Notícia publicada em 6 de junho de 2019
Por Érica Marcondes
Desde 1969, quando deu início à sua trajetória, a Natura tem sido sinônimo de uma marca que preza pelas relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza.
O DNA da sustentabilidade e da inovação pode ser facilmente encontrado “dentro de casa” quando olhamos para os colaboradores e terceiros, responsáveis pelo bom funcionamento do SINN – o Sistema Integrado Normativo Natura, criado para gerenciar questões relacionadas à qualidade e ao meio ambiente. Em paralelo, há uma Área de Patrimônio altamente participativa que constantemente busca parceiros e soluções focados na melhoria contínua dos processos considerando como forte aliada a tecnologia.
“Temos na nossa rotina o uso de ferramentas para gestão de contratos, software de manutenção dos estabelecimentos e canais de chamados, por exemplo. Em setembro de 2018, começamos a investir na evolução do nosso modelo de gestão. Fomos ao mercado buscar tecnologias que correspondessem aos nossos processos e necessidades, e começamos a desenvolver junto com a Monitory o app que hoje utilizamos nos espaços do Nasp [Sede Administrativa Natura São Paulo], Cajamar e HUB Itupeva”, conta o Gerente de Patrimônio Emerson Rapaci.
Ao repensar o modelo de controle, que antes era gerenciado manualmente, por meio de planilhas, a área detém hoje mais informações e dados sobre a realidade das instalações prediais. “Hoje temos mais interatividade e facilidade entre os inspetores e confiabilidade para a gestão”, ressalta Rapaci.
Na prática significa que, com o Monitory Inspeção, os inspetores podem categorizar o tipo de problema e compartilhar todas as informações sobre os chamados com comentários, descrições e fotos, entre outros detalhes. O objetivo é criar conexão entre as ocorrências, de forma a ganhar produtividade. A equipe também passou a monitorar, em tempo real, o status atualizado de todos os chamados abertos, além de garantir o controle da agenda e confiabilidade dos dados. O resultado é uma atuação mais estratégica, uma vez que as equipes têm visibilidade das ocorrências como um todo, e mais proativa, de forma a antecipar a percepção do cliente e questionar os contatos de manutenção.
“O mundo de facilities e manutenção passa por uma transformação inerente à Indústria 4.0. Cada vez mais, precisamos de soluções que permitam a fusão entre o gerenciamento do mundo físico, ambiental e digital. A Natura é uma empresa que incentiva a inovação, valor conectado ao negócio e à nossa razão de ser: criar e comercializar produtos e serviços que promovam o bem-estar/estar bem. Da mesma forma, garantir a manutenção e segurança dos nossos espaços com qualidade reflete a expressão da marca e o cuidado com quem os utiliza, sejam eles colaboradores, consultoras de beleza, prestadores de serviços e visitantes”, conclui Rapaci.
Vale mencionar que, além da Natura, a Monitory atende o Grupo Ancar Ivanhoe, responsável por 21 shopping centers no Brasil, onde o modelo já está em aplicação. “Focamos nossa solução em um baixo custo de utilização com o intuito de massificar e atuar em diversos segmentos dentro da área de facilities”, explica o Diretor e Sócio da Monitory Tecnologia, José Henrique Paulon.
Monitory Inspeção
Como funciona?
Através do QR Code do local, o aplicativo mostra a lista de itens a inspecionar, tornando possível comprovar a presença do inspetor, abrir chamados com comentários e fotos de possíveis ocorrências no local.
Plataforma gerencial web
Acesso a todos os dados das inspeções e monitoramento completo da rotina de equipe.
• Histórico de checklists
• KPIs para gestão
• Detalhamentos das ocorrências registradas
• Gerenciamento da agenda de inspeções
Foto: Nelson Kon
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