Notícia publicada em 6 de junho de 2019
Por Léa Lobo
O Presidente para América Latina da Otis – uma unidade da United Technologies Corp. (NYSE:UTX) – Júlio Bellinassi, fala um pouco sobre o atual momento do mercado de elevadores, bem como das novas tecnologias e projetos que a empresa vem disponibilizando ao mercado.
Bellinassi nos conta que fazendo um comparativo em 2007/2008, o mercado de elevadores no Brasil era de sete mil unidades por ano. Com o boom imobiliário, em 2012/2013, este número chegou a quinze mil elevadores por ano. Ou seja, nos últimos dois anos o mercado voltou ao patamar de 2007/2008. Para 2019, ele está otimista com a retomada do setor em função dos resultados dos negócios já realizados pela companhia no 1º quadrimestre deste ano.
Já imaginando o crescimento para os próximos anos, Bellinassi nos conta que a companhia tem investido bastante em novos desenvolvimentos. Um deles traz uma sofisticada linha estética de cabinas denominada Gen2® Ambiance, permitindo que os clientes escolham o estilo mais adequado para seu empreendimento, com centenas de texturas e cores de painéis, iluminação e materiais que se adequam a qualquer projeto arquitetônico. Com o uso de iluminação a LED, por exemplo, as cabinas propiciam bem-estar aos usuários e as tornam verdadeiras obras de arte, além de ser sustentável por reduzir o consumo de energia. A Ambiance oferece duas coleções: Natural e Modern. A Natural é inspirada na arquitetura do século XX e utiliza materiais como madeira, pedra e couro para criar um design minimalista. Já a Modern apresenta design elegante com possibilidade de cores brilhantes para criar uma sensação de alta tecnologia para edifícios.
O Presidente compartilha ainda que continuam investindo em novas tecnologias tanto em elevadores mais atuais, como em soluções diferenciadas para a modernização de elevadores, a exemplo das Portas Inova, que substituem as portas batente tradicionais por portas automáticas com design mais moderno. Isso significa que o edifício se beneficia com grande inovação, segurança e confiabilidade, pois a modernização do elevador pode ser ajustada sem a interrupção e o desconforto que uma edificação teria com uma obra maior.
Bellinassi nos conta também algumas outras ações em andamento da companhia, que já começaram no final de 2017 e se estenderão para os próximos anos, como a conclusão da compra da divisão de elevadores e escadas rolantes da Mitsubishi Electric no Brasil – Melco Elevadores do Brasil S.A., tornando-se assim a autorizada exclusiva de serviços das marcas Mitsubishi Electric e LGTech no Brasil. “Essa integração já está consolidada e totalmente integrada com a nossa estratégia de fazer manutenção em elevadores de outras marcas, e não só elevadores da Otis. A estratégia é de ser, no lado de serviços, uma empresa que faz manutenção e modernização em elevadores de qualquer marca”, explica.
Finaliza reforçando que a Otis está com um forte trabalho de transformação digital, onde o Brasil é um dos pilotos do projeto, tendo como parceiros Microsoft, AT&T e Apple, sempre com o objetivo de entregar um transporte de primeira classe para clientes e usuários de elevadores. “Há soluções que contemplam aplicativos em smartphones, com possibilidades de dar o diagnóstico para o mecânico analisando o campo de vibração e o ruído durante o percurso do elevador, andar a andar, identificando de forma muito mais precisa e rápida as demandas de manutenção, sem contar as vantagens logísticas e de otimização de tempo dos trabalhos de manutenção”, exemplifica. Entre soluções ainda em projeto, já há algumas disponíveis, como o CabCreate®, onde o cliente pode criar opções de combinações customizadas para os elevadores.
Clique aqui para conferir a versão digital.