Notícia publicada em 6 de junho de 2019
Por Érica Marcondes
Primeiro Green Building de Operação e Manutenção para Edifícios Existentes do Brasil em 2011 e certificado LEED EB O&M Gold três anos mais tarde, o Condomínio Comendador Yerchanik Kissajikian mostra mais uma vez o seu pioneirismo ao conquistar o nível Platinum da certificação. Em outras palavras, o CYK recebeu o mais alto nível de certificação sustentável de operação predial, com um total de 90 pontos de 100 possíveis, maior pontuação LEED EB O&M já obtida no Brasil.
O empreendimento passou por uma série de adaptações para elevar ainda mais a performance de seus sistemas e conquistou o feito inédito no mercado de Real Estate nacional – um trabalho feito a seis mãos entre a AK Realty (proprietária do edifício), a CBRE (responsável pela gestão condominial e operacional) e a CTE, consultoria de sustentabilidade.
Além de torná-lo mais eficiente, as iniciativas também tiveram como objetivo levar mais saúde aos ocupantes e incentivar práticas para a redução do consumo de recursos naturais, motivadas por investimento em tecnologias, campanhas e criação de procedimentos, que envolveram inúmeras pessoas, demonstrando que sustentabilidade é um processo de mudança, que depende, sobretudo, do engajamento das pessoas.
“É muito importante termos atingido o mais alto grau desta certificação. Isso assegura que estamos mantendo os elevados padrões de sustentabilidade e qualidade de vida das empresas aqui instaladas e seus funcionários, resultando também na redução dos custos operacionais”, afirma Gustavo Loureiro, Síndico e engenheiro civíl da empresa AK Realty.
A eficiência foi acima da média global em todas as cinco categorias avaliadas: água, energia, resíduos, transporte e experiência humana.
O conforto e bem-estar das instalações, avaliados pelos ocupantes, resultaram em um índice de satisfação de 93%. Entre os diferenciais, destaca-se a limpeza dos ambientes e a qualidade do ar interno. Também vale a pena citar a gama de facilidades existentes, como carregadores para veículos elétricos, lavagem de peças de roupa sob demanda e doação de adubo, demonstrando a preocupação do CYK em disponibilizar o maior número de serviços para seus usuários dentro de suas instalações, mesmo estando em região com ampla oferta de serviços como a Avenida Paulista.
“O resultado da certificação LEED EB O&M nível Platinum reforça a nossa responsabilidade de estarmos em constante atualização sobre o tema Sustentabilidade, buscando melhoria constante de tecnologia e processos operacionais, visando colaborar para a manutenção deste resultado”, ressalta Ivan Antonio Nolla, Gerente Predial do CYK (CBRE).
Confira as características técnicas sustentáveis do CYK:
Energia e Atmosfera
• Sistema de iluminação automatizado, contribuindo para a redução de consumo de energia elétrica. Substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LED nas áreas comuns e estacionamento. Redução de 20% no consumo de energia.
• Utilização de equipamentos “verdes” como enceradeira, equipamentos manuais de jardinagem e aspirador de pó. Resultado: baixo consumo de energia e baixo nível de ruído.
• Elevadores dotados de sistema regenerativo de energia elétrica e sistema de antecipação de chamadas.
• Secadores de mãos com baixa emissão de ruído e consumo de energia elétrica.
• Utilização de gás R-134A (Ecológico) para utilização no sistema de ar condicionado central.
• No horário de ponta não há consumo de energia elétrica vinda da rede, pois utiliza-se energia proveniente de termoacumulação (na época da bandeira vermelha e amarela, o abastecimento de energia da concessionária é oriundo de usinas termoelétricas).
Uso Racional da Água
• Vestiário com chuveiros temporizadores para economia de água e energia elétrica.
• Instalação de válvulas de duplo acionamento e arejadores. Redução média de 35% no consumo de água.
• Irrigação dos jardins com utilização de captação de água de chuva (sistema abastecido por energia fotovoltaica).
• Implantação de automatização no controle e dosagem do tratamento químico no sistema de resfriamento, possibilitando a redução de purga (descarte de água nas torres de resfriamento).
• Lava-rápido a seco, que não utiliza água no processo de limpeza do veículo.
• Instalação de películas nos vidros para a filtragem de raios ultravioleta e ilha de calor. Redução no consumo de energia elétrica no sistema de ar condicionado em torno de 4%, além da redução do consumo de água para alimentação do sistema de água gelada.
Materiais e Recursos
• Reciclagem de materiais (inclusive carpete e bituca de cigarro). Este último é transformado em carvão mineral, pela cooperativa que coleta.
• Utilização de produtos de limpeza ecoeficientes.
• Compostagem de restos de alimentos e folhas para doação e utilização como adubo no jardim, diminuindo o material orgânico para os aterros.
“Uma das principais lições aprendidas durante todos os processos de certificação do CYK foi a constatação de que o edifício tem promovido uma gestão contínua de qualidade, inclusive com a importante participação dos usuários. A missão a partir de agora é manter essa postura de continuar buscando melhorias para elevar a performance do que já foi conquistado, mantendo-se competitivo frente aos melhores empreendimentos. Queremos que o CYK continue sempre atrativo – tanto para as empresas que aqui estão quanto para outras que buscam edificações modernas e com o DNA da sustentabilidade”, conclui Fernando Sinicatto, Gerente Regional da CBRE.
O Condomínio Comendador Yerchanik Kissajikian (CYK) foi inaugurado em 2003. Está localizado na Avenida Paulista, 901, e tem acesso também pela Alameda Santos, 960. Com 534 vagas de estacionamento, 19 andares com lajes a partir de 951 m e 11 elevadores sociais, o empreendimento da categoria Triple A é dotado de infraestrutura técnica de última geração para receber empresas de grande porte, de segmentos variados. É sede de companhias dos segmentos petroquímico, financeiro e jurídico, incluindo a AK Realty, responsável pela incorporação e construção.
Espaços Sustentáveis
• Empreendimento localizado em área densamente urbanizada, com fácil acesso à malha metroviária, ônibus e ciclovias.
• Bicicletário com vestiários. Redução de veículos em circulação e redução de emissão de CO2.
• Vaga exclusiva e sistema para abastecimento de veículo 100% elétrico.
• Bike-Couriers para entrega de correspondências. Redução na emissão de CO2, devido à não utilização de motoboys.