Black Friday - Congresso 2025
 

Jornada para a nuvem

Mesmo destino, diferentes rotas!

Por Alexandre Glikas*

Conteúdo publicado em 4 de dezembro de 2018

Não há dúvida, a jornada para a nuvem (em inglês, cloud) é um caminho sem volta. Foi a respeito disso que eu e alguns executivos do setor discutimos em um painel, durante evento de tecnologia, em São Paulo com o tema “A caminho da nuvem: ampliando oportunidades para atender demandas imprevisíveis e volumes explosivos de dados”. Assunto esse, que pode render incontáveis horas de conversa.

A tecnologia vem mudando a forma de fazer negócio, agregando valor e impactando diretamente as receitas das empresas. Nesse caminho, a cloud tem sido um importante aliado.

Para se ter noção do tamanho desse mercado, foi comentado durante o evento que o consumo de nuvem vai crescer 60 vezes em cinco anos no mundo, o que não é nenhum número absurdo, e sim o resultado real da disseminação e da evolução dos serviços em nuvem.

No entanto, há ainda uma grande parte de tomadores de decisão que têm receio em migrar seus sistemas. Apesar da cloud passar por um processo de popularização, alguns empreendedores ainda enxergam essa tecnologia de forma nebulosa, seja em relação à segurança, investimento ou mesmo por não conhecerem completamente seu funcionamento.

Também por conta desse cenário, a posição do Cloud Service Management (CSM) vem ganhando espaço, seja auxiliando empresas a saírem dessa fase receosa ou mesmo aqueles que estão no outro extremo dessa linha e já não conseguem, sozinhos, gerenciar seus sistemas em nuvem, principalmente aqueles em cloud pública.

Com a função de ajudar o cliente a encontrar os serviços em cloud que se encaixam em suas demandas, o CSM têm uma posição de confiança nas empresas, sendo corresponsáveis pela gerência dessa jornada. Não à toa, o CSM representará 40% do crescimento das nuvens públicas em dez anos.

Assim como existe uma fatia de executivos receosos com o uso da cloud, há também uma enorme pressão em cima dos CIOs para levarem tudo para a nuvem. Entretanto, antes dessa tomada de decisão e para, de fato, obter as vantagens que essa tecnologia proporciona, é preciso entender o que faz sentido para cada caso, qual aplicação certa, qual a melhor nuvem, qual tecnologia utilizar, qual será o custo e também os benefícios.

Com isso, também podemos concluir que diferentemente do que alguns executivos principalmente nas micro e pequenas empresas, podem pensar, essa tecnologia não é apenas para grandes companhias. A jornada para a nuvem é uma viagem que todas deverão fazer, o que será diferente serão os caminhos percorridos, ou seja, as soluções e formatos que cada uma utilizará.

Vale lembrar que essas diferenciações vão muito além da simples divisão de caminhos entre as micros, pequenas, médias e grandes empresas. Tem a ver com o tipo de negócio, que está por trás daquela corporação, com as necessidades daquele empreendedor.

Na jornada para a nuvem, as soluções precisam se integrar de maneira natural, à infraestrutura das companhias de acordo com a disponibilidade de investimento e outras variáveis, que podem personalizar e agregar ainda mais valor a essa caminhada.

*Alexandre Glikas é Diretor geral da Cluster2Go e Locaweb Corp., unidade corporativa da Locaweb.

Clique aqui e confira esse conteúdo na versão digital da Revista INFRA.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP