Notícia publicada em 6 de junho de 2019
Por Érica Marcondes
O plástico é um problema sério no mundo. Cientistas estimam que, no ritmo atual de consumo, até 2050 haverá mais plástico do que peixes no oceano. Pioneira global na prática de Economia Circular dentro da limpeza profissional, a Maxi Service tem feito um trabalho contundente ao tornar a operação predial de seus clientes ainda mais sustentável, contribuindo para barrar essa estimativa mundial.
Em outras palavras, é uma operação de higiene e conservação com impacto zero ao dar uma nova chance para os galões de limpeza. A empresa destina a maior parte dos resíduos plásticos gerados na operação para reciclagem, e através de uma logística reversa especializada, esta matéria-prima reciclada retorna para a operação em forma de baldes e acessórios de limpeza.
“Reciclamos em média meia tonelada de plástico, do tipo PEAD, os quais geram em torno de 400 a 500 baldes mensais para a nossa operação. Estes mesmos baldes retornam para a reciclagem quando são inutilizados, gerando impacto zero ao meio ambiente”, explica Guilherme Salla, Administrador da Maxi Service.
Segundo ele, as equipes envolvidas nesse processo sabem da responsabilidade e se mostraram extremamente engajadas no retorno destes galões, em que é possível o retorno de quase 95% dos materiais entregues. “Desta forma não realizamos o descarte de plásticos dentro da operação de nossos clientes”.
A Ancar Ivanhoe Shopping Centers, responsável por 28 empreendimentos no Brasil e parceira da Maxi Service há seis anos, é um dos cases de sucesso. No Shopping Golden Square, em São Bernardo do Campo, e no Shopping Parque das Bandeiras, em Campinas, a equipe de limpeza da prestadora de serviços utiliza baldes e acessórios confeccionados a partir de galões reciclados.
“Sustentabilidade para nós está ligado à ideia de perenidade e deve ser vista como uma vantagem competitiva. Temos a consciência do impacto socioambiental de nossos shoppings e, por isso, sabemos de nossa capacidade de gerar valor através de programas de educação ambiental, envolvimento das comunidades ao nosso redor e busca pela inovação. Isto já está acontecendo com a disseminação desta cultura por toda companhia”, destaca Francisco Paulo, Coordenador Corporativo de Limpeza Profissional da Ancar Ivanhoe Shopping Centers.
Nos últimos anos, a administradora de shoppings cresceu uma média de 30% por ano em ações de sustentabilidade. Apenas em 2018, foram recicladas mais de 5 mil toneladas de resíduos. “Com iniciativas como Telhado Verde (aproveitamento dos resíduos da praça de alimentação), pulamos de 4 para 14 empreendimentos realizando esta ação, fazendo compostagem de mais de 700 toneladas de resíduos orgânicos. Outros exemplos são projetos como: Fábrica de Sabão, em que produzimos óleo reutilizado das lojas de alimentação, Coleta Seletiva, de resíduos como papelão, plástico, mas também eletrônicos, cápsulas de café e até bitucas de cigarro. Também fomos pioneiros no uso de ozonizadores de água para substituição de químicos usados na lavagem de banheiros e áreas críticas do ponto de vista de contaminação. Sem falar em ações voltadas para eficiência energética, como uso de lâmpadas eficientes e uso inteligente dos recursos hídricos, como reuso de água e mictórios secos”, pontua.
Já em 2019, foi criado um Comitê de Sustentabilidade na sede e em cada shopping para poder discutir iniciativas sustentáveis e metas da área para cada unidade de negócio.
“As operações de limpeza profissional podem acarretar um alto potencial poluidor, sobretudo químico, pelo uso de produtos de diferentes princípios ativos. Pensar em soluções inovadoras é fundamental e necessário. Entendemos que o nosso esforço e contribuição podem gerar resultados importantes para um ambiente mais equilibrado. A Ancar Ivanhoe e a Maxi Service têm visões semelhantes quanto ao tema sustentabilidade, permitindo a busca em conjunto por soluções inovadoras e eficiência operacional. A prova disso são os ótimos resultados em sustentabilidade nos shoppings em que trabalhamos em parceria”, conta Francisco.
No momento, a Maxi Service lidera um experimento para reciclagem de uniformes já usados, podendo retornar à operação por meio de mop pó ou bolsas de transporte.
Confira o vídeo sobre o funcionamento da operação de reciclagem.
Foto: Nelson Chinalia
Clique aqui para conferir a versão digital.