Black Friday - Congresso 2025
 

Renovando para um mundo em mudança

Elegante, moderna, tecnológica e sustentável, nova sede do BNP Paribas Brasil em São Paulo traduz a solidez e a transparência da marca

Por Érica Marcondes

Conteúdo publicado em 4 de dezembro de 2018

Criar um espaço de trabalho integrado, dinâmico e produtivo, capaz de transmitir a transparência, modernidade e solidez próprias do BNP Paribas Brasil, foi o ponto de partida deste projeto que ganha as próximas páginas da INFRA.

O escritório do banco europeu está instalado em 7.500 metros quadrados dispostos em três andares da Torre Sul do São Paulo Corporate Towers, localizado no Itaim Bibi e considerado um dos mais sofisticados e sustentáveis produtos imobiliários comerciais do Brasil.

A implantação desse projeto desafiador ficou sob o comando de Ricardo Teixeira, Chief Procurement Officer (CPO) e Head de Supplier Risk e Facilities Management. No Grupo desde 2006, o executivo é responsável pela sede administrativa da instituição, na capital paulista, além de três filiais localizadas no Rio de Janeiro, Curitiba e Belo Horizonte.

“A renovação do espaço físico é um importante símbolo do profundo processo de transformação que estamos vivenciando no banco há três anos, visando manter nossa missão e nossos valores em consonância com a dinâmica constante do mercado e da indústria financeira. Buscamos, com isso, nos conservar como parceiro relevante para todos os nossos públicos – colaboradores, clientes e acionistas”, conta Ricardo.

Segundo ele, a transformação interna buscou trazer para a essência do banco a inovação, o uso da tecnologia e a sustentabilidade, de forma alinhada aos pilares estratégicos de desenvolvimento de negócios, eficiência operacional e engajamento. Por isso, o projeto de smart location foi pensado para proporcionar aos colaboradores um ambiente igualitário e colaborativo, capaz de inspirar, gerar maior interação entre as equipes e permitir que se construa de forma ágil melhores soluções para os clientes.

“Em 2015 analisamos o mercado imobiliário e surgiu a oportunidade de uma mudança de endereço. O crescimento do BNP Paribas só fomentou essa necessidade de mudar para um ambiente maior e mais moderno, além de um empreendimento referência na América Latina, escolhido após mais de 10 visitas a imóveis em São Paulo”, explica.

O desafio seguinte foi a escolha do escritório de arquitetura. Quatro empresas foram convidadas para a concorrência e, apesar de um briefing técnico muito bem elaborado, explica o gestor, as empresas ficaram livres para criar. “Queríamos algo inovador, com foco no cliente e também nos funcionários. Dois projetos foram selecionados como finalistas e a vencedora foi a Athié Wohnrath, que projetou e executou a obra”.

Um dos pontos altos do novo espaço é o andar dedicado às salas de negócios e do board, que também exerce a função de galeria de arte em consonância com o perfil dos clientes e acionistas. Porém, outros aspectos chamam a atenção no escritório, como o ambiente open space com espaços colaborativos (são 700 estações de trabalho) e os charmosos phone booths voltados às ligações telefônicas e trabalhos que exigem privacidade.

Mas se pudéssemos eleger três elementos que roubam a cena, seriam esses: o uso do vidro confere total transparência e visão das mesas de operações; há também a integração dos andares por meio de uma escada majestosa em madeira; e a recepção, com pé-direito duplo, imenso painel vertical verde e elementos decorativos que parecem suspensos no ar e que remetem ao logotipo do BNP Paribas.

Já quando falamos das particularidades do negócio, um dos grandes desafios da mudança tem relação com o fato de o BNP Paribas possuir um robusto sistema de contingência elétrica e de ar condicionado. Dessa forma, além dos andares, houve intervenções no subsolo onde foi instalado um gerador dedicado ao banco, enquanto na cobertura do edifício estão os equipamentos de climatização.

Vale mencionar ainda que foi fundamental para o sucesso de todo o processo de implantação a importante atuação da executiva de PMO – Project Management Office – Edna Freitas. “Um banco de investimento não pode parar. Existem departamentos complexos, com infraestruturas parrudas, por exemplo a ‘Mesa de Operações’, em que cada estação possui oito monitores e seis pontos de dados. Mesmo assim, não houve pausa para a mudança. Tivemos um planejamento fora do comum para mover aproximadamente 1.000 pessoas em três ondas, aos finais de semana. E tudo foi perfeito. Na sexta-feira de 10 de agosto o último grupo de colaboradores deixou o prédio antigo para na segunda usufruir de um ambiente totalmente novo”, ressalta Edna.

Com essa visão integrada do plano estratégico em toda a cadeia de valor da organização com o objetivo de garantir a implementação dentro do prazo e custo definidos, a área de facilities management pôde atuar de maneira planejada, fazendo jus ao momento de protagonismo e reforçando a sua importância para que o core business tenha êxito, assim como a área de TI, a Comunicação e o RH. O reconhecimento veio em um grande evento de inauguração com a participação da alta direção global.

Fazendo alusão ao seu slogan, temos a certeza de que o BNP Paribas segue renovado para um mundo em mudança!

Clique aqui e confira esse conteúdo na versão digital da Revista INFRA.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP