Black Friday - Congresso 2025
 

Projetos que transformam o varejo

E que ganharam destaque em shopping centers

Conteúdo publicado em 30 de janeiro de 2019

Sonae Sierra Brasil anuncia marketplace

O crescimento das vendas no varejo no universo digital são expressivas e revelam a necessidade da operação on-line se integrar à loja física para fomentar a inovação do varejo. O conceito de “multicanalidade” tem como desafio sentir na pele o dia a dia da dinâmica de operar em uma loja física integrada à virtual. Isso permite identificar pontos de melhoria na tecnologia de integração.

Atenta a essas mudanças, a Sonae Sierra Brasil informou no final de novembro, que implementará um marketplace no primeiro semestre de 2019. O anúncio foi feito pelo CEO da Companhia, José Baeta Tomás, em evento com investidores no Plaza Sul Shopping, em São Paulo. O projeto será iniciado no Parque D. Pedro Shopping, em Campinas, e depois se expandirá a outros empreendimentos do portfólio. O marketplace faz parte da estratégia digital da empresa, que visa implementar melhorias na jornada do consumidor por meio do uso de tecnologia. “Entendemos que é necessário aproximar cada vez mais o varejo físico do on-line para atender às novas formas de consumo e, para isso, já iniciamos a conversa com os principais players do mercado. Pretendemos, assim, fortalecer a dominância dos nossos empreendimentos em suas áreas de abrangência”, comentou o executivo.

MODERNIZAÇÃO CONSTANTE NA TERRAL

Com mais de vinte anos de atuação no mercado, a Terral Shopping Centers é uma empresa integrada, especializada no desenvolvimento, administração e comercialização de centros comerciais, com foco na inovação e na geração de resultados. Tem por característica o lançamento de empreendimentos inteligentes e arrojados, com racionalização de custos de condomínio, a fim de garantir o melhor retorno aos seus parceiros e investidores.

Com atuação no Centro-Oeste e Sudeste, a Terral Shopping Centers está à frente de 15 empreendimentos, sendo 12 em operação e três em desenvolvimento. São mais de 1.500 lojas, mais de 280.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL) e cerca de 80 milhões de consumidores que circulam anualmente pelos empreendimentos administrados por ela.

Segundo o Gerente Corporativo de Operações, Ubiratan Alves, nos últimos anos foram implantados importantes projetos para valorizar e manter as instalações dos shoppings da rede, sempre operando de forma competitiva e sustentável, com foco na experiência do cliente. Acompanhe alguns projetos:

Projeto de LED – implantado nos 12 shopping centers em operação da rede

O projeto incluiu a substituição de toda iluminação interna por LED, que reduziu as manutenções corretivas e padronizou as cores e quantidade de lumens em todos os shoppings. Essa medida trouxe conforto luminotécnico e pode promover uma sensação de acolhimento nos clientes, aumentando o tempo de observação das vitrines. Houve também uma redução no consumo de energia, em cerca de 20% em relação ao consumo anterior, propiciando um rápido payback ao projeto.

Projeto de climatização – Buriti Shopping Goiânia

O escopo contemplou a implantação de sistema de climatização, com central automatizada, em um shopping de 44 mil m² de ABL com mais de 20 anos de funcionamento. Um dos benefícios do projeto foi a automação, com um sistema de controle com interface centralizada (IHM), facilitando o acompanhamento da operação diária e de manutenção. Além disso, o conforto térmico, aumentou o tempo de permanência do cliente no shopping e também gerou uma redução aproximada de 15% na conta de energia dos lojistas.

Retrofit de estacionamento – Brasil Park Shopping

Outro projeto foi o retrofit do estacionamento, com “redesign” de vagas; nova comunicação visual horizontal e vertical; definição de área de tráfego de pedestres; instalação de máquinas de autoatendimento para pagamentos; transferência da central de atendimento via interfone para o CFTV, com redução de colaboradores na central do estacionamento; e automação da sinalização de vagas. O projeto, realizado em etapas, para não atrapalhar o acesso dos clientes, trouxe alguns benefícios para o empreendimento, como:

• otimização do direcionamento no fluxo de veículos no estacionamento;

• aumento do número de vagas;

• melhoria no controle operacional em dias de alto fluxo;

• facilidade na identificação de vagas disponíveis;

• layout de vagas com melhoria na experiência do cliente;

• melhoria na ambiência.

Retrofit de praça de alimentação – Buriti Shopping Guará

Outro projeto da Terral foi o retrofit do mobiliário e paisagismo da praça de alimentação do Buriti Shopping Guaratinguetá de modo que contribuísse para a qualidade visual e conforto dos clientes. O projeto proporcionou um aumento do conforto de utilização através de novo layout com tons rústicos e arborizado, execução faseada de modo que minimizasse o impacto aos clientes, aproveitamento de iluminação natural.

INVESTIMENTO EM INFRAESTRUTURA E RECURSOS SUSTENTÁVEIS

O Shopping Vitória, localizado na capital do Espírito Santo, possui 25 anos de mercado e é pioneiro em diversas ações sustentáveis, por conta de investimentos constantes em sua infraestrutura. Todas essas medidas adotadas visam a melhoria de desempenho da edificação, a redução de custos, o emprego de soluções que contribuam para minimizar o uso de recursos naturais, como também proporcionar a entrega de um serviço de excelência ao público e identificado com a sua demanda, já que o consumidor está mais informado e interessado em consumir produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis.

Dentre as ações mais recentes na área de infraestrutura está a instalação de um sistema de captação de água da chuva. O equipamento começou a operar em janeiro de 2017 e tem capacidade de armazenamento diário de 15 mil litros de água de chuva, por meio de um sistema de captação instalado na cobertura do shopping. A água coletada passa por um filtro de partículas, onde a sujeira é retida e bombeada para alimentar o reservatório do trator de irrigação de toda a área verde, localizada na parte externa do shopping. Dependendo da incidência de chuvas na capital, o sistema de captação tem estrutura para gerar uma economia anual de 2,1 milhões de litros de água.

Outra iniciativa positiva é a instalação do primeiro eletroposto do Espírito Santo para carga de veículos elétricos. O equipamento fica localizado no estacionamento coberto do Shopping Vitória e foi inaugurado em maio de 2018, podendo ser usado, gratuitamente, por toda população. Segundo a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (ABVEi), o Espírito Santo já conta com cerca de 20 veículos movidos à energia elétrica em circulação e tem se mostrado como um mercado promissor, com novos adeptos. O eletroposto chegou para estimular a discussão sobre a mudança do modelo tradicional de veículos, já que os carros elétricos não são poluentes.

MAIS SUSTENTABILIDADE NOS ALIANSCE SHOPPING CENTERS

Implantado desde 2010, o projeto Caxias Shopping Sustentável demonstra a preocupação do empreendimento com a sustentabilidade e a construção de uma sociedade ambientalmente responsável.

O Caxias Shopping foi o primeiro shopping do Rio de Janeiro a reciclar todos os resíduos gerados em suas dependências: plástico, papelão, alumínios, papel, restos de alimentos, óleo de cozinha e água. Aqueles considerados perigosos e que não podem ser reaproveitados, como lâmpadas, pilhas e baterias, têm garantido o descarte correto.

Sobre o projeto de energia solar, a energia gerada pelo sistema implantado é atualmente uma pequena parcela da necessidade total do shopping, porém suficiente para garantir o pleno funcionamento da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do empreendimento. Dessa forma, as ações sustentáveis se complementam: a energia limpa gerada pelas placas solares deriva no fornecimento de água de reúso que abastece as descargas dos banheiros e é usada na lavagem das áreas de serviço do Caxias Shopping. Além disso, por tratar-se de um sistema modular, pode ser facilmente expandido com a instalação de novas placas. Eventualmente, se a produção for superior à necessidade de consumo do shopping, poderá ser exportada para a empresa distribuidora criando-se um crédito em kWh para ser consumido durante a noite.

A utilização de energia solar reforça a vocação socioambiental do Caxias Shopping e a busca por incremento de resultados financeiros sem o abandono dos princípios de proteção do meio ambiente.

Mais ações na área ambiental

Com investimento em novas tecnologias e ações para mitigar o impacto de suas operações no meio ambiente, a companhia já mapeia indicadores ambientais de 26 empreendimentos e avançou em todos os índices. Ano passado, mais de três mil toneladas de papel e papelão foram enviadas para reciclagem. Com isso, mais de 63 mil árvores foram poupadas. Os 26 shoppings do grupo analisados em 2017 enviaram para reciclagem aproximadamente 17% de seus resíduos sólidos, em uma iniciativa que inclui a separação de alumínio, plástico, entre outros.

Em 2017, o consumo de KW por m2 de ABL nos 26 centros de compra avaliados foi de 277,11, uma economia de 20% em comparação aos 344,85 KW/m2 apurados em 2015.

Além do benefício ambiental, um projeto que valorize a sustentabilidade do empreendimento – desde a arquitetura até a operação diária – significa não só a redução de consumo de recursos naturais, mas também diminuição das despesas financeiras.

A gestão sustentável da água é outro ponto fundamental. Além de soluções estruturais, a empresa promove campanhas permanentes de conscientização para os clientes e colaboradores de seus shoppings. O volume de água consumido em 2017 teve uma redução de 111 milhões de litros em relação a 2016, o que seria suficiente para encher a 59 piscinas olímpicas.

A transformação de lixo orgânico em adubo de alta qualidade é outra iniciativa inovadora no setor que vem ganhando espaço entre os shoppings da rede. Três empreendimentos – Caxias Shopping (RJ), Via Parque Shopping (RJ) e Santana Parque Shopping (SP) – enviaram para a compostagem 98.050 quilos de restos de alimentos, folhas e podas de árvores.

Em outra frente, os 26 shoppings da rede participantes do mapeamento evitaram que 3,9 mil toneladas de lixo fossem enviadas para aterros sanitários, prevenindo que mais de 3 mil toneladas de CO2 fossem liberadas na atmosfera.

RECUPERAÇÃO DA ETE E REÚSO DO SHOPPING PENHA

A General Water projetou e implantou o retrofit completo da ETE do Shopping Penha, que estava inativa há quase dez anos. Segundo Fernando de Barros Pereira, Diretor da General Water, apesar de muito desafiador, o trabalho foi muito bem-sucedido e hoje o Shopping Penha conta com um sistema dotado das tecnologias mais modernas do mundo.

O sistema implantado consiste na tecnologia mais moderna para tratamento de esgoto. Trata-se do sistema Membrane Bioreactor (MBR, em português “biorreatores à membrana”). Em linhas gerais, o esgoto passa pelos seguintes processos:

• remoção de sólidos grosseiros como papéis e plásticos através de gradeamento;

• correção do pH;

• tratamento biológico por lodos ativados;

• nitrificação e desnitrificação (para redução da amônia, possibilitando o uso nas torres de resfriamento);

• membranas de ultrafiltração (por isso o nome MBR).

A água que vai para as torres de resfriamento passa, ainda, por um módulo de osmose reversa, que é a melhor tecnologia do mundo para remoção de sais e minerais. Essa tecnologia é utilizada ao redor do planeta para dessalinização e potabilização da água do mar. Por fim, a água de reúso recebe a adição de cloro e de um corante alimentício para identificação como água não potável.

O sistema de reúso vai garantir uma redução de cerca de 25% na conta de água e esgoto do empreendimento, além de diminuir em 50% o consumo de água do complexo. Isso equivale ao volume de 12 piscinas olímpicas por ano!

Clique aqui e confira o conteúdo na íntegra.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP