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Lições para inovar no mercado de FM

Garantindo amplas oportunidades de negócios e troca de conhecimento entre profissionais carioca, confira a cobertura completa do 12º Congresso INFRA Rio de Janeiro

Por Larissa Gregorutti e Érica Marcondes

Conteúdo publicado em 4 de dezembro de 2018

O último congresso realizado em 2018 pela INFRA aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro no Rio de Janeiro e mais uma vez foi sucesso de público e conteúdo, com visitas técnicas e palestras que trouxeram mais do que ensinamentos para a gestão de infraestrutura e serviços, como lições de vida estimulando o profissional a não desistir nunca e ser bem-sucedido em seus objetivos.

No dia 24, logo na recepção do 12º Congresso INFRA Rio de Janeiro, os mais de trezentos profissionais que marcaram presença no Centro de Convenções SulAmérica encontraram um ambiente estruturado para proporcionar novas oportunidades de relacionamento, com amplo espaço de circulação entre os estandes, com mobiliário, sofás, mesas e cadeiras posicionados como salas de negócios.

Já o conteúdo das palestras, elaborado pela Diretora de Redação da Revista INFRA e Presidente do Comitê Organizador do INFRA Rio, Léa Lobo, completou um ciclo de eventos que ao longo do ano debateu sobre o tema “Transformação através da tecnologia, inovação e criatividade”, trazendo um panorama sobre o mercado de escritórios no Rio de Janeiro, além de abordar tendências e soluções sobre gestão de propriedade e transporte, sustentabilidade, energia, entre outros assuntos apurados a seguir.

Um dia anterior, mais de 200 pessoas tiveram a oportunidade de conhecer empreendimentos ícones da capital carioca, em quatro visitas técnicas que aconteceram dia 23 no Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (CEMHS), nos Estúdios Globo, no Ventura Corporate Towers e no Edifício Barão de Mauá, passeios organizados pela Revista INFRA com o apoio especial dos respectivos anfitriões.

Confira a seguir mais detalhes sobre as visitas técnicas e uma retrospectiva das palestras do 12ª INFRA Rio.

Visitas Técnicas

Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen

Empreendimento único, o CEMHS está localizado na Barra da Tijuca e ocupa uma área de 78,4 mil m2, sendo que apenas 12,5% é edificado, tornando o complexo empresarial o mais bonito e arborizado da cidade. Privilegiado pelo paisagismo, durante a visita técnica, 30 participantes tiveram a oportunidade de conhecer a área verde do complexo, a horta urbana e o processo de compostagem desenvolvido para diminuir a quantidade de resíduos orgânicos coletados no jardim, como podas, folhagens varridas, cortes corretivos, etc. Materiais esses, que antigamente eram destinados para caçambas de entulhos.

Para melhor aproveitamento de área ociosa do empreendimento, a horta urbana foi criada para fechar um ciclo inteligente de reúso de materiais orgânicos que seriam descartados. Confira o total de resíduos destinados nos últimos anos em caçambas de entulhos e o custo da destinação desses resíduos: em 2016, foi gerado 105.880 kg de resíduos a um custo de R$ 37.777,97 com a destinação; em 2017, esse número passou para 53.390 kg, no valor de R$ 33.133,51; e, em 2018, caiu para 40.941 kg, a um custo de R$ 19.342,69.

Além disso, tudo o que é produzido na horta urbana é distribuído entre os colaboradores do condomínio. Benefício que foi compartilhado com todos os participantes da visita técnica, que ganharam como brinde, cada um, uma muda de tempero da horta e uma porção de adubo orgânico produzidos no condomínio por meio do processo de compostagem. Agradecemos a sempre especial recepção do CEO da RV Gestão, Administrador e Síndico do CEMHS, Alexandre Roxo, e de sua equipe.

Estúdios Globo

Com mais de 1,7 milhão de m2 de terreno total e mais de 150 mil m2 de área construída, os Estúdios Globo receberam um grupo de 25 profissionais. Entre os espaços destinados ao passeio, podemos destacar: a cidade cenográfica de Salvador, cenário para a novela Segundo Sol; o prédio de produção de efeitos especiais; a área de figurinos; entre outros. Obrigado Thiago Martins, Thiago Lacerda, Homero Carrazzoni e Ricardo Lucki, que integram a Diretoria de Finanças e Infraestrutura dos Estúdios Globo.

Ventura Corporate Towers

O Ventura Corporate Towers também fez parte do roteiro de visitas técnicas do 12º INFRA Rio. Certificado LEED Gold, com população diária de 5.500 pessoas, duas torres de escritórios com 36 andares cada, mais cinco subsolos e um edifício-garagem de cinco andares com aproximadamente 1.500 vagas, 42 elevadores, duas escadas rolantes e uma série de conveniências, o empreendimento conta com uma alta taxa de ocupação e inquilinos como Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES), Shell, Santander, Caixa, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) entre outros.

Quem participou do passeio pôde conhecer os bastidores da operação, como os ganhos advindos da reforma do sistema Building System Automation (BMS) e o conceito que a BR Properties está prestes a lançar: o BR In-site, um espaço de uso compartilhado com mobiliário e wi-fi gratuito.

A recepção impecável ficou por conta do Gerente Geral da BR Properties, Carlindo Macedo; do Gerente de Operações do Ventura, Fernando Carrasqueira; da Gerente de Contratos, Anna Carolina Garcia; e do Gerente de Manutenção, José Antonio Soares. Agradecemos a todos pela oportunidade!

Edifício Barão de Mauá

Um grupo de aproximadamente 50 profissionais passeou pelo novíssimo Edifício Barão de Mauá, que une tradição e modernidade. Isso porque ele acaba de passar por um minucioso processo de retrofit que envolveu a substituição dos sistemas de ar condicionado, elétrica, hidráulica, combate a incêndio, automação, controle de acesso e CFTV e modernização dos elevadores. Projetado por Oscar Niemeyer em conjunto com Sabino Barroso e Lúcio Costa, o empreendimento foi restaurado pelo Arquiteto Glauco Campello, que teve a missão de fazer ressurgir este tesouro da arquitetura do Rio de Janeiro.

Ao todo, são 17.842 m² de área privativa, 20 pavimentos, duas lojas no térreo e dois subsolos de garagem com capacidade de até 50 veículos utilizando serviço de manobrista, além de localização privilegiada e fachada imponente, revestida por mármore e brise-soleil.

Agradecemos à Valia e ao anfitrião Rafael Vasconcelos, Gerente de Investimentos Imobiliários da companhia, pela oportunidade de conferir tudo isso de perto!

Palestras

Transformação através da tecnologia, inovação e criatividade

Léa Lobo, Diretora de Redação da Revista INFRA

“A todo momento ouvimos falar sobre como as tecnologias estão transformando a maneira de trabalhar e conduzir os negócios, bem como o impacto das estratégias corporativas frente aos clientes, que buscam novas experiências constantemente. Neste momento de ruptura, em que as tecnologias emergentes e as inovações generalizadas são difundidas rapidamente, é preciso observar como está organizada a área de FM, de modo a atender às demandas do negócio e continuar sendo competitivo.

“Quando pensamos em tecnologia e criatividade, temos que perguntar sobre o futuro, por exemplo: ‘Qual a tendência da evolução da manutenção nos próximos 10 anos? De que forma as novas tecnologias podem deixar a operação mais eficiente (Internet of Things [IoT], Building Information Model [BIM], Inteligência Artificial [IA], 5G, Radio-Frequency IDentification [RFID] etc.)? Como tornar a edificação realmente sustentável?’. Ou seja, temos que procurar respostas para a tomada mais assertiva de decisões, visando o impacto no longo prazo, e que apoiem o planejamento e os objetivos da estratégia do negócio para o presente futuro”.

Mercado de escritórios do Rio de Janeiro

Marina Cury, CEO da Newmark Grubb Brasil

“Assim como em São Paulo, o terceiro trimestre no mercado carioca foi marcado pela retomada da demanda, com uma absorção líquida trimestral de 36 mil m²: a mais alta em um trimestre desde 2014. Observa-se, desde o final de 2017, um arrefecimento na atividade construtiva, com uma pausa na entrega de novos edifícios, para conter a superoferta existente. A taxa de vacância sofreu uma pequena queda, fechando em 40,1% (vs. 41,7% no 2º trimestre). Se considerarmos a ocupação dos espaços já negociados neste trimestre, porém ainda não ocupados, a taxa de disponibilidade cairia para 38,7%, e absorção seria cerca de 67 mil m².

As regiões de maior destaque em termos de absorção líquida no trimestre foram o Porto (39 mil m²), Centro Sul (12 mil²) e Zona Sul (4 mil m²). A região Centro Norte, por sua vez, apresentou o maior volume de devoluções de espaços (-21 mil m²).

Para este ano, não deve haver novas entregas de edifícios no Rio de Janeiro, o que deve contribuir para contenção da alta na taxa de vacância, caso o ritmo da demanda permaneça no patamar observado neste trimestre.”

O case do Ventura Corporate Towers

Carlindo Macedo, Gerente Geral de Properties da BR Properties

“Além de todas as características técnicas da propriedade, o retrofit e a manutenção corretiva feita nos sistemas eletrônicos, o case diferencial do empreendimento foi realizar a gestão de propriedade sob três aspectos, que são pessoas, processos e propriedades e criar um conceito de gestão integrado de modo que equilibre a redução de custo com a gestão da qualidade, visando a satisfação do cliente. Normalmente, as pessoas fazem gestão predial de uma forma muito rotineira, muito básica, por isso, implantar esse conceito de gerenciamento cria um diferencial de gestão que faz com que as pessoas se sintam engajadas e tenham uma finalidade. As ferramentas desse processo são simples de se adotar, que são a Net Promoter Score (NPS); o Orçamento Base Zero (OBZ); o Modelo Define, Measure, Analyse, Improve e Control (DMAIC); o 6Sigma, que pede definir, medir, avaliar, melhorar, controlar; e o Bussiness Process Management (BPM), que é o mapeamento de processo. Essas ferramentas dão um diferencial para que o gestor e sua equipe tenham um controle, uma maneira estruturada para realizar a gestão estratégica de facilities.”

Sustentabilidade na Infraestrutura da TV Globo

Thiago Martins, Diretor de Gestão de Espaços da TV GLOBO

“A área de sustentabilidade da TV Globo atende as cinco sedes da empresa que ficam na região de RJ, SP, BH, BSB e Recife. O maior site são os Estúdios Globo no Rio de Janeiro, espaço com 1.744.400 m² de terreno total, sendo mais de 150.000 m² construídos e mais de 956.000 m² de terreno disponível, que faz parte de uma reserva privada.

A Gestão de Espaços e Ambiental fica dentro da área de Infraestrutura da empresa. Nós operamos toda parte de obras, gestão de imóveis, licenciamento dos ativos, gestão ambiental e todo plano diretor dos espaços.

Até 2016, não existia uma área de gestão ambiental específica, e a empresa realizava apenas ações pontuais. Então a área foi criada, e foi elaborado o Plano Diretor Ambiental com visão de cinco anos, que busca o atendimento às emergências, gestão de fauna e flora, emissões atmosféricas e ruído, gerenciamento de resíduos, gestão de produtos químicos, gestão de recursos hídricos, tudo isso envolto pelo Programa de Conformidade Legal, atendendo totalmente às questões legais. Lançamos também a Política Ambiental que visa atender 4 pilares: água, resíduos, energia, conscientização – principais tópicos que estabelece o caminho que vamos trabalhar.”

Gestão de transporte de pessoas e documentos

Flávio Edson Faria da Silva, Coordenador de Facilities| CRESLatam da Capgemini Brasil

“Na gestão de FM controlamos um budget com valor muito expressivo, como no caso dos serviços de transporte de pessoas (táxis), que chegou a consumir até 20% do nosso orçamento. Sendo assim, para corrigirmos este gap, resolvemos inovar e buscamos novas tecnologias que pudessem nos ajudar a reduzir os custos com a operação. Encontramos um player que possuía uma plataforma de gestão e que gerenciava todo o processo, desde a solicitação do veículo até o pagamento da corrida, que no início era realizado via SMS e atualmente via app. Com isso, aumentamos o controle das corridas, eliminamos os vouchers e passamos a ter apenas um fornecedor, o que gerou uma gestão mais controlada na operação. O passo seguinte foi realizarmos benchmarking com grandes empresas e trocarmos experiências.

Em relação aos transportes de documentos, fizemos da mesma forma, implantamos ferramenta de gestão, realizamos benchmark com outras empresas, centralizamos todos os serviços em um único player, implantamos procedimento de uso dos serviços, e através desses movimentos conseguimos uma significativa redução na operação.”

Facilities em movimento: manutenção com equipes volantes multidisciplinares

Roberto Nunes, Gerente de Serviços Gerais de Facilities da Enel

“Estamos em uma constante busca por soluções ‘fora da caixa’, de modo que nossa área consiga entregar inovações de forma inteligente, com mais qualidade por menor custo. Nesse sentido, desenvolvemos o projeto de agrupar os contratos de Facilities com um único fornecedor, o que nos gerou mais eficiência operacional – já que reduzimos o tempo dedicado da equipe à gestão e à interlocução dos contratos – e econômica, com uma redução de 20% no valor dos contratos.

Adicionalmente, implantamos a modalidade de equipes de manutenção volante, que permitiu obtermos, além de ganhos de produtividade, uma redução das manutenções corretivas e o consequente crescimento das manutenções preventivas. Acredito que, ao final, tudo isto se refletiu na melhoria da satisfação e da percepção da qualidade do serviço prestado por nossa área.”

Energia elétrica – panorama e perspectivas para uma gestão eficiente

Paulo Cezar de Franco, diretor da Paulo Cezar Franco Engenharia & Gestão

“A gestão eficiente do uso da energia elétrica em empreendimentos corporativos tem dois pilares fundamentais que são processos operacionais bem ajustados e a revitalização de instalações que se encontram obsoletas.

Esses dois pontos merecem ser destacados, pois tem como objetivo alertar sobre a necessidade de garantir que os procedimentos de operação de equipamentos e máquinas sejam realizados conforme os padrões pré-determinados (de operação e manutenção), e também pela importância de se identificar a necessidade de revitalização de instalações que, apesar de estarem funcionando corretamente, possuem péssimas relações entre produção e consumo de energia (eficiência energética). De modo geral, para se ter uma gestão eficiente é necessário corrigir os problemas de instalações e realizar o ajuste de processos, avaliar o enquadramento tarifário, estudar fontes alternativas de energia e refazer as avaliações periodicamente.”

Desafiando limites

Márcio Villar, Ultramaratonista

“Até onde vai o poder do ser humano para superar obstáculos e realizar sonhos? Nada é impossível quando você se dedica e faz o que ama. Meu último recorde, foi quando eu estava em cima de uma cama de um hospital, com uma doença alto imune e tive que colocar uma prótese no quadril. Após colocar a prótese eu soube que um espanhol tinha batido o recorde mundial do caminho de Santiago de Compostela, de 827 km. Então eu decidi me curar e bater esse recorde mundial. Dez meses depois de colocar a prótese, consegui cumprir com o meu objetivo.

No total eu tenho seis recordes mundiais, mas eu só corro por causas sociais. Correndo, eu já consegui fundos para pagar mais de 30 transplantes de coração, já recolhi mais de 180 mil pacotes de leite para o Hospital do Câncer e, atualmente, sou embaixador de um projeto que cuida de mais de 160 crianças especiais no interior do Pará. Então toda vez que eu vou correr em alguma competição, eu uso a filantropia como motivação para superar meus limites e bater os recordes mundiais. Isso me motiva a não desistir nunca.”

Com a palavra, os Patrocinadores…

“Segundo maior PIB do Brasil e sede de grandes empresas, o mercado carioca é de extrema importância para o desenvolvimento dos nossos negócios. A Gocil está alinhada com as principais tendências da tecnologia sempre com foco em oferecer o melhor desempenho em segurança e multisserviços para nossos clientes. Por esse motivo, aliamos inovação tecnológica voltada à sustentabilidade com otimização de custos, sempre trabalhando com profissionais altamente especializados para cada tipo de segmento e clientes. E foi isso que os visitantes encontraram em nossa área de negócios. Tivemos um retorno bastante significativo, pois o evento reuniu muitos profissionais da área de facilities, de diferentes segmentos de negócios, o que nos permitiu ampliar a nossa rede de relacionamento e futuros negócios”.

Dório Inácio de Souza Neto, Gerente Regional Rio de Janeiro da Gocil | www.gocil.com.br

“A experiência no evento foi extremamente positiva. Foi possível conversar com diversos stakeholders do mercado – tanto fornecedores quanto tomadores de serviços. E apesar de o Rio de Janeiro ainda estar enfrentando uma recessão, conseguimos enxergar uma movimentação do mercado, e acreditamos na volta do crescimento. O evento foi muito bom no sentido de reunir profissionais de FM de diversos segmentos de negócios, com destaque para os setores de energia e saúde e os gestores de patrimônio, que foram os que mais nos procuraram. Também verificamos um forte interesse do público para soluções de manutenção de espaços corporativos com o uso de tecnologia. Com relação ao futuro, estamos trabalhando para levar a expertise de 32 anos da Engepred para todo o País. A nossa principal praça é o Rio de Janeiro, mas estamos expandindo para o restante do Sudeste e nossa meta é ter uma atuação nacional dentro de cinco anos. A ideia é ser parceiro, entender onde a empresa pode te ajudar hoje, amanhã e sempre”.

Daniel Penna, Gerente de Novos Negócios da Engepred | www.engepred.com.br

“Para nós, da John Richard Aluguel de Móveis, é sempre uma satisfação encontrar com as pessoas, conhecer seus desafios e necessidades, além da oportunidade de aliar a nossa marca a um congresso de alto nível, que promove a troca de experiências e discussões positivas. Nossa estrutura de atendimento é bastante abrangente. Estamos com sete unidades pelo Brasil e clientes nas mais diversas áreas: desde empresas de engenharia e transmissão de energia até laboratórios farmacêuticos, bancos, incorporadoras e empresas de óleo e gás. Participar do INFRA Rio foi, mais uma vez, uma experiência muito positiva. Reforçamos nossa expertise com clientes e pudemos ampliar nossos contatos com os profissionais de facilities. Valeu muito a pena, não poderia ser melhor”.

Frederico Reich, Gerente Nacional de Vendas da John Richard Aluguel de Móveis | www.johnrichard.com.br

“O mercado de Facilities está em constante crescimento e, neste contexto, o estado do Rio de Janeiro é extremamente importante e estratégico para a Sodexo. Nossa participação no 12º Congresso INFRA Rio de Janeiro foi uma excelente oportunidade para fortalecermos o relacionamento com o público, além de apresentar nossa ampla gama de soluções integradas, que atendem às necessidades específicas de cada cliente – atuando desde o desenho da solução até o gerenciamento e execução dos serviços. Neste ano, apresentamos nossos principais serviços de Facilities e Alimentação focados no ramo corporativo (limpeza e conservação, recepção e telefonia, manutenção predial, gestão de ativos, restaurantes, cafeterias e outros), reforçando o nosso posicionamento como empresa líder em serviços de qualidade de vida”.

Hamilton Quirino, Diretor de Operações Segmento Corporativo da Sodexo On-Site | www.sodexo.com.br

“O Grupo Verzani & Sandrini (VS) é líder de mercado na região Sudeste. Mas nosso objetivo é expandir ainda mais a nossa atuação no Rio de Janeiro. Além de ter um potencial imenso, o Estado tem demandas específicas por soluções de facilities, segurança patrimonial, engenharia de manutenção, gestão de ativos e serviços especializados na operação técnica e comercial na área de energia, produtos que já existem em nosso portfólio e que foram desenvolvidos com exclusividade por nossas equipes de engenharia de tecnologia. Nossa decisão de participar do 12º INFRA Rio de Janeiro foi muito positiva! Tivemos a oportunidade de apresentar todo o nosso catálogo a esse público tão selecionado. Importante reiterar que o grande objetivo do Grupo VS é sempre oferecer suas soluções de maneira customizada, de forma a compreender exatamente quais são as necessidades de cada cliente para que possamos saná-las com o melhor custo/benefício. Nesse sentido, temos obtido resultados importantes em todo o território nacional, o que nos faz crer que podemos crescer e colaborar ainda mais com o sucesso dos empreendimentos da região”.

Renato Rinaldi, Diretor-executivo da Veman, do Grupo Verzani & Sandrini | www.verzani.com.br/veman/

“Com 20 anos de eficiência, a Vivante apoia as edições dos Congressos INFRA por seu conteúdo, qualidade e público selecionado. Estivemos presentes no INFRA São Paulo, Minas Gerais, Educação, Dia do Facility e agora no INFRA Rio de Janeiro. Nossa participação ativa nos eventos permite apresentar ao mercado as soluções em Manutenção, Facilities e Eficiência Energética alinhadas à Transformação Digital, como Internet of Things (IoT), SmartProbe e SmartGlasses, além de fortalecer as relações com os clientes. Nossas expectativas para 2019 são boas, pois acreditamos e investimos no futuro”.

Renata Dutra, Diretora Comercial da Vivante | www.vivante.com.br

“Diferente do que acontece na economia nacional que acena com possíveis melhoras, o mercado imobiliário do Rio de Janeiro ainda está tímido, refletindo na queda do valor dos imóveis. Esse comportamento pode parecer uma oportunidade interessante para quem pretende investir e/ou para empresas em movimento de reestruturação e mudança física de suas operações. Espera-se que aos poucos o mercado fluminense retome sua importância no mercado imobiliário nacional. A CBRE é a maior empresa de consultoria e gestão de serviços em Real Estate em todo o mundo e, certamente, não poderia estar fora deste Congresso. Patrocinamos o INFRA Rio já há alguns anos e sabemos do sucesso e da competência dos organizadores na escolha dos temas e dos palestrantes para o evento, que debate assuntos importantes para o desenvolvimento do mercado de facilities imobiliário do Rio de Janeiro”.

André Coscarelli, Gerente Regional de Operações CBRE no Rio de Janeiro

“A Honeywell é especialista em soluções de automação predial, com foco na melhora da performance operacional dos edifícios e redução de custos e de recursos como energia. Nossa plataforma inteligente integra os sistemas, equipamentos e dispositivos de campo que controlam os equipamentos de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC), consumo de energia, iluminação, hidráulicos, de água, elétricos, e muito mais. Por isso, nosso interesse em estreitar o relacionamento com o público de facilities management. Entendemos que há muitas oportunidades quando falamos no setor. Com a nossa expertise, podemos contribuir para que os gestores de quaisquer tipologias de edificações possam aproveitar melhor os benefícios que a automação predial pode proporcionar. Estamos disponíveis para ajudá-los a entender o que é a automação, como melhor tirar proveito da solução, quem são os melhores fornecedores e como garantir o melhor retorno sobre o investimento”.

Patrícia Lombardi, Gerente de Marketing da Honeywell do Brasil – Divisão Home and Building Technologies | www.honeywell.com.br

“Entendo que o Rio de Janeiro começa a dar sinais de retomada nos negócios, sobretudo, na ocupação de espaços corporativos que ficaram ociosos no período pós-olímpico. Observado este novo momento, nós (facilities managers) e profissionais de real state precisamos estar preparados para uma fase de muito trabalho em 2019. E um evento como o INFRA Rio de Janeiro é uma excelente oportunidade para a troca de ideias e networking. Em nossa área de negócios destacamos o trabalho da RV Gestão no Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen (CEMHS), o nosso maior exemplo desta nova fase da economia no Rio de Janeiro, além da oportunidade de receber no dia anterior ao congresso um grupo de profissionais para uma visita técnica pelo empreendimento. O foco foram as ações desenvolvidas pela RV Gestão no CEMHS: Doção de Sangue, ‘Abandono’ de Livros, +Saúde e principalmente a Horta Urbana que surgiu do nosso sistema de Compostagem”.

Alexandre Roxo, CEO da RV Gestão | www.rvgestao.com.br

“O Estado do Rio de Janeiro e seu PIB expressivo motivam os investimentos no mercado de Limpeza Profissional, independente das oscilações da nossa economia. As realizações na área de Facilities são muito seguras, em virtude do comprometimento deste segmento com a qualidade e segurança em suas operações. O Congresso INFRA Rio é justamente uma oportunidade de ampliação de contatos e conhecimentos para aplicação e a adequação desses serviços, relacionados à limpeza profissional. A TTS do Brasil, sempre inovando com sistemas profissionais europeus, produzidos no Brasil, apresentou no evento suas soluções tecnológicas, ergonômicas, ecológicas, econômicas e seguras, adequadas às Normas Regulamentadoras (NRs) e às necessidades de mercado, com uma linha extremamente resistente que, além de reduzir custos em mais de 60% nos sistemas de higienização, demonstra uma adequação e imagem de profissionalização aos ambientes. A escolha de patrocinar o congresso foi bastante acertada. Com certeza estaremos na próxima edição”.

Verônica Ferraz, Contato Comercial da TTS no Rio de Janeiro | www.ttsbrasil.com.br

“Os Congressos INFRA Rio vêm confirmando que a gestão de serviços corporativos é imprescindível na área de FM, um mercado que apresenta notável crescimento. Assim, reconhecendo que o evento traz um conjunto de conhecimentos especializados e conduz a oportunidades de interagir com profissionais e fornecedores, o Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão (NPPG) já há 20 anos no mercado, participou pela primeira do lounge de exposição e gostou muito da experiência. Foi possível ampliar a rede de relacionamento com este público qualificado e reforçar a nossa missão de preparar os profissionais para os constantes desafios e cenários existentes nas grandes corporações, visando disseminar as melhores práticas de gerenciamento aplicadas a facilities e projetos”.

Eduardo Linhares Qualharini, Coordenador Geral do Núcleo de Pesquisas em Planejamento e Gestão (NPPG) da Escola Politécnica da UFRJ | www.nppg.org.br

“A Yla Brasil produz e realiza a gestão do uniforme. Oferecemos qualidade no design e na costura otimizados por nossas estilistas; preços competitivos, com qualidade diferenciada; atendimento para todo Brasil e rápida entrega (até 48 horas). Apesar da empresa ter nascido recentemente, nossa expectativa e planejamento apontam para um crescimento de 40% até o final do primeiro semestre de 2019. Todos os mercados são importantes para nós, inclusive o Rio de Janeiro. Além disso, a nossa parceria com a INFRA é sempre muito positiva em resultados, pois os eventos promovidos pela revista são de alto nível em termos de participantes e conteúdo, o que permite conhecer potenciais prospects e ampliar nossa rede de relacionamento e negócios, como aconteceu no 12º INFRA Rio”.

Rosana Rodrigues, Key Account Manager da Yla Brasil Uniformes e Brindes | www.ylabrasil.com.br

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