produtividade”, exemplificou.
Paralelamente, ele destacou a importância de agir e mudar. “A partir de análise de workplace, posso afirmar que, tirando call center e consultoria, só usamos 50% das estações de trabalho, apenas 7% da área de vendas fica dentro da empresa, o gerente fica boa parte do tempo fora da sala... tudo isso é uma mina de dinheiro”, elencou ele, garantindo uma economia de 40% apenas com a modernização de layout.
A importância da comunicação para o FM do século XXI
A mensagem do CEO da Supreme Educators Idiomas Brazil, Kingsley Adeshina, foi direta: “se você acha que comunicação não tem a ver com a sua área, você está enganado. Você está no século 16”. Para embasar a sua afirmação, Adeshina apresentou uma pirâmide que divide o corpo de uma organização, tendo o plano estratégico no topo, o plano tático no centro, e o plano operacional na base. “A maioria de vocês aqui presente está no nível tático, que é justamente o que faz a interligação entre o topo e a base. A pergunta é: qual a habilidade mais importante para as pessoas desse nível? Com certeza é comunicação”, afirmou ele, acrescentando que, “não adianta ser profissional, ter experiência e competências técnicas, pois se a pessoa não souber comunicar, ela não terá êxito”.
Para ele, investir no desenvolvimento dessa habilidade é, portanto, fundamental. Assim como planejar o discurso e ter coragem e confiança. “O leão não é o maior, nem o mais forte, mais alto, mais inteligente ou mais rápido da floresta, mesmo assim ele é o rei, porque ele tem coragem”, ilustrou.
O case CVC home based
A coordenadora de facilities na CVC Corp, Gisele Rosa, e o gestor de gastos e compras do Grupo CVC, Elton Gonçalves, apresentaram o conceito de home based, como uma evolução do home office, e como a CVC tem implantado essa nova estrutura, desde 2016, quando surgiu a necessidade de reduzir custos. Otimização de espaços, redução de turnover e de absenteísmo, além da promoção de inclusão social foram outros fatores motivadores.
Segundo Gisele, a primeira coisa a ser observada é a viabilidade do formato para a área e para o perfil de cada pessoa. Além disso, são necessários processos estáveis, medidos e acompanhados com metas claras, estabilidade, com medição de desempenho e de resultado, adaptação do pessoal com capacidade e cultura da produtividade, e tecnologia.
A implementação se deu por meio de três pilares (tecnologias, processos e pessoas) e em quatro etapas: desenho da operação; construção; projeto piloto; e migração. A produtividade aumentou entre 16% e 22%, índices similares aos observados na análise de bench market, e até o final do ano que vem serão mais de 500 operadores trabalhando em casa.
Mudanças corporativas, mudanças profissionais
O gerente de serviços e patrimônio do Banco Pine, Lucas Iak, compartilhou sua experiência com mudanças. Por um lado, de carreira, saindo da atuação em startups de tecnologia para o mercado financeiro. Por outro, organizacional, fazendo parte de um projeto de reposicionamento.
A necessidade de adaptação, a coragem em encarar novos desafios, a vontade de impactar positivamente a vida das pessoas e a escuta ativa são alguns pontos que fizeram a diferença e transformaram as mudanças em resultados positivos, para ele e para a empresa. “Sinto-me realizado quando ouço do diretor de TI que a produtividade do time de tecnologia aumentou 22%, acima dos 14% que estava previsto, e que agora conseguimos suportar novos negócios, novas linhas de produtos, sem aumentar o time, só por ter espaços mais diferenciados, ou quando ouço da diretora de RH que o nível de satisfação, segundo pesquisa interna, aumentou”, comemora.
Depois dos resultados com a mudança de workplace, novos desafios: gerir um passivo de quase R$ 1 bilhão em imóveis. “Pensei: legal, pois vou de uma área de centro de custo para área de centro de monetização”.
Modelagem de FM no Ministério da Economia
O poder público é um dos maiores compradores do País, mas seu tamanho, histórico e legislação torna ainda mais complexo o desafio da transformação em prol da eficiência. “Nos próximos 5 anos vamos gastar R$ 30 bilhões só com facilities service, então, estamos pensando em como gastar bem e melhor esse valor”, contou o coordenador geral de estratégias de contratações na Central de Compras do Governo Federal, Franklin Brasil Santos. Algumas mudanças já foram implantadas, como a compra direta de passagens aéreas, o sistema taxigov para simplificar e otimizar os meios de locomoção, que reduziu em 62% o gasto com esse serviço, o almoxarifado virtual por meio de app, que reduziu de 4 mil tipos de itens para 50, visando até a desocupação de áreas utilizadas como estoque. “Esperávamos gastar R$ 6 milhões em 12 meses e, com 6 meses, não chegamos a 1 milhão”.
Dois novos projetos que estão em andamento também foram apresentados, para os quais, Santos pediu a ajuda dos profissionais e empresas presentes. São eles, a gestão contratual integrada de serviços de limpeza e conservação e a gestão integrada de facilities.
VISITAS MONITORADAS | Por Érica Marcondes
TOTVS (Centro Empresarial Sêneca)
Com mais de 62 mil m2 de área construída, o site da TOTVS concentra cerca de 3,5 mil funcionários. A construção da sede inaugurada em 2017 foi pensada para ser sustentável. O projeto conta uma enorme fachada orgânico fotovoltaico, capaz de economizar energia suficiente para abastecer um andar inteiro do edifício. Outra característica é que 80% do esgoto gerado é tratado e reutilizado para a rega de jardins. Além disso, o Workplace que adotou o conceito de escritório open space é bastante diferenciado e permite aos colaboradores compartilharem informações de forma colaborativa e conectada. Os espaços contemplam salas de reuniões descontraídas com puffs, mesas e cadeiras de balanço, além de núcleos de salas de reuniões e atendimento, seja via celular ou vídeo.
Nossos anfitriões
Fabiana Carrano (Facilities Brasil), Douglas Iesca (Analista de Facilities) e Clara de Jesus (Facilities Manutenção e Projetos).
UNIDADE SESC GUARULHOS
Situada na Rua Guilherme Lino dos Santos, 1.200 – Guarulhos, segunda cidade mais populosa do Estado de São Paulo e, por conta de sua localização estratégica, já nasce com vocação para ser um ponto de encontro de toda a região. O projeto da Dal Pian Arquitetos se estrutura no entorno de uma grande praça de convivência que recepciona os visitantes, além de concentrar, articular e distribuir as diversas atividades complementares do complexo.
Esse espaço é arborizado, transparente e permeável às perspectivas externas. Uma praça integradora que expõe os acontecimentos do edifício e incorpora a paisagem circundante a seus ambientes internos. Entre os exemplos da construção sustentável do Sesc Guarulhos está uma estação de tratamento de esgoto, cobertura verde e placas solares para aquecimento da água da piscina e dos chuveiros, além do reaproveitamento do calor residual do sistema de ar-condicionado também para o aquecimento da água.
O Edifício é composto por subsolo, térreo, 1º e 2º pavimentos. Possui terreno com área de 22.017 m e área construída coberta: 30.000 m. A obra segue padrões de conservação ambiental dentro dos parâmetros definidos pelo Selo LEED categoria Gold, concedido a construções sustentáveis, além da Certificação de Eficiência Energética (Selo Procel), que atesta a eficiência energética da construção.
Desde a inauguração, maio/2019, já passaram pela unidade 348.384 pessoas, com uma média de 5.500/dia, que puderem usufruir de espaços como:
Teatro com 349 lugares, Estacionamento com 315 vagas, Central de Atendimento, 06 consultório de Clínica Odontológica, Conjunto Aquático com 3 piscinas, Ginásio Coberto, Quadra Poliesportiva Descoberta, Campo de Futebol Society, Quadra de Tênis, Pista de Cooper, Espaço Brincar, E.T.A., Biblioteca, Centro de Educação Ambiental, Comedoria/Lanchonete, Loja Sesc, Centro de Formação Musical, Sala G.M.F., Salas de Múltiplo Uso, Sala de Exposições, e extensa Área de Convivência.
A edificação contempla algumas obras de artistas renomados. Na entrada principal, o visitante já admira uma obra de Carlito Carvalhosa. Na lateral da edificação outra obra de Eduardo Frota (Carretéis, 2018) e na fachada da entrada principal uma Árvore do Conhecimento, 2011, do artista Servulo Esmeraldo.
Nossos anfitriões
Irimar Palombo (Coordenadora de Infraestrutura na Gerência de Engenharia e Infraestrutura do SESC) e sua equipe de engenheiros da unidade Guarulhos: Rodrigo Sávio, Izaides Junior, Valmir da Silva e Alexandre D`Elia.
SHOPPING PARQUE DA CIDADE
Como conceito – e diferencial – ele é o primeiro Life Center do Brasil: conjuga as facilidades, o conforto e os serviços de um shopping com o ambiente tranquilo e saudável de um parque. O Shopping está inserido dentro de um projeto multifuncional de mesmo nome, inovador, que integra mais 9 edificações – 6 torres comerciais e 2 residenciais – e o hotel com a bandeira Four Seasons, a uma área aberta ao público e a um parque totalizando mais de 80 mil m. O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório de arquitetura Aflalo & Gasperini, privilegia os espaços amplos em linhas retas, divididos em dois blocos de três pisos, com iluminação natural, num trajeto prático e fácil de circulação pelas lojas. Ele segue todos os preceitos de sustentabilidade, percebidos até no conceito de implantação, que afirma o caráter sustentável, e o tornam elegível aos certificados mais importantes da categoria, inclusive gerando impactos positivos também no entorno.
Nossos anfitriões
Raul Menezes; gerente de operações, Felipe Giovane; coordenador de operações pela Enashopp e equipe.
COMPLEXO CORPORATIVO WT MORUMBI
Possui localização estratégica entre algumas das principais avenidas da cidade de São Paulo: Marginal Pinheiros, Roberto Marinho, Roque Petroni Jr., Bandeirantes, Luis Carlos Berrini, Faria Lima e Nações Unidas. Sua construção possui as mais modernas especificações técnicas com elementos sustentáveis e pré-requisitos de certificação LEED. Os 160 mil metros quadrados de área construída em padrão ‘Triple A’ do WT Morumbi surpreendem pela arquitetura única e singular: seu grande vão, suas alas interligadas por passarelas suspensas e os acessos aos elevadores privativos que seguem a tendência contemporânea mundial. O edifício conta também com uma infraestrutura predial para suportar a grande ocupação e operação do empreendimento, incluindo geradores de energia com cogeração a gás, 40 elevadores, 10 escadas rolantes, torres de resfriamento, BMS/automação, central de monitoramento, reservatórios pra reuso, sistemas de irrigação, entre outros.
Nossos anfitriões
Lamberto Grinover (gerente sênior de propriedade pela Brookfield (ausente na foto); Ronaldo Mazarotto, Cynthia Sartori, Helen Borges (todos da gerenciadora Cushman & Wakefield)
CENESP – Centro Empresarial de São Paulo
O Centro Empresarial de São Paulo (Cenesp), que é considerado um complexo pioneiro em sofisticação e grandeza na cidade de São Paulo. Com 42 anos de existência, contempla uma estrutura de uma pequena cidade, abrangendo tudo que um condomínio corporativo precisa em um só lugar. São seis torres de escritórios distribuídos em um terreno de mais de 250 mil m, o complexo possui mais de cem lojas e serviços, além de 185 mil m de jardim, tornando-se assim um centro de convivência e bem-estar.
O complexo disponibiliza uma gama de serviços de manutenção, projetos, telefonia, acessibilidade, bombeiros, segurança e um atendimento ideal para todos que dele usufruem. As torres de escritórios possuem oito andares cada, com lajes de 3.033 m de área total e uma torre central com dois andares, onde está localizado um complexo com centro de eventos, com capacidade para 450 pessoas e uma infraestrutura de comércio e serviços. São quase 410 mil m de área construída e aproximadamente 250 mil m de área útil locável.
Nossos anfitriões
José Ernesto Fogo Filho (Síndico pela Insight Gestão de Condomínios) e equipe
Patrocinadores 16º Congresso INFRA | Por Érica Marcondes
“Baseados em tendências mundiais e por compreendermos as necessidades dos profissionais do setor, acreditamos que a nossa principal contribuição para o desenvolvimento do segmento é por meio das fortes parcerias que temos com instituições relevantes em facilities management e principalmente por garantirmos a prestação de serviços, facilidade de operações e entrega de soluções com alta expertise e valor agregado. Muito mais do que espaços inovadores, entregamos projetos precisos e que ao mesmo tempo superam as expectativas de nossos clientes com espaços colaborativos, para descompressão, que promovem o acolhimento e incentivam a produtividade e criatividade de todos. Sobre o evento, entendemos que o Congresso e Expo INFRA é um dos mais relevantes do setor, reunindo profissionais conceituados, influentes e tomadores de decisão no processo de mudanças e melhorias nos espaços de trabalho das organizações. O conteúdo de valor compartilhado nas palestras traz aos participantes importantes reflexões e tendências sobre o futuro do segmento”, fala Sérgio Athié, arquiteto e sócio-fundador da Athié Wohnrath.
“Com mais de 100 anos de experiências somadas e muitas conquistas durante suas histórias, Flexform e Rivera firmam uma união baseada no conceito de joint-venture, que vai muito além de uma parceria. Ela vem complementar o que as nossas empresas têm de melhor a oferecer ao mercado, atendendo as necessidades de clientes e parceiros com agilidade no atendimento pré e pós-venda, design integrado de produtos, otimização nos prazos e assistência técnica. Decidimos estabelecer esta parceria, pois são duas empresas com alta especialização nos seus produtos, grande capacidade produtiva e o principal, a afinidade e a amizade, que geram uma relação de confiança muito forte e garantem o sucesso”, destaca Pascoal Iannoni, Presidente da Flexform. “A Flexform já participou de mais de três edições da INFRA, e esta será a primeira participação da Rivera. Nos preocupamos em entender cuidadosamente as necessidades dos nossos clientes, pensando em questões de espaço físico que propiciem bem-estar, funcionalidade e ergonomia, sempre considerando o investimento e a durabilidade”, completa Salvador Brambilla, Presidente da Rivera.
“Há cinco anos patrocinamos os Eventos INFRA, pois entendemos que é uma referência no setor. Neste ano, destacamos a nossa ferramenta de otimização: o monitoramento inteligente dos equipamentos, através do qual os dados são capturados, transmitidos, armazenados e analisados em tempo real. Assim é possível efetuar a detecção prematura de anomalias com a indicação do diagnóstico baseado em uma tendência, efetuar revisões em padrões de operação dos equipamentos com maior confiabilidade, prescrever planos de manutenção para um reparo mais eficaz, aumentar a disponibilidade dos equipamentos e reduzir custos no gerenciamento da manutenção bem como aumentar a segurança na prevenção de acidentes, consolidando o conceito de manutenção preditiva”, explica Leonardo Velasco Ribeiro, Gerente Comercial de Facilities e O&M da ENGIE Brasil Serviços de Energia.
“Já somos parceiros da INFRA há algum tempo e ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. Estar presente neste evento como patrocinador nos permite fortalecer a marca Gocil e o nosso posicionamento de aliar tecnologias com a ação humana, além de ser um excelente ambiente para networking com nossos clientes e prospects. O contato direto com o público permite analisar a prestação de serviços por outra ótica, o que é enriquecedor para qualquer negócio. Foi possível estar frente a frente com diversos usuários e players e, assim, capturar as necessidades e obter insights a respeito das tendências deste mercado. Oportunidade única para fortalecer as relações da empresa com o segmento, o evento nos surpreendeu ainda mais nesta edição – não só pela qualidade do público-visitante na Expo mas também pelo alto nível das palestras apresentadas no Congresso”, diz a Diretora Comercial da Gocil, Roberta Lima.
Com a palavra, os patrocinadores...
“Há mais de 27 anos no mercado, a IT’S Informov é referência em arquitetura, engenharia e design para o mercado corporativo, com atuação em todo o país. Nossa missão é dar vida a projetos arquitetônicos disruptivos e autênticos, com agilidade, cuidado e compromisso, colocando o ser humano como protagonista em tudo que faz. Valorizamos a importância do profissional de facilities management, procurando estar sempre próximo deles para entender suas necessidades e propor as melhores soluções para seus espaços de trabalho. Somado a isso, há alguns anos acreditamos e patrocinamos esse projeto da INFRA. Como reflexo dessa parceria e com a mudança de branding e novo posicionamento da nossa empresa, além do espaço tradicional de café, trouxemos para o ambiente da Expo um segundo estande que teve a proposta de mostrar nossos principais cases e onde a tecnologia pôde proporcionar uma experiência diferente sobre o universo IT’S ao visitante/congressista”, fala o Diretor Executivo da IT’S Informov, Murilo Laerte Toporcov.
“A John Richard é a solução de mobiliário para as empresas terem flexibilidade no workplace. Em tempos de mudanças frequentes no ambiente de trabalho e também nas formas de trabalhar, nossa expertise de mais de 20 anos oferecendo mobiliário sob demanda é cada vez mais relevante. Como atuamos em todo o País, com 7 unidades próprias, e fazemos parte da CORT Global Network (rede global de locadoras de móveis), percebemos que repensar os espaços com abertura para modificações rápidas é uma força inevitável e que está avançando em todo o mundo. Patrocinadores do Congresso INFRA há muitos anos, a John Richard pôde mais uma vez mostrar as suas soluções e estar muito próxima do segmento de Facility Management. Sempre temos um retorno muito positivo com os encontros, e neste ano não foi diferente, além de poder compartilhar conhecimento, auxiliar o profissional de FM a ser mais produtivo e ajudar a fomentar a ampliação dos negócios”, fala Pamela Paz, Diretora Geral da John Richard.
“A Leankeep é uma empresa de software com o propósito de atender exclusivamente o mercado de manutenção predial (facilities) com uma solução web usando modelo de negócios SaaS (Software as a Services). Um dos nossos maiores diferenciais é a maneira com que inserimos a tecnologia QR Code, que auxilia a organizar de forma otimizada os ativos e as atividades de manutenção de uma empresa. Ao cadastrar os ativos no software, cada um deles ganha uma etiqueta QR Code, que pode carregar dados de fabricante e também todo o histórico do ativo: quantas vezes ele passou por manutenção, quando aconteceu e quem fez, qual material foi necessário para realizar, bem como quais são as próximas atividades agendadas para aquele equipamento, área ou unidade. Afinal, sabemos que dentre as dores do FM está acompanhar a operação de tantas equipes diferentes, garantir a agilidade em resolver problemas / falhas antes que atinjam os usuários do empreendimento e gerenciar de forma inteligente (com dados) essas demandas, garantindo que não comprometam a estrutura predial. E patrocinar o Congresso INFRA significa está totalmente alinhado a essa ideia. É valorizar a atuação desses gestores e demonstrar a importância de investir em conhecimento”, conta o CEO da Leankeep, Leonardo Rosito Michelena.
“Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo soluções integradas de Facilities e Alimentação que contribuem para o bem-estar e eficiência de milhares de empresas. Presente em todo o Brasil, a Sodexo On-Site atua em quatro segmentos no país: Corporativo, Saúde, Educação e Energia e Recursos, operando em aproximadamente duas mil unidades para servir diariamente cerca de 1,5 milhão de consumidores. Nosso portfólio dispõe de mais de 100 serviços de Facilities e Alimentação. Ao mesmo tempo, entendemos que o mercado de Facilities Management está em constante crescimento, deste modo, enxergamos essa parceria com a INFRA como mais uma excelente ocasião de fortalecermos o relacionamento com todos os players do segmento, além de apresentar nossa ampla gama de soluções integradas, que atendem às necessidades específicas de cada cliente – atuando desde o desenho da solução até o gerenciamento e execução dos serviços”, fala Hamilton Quirino, Diretor de Operações Segmento Corporativo da Sodexo On-Site.
Com a palavra, os patrocinadores...
“Especialista em Manutenção, Facilities e Eficiência Energética, com mais de 130 clientes dos mais diversos segmentos, a Vivante tem como principal característica o investimento constante em inovação, alicerçado sobre um amplo projeto de transformação digital. Sobre a nossa participação enquanto patrocinadores do Congresso INFRA, temos muitos motivos positivos para associar a nossa marca ao evento. É a oportunidade de estar no maior encontro da América Latina voltado aos profissionais de FM, que reúne os mais qualificados profissionais da área, sempre atentos e em busca de novidades e melhores formas de gerenciar os seus negócios e objetivos estratégicos. Além disso, o evento sempre apresenta assuntos e temas de extrema importância para as empresas, profissionais e também para o desenvolvimento e evolução do nosso mercado de facilities management”, conta Renata Dutra, Diretora Comercial da Vivante.
“Com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Brasília para atuar nível nacional, a CBRE oferece uma gama completa de serviços no que tange o mercado imobiliário comercial em todo o mundo. A divisão Management Services atende os principais incorporadores e empresas de diversos segmentos na prestação de serviços de gestão condominial, operacional de empreendimentos de grande porte de uso único ou misto. Patrocinamos o Congresso INFRA SP desde sua primeira edição e algumas outras edições no Rio de Janeiro. Também fomos parceiros em alguns fóruns, como o primeiro voltado a condomínios corporativos. Nos honra muito participar do profissionalismo com que a Léa Lobo e sua equipe dedicam a estes eventos e sua incontestável contribuição ao desenvolvimento do mercado de gestão de serviços (Property e Facility) no Brasil, por isso não poderíamos ficar de fora. Mais uma vez o evento foi sensacional. Superou todas as expectativas”, destaca Thomaz Valladão Catunda, Diretor-executivo CBRE Divisão Management Services.
“Especializada nos serviços de análise e tratamento de água, análise do ar (Q.A.I.) e avaliação de ambientes, a Conforlab Engenharia Ambiental dispõe de equipe técnica capacitada para atender todos os tipos de edificações, desde shopping centers, hospitais e hipermercados até agências bancárias, indústrias, plataformas de petróleo, rede hoteleira, centros empresariais, edifícios comerciais ou administrativos. Em 2018 atendemos cerca de 1.350 empresas – um crescimento de 11,5% em relação ao ano anterior, com metas de ampliar em 15% o faturamento neste ano, quando lançamos o sistema de monitoramento da qualidade do ar interno online. É uma excelente ferramenta para os profissionais de FM na gestão da qualidade do ar dentro das edificações. Ele tem o resultado em tempo real, permitindo que se tome ações preventivas para melhoria do ambiente interno, gerando mais conforto, saúde e produtividade as pessoas. Como patrocinador de mais um Congresso INFRA, pudemos fornecer mais detalhes da solução e constatar que o evento continua trazendo temas relevantes para o mercado, além de networking qualificado. Temos muita satisfação nesta parceria”, destaca o sócio-diretor da Conforlab, Leonardo Cozac.
“Com mais de 40 anos de experiência na prestação de serviços de limpeza e infraestrutura, a InService Facility tem colaborado com o desenvolvimento do segmento ao buscar constantes inovações, formar profissionais altamente qualificados e agregar fornecedores em seus processos para oferecer a solução que os clientes precisam, envolvendo tecnologias de ponta em equipamentos e materiais. Os eventos organizados pela INFRA são de grande importância no desenvolvimento do mercado. É o momento em que trocamos informações e que podemos oferecer todas as nossas soluções, valendo da nossa expertise para contribuir com o bem-estar do ambiente de trabalho dos nossos clientes. Além de estreitar laços tanto com profissionais de FM como com nossos atuais clientes, sempre existe a possibilidade de aprendizado, troca de ideias, inovações. Estar presente estimula a nossa maneira de atuar em facilities management, inovando e acompanhando as necessidades e tendências do mercado”, conta o Diretor da InService Facility, Paulo Peres.
Com a palavra, os congressistas...
Ivana Vargas, Analista de Gestão da Sabesp
Já participei de outras edições e o que me motivou a vir novamente foi pela qualidade que o evento sempre oferece em termos de networking e conhecimento. Mas neste ano superou todas as expectativas. A Feira cresceu bastante, as palestras mais e mais trazem temas instigantes que nos fazem refletir para melhorar a nossa gestão – Comunicação em Facilities é um dos assuntos que me chamou a atenção. Eu diria que é uma excelente vitrine de novidades. Com certeza eu retornaria nas próximas edições”.
Claudia Lima, Administradora Hospitalar e Gestora da Qualidade do Hospital Santa Mônica
É a primeira vez que participo do evento. E posso dizer que valeu muito a pena por discutir assuntos muito atuais, ao mesmo tempo em que fazem nós administradores pensarmos no futuro da gestão. Uma boa oportunidade para estar mais atualizado com as tendências e melhores práticas, principalmente para mim que atuo no Hospital Santa Mônica (hospital referência em psiquiatria e saúde mental, instalado em Itapecerica da Serra/SP), onde um dos grandes desafios é gerenciar a hotelaria com os cuidados necessários para atender pacientes com este perfil. Temos uma preocupação muito grande em administrar toda essa parte de infraestrutura voltada para precaução de riscos e segurança”.
Eduardo Pereira, Facilities do Instituto Vida para Todos
O Instituto Vida para Todos é um espaço destinado a eventos religiosos. Sou responsável pela área de Facilities, cuidando de manutenção, limpeza, compra de insumos e outros serviços que suportam a operação. O prédio está localizado no bairro do Butantã, possui auditório, salas e outros espaços, e comporta por volta de 1.200 pessoas. É a nossa primeira vez no Congresso e Expo INFRA, viemos em busca de novas tecnologias e fornecedores, e saímos muito surpresos com a qualidade do evento, que permitiu também conhecer outros profissionais da área e aprender sobre transformação digital etc.”.
Claudio Mohamad, Diretor de Desenvolvimento e Construção da CNN Brasil
Trabalho com Engenharia e Construção há 30 anos, sendo os últimos quatro na área corporativa. É a primeira vez que participo do evento. Gostei muito. Foi uma boa oportunidade para conhecer novos fornecedores e estar atualizado com os temas que mais têm feito parte do setor de gerenciamento de infraestrutura e projetos”.
Luiz Henrique Fernandes, Gerente de Manutenção Predial do Sebrae Nacional
É a primeira vez que participo do evento. No Distrito Federal, onde eu atuo na gestão de Manutenção Predial do Sebrae, temos uma carência muito grande de encontros como esse, que proporcionam acesso a tecnologias, produtos, serviços e o que de mais atual existe em práticas de gestão. E o evento foi excelente nesse sentido! Afinal, estamos sempre em busca de inovação. Buscando, inclusive, uma maior sinergia do trabalho, recentemente no Sebrae (onde gerenciamos dois prédios com um público de 1.200 pessoas) fechamos uma contratação grande de um parceiro full service, que integrará todos os serviços em um: limpeza, manutenção, refrigeração, automação, recepção, brigada de incêndio, mensageria interna e externa, copa e garçonaria. E dentro desse contrato também existe um serviço sob demanda, onde entram serviços de serralheria, laudos de qualidade do ar e da água etc. São dispositivos sob demanda que eu posso adicionar ou não, e eles vão subcontratar”.
Gabriel Verona, Coordenador de Facilities da BRF
Como Coordenador de Facilities na BRF, gerenciando os sites administrativos de Curitiba e Itajaí, o nosso trabalho é buscar melhorias constantes na prestação de serviços. Por isso a importância de acompanhar o desenvolvimento das tecnologias, dos processos, contatar novos fornecedores, saber das tendências do mercado. E foi tudo isso que busquei ao me inscrever pela primeira vez no evento da INFRA, e que me surpreendeu bastante. Com certeza voltarei na próxima edição, inclusive trazendo minha equipe. Agrega muito”.
Douglas Reis, Diretor de Operações da Localiza
Já participamos de outros eventos, inclusive sou anfitrião no Congresso INFRA Minas Gerais. Sobre o evento deste ano aqui em São Paulo, nossas expectativas eram altas e mesmo assim me surpreendi. Alguns dos players que vocês trouxeram para a Exposição são bem inovadores. Há muitas empresas com a visão tecnológica para facilitar o nosso dia a dia à frente da área de FM. Isso agrega muito no nosso mundo. Foi fantástico. O gestor de facilities, hoje, busca muito mais o mundo tecnológico, trabalhar com as ferramentas certas para a melhor tomada de decisão, e isso não tem volta. Também tive oportunidade de participar da visita técnica no Complexo WT Morumbi, e iniciativas como essa são fundamentais pela vivência, pela troca de experiências”.
Aline Navarrete, Workplace & Real Estate da Serasa Experian
A qualidade do evento como um todo está muito superior. Vocês se superam a cada ano! A qualidade dos estandes, a variedade dos produtos e serviços trazidos pelos expositores, a relevância dos temas apresentados no Congresso... Debates que nos dão a chance de aprender e crescer pessoal e profissionalmente. Como sugestão para uma próxima edição eu diria focar ainda mais em tendências de workplace, neuroarquitetura e arquitetura inclusiva”.
Luciano Fameli, Gerente Geral de Operações do CENESP
Está sendo muito bacana participar do evento. É a minha primeira vez e estou muito surpreso por conta do networking e da chance de ficar por dentro das novidades do mercado. Também tivemos a grata satisfação de sermos anfitriões de uma das visitas técnicas, abrir as portas do CENESP para que os profissionais do setor possam conhecer um pouco dos bastidores da operação, dos desafios e melhorias. Falando especificamente do Congresso, gostei bastante da programação como um todo, com destaque para a palestra sobre Comunicação em Facilities. Espero voltar na próxima edição”.
Marcelo Freire, Gerente Regional da APSA Condomínios e Imóveis
Sem dúvida, eventos como este da INFRA geram uma maior troca de ideias, de informações, de expertise e, principalmente, de networking, o que possibilita, cada vez mais, termos profissionais mais capacitados para atuação neste segmento de mercado. Lá na APSA, neste mês de julho, fomos contratados para a gestão do Medplex, complexo de saúde de alto padrão instalado em Belo Horizonte”.
Espaço do conhecimento
O Espaço do Conhecimento, organizado pelos patrocinadores FS Educa (novo nome da Facilities Services) e John Richard, foi outro ponto forte da 8ª Expo Facility. O conteúdo das palestras curado Fátima Sousa, CEO da FS Educa, fez sucesso durante os dois dias do evento, trazendo temas de cunho social, carreira e mostrando o papel das entidades em prol do setor. Além disso, vários expositores tiveram a oportunidade de compartilhar o que estão fazendo para também contribuir com o crescimento do mercado de FM.
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