Conteúdo publicado em 30 de janeiro de 2019
Sonae Sierra Brasil anuncia marketplace
O crescimento das vendas no varejo no universo digital são expressivas e revelam a necessidade da operação on-line se integrar à loja física para fomentar a inovação do varejo. O conceito de “multicanalidade” tem como desafio sentir na pele o dia a dia da dinâmica de operar em uma loja física integrada à virtual. Isso permite identificar pontos de melhoria na tecnologia de integração.
Atenta a essas mudanças, a Sonae Sierra Brasil informou no final de novembro, que implementará um marketplace no primeiro semestre de 2019. O anúncio foi feito pelo CEO da Companhia, José Baeta Tomás, em evento com investidores no Plaza Sul Shopping, em São Paulo. O projeto será iniciado no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, e depois se expandirá a outros empreendimentos do portfólio. O marketplace faz parte da estratégia digital da empresa, que visa implementar melhorias na jornada do consumidor por meio do uso de tecnologia. “Entendemos que é necessário aproximar cada vez mais o varejo físico do on-line para atender às novas formas de consumo e, para isso, já iniciamos a conversa com os principais players do mercado. Pretendemos, assim, fortalecer a dominância dos nossos empreendimentos em suas áreas de abrangência”, comentou o executivo.
MODERNIZAÇÃO CONSTANTE NA TERRAL
Com mais de vinte anos de atuação no mercado, a Terral Shopping Centers é uma empresa integrada, especializada no desenvolvimento, administração e comercialização de centros comerciais, com foco na inovação e na geração de resultados. Tem por característica o lançamento de empreendimentos inteligentes e arrojados, com racionalização de custos de condomínio, a fim de garantir o melhor retorno aos seus parceiros e investidores.
Com atuação no Centro-Oeste e Sudeste, a Terral Shopping Centers está à frente de 15 empreendimentos, sendo 12 em operação e três em desenvolvimento. São mais de 1.500 lojas, mais de 280.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL) e cerca de 80 milhões de consumidores que circulam anualmente pelos empreendimentos administrados por ela.
Segundo o Gerente Corporativo de Operações, Ubiratan Alves, nos últimos anos foram implantados importantes projetos para valorizar e manter as instalações dos shoppings da rede, sempre operando de forma competitiva e sustentável, com foco na experiência do cliente. Acompanhe alguns projetos:
Projeto de LED – implantado nos 12 shopping centers em operação da rede
O projeto incluiu a substituição de toda iluminação interna por LED, que reduziu as manutenções corretivas e padronizou as cores e quantidade de lumens em todos os shoppings. Essa medida trouxe conforto luminotécnico e pode promover uma sensação de acolhimento nos clientes, aumentando o tempo de observação das vitrines. Houve também uma redução no consumo de energia, em cerca de 20% em relação ao consumo anterior, propiciando um rápido payback ao projeto.
Projeto de climatização – Buriti Shopping Goiânia
O escopo contemplou a implantação de sistema de climatização, com central automatizada, em um shopping de 44 mil m² de ABL com mais de 20 anos de funcionamento. Um dos benefícios do projeto foi a automação, com um sistema de controle com interface centralizada (IHM), facilitando o acompanhamento da operação diária e de manutenção. Além disso, o conforto térmico, aumentou o tempo de permanência do cliente no shopping e também gerou uma redução aproximada de 15% na conta de energia dos lojistas.
Retrofit de estacionamento – Brasil Park Shopping
Outro projeto foi o retrofit do estacionamento, com “redesign” de vagas; nova comunicação visual horizontal e vertical; definição de área de tráfego de pedestres; instalação de máquinas de autoatendimento para pagamentos; transferência da central de atendimento via interfone para o CFTV, com redução de colaboradores na central do estacionamento; e automação da sinalização de vagas. O projeto, realizado em etapas, para não atrapalhar o acesso dos clientes, trouxe alguns benefícios para o empreendimento, como:
• otimização do direcionamento no fluxo de veículos no estacionamento;
• aumento do número de vagas;
• melhoria no controle operacional em dias de alto fluxo;
• facilidade na identificação de vagas disponíveis;
• layout de vagas com melhoria na experiência do cliente;
• melhoria na ambiência.
Retrofit de praça de alimentação – Buriti Shopping Guará
Outro projeto da Terral foi o retrofit do mobiliário e paisagismo da praça de alimentação do Buriti Shopping Guaratinguetá de modo que contribuísse para a qualidade visual e conforto dos clientes. O projeto proporcionou um aumento do conforto de utilização através de novo layout com tons rústicos e arborizado, execução faseada de modo que minimizasse o impacto aos clientes, aproveitamento de iluminação natural.
INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E RECURSOS SUSTENTÁVEIS
O Shopping Vitória, localizado na capital do Espírito Santo, possui 25 anos de mercado e é pioneiro em diversas ações sustentáveis, por conta de investimentos constantes em sua infraestrutura. Todas essas medidas adotadas visam a melhoria de desempenho da edificação, a redução de custos, o emprego de soluções que contribuam para minimizar o uso de recursos naturais, como também proporcionar a entrega de um serviço de excelência ao público e identificado com a sua demanda, já que o consumidor está mais informado e interessado em consumir produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis.
Dentre as ações mais recentes na área de infraestrutura está a instalação de um sistema de captação de água da chuva. O equipamento começou a operar em janeiro de 2017 e tem capacidade de armazenamento diário de 15 mil litros de água de chuva, por meio de um sistema de captação instalado na cobertura do shopping. A água coletada passa por um filtro de partículas, onde a sujeira é retida e bombeada para alimentar o reservatório do trator de irrigação de toda a área verde, localizada na parte externa do shopping. Dependendo da incidência de chuvas na capital, o sistema de captação tem estrutura para gerar uma economia anual de 2,1 milhões de litros de água.
Outra iniciativa positiva é a instalação do primeiro eletroposto do Espírito Santo para carga de veículos elétricos. O equipamento fica localizado no estacionamento coberto do Shopping Vitória e foi inaugurado em maio de 2018, podendo ser usado, gratuitamente, por toda população. Segundo a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (ABVEi), o Espírito Santo já conta com cerca de 20 veículos movidos à energia elétrica em circulação e tem se mostrado como um mercado promissor, com novos adeptos. O eletroposto chegou para estimular a discussão sobre a mudança do modelo tradicional de veículos, já que os carros elétricos não são poluentes.
MAIS SUSTENTABILIDADE NOS ALIANSCE SHOPPING CENTERS
Implantado desde 2010, o projeto Caxias Shopping Sustentável demonstra a preocupação do empreendimento com a sustentabilidade e a construção de uma sociedade ambientalmente responsável.
O Caxias Shopping foi o primeiro shopping do Rio de Janeiro a reciclar todos os resíduos gerados em suas dependências: plástico, papelão, alumínios, papel, restos de alimentos, óleo de cozinha e água. Aqueles considerados perigosos e que não podem ser reaproveitados, como lâmpadas, pilhas e baterias, têm garantido o descarte correto.
Sobre o projeto de energia solar, a energia gerada pelo sistema implantado é atualmente uma pequena parcela da necessidade total do shopping, porém suficiente para garantir o pleno funcionamento da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do empreendimento. Dessa forma, as ações sustentáveis se complementam: a energia limpa gerada pelas placas solares deriva no fornecimento de água de reúso que abastece as descargas dos banheiros e é usada na lavagem das áreas de serviço do Caxias Shopping. Além disso, por tratar-se de um sistema modular, pode ser facilmente expandido com a instalação de novas placas. Eventualmente, se a produção for superior à necessidade de consumo do shopping, poderá ser exportada para a empresa distribuidora criando-se um crédito em kWh para ser consumido durante a noite.
A utilização de energia solar reforça a vocação socioambiental do Caxias Shopping e a busca por incremento de resultados financeiros sem o abandono dos princípios de proteção do meio ambiente.
Mais ações na área ambiental
Com investimento em novas tecnologias e ações para mitigar o impacto de suas operações no meio ambiente, a companhia já mapeia indicadores ambientais de 26 empreendimentos e avançou em todos os índices. Ano passado, mais de três mil toneladas de papel e papelão foram enviadas para reciclagem. Com isso, mais de 63 mil árvores foram poupadas. Os 26 shoppings do grupo analisados em 2017 enviaram para reciclagem aproximadamente 17% de seus resíduos sólidos, em uma iniciativa que inclui a separação de alumínio, plástico, entre outros.
Em 2017, o consumo de KW por m2 de ABL nos 26 centros de compra avaliados foi de 277,11, uma economia de 20% em comparação aos 344,85 KW/m2 apurados em 2015.
Além do benefício ambiental, um projeto que valorize a sustentabilidade do empreendimento – desde a arquitetura até a operação diária – significa não só a redução de consumo de recursos naturais, mas também diminuição das despesas financeiras.
A gestão sustentável da água é outro ponto fundamental. Além de soluções estruturais, a empresa promove campanhas permanentes de conscientização para os clientes e colaboradores de seus shoppings. O volume de água consumido em 2017 teve uma redução de 111 milhões de litros em relação a 2016, o que seria suficiente para encher a 59 piscinas olímpicas.
A transformação de lixo orgânico em adubo de alta qualidade é outra iniciativa inovadora no setor que vem ganhando espaço entre os shoppings da rede. Três empreendimentos – Caxias Shopping (RJ), Via Parque Shopping (RJ) e Santana Parque Shopping (SP) – enviaram para a compostagem 98.050 quilos de restos de alimentos, folhas e podas de árvores.
Em outra frente, os 26 shoppings da rede participantes do mapeamento evitaram que 3,9 mil toneladas de lixo fossem enviadas para aterros sanitários, prevenindo que mais de 3 mil toneladas de CO2 fossem liberadas na atmosfera.
RECUPERAÇÃO DA ETE E REÚSO DO SHOPPING PENHA
A General Water projetou e implantou o retrofit completo da ETE do Shopping Penha, que estava inativa há quase dez anos. Segundo Fernando de Barros Pereira, Diretor da General Water, apesar de muito desafiador, o trabalho foi muito bem-sucedido e hoje o Shopping Penha conta com um sistema dotado das tecnologias mais modernas do mundo.
O sistema implantado consiste na tecnologia mais moderna para tratamento de esgoto. Trata-se do sistema Membrane Bioreactor (MBR, em português “biorreatores à membrana”). Em linhas gerais, o esgoto passa pelos seguintes processos:
• remoção de sólidos grosseiros como papéis e plásticos através de gradeamento;
• correção do pH;
• tratamento biológico por lodos ativados;
• nitrificação e desnitrificação (para redução da amônia, possibilitando o uso nas torres de resfriamento);
• membranas de ultrafiltração (por isso o nome MBR).
A água que vai para as torres de resfriamento passa, ainda, por um módulo de osmose reversa, que é a melhor tecnologia do mundo para remoção de sais e minerais. Essa tecnologia é utilizada ao redor do planeta para dessalinização e potabilização da água do mar. Por fim, a água de reúso recebe a adição de cloro e de um corante alimentício para identificação como água não potável.
O sistema de reúso vai garantir uma redução de cerca de 25% na conta de água e esgoto do empreendimento, além de diminuir em 50% o consumo de água do complexo. Isso equivale ao volume de 12 piscinas olímpicas por ano!
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