Black Friday - Congresso 2025
 

Parque da Cidade

Empreendimento inaugura Shopping e entrega a Torre Jequitibá

Por Léa Lobo e Érica Marcondes

Conteúdo publicado em 22 de março de 2019

São Paulo ganhou mais dois empreendimentos. Trata-se do Shopping Parque da Cidade, que tem previsão de ser inaugurado em abril de 2019 e a Torre Corporativa Jequitibá entregue em fevereiro.

Os empreendimentos fazem parte do Complexo Parque da Cidade, que tem como eixo principal uma grande área e parque linear de 62 mil m², aberto ao público e que será dotado de infraestrutura de serviços e lazer, como restaurantes, teatro, playgrounds, ciclovias, entre outros atrativos que garantirão o fluxo constante de pessoas sete dias por semana, inclusive fora do horário comercial. O conjunto de soluções dos projetos arquitetônico e paisagístico observa os impactos ambientais, a qualidade de vida das pessoas e também os benefícios para a região.

As características do Parque da Cidade permitiram seu ingresso no Climate Positive Development Program, iniciativa do grupo C40 Cities Climate Leadership, desenvolvida pela Fundação Clinton em parceria com o U.S. Green Building Council, que atualmente apoia 18 projetos no mundo, escolhidos como referência para outros empreendimentos quanto ao desenvolvimento urbano e à redução da emissão de CO2. Também é o primeiro empreendimento a receber uma certificação até então inédita na América do Sul, o LEED Neighborhood Development (ND) nível Silver, do U.S. Green Building Council, concedido a empreendimentos capazes de impactar positivamente seu entorno.

SHOPPING PARQUE DA CIDADE

O equipamento integra um complexo multiuso de mesmo nome, que ocupa um terreno de aproximadamente 80 mil m² na Zona Sul da capital paulista, integrado a uma área verde. O projeto está em completa harmonia com os planos municipais de revitalização da região da Chucri Zaidan, estabelecidos pela Operação Urbana Água Espraiada da Prefeitura Municipal de São Paulo. Seu endereço é Av. Nações Unidas, 14.400, na Chácara Santo Antônio. Sua estrutura contempla:

• cinco pisos públicos (três de lojas, um do cinema e um do teatro);

• quatro elevadores sociais e dois de serviço;

• vinte escadas rolantes;

• oito conjuntos de sanitários (feminino, masculino, família e Portador de Necessidades Especiais – PNE);

• um fraldário;

• estacionamento com 958 vagas para veículos, 180 vagas de motos e 80 de bicicletas.

O centro de compras, que já está com cerca de 80% dos espaços comercializados, vai ter 120 operações, em um mix de lojas voltado para conveniência e praticidade, com ênfase nos segmentos de gastronomia, serviços e entretenimento. Uma das âncoras do shopping será uma Clínica do Hospital Albert Einstein que ocupará uma área de 2,5 mil m². Trata-se do maior espaço de saúde dentro de um shopping center no País. A Rede Kinoplex também estará presente e vai operar o maior cinema de última geração da região, em um total de seis salas. A integração com a sustentabilidade e a mobilidade ganhará uma nova perspectiva e promete ser um dos pontos altos do empreendimento, já que, além de estar integrado a um parque, haverá um paisagismo funcional no shopping concebido pela Positiv.A.

O projeto arquitetônico, assinado pelo escritório de arquitetura Aflalo/Gasperini Arquitetos, privilegia os espaços amplos em linhas retas, divididos em dois blocos de três pisos, com iluminação natural, em um trajeto prático e fácil de circulação pelas lojas. Ele segue todos os preceitos de sustentabilidade, percebidos até no conceito de implantação, que afirma o caráter sustentável, e o tornam elegível aos certificados mais importantes da categoria, inclusive gerando impactos positivos também no entorno.

O conceito de Life Center

O conceito de Life Center conjuga as facilidades, o conforto e os serviços de um shopping com o ambiente tranquilo e saudável de um parque. Este conceito surgiu nos Estados Unidos, Europa e Ásia, fruto das transformações que estão acontecendo no comportamento do consumidor. Até 2020, as gerações Y e Z representarão mais da metade do mercado. Esses novos consumidores valorizam a experiência, a convivência, a sustentabilidade, não conhecem o mundo sem a internet e se relacionam com marcas e produtos de uma forma totalmente diferente das gerações que as precederam. Com isso, torna-se imperativo que todo o ecossistema do varejo se reinvente para atender essas novas demandas. É dentro deste contexto que o Parque da Cidade nasce, alinhado com essas expectativas do público.

Infraestrutura

Segundo o Gerente de Operações, Raul Menezes, o projeto de automação do shopping integra todas as infraestruturas de instalações de modo a possibilitar a melhor condição de operação, reduzindo custos operacionais e otimizando a mão de obra. “Estamos em fase final de configuração e testes de todos os sistemas, mas podemos destacar o Information and Communication Technology (ICT). Através deste sistema, será possível convergir as informações dos sistemas de automação e supervisão predial; climatização; CFTV; detecção e alarme de incêndio; medição e tarifação de insumos; e demais sistemas prediais. Essas informações deverão ser organizadas e concentradas em um dashboard, visualizado em monitores touchscreen e totens instalados no empreendimento, além de smartphones, tablets e computadores, através de acesso via web. O principal objetivo do ICT é atuar na conscientização e educação dos usuários fazendo uso do monitoramento do consumo e das atividades locais em tempo real e ao redor do Parque da Cidade, além de informar sobre condições de trânsito, clima e transporte coletivo em tempo real, construindo uma comunidade inteligente e conectada”, explica Menezes.

Em plena operação, o programa disponibilizará, entre outras, as seguintes informações:

• consumo de energia elétrica;

• gestão de resíduos;

• consumo e tratamento de água;

• segurança;

• consumo de gás;

• informações sobre o estacionamento e plataforma de carona solidária;

• condição do tempo;

• mapas;

• redes sociais;

• recursos humanos;

• situação dos aeroportos;

• situação do trânsito;

• entretenimento;

• estatísticas;

• emissões de carbono.

Menezes complementa que o Shopping possui um moderno sistema de climatização, com equipamentos de alta performance, devidamente suportados pela certificação LEED. São três chillers do tipo parafuso fabricados pela Trane. O sistema de combate a incêndio é composto por uma completa rede de chuveiros automáticos, sistema de detecção EST/Edwards e extração de fumaça nos átrios. O projeto de segurança foi desenvolvido pela Brasiliano & Associados (B&A), que especificou modernas câmeras digitais com altíssima resolução e software analítico de vídeo, sistema de controle de acesso com setorização de áreas, com abertura remota de portas de áreas técnicas e operacionais através da central de operações. O controle de utilidades possibilita medir consumo de água e energia de todas as lojas, além de equipamentos de interesse operacional (ar condicionado, por exemplo), conhecer o status de bombas, torre de resfriamento, dampers etc., além de programar acionamento temporizado da iluminação de todos os pavimentos do shopping. Remotamente será possível também acionar e programar setpoints dos fancoils, além de controlar elevadores.

Administração

A Enashopp é a administradora contratada para operar o shopping em todas as suas atividades, comercial, marketing e operacional, seja com equipe própria, seja com empresas terceirizadas cuidadosamente escolhidas. A empresa foi criada em 2000, a partir de uma necessidade do mercado baiano que sentia falta de um modelo de gestão de shoppings com visão global e ação local, com capacidade de ofertar soluções personalizadas para cada empreendimento e foco na potencialização de resultados para os investidores através de uma equipe motivada e identificada com os valores e objetivos dos clientes. Ela se consolidou no mercado em virtude dos resultados obtidos com os primeiros empreendimentos administrados, a exemplo da redução de vacância de lojas, geração de fluxo de consumidores, aumento de vendas para os lojistas e receitas de aluguel para os empreendedores, através do replanejamento de tenant mix (que define as atividades, segmentos, dimensões e localização das lojas para direcionar o trabalho de comercialização); intenso trabalho, de captação de novas lojas, racionalização das despesas condominiais e ações de marketing, planejadas estrategicamente de acordo com o posicionamento mercadológico. 

TORRE JEQUITIBÁ ESTÁ PRONTA PARA OCUPAÇÃO

A Torre Jequitibá (corporativa), de propriedade da Previ e comercializada pela Newmark Grubb Brasil, é mais uma etapa concluída do Parque da Cidade.

Inaugurada no último dia 7 de fevereiro, a Torre Jequitibá tem projeto arquitetônico assinado pelo escritório Aflalo/Gasperini, paisagismo de Pamela Burton & Company / Sergio Santana e compõe o Setor A do complexo, estando totalmente integrada ao Four Seasons Hotel (primeiro seis estrelas do Brasil) e ao Shopping Parque da Cidade, configurando o primeiro Life Center do Brasil.

Entre os pontos altos do empreendimento, podemos citar a localizada privilegiada (fácil acesso à rede de transporte público, estação da CPTM com pontos de ônibus a menos de 500 metros e futura estação da Linha Ouro do Metrô, além de conexão direta entre o Parque da Cidade e o Aeroporto de Congonhas) e as modernas características prediais. São 26 andares com lajes corporativas open space de 1.681,48 m2 com iluminação natural, que visam proporcionar flexibilidade e eficiência nos layouts, resultando em mais produtividade e qualidade de vida.

Além disso, a Torre Jequitibá oferece: lobby com pé-direito duplo, forro modulado, piso elevado, sanitários nas áreas comuns, elevadores com antecipação de chamada, elevador privativo, heliponto, espaço dedicado a gerador para áreas privativas, gerador de emergência para áreas comuns, monitoramento CPTV, 23 ou 48 vagas de automóveis por andar e bicicletário e vestiário.

Também foi construída com base em diretrizes sustentáveis. Eis alguns dos quesitos que levaram a edificação a conquistar a certificação americana LEED Gold: baixa emissão de CO2, economia de água e energia elétrica, sistema de captação de energia solar, lâmpadas LED, ar condicionado (sistema VRF) que proporciona economia de energia, sistema de captação e tratamento de água da chuva, sistema de esgoto a vácuo e sistema de recolhimento pneumático de resíduos.

Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP