Startups ascendentes
Conheça esse novo modelo de negócio e quais as inúmeras possibilidades que as startups oferecem ao mercado de FMNotícia publicada em 6 de junho de 2019
Por Larissa Gregorutti
Um movimento crescente de startups traz diariamente ao mercado oportunidades para diversos segmentos, advindas de empreendedores que oferecem inovação e soluções tecnológicas para organizações que enfrentam desafios disruptivos frente a transformação digital.
Atendendo à requisitos mínimos de ser um negócio repetível, que em poucas palavras significa ser capaz de entregar o mesmo produto novamente, em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente, e escalável, com capacidade de crescer sem que isso influencie em seu modelo de negócio; essas empresas emergentes surgiram em um cenário de desenvolvimento ágil, com foco no cliente, nas mudanças, na agilidade e em equipes multidisciplinares e extremamente capacitadas para atender prazos cada vez mais curtos e clientes cada vez mais exigentes.
Estar atento à essa tendência, significa para o profissional de FM mais do que buscar por novos produtos que visem a melhoria do desempenho, a redução de custos, a garantia de qualidade e eficiência; e sim, fazer com que a área esteja preparada para vivenciar o processo de transformação digital, a começar pelas diferentes culturas das pessoas, seguindo para a mudança de cultura da organização.
Em uma visão de negócios, cabe ao profissional de FM conhecer o escopo das atividades para ser capaz de influenciar pessoas e processos na mudança desse cenário. Sem o apoio da alta gestão, por exemplo, é impossível promover ações de transformação digital de forma isolada. Da mesma forma, na contratação de uma startup, não adianta a área de compras exigir o mínimo de três orçamentos, quando estamos frente a uma empresa que pode ser a única a oferecer a solução daquele determinado serviço.
“Com a velocidade que nós temos hoje, não conseguimos mais nos planejar a longo prazo, porque não temos como ver o resultado lá na frente. Então, temos que nos preparar com mais propriedade de pensamento crítico, mais questionamentos, coisas que nos diferenciem de robôs e computador, mas que ainda não estamos alinhados para fazer”, ressalta Martha Gabriel, Escritora, Consultora e Palestrante nas áreas marketing digital, inovação e educação.
Estar preparado para avaliar o potencial de startups, propostas de parceria, resultados desejáveis, entre outras ações, é requisito fundamental para dar continuidade aos negócios nessa quarta Revolução Industrial.
E mais do que oferecer oportunidades para essas jovens empresas do mercado, contratar uma startup é permitir que sua empresa fuja do modelo tradicional, substitua processos engessados e possa crescer de forma exponencial.
Se interessou por esse mercado de soluções disruptivas, que surgiu para confrontar os modelos tradicionais de negócios consolidados ao longo de décadas de sucesso? Conheça agora algumas dessas startups que desenvolveram soluções em sinergia com o universo de FM e quais as suas propostas inovadoras para esse mercado.
Eduardo M. R. Abichequer é o Co-founder e CEO da Cheguei, que tem como objetivo ajudar as pessoas fazerem mais e melhor no ambiente de trabalho. Abichequer informa que tem como clientes a Carbon (coworking) com cerca de 150 colaboradores, e a EcoSys 727 (um hub focado em publicidade) com cerca de 100 colaboradores entre outros. “Sabemos que as contas geralmente são apertadas quando falamos de facilities e todo mundo precisa ajudar. Assim, identificamos uma oportunidade, observando o mercado internacional que está todo voltado para este tipo de solução e, no Brasil, ainda não tinha uma solução nacional que realmente entendesse a demanda, preço e peculiaridades do mercado brasileiro. Criamos o software de recepção para visitantes, assim, quem está na recepção pode ajudar em outros processos e operações em vez de registrar os visitantes”, explica ele. Para o Co-founder, os resultados têm sido significativos, através das pesquisas realizadas, pois a aprovação da solução está em 92% entre usuários e 100% com os clientes.
O que é possível fazer com a Cheguei? Receber encomendas, candidatos a entrevista, clientes visitantes. Tirar foto dos visitantes, compartilhar senha do wi-fi, integrar com planilhas e registro de funcionários e muito mais. A plataforma é 100% customizável, desde informações que desejam coletar dos visitantes a logomarcas, cores etc. Abichequer complementa que os consumidores da Cheguei podem ser empresas que tenha recepção própria, coworkings ou prédios que queiram fazer parcerias.
Startup fundada por pessoas apaixonadas por eficiência e guiadas pela vontade de imprimir um legado social positivo no Brasil, a CUBi é uma empresa com um hardware de medição próprio e uma plataforma web para análise e apresentação dos dados de consumo de energia elétrica de maneira inteligível para todos, não só mais para experts do assunto. Em seus serviços, agrega o uso de medidores inteligentes, que fazem a coleta e o envio de informações; o uso de diversos algoritmos de inteligência energética para o processamento em tempo real; e a plataforma de acesso, em que toda a informação processada pode ser visualizada de maneira rápida e intuitiva em uma plataforma online, um software de gestão de energia. Tem como desafio alavancar o mercado de eficiência energética no Brasil através de um sistema simples e intuitivo que dá aos gestores, a visão necessária para uma boa tomada de decisão.
A Dazimmer vai lançar ainda no primeiro semestre de 2019, uma plataforma de reserva para espaços de trabalho e eventos corporativos.
As empresas podem reservar posições de trabalho em espaços compartilhados e salas privativas. Os profissionais que buscam por espaços para trabalho, podem segmentar as opções em quatro áreas distintas:
• Escritórios e empresas diversas.
• Saúde: médica, odontológica e afins.
• Call center.
• Coworking.
“As empresas podem reduzir a ociosidade de áreas internas, indicando ainda perfil de profissionais que tem interesse, com a possibilidade de sinergia e parcerias comerciais; enquanto outras empresas poderão resolver uma expansão com agilidade”, conta Roberto Pimenta, sócio e COO da Dazimmer.
Existe também a opção de áreas inteiras de trabalho, prontas para uso e sem a obrigatoriedade de contratos de longo prazo.
A plataforma também vai facilitar a vida de quem precisa realizar um evento corporativo, pois apresenta a disponibilidade de locais, com a reserva de espaços diretamente em seu sistema.
O processo acontece com agilidade e sem burocracia. A taxa de serviço é cobrada dos anunciantes somente após o pagamento da reserva pelo interessado. Não existe custo para anunciar.
A Deeep Marketing desenvolveu uma plataforma própria de evolução contínua com recursos de inteligência artificial, deep learning e big data, capaz de melhorar os resultados do varejo, através das imagens das câmeras, informações reais, como: número de pessoas, gênero, estilo, tempo de permanência, faixa etária, emoção, medidas, objetos e comportamento do público que frequenta lojas e shopping centers. Com essas informações é possível identificar o potencial de venda de cada ponto e as possibilidades de alterações do mix de produtos na abordagem e layout dos ambientes para aumentar os resultados.
A mesma plataforma é capaz de reconhecer a presença de funcionários pelas câmeras, permitindo identificar a hora de entrada, saída e o consolidado do tempo que o colaborador passou dentro de um ambiente. Dessa forma, a Deeep Marketing cruza o fluxo de clientes com a presença dos funcionários, para melhor redimensionar as equipes, otimizando recursos e maximizando resultados. Ainda é possível customizar e treinar a plataforma para permitir a identificação do uso de EPI’s, como capacetes, quando definidos como necessários a um ambiente em determinado horário.
A Eco Circuito, por meio do conhecimento e inovação, tem como propósito transformar geradores de lixo em agentes ambientais. Essa transformação enfrenta os mesmos desafios em qualquer ambiente, entre eles a conscientização, engajamento, e manutenção de processos.
O primeiro passo é conhecer o resíduo. Ao realizar um estudo de gravimetria, a Eco Circuito irá caracterizar e quantificar o perfil de seus resíduos, e assim definir o potencial de reciclagem do estabelecimento, e taxa de uso de aterro.
Considerando a amplitude e particularidade dos resíduos, os resíduos orgânicos ou alimentares, estão entre os que apresentam os maiores desafios para reaproveitamento e destinação. O ideal é não gerar o resíduo orgânico, e esgotar todas possibilidades de reuso, inclusive doação. Para orgânicos não aptos para reaproveitamento, há fatores críticos para se manter uma agenda de Aterro Zero na destinação e assegurar ganhos operacionais, ambientais e financeiros, como: automação, mínimo espaço, conectividade, viabilidade financeira.
Através de tecnologia de ponta, a Eco Circuito traz solução que elimina o uso de aterros ao transformar resíduos alimentares em efluente em processo aeróbio e 100% natural. O biodigestor LFC automatiza o descarte, libera a mão de obra para tarefas mais importantes e traz ganhos significativos de higienização. “Nossa solução se encaixa perfeitamente no dia a dia da operação, pois permite que o descarte seja feito a qualquer momento, e o processo não gera nenhum subproduto sólido. Além de compactos, os biodigestores enviam relatórios e alertas em tempo real, inclusive caso o operador esqueça a tampa aberta”, ressalta Eduardo Prates, Diretor Executivo da Eco Circuito. Em alguns clientes o efluente é destinado para estações de tratamento para geração de água de reuso, fechando assim o ciclo de consumo de água.
Nasceu em 2018 quando o fundador da startup, Carlos Rosa desenvolveu um produto sustentável voltado para a economia de água. A solução consiste em uma cisterna compacta que faz o reaproveitamento de águas cinzas, por meio da captação e a filtragem da água do chuveiro e lavatórios, no vaso sanitário.
O tratamento é realizado de forma individual em cada banheiro. Como o volume de consumo desses espaços é relativamente baixo, não é preciso quebrar a parede, pois o sistema é instalado na parte externa com uma tubulação fina de dez mm aparente, que passa pelo rodapé e leva a água do chuveiro e do lavatório para a cisterna. “A ideia e gerar o mínimo de impacto possível para o cliente”, ressalta Rosa.
Com essa solução, a empresa foi finalista do “Camp de Ecoinovação: Desafio Água” promovido pelo Sebrae em parceria com o Sistema das Nações Unidas (ONU) Meio Ambiente em 2018, em que teve a oportunidade de apresentar o seu trabalho durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.
De lá para cá, a startup participou também do Programa de Aceleração da InovAtiva Brasil de Impacto Socioambiental, do Programa de Aceleração de Startups Okara Hub e por último do programa da Aceleradora Ambev, onde foi selecionada entre mais de 400 inscritos.
Plataforma web que auxilia na gestão financeira inteligente do pequeno e médio varejista, o Finanças 360º é uma empresa inovadora que atua com mais de 2.500 lojas de todo o País. “A solução ajuda o varejista a realizar a gestão financeira da operação – como controle do fluxo de caixa, do Demonstrativo do Resultado do Exercício (DRE), do contas a pagar e a da conciliação bancária e de cartão”, afirma, Henrique Carbonell, Sócio-fundador do Finanças 360º.
Fundada em 2013, com o objetivo de gerar eficiência operacional e evitar perdas financeiras aos seus usuários, a startup foi desenvolvida para o varejista, e oferece em uma ferramenta única a integração de todos os processos financeiros de uma franquia ou pequeno e médio varejo.
A empresa faz parte da HiPartners Capital & Work, grupo de empresários investidores focado em empresas inovadoras e com alto potencial de crescimento dentro do conceito de new retail.
Startup criada para ajudar as empresas de segurança patrimonial no maior controle, eficiência e qualidade em seus serviços, a FindMe é uma plataforma SaaS que permite o monitoramento em tempo real de suas equipes por geolocalização, dificulta fraudes, disponibiliza a gestão de ocorrências, checklist de atividades programadas e relatórios completos, entre outros serviços.
Fundada em 2016 na cidade de Natal (RN), a FindMe recebeu investimento do Grupo Algar, foi acelerada pela ACE (melhor aceleradora da América Latina) e hoje está localizada em São Paulo.
A empresa sempre buscou conhecer bem o mercado de segurança patrimonial. Para isso, conta com parcerias de consultores renomados nacionalmente, tradicionais empresas como Segurpro, Verzani & Sandrini, Haganá, Gocil e Grupo GR, além de associações do setor, que ajudam a startup a conhecer cada desafio do mercado e, junto de sua equipe multidisciplinar, a desenvolver as soluções necessárias para elevar os serviços prestados a outro patamar.
Ferramenta ideal para gerenciar equipes e operações de segurança patrimonial, a plataforma FindMe está presente 24 horas nas centrais de monitoramento, e é uma ferramenta indispensável para o supervisor e o gestor de operações.
Tecnologia que surgiu para facilitar a vida dos passageiros, o Fretadão agrega as linhas de fretado de parceiros através de uma plataforma que desenha as melhores rotas e promove o seu compartilhamento.
A empresa oferece também um aplicativo de localização do transporte em tempo real, assim todos que utilizam o Fretadão podem melhorar seu dia a dia e não precisam mais ficar esperando o seu fretado, além de trazer a inovação necessária para a gestão correta do transporte de colaboradores.
Para as empresas que optam por fornecer fretado aos seus funcionários, o processo de implementação e gerenciamento diário não é uma tarefa simples e pode consumir bastante tempo da equipe de Recursos Humanos (RH). A fim de mudar esse cenário, a empresa oferece soluções tecnológicas como:
• Roteirização otimizada: você não precisa se preocupar com esse procedimento ou com um sistema exclusivo para a roteirização, pois a empresa possui uma plataforma otimizada que com o endereço dos funcionários analisa e cria as melhores linhas para o transporte.
• Controle de embarque e desembarque: para um bom gerenciamento, os funcionários devem utilizar controle de acesso aos fretados, dando ao RH visibilidade de quem está utilizando o benefício adequadamente.
• Painel de gestão: por meio de um painel, é possível acompanhar o embarque de todos os colaboradores, identificar atrasos e emitir relatórios.
• Aplicativo de localização do fretado: aqui, os funcionários também se beneficiam ao saberem onde o fretado está em tempo real, assim reduzirá perdas e atrasos.
Tengai é o trabalho da Furhat Robotics, uma startup de conversação sobre Inteligência Artificial (IA) e robótica social. Furhat projetou a cabeça do robô para ser colocada em uma mesa onde fica a cerca do nível dos olhos de um candidato a emprego. Em seguida, ele faz uma série de perguntas para a pessoa, com sua voz e rosto projetados para imitar inflexões e expressões humanas.
Ao contrário de um recrutador humano – que pode desenvolver preconceitos inconscientes sobre um candidato baseado em qualquer coisa, desde seu gênero e etnia até a forma como eles respondem a conversas informais antes da entrevista, Tengai fará todas as perguntas na mesma ordem e da mesma maneira.
Em seguida, ele fornece a um recrutador humano uma transcrição das respostas do candidato para que ele decida sobre se deve ou não avançar com essa pessoa.
Eventualmente, a Furhat espera programar o robô para tomar suas próprias decisões sobre quais candidatos devem prosseguir para a próxima rodada de entrevistas. Ele já tem uma versão em inglês do bot em desenvolvimento, com planos para implementá-lo no início de 2020.
Quem tem levado inovação do ponto de vista da operação, é a FX Retail Analytics. A startup oferece soluções para monitorar e analisar o comportamento do consumidor em todos os ambientes de varejo. Por meio de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT), é possível capturar dados e viabilizar indicadores como taxas de conversão, de atratividade, tempo de permanência, de frequência e, até mesmo, identificar o perfil do cliente antes mesmo dele chegar ao checkout.
A tecnologia já está em uso por mais de 1.200 lojas de grandes redes, e o seu objetivo principal é proporcionar maior transparência e autonomia aos gestores, entregando além do trivial fluxo, com acuracidade de 95%, possibilidades de identificar pontos de melhoria e ainda oferecer uma experiência elevada ao consumidor através dos recursos de wi-fi e beacon também disponíveis na solução.
Segundo Walter Sabini Junior, Sócio-fundador da FX Retail Analytics, por meio dos dispositivos de captura, o varejista pode acompanhar o comportamento do consumidor em tempo real e desenha diversas estratégias que impactam tanto a equipe de vendas, quanto o próprio cliente, de maneira imediata. “Ele ainda terá insumo para definir estratégias de planejamento baseado nos estudos históricos e ainda reports preditivos que ajudam nas análises de tendências e em ações mais certeiras”, afirma.
A Evo Systems, empresa de consultoria de inovação, lança o Go Visit, sistema on-line, idealizado para facilitar e eliminar filas em portarias, condomínios e ambientes que exigem controle e identificação de pessoas. Ele permite ao visitante se cadastrar no sistema da portaria, antes de chegar ao destino, apenas com o preenchimento de alguns dados e uma selfie, facilitando o acesso ao prédio, otimizando as funções dos porteiros, principalmente em horários de pico.
O sistema funciona da seguinte forma: o morador envia um link (convite) para o seu visitante via e-mail, SMS ou WhatsApp, e o visitante realiza seu pré-cadastro (sem a necessidade de baixar app). Após essa etapa, o Go Visit sincroniza os dados do visitante com o sistema da portaria pela internet. Quando o visitante realiza o check-in na portaria, o morador recebe uma notificação para autorizar a liberação de entrada com o cadastro previamente realizado. O visitante deve apresentar o QRCode do convite na catraca ou receber um cartão e sua entrada estará liberada.
“Unimos a nossa experiência em tecnologia com a especialidade em soluções de controle e monitoramento em portarias de condomínios, para desenvolver uma solução prática e funcional, que atende visitantes e condôminos com facilidade e que também pode ser customizada para diferentes fins”, explica Leonardo Dominguez Dias, Sócio-diretor da Evo Systems.
A solução permite ainda, a geração de relatórios para análise da portaria, e o gestor do estabelecimento pode ainda conferir o número de visitantes, horários, destinos, quantidade de pessoas no edifício naquele momento, entre outros dados customizados, de acordo com cada necessidade, além de monitoramento sobre o status do visitante com informações sobre autorização, históricos e diversas outras funcionalidades.
Criada pela empresa Gupy, a plataforma de recrutamento e seleção usa Inteligência Artificial e People Analytics para tornar os processos mais eficientes, além de criar, divulgar e gerenciar vagas e candidatos como nunca.
A plataforma é um banco de dados com as características dos melhores funcionários da empresa contratante — os chamados top performers. Os perfis dos colaboradores servem como parâmetro para avaliar as respostas de usuários cadastrados na plataforma. Depois, um conjunto de algoritmos faz uma triagem das pessoas mais indicadas para ocupar determinada função. “A maioria dos recrutadores ainda perde muito tempo avaliando pilhas de currículos. Com a nossa ferramenta, é possível fazer uma gestão de vagas mais estratégica”, afirma a CEO, Mariana Dias.
Fundada em 2015, a plataforma da Gupy foi adotada nos processos seletivos de empresas reconhecidas no mercado. O modelo de negócios é baseado na cobrança de assinaturas mensais. O pacote da startup inclui ferramentas de divulgação de vagas, relatórios de engajamento e canais de comunicação com os candidatos. O projeto foi acelerado pela Telefónica Open Future e conta com investimentos da Canary, Yellow Venture, Maya Capital and Valor Capital.
Plataforma web que conecta e realiza de maneira fácil e eficiente a locação de salas padronizadas em universidades espalhadas pelo País em mais de cem endereços. São diárias – 8h às 17 horas de segunda a sexta-feira e das 8h às 12 horas no sábado. Oferece em cada sala equipamento audiovisual previamente testado, além de quadros, cadeiras, ventiladores e ar condicionado, segurança e limpeza após o uso. Para outras necessidades, o contratante recebe um atendimento via equipe de suporte InSpace que pode ser on-line, telefonema ou presencial. Em caso de imprevistos, como o mau funcionamento de algum equipamento, existe a possibilidade imediata da troca de sala.
Vale observar que não são só as empresas podem usufruir do serviço: pessoas físicas também têm a chance de aproveitar as facilidades da plataforma. Qualquer internauta pode acessar o site e locar uma sala.
Fundada pelo empresário Roberto Miozzo, a InSpace deu seus primeiros passos no final de 2018, inicialmente mapeando salas disponíveis em horários diurnos em universidades por todo Brasil. O conceito da empresa é simples: trata-se de um marketplace on-line que tem como objetivo conectar em grande escala salas e espaços para atender toda a demanda oriunda do cenário empresarial como treinamentos, cursos e reuniões, segmento B2B e B2C, assim como uma demanda de concursos, workshops e processos seletivos diversos.
Atualmente, mais de 12 mil salas em mais de cem endereços por todo o Brasil fazem parte do inSpace. “Podemos atender uma infinidade de organizações e demandas, assim como gerar novos negócios, implementar novas formas de uso, experiências no mercado e nos ambientes de trabalho. Nosso objetivo é atingir a meta de 15 mil locações/ano.” Roberto Miozzo.
John Richard Aluguel de Móveis | Office & Home
Empresa especializada em soluções de mobiliário como serviço e sob demanda ampliará sua atuação em 2019 com um modelo de assinatura digital de móveis residenciais para pessoas físicas. “O projeto em desenvolvimento pela nova unidade de negócios da companhia é uma startup dedicada à novidade e que olhará para este público de uma forma diferente”, conta Pamela Paz, Diretora Geral da John Richard.
Com mais de vinte anos de expertise em aluguel de mobiliário, a John Richard acredita que expansão do negócio para as necessidades residenciais de um novo público faz parte da atenção da marca às demandas de uma sociedade em constante evolução. Neste sentido, a procura por soluções sustentáveis (economia circular) é um fator decisivo na escolha de quem prioriza compartilhar em vez de ter.
Em todo o mundo, as pessoas estão desapegando da posse e optando por serviços que entreguem o que elas precisam, enquanto isso for conveniente e necessário. Somar esse comportamento ao aumento das situações de mobilidade é a equação perfeita para entender a inovação do novo serviço da John Richard. As pessoas que vivem no ritmo acelerado das transformações e mudanças querem flexibilidade e liberdade. É isso o que a John Richard oferecerá com a assinatura digital de móveis residenciais. Camas, sofás, mesas e cadeiras que podem ser escolhidos e alugados com a simplicidade de um serviço on-line.
Desde 2004, a empresa também atua no segmento residencial, mas a maioria das contratações ainda são realizadas por empresas que visam oferecer a comodidade de um lar pronto para expatriados, profissionais em transferências nacionais e missões estrangeiras.
A startup usará a experiência da marca-mãe a favor do serviço, principalmente nos aspectos logísticos e na presença nacional, mas a proposta é “ampliar o catálogo com itens atentos às demandas das pessoas físicas”, destaca a Diretora. Com previsão de lançamento para os próximos meses, o novo modelo de negócio da John Richard permitirá que as pessoas tenham liberdade e facilidade para mudar, revolucionando a forma de morar.
Sistema de Solicitação de Compras (Localiza)
Em 2017 a área de Facilities da Localiza iniciou um estudo para reavaliar o portfólio de acabamentos de construção civil, a fim de identificar ganhos de escala. Após ouvir grandes empresas do segmento, a Localiza identificou oportunidade para distribuição, preço, prazo, qualidade e atendimento exclusivo junto a Sherwin-Williams do Brasil. A empresa, então, iniciou a alteração do portfólio, por meio de testes técnicos, testes de aderência, qualidade, cobertura, suporte técnico, atendimento da central de vendas, faturamento centralizado e o mais importante, mantendo o padrão já estabelecido pela Localiza, uma marca registrada desta empresa que é a maior locadora de veículos da América do Sul.
Em 2018 a Localiza realizou a assinatura do acordo comercial de compra e exclusividade com a Sherwin-Williams, com redução expressiva no valor global de compra e entrega em todo território nacional. Comparando o ano de 2017 com 2018 a empresa conseguiu um save superior a 40% no budget de material para estrutura. “A Localiza é uma empresa reconhecida pelo seu padrão de excelência em toda a cadeia de serviços que oferece. Estamos em ritmo acelerado de crescimento, mas sempre atentos a geração de valor com todos aqueles que se relacionam conosco” comenta o Gerente de Filiais, Felipe Trindade.
Todavia, o processo de pedido e compra de materiais de acabamentos de construção civil era um desafio para a Localiza. A empresa possui mais de 690 pontos de operação em todo país divididos em aluguel de carros, seminovos, franchising e centros de distribuição. Foi pensando em gerar celeridade e ganho de produtividade nesse processo que o time de Administração de Filiais e Tecnologia da Informação da locadora criou o Sistema de Solicitação de Compras (SSC), via web/intranet, com custo zero comparado a um ERP. O sistema possui um portfólio ilustrativo, timeline de acompanhamento das etapas do pedido (aprovação, prazo de entrega e despacho) para que o solicitante faça o acompanhamento em tempo real.
“Hoje mais de 200 pessoas espalhadas no Brasil acessam o sistema e conseguem ver qual é o tipo de tinta que tem que comprar, pois nós padronizamos o nome das tintas para determinado tipo de trabalho, para ninguém errar na hora de fazer a compra”, informou Ramon Corrêa, assistente da área de Administração de Filiais.
O sistema desenvolvido pela TI da Localiza gera uma ordem de compra direta a Sherwin-Williams, mostrando todo o timeline do processo, desde o pedido aprovado até quando ele vai ser entregue na filial permitindo rastreabilidade. “Antes, a matriz recebia os pedidos de material por e-mail, o que gerava uma ansiedade muito grande para as filiais saberem o andamento do processo”, comenta Ramon. “A inovação muitas vezes está em soluções simples e que gera um impacto muito relevante no processo. O SSC foi um exemplo disso. A TI da Localiza está sempre conectada as demandas do negócio para que possamos oferecer os melhores recursos”, finaliza Salvador Maia, analista de sistemas.
Sistema especialista em Facility Management, tem como objetivo ajudar gestores de Facilities a gerenciar atividades tanto de manutenção quanto de conservação de forma centralizada e em tempo real.
O Quick Task garante que os processos sejam executados apenas quando necessários e de maneira mais eficiente, permitindo o dimensionamento preciso das equipes até mesmo os custos relacionados ao fornecedor envolvido. Além disso, permite o gerenciamento e acompanhamento de manutenções corretivas e preventivas, reduzindo possíveis problemas em máquinas e equipamentos e, por consequência, o custo de reparo.
Permite realizar a gestão de contratos com fornecedores, incluindo acompanhamento de vencimento, SLA de atendimento, acompanhamento de exigências contratuais, armazenamento centralizado de contratos, notas fiscais, termos de garantia e documentações complementares.
A tomada de decisões é feita de forma mais efetiva, com indicadores de desempenho e indicadores do fluxo de trabalho em tempo real.
Permite a redução de custo visto a eficiência da produtividade alcançada. Uma vez que o processo passa a ser controlado, o melhor gerenciamento e alocação de equipes internas e terceiras, garante também a otimização do processo de manutenção e, por consequência, redução de custos desnecessários em todo fluxo de trabalho, além de uma gestão efetiva e segura de garantias dos recursos e ativos.
Além de garantir maior produtividade ao processo, pois o gerenciamento das atividades de manutenção permite a alocação de equipes de trabalho, evitando sub alocação de recursos, garantindo melhor dimensionamento de esforço versus o tamanho da equipe.
Através do conceito de humanização do sistema, essa startup criou um assistente virtual de operações para gestão de Facilities com uso de IA e foco na experiência do usuário.
O Mike Voo é um assistente virtual que atua no suporte à execução das rotinas, monitoramento de qualidade e controle de intercorrência com grande foco na experiência do usuário e na integração de times. Trata-se de um avatar humano que potencializa a execução das rotinas e transforma a rotina maçante em um processo lúdico e altamente interativo.
O grande diferencial está justamente no foco na jornada dos usuários. Cada colaborador passa a ter um “assistente virtual” que vai lhe auxiliar de acordo com o seu perfil de atividade. Os responsáveis pela execução das tarefas, recebem orientações e podem interagir com outros colaboradores, em diversos níveis, de maneira simplificada. Os supervisores passam a ter maior agilidade para delegar tarefas e monitorar os lead times. Os gestores passam a ter uma visão integrada em tempo real de tudo que está acontecendo.
“Ao realizar o planejamento da sua rotina e programar no sistema, o assistente vai te lembrando que hoje, por exemplo, é dia de fazer a limpeza da caixa d’água. Então, em tempo real o sistema te passa um checklist, consolida as informações do que já foi realizado e possibilita a execução da rotina de negócios em diversos níveis. Esse tipo de interação torna o trabalho mais lúdico e integrado dentro da ferramenta. Como se fosse um assistente pessoal, só que virtual, para auxiliar na execução do negócio”, afirmou João Touma, Fundador do Mike Voo.
A ferramenta se diferencia pelo uso da IA IBM-Watson embarcada que garante a possibilidade de realizar uma alocação mais assertiva de times, controle e previsão de intercorrências, integrações, automações e muito mais!
Dessa forma, a experiência do usuário se torna muito mais eficiente, fazendo com que seja possível reduzir custos e potencializar o trabalho dos colaboradores diretos e terceiros, além de monitorar indicadores de qualidade, gerir terceiros e controlar não conformidades.
Segundo o sócio-diretor da Monitory, José Henrique Paulon, os aplicativos Monitory Alerta e Monitory Inspeção nasceram pelo desejo de inovar em tecnologias para Facilities, um mercado carente de novas soluções. “Somos uma Startup de Tecnologia com foco em soluções que facilitam as tarefas de gerenciamento de facilities”, define ele.
A Monitory Alerta é uma ferramenta de monitoramento em tempo real para garantir a qualidade de limpeza e manutenção dos ambientes. Baseada no princípio colaborativo a ferramenta transforma os clientes em aliados para manter os ambientes limpos e bem cuidados. Através de um SMS gratuito o cliente pode acionar diretamente a equipe de limpeza e manutenção caso tenha identificado algum problema no local, tudo em tempo real, utilizando apenas seu próprio celular. Por um painel gerencial, a empresa contratante terá acesso a todos os dados de alertas, ferramenta que vai ajudá-la a se antecipar e aprimorar ainda mais a experiência de seus clientes, onde é possível acessar: Ranking de Alertas Recebidos, Horários mais frequentes de reclamações, Quantidade de Reclamações por Banheiro e Controle de Envio e Recebimento de SMS.
Já o Monitory Inspeção é uma ferramenta de auditoria para rondas e inspeções, que traz a digitalização e automação para os processos de inspeções manuais executados pela equipe de facilities da empresa contratante, que funciona por QR codes instalados nos ambientes. O aplicativo mostra a lista de itens à inspecionar, pois através da leitura do código é possível comprovar a presença do inspetor e também comentários e fotos de possíveis ocorrências naquele local. Com a plataforma gerencial web, é possível acessar todos os dados pontuados no aplicativo. A ferramenta vai ajudar a monitorar e aprimorar ainda mais a rotina das equipes, que permite acesso em tempo real as seguintes informações: Histórico de check-lists, KPIs para gestão, Detalhamentos das ocorrências registradas, Agenda de inspeções.
Plataforma com visão 360º para Gestão de Documentos, a SAFETYDOCS foi criada para ser uma aliada às empresas que precisam de uma visão macro na gestão e guarda de documentos com prazos de validade e múltiplas versões. Desenvolvida em ambiente cloud, que permite total acessibilidade, auxilia as empresas na análise, obtenção e renovação de documentos regulatórios. O sistema oferece soluções dinâmicas nas frentes de gestão de regulatórios, facilities, permits, imobiliário, segurança ocupacional e certidões.
É uma startup de software, que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) da internet e outras bases de conhecimento. Por meio de soluções personalizáveis, disponibiliza informações relevantes e proporciona a melhor experiência para que seus clientes invistam o seu tempo no que realmente importa, boas decisões.
Empresa jovem, pulsante por inovação e apaixonada por tecnologia, tem como objetivo proporcionar inteligência de negócio para gestores em seus processos organizacionais, que precisam tomar melhores decisões a cada dia, no menor tempo possível e errando cada vez menos.
Valoriza o relacionamento humano e a troca de conhecimento que resulta em inovação. Suas instalações foram projetadas para inspirar o compartilhamento de ideias com foco no aprimoramento de seus produtos e serviços, visando proporcionar as melhores experiências aos colaboradores, clientes e parceiros.
Ferramenta focada na comunicação com os deskless (trabalhadores sem mesa), o Worksphere foi criado para facilitar, agilizar e centralizar a comunicação com os colaboradores externos ou os internos, mas, que ficam distantes dos principais canais de comunicação, como por exemplo, os controladores de acesso (porteiros).
O usuário pode conferir todo conteúdo via aplicativo em seu smartphone/tablet (IOS e Android) ou em seu PC, como intranet.
Através de uma plataforma web, o gestor do canal é capaz de postar notícias, informativos operacionais, pesquisas e muito mais. Tudo isso, em tempo real.
O aplicativo garante também integrações com outros sistemas da empresa, disponibilizando banco de horas, holerite, metas, comissões, etc.
O analytics é bem completo, traz informações como, quem visualizou a postagem, quando visualizou, números de compartilhamentos e interações de cada usuário.
A plataforma possibilita ainda a extração de dados em formato XLS (Excel), que podem ser tratados da maneira que desejar. Arquivo que pode ser impresso ou salvo em formato PDF para controles e relatórios diversos.
Tenha em suas mãos, e na de seus colaboradores também, a maior revolução na comunicação corporativa digital.
É uma empresa brasileira que surge como startup de sócios com mais de vinte anos atuando com automação e robótica – e que, em 2012, introduziram no Brasil os primeiros robôs humanoides. As funções que os robôs podem exercer dentro de uma equipe de trabalho, são as seguintes:
• Por terem design harmônico e agradável, contam com a simpatia das pessoas, que em sua grande maioria, sempre busca o contato com eles. No geral sempre atraem grande público e mídia;
• Pessoas que busquem informações com os robôs serão sempre bem atendidas, uma vez que o robô não apresenta variação de humor, cansaço ou estresse e pode ser condicionado a seguir exatamente o padrão determinado de atendimento;
• Por ser um grande atrativo de público e mídia, algo valiosíssimo normalmente é explorado, a apresentação de marcas e conteúdo, seja de forma visual, que pode ser feita em sua tela de apresentação ou via adesivação no corpo dos robôs, e, também, a divulgação via conteúdo audível, onde os robôs podem pronunciar o que for desejável;
• É possível programarmos informações como localidade de lojas, caixas para pagamento de estacionamento, banheiros, caixas eletrônicos e tudo mais o que for desejável que o robô fale, ou apresente em sua tela multi-touch;
• Com a capacidade que possuem, é possível emitir relatórios gerencias com as informações mais pesquisadas por clientes e usuários;
• Nossos robôs contam com câmeras e é possível acessá-las remotamente, para ter uma visão do local onde estão atuando. É possível também o reconhecimento facial de pessoas, e se já cadastradas, podem ser chamadas pelo nome.
Enfim, dentre outros, esses são alguns dos benefícios que o robô traz para o ambiente onde trabalha. Utiliza-se com inteligência artificial e computação na nuvem, e com um simples acesso à internet, as possibilidades de uso desses devices são quase que ilimitadas, trazendo grandes benefícios e agilidade às equipes onde atuam.
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Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura
Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.
Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?
Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.
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Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?
Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.
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Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.
Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável
InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.
Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM
Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.
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Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.