Black Friday - Congresso 2025
 

Satisfação em promover o desenvolvimento do FM!

Maior encontro mineiro de Facility Management estimula a inovação e compartilha cases de sucessos

Por Larissa Gregorutti

Apesar de a economia do Estado de Minas Gerais apresentar desaceleração no processo de crescimento do PIB, segundo dados da Fundação João Pinheiro, quando comparado o primeiro semestre de 2018, de apenas 0,3%, com o crescimento do último semestre de 2017, de 0,8%, fato é que o mercado de Facility Management da região tem reagido fortemente em busca de valorização e desenvolvimento.

Esse foi o cenário compartilhado no 6º Fórum INFRA Minas Gerais, em que 150 profissionais (contratantes e prestadoras de serviços), para sair da zona de conforto, marcaram presença nos dias 8 e 9 de agosto, em Belo Horizonte, neste que é o maior encontro mineiro de Facility Management.

Durante os dois dias de evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os bastidores de empreendimentos ícones durante as visitas técnicas e conferir as principais estratégias utilizadas por profissionais líderes do mercado que apresentaram soluções de melhorias e reduções de custo implantadas em seus projetos.

Sem dúvida, foi um momento de viver novas experiências, fazer networking e conhecer a fundo novos serviços e tecnologias.

O ponto chave para o sucesso da gestão de FM também foi compartilhado, em sua maioria, graças ao esforço mútuo de contratantes e prestadores de serviços, que juntos contribuem para prover soluções inovadoras que merecem ser replicadas.

E todo esse conteúdo só foi possível ser dividido graças ao apoio dos patrocinadores, Patrocínio Ouro: Gocil; Patrocínio Prata: John Richard Aluguel de Móveis, Resolv, Sodexo, Grupo Verzani & Sandrini, Vivante; Patrocínio Bronze: Bunzl Higiene + Limpeza, Localiza Frotas, Localiza Hertz, Perphil Serviços Especiais, Yla Brasil Uniformes & Brindes, parceiros que compartilharam conosco a experiência de receber os profissionais da capital mineira em mais um Evento INFRA.

Visitas Técnicas - BH Airport | Condomínio Parque Avenida | Concórdia Corporate

Para dar início ao roteiro de atividades desenvolvido com exclusividade pela equipe de Eventos INFRA, o primeiro dia dedicado às visitas técnicas começou com o passeio de 30 profissionais de Facilities pelo BH Airport, que foram recepcionados pela equipe do Gestor de Operações, Rafael Laranjeira.

Com capacidade para receber 22 milhões de passageiros por ano em 132 mil m de área, sendo 52 mil m do novo terminal, a visita incluiu a central de operações, área de pistas, check-in nacional e internacional, terminal novo, entre outros locais, mostrando os investimentos de quase R$ 1 bilhão em ampliação e modernização realizados nos últimos três anos e meio.

Um dos pontos altos foi perceber o cuidado extremo das equipes de Manutenção e Infraestrutura a fim de oferecer a melhor experiência ao passageiro.

Na parte da tarde, o Síndico Geral Albélio Dias e o Gerente Predial Sandro Cunha apresentaram aos participantes da visita as amenidades do Condomínio Parque Avenida. Empreendimento com 668 salas, 40 lojas e 52 mil m de área construída, é o primeiro empreendimento do estado a receber a certificação internacional AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini, na fase de Uso e Operação.

Durante o passeio, foi possível notar o uso de lâmpadas Led no empreendimento, entender o funcionamento dos geradores que oferecem autonomia de 72 horas, conhecer a performance térmica, acústica e olfativa do prédio, e conferir o destaque da usina fotovoltaica, que prevê um retorno financeiro do investimento em seis anos, gerando uma economia na conta de energia de cerca de 90%.

Para encerrar com chave de ouro, mais de 60 profissionais da área prestigiaram o passeio pelas instalações do majestoso Concórdia Corporate, que marca a entrada da Tishman Speyer no mercado imobiliário local.

Sob recepção calorosa da Head of Leasing & Asset Management, Gabriella Marques, e da Building Manager Bia Mundim, os participantes logo no hall de entrada foram impactados pelo grandioso piso em quartzo Azul Macaúbas e o exuberante painel em mogno maciço, que remete às curvas da paisagem do entorno, contrastando com as paredes em Nanoglass e vidros que emolduram as montanhas de Minas Gerais.

Empreendimento concebido e pré-certificado com o selo LEED, possui 31 pavimentos e conta com uma série de diferenciais técnicos e construtivos, com destaque para a fachada, totalmente em pele de vidro sobre estrutura mista de concreto e aço, que permite uma vista panorâmica de 360 graus do Vale do Sereno.

PALESTRAS - Casa cheia

Transformação através da Tecnologia, Inovação e Criatividade, foi o tema do 6º Fórum que aconteceu no dia 9 de agosto, na sede da Localiza. Confira agora os destaques das palestras, que reuniram 150 profissionais ávidos por descobrir novas possibilidades em FM

Transformação através da tecnologia, inovação e criatividade

“O FM evoluiu de uma base essencialmente OPERACIONAL para uma base ESTRATÉGICA, e nessa operação estratégica, devemos nos perguntar qual é a tendência da evolução da manutenção, da limpeza e da conservação e, assim por diante, nos próximos dez anos? Como mudar isso e como isso pode impactar a operação predial? A resposta está em tomar decisões com impacto a longo prazo, que apoiem o planejamento e objetivos estratégicos da empresa na qual fazemos parte. É preciso, principalmente, mudar a posição de como comunicar as coisas que fazemos dentro da organização, pois talvez vocês não tenham ideia do valor das informações que vocês têm em mãos. E por fim, falar uma linguagem que o outro entenda para mostrar para a companhia todo o trabalho que vocês fazem.”

Léa Lobo, Editora-chefe da Revista INFRA

 

Conheça a sede da Localiza: do projeto ao dia a dia da equipe de Infraestrutura e Facilities

 

“Empreendimento inaugurado em junho de 2017, todos os escritórios da Localiza que antes eram separados em vários prédios em Belo Horizonte, estão reunidos na nova sede. Terreno de 29 mil m com área de interesse ambiental, tem o objetivo de manter um microclima mais agradável nessa região. Com 53 mil m de área construída, 26 andares, com três varandas verdes recuadas, o edifício é revestido em vidro termo acústico para aproveitar a luz natural que entra e segurar o calor”, pontuou Gisele Borges de Carvalho sobre algumas características do projeto. “Dentro da área de Facilities da Localiza, nós gerenciamos o edifício-garagem, com 700 vagas utilizadas por colaboradores internos e terceirizados, e 40 vagas no nosso estacionamento de visitantes. Temos um restaurante próprio, em que a Sodexo nos atende com 1.650 refeições diárias, mais a lanchonete na praça de convivência. Gerenciamos também a academia no 26º andar, temos um banco, uma copiadora, SPA, esmalteria, consultórios médicos, entre outros. Os andares do escritório são open space, proporcionando maior ocupação do espaço com integração dos sistemas” complementou Douglas Reis, sobre o escopo de atividades de Facilities na Localiza.

Gisele Borges de Carvalho, Arquiteta e Urbanista; e Douglas Reis, Supervisor de Facilities da Localiza

 

Change management: uma abordagem para obtenção de resultados em projetos

“Cada vez mais as empresas tem feito mudanças maiores e mais complexas de forma volátil, e essas mudanças começam a ser tratadas de forma muito negligente. Geralmente, cuida-se muito bem da parte técnica, mas não se olha para quem vai utilizar aquelas soluções, pois as organizações não gerenciam esses processos de forma estruturada.

Por isso, nós da Prosci Brasil recebemos vários profissionais de workplace que estão trabalhando com mudanças físicas para fazer o nosso processo de certificação. Eles constroem escritórios inovadores, compartilhados, mas as pessoas não utilizam da forma que a empresa gostaria. Pesquisa recente mostra inclusive, que as organizações estão saturadas, e todos estão cansados da quantidade de iniciativas sem propósito. Nesse sentido, percebemos que a área de gestão de mudança ainda tem um viés muito “soft” no Brasil. No entanto, essa é uma disciplina que tem uma conexão muito forte com o propósito da organização. As pessoas é que precisam mudar a forma como fazem o trabalho para gerar resultados de acordo com o que se está produzindo, pois o sucesso dos negócios depende de como as pessoas fazem as coisas.”

Pedro Paulo Barbosa, Diretor de Projetos na People Change – Prosci Brasil

 

BH Airport: a importância das áreas de operações e infraestrutura para o sucesso da concessionária

 

“O FM não é somente uma área de suporte, mas é também protagonista na experiência do passageiro. Nós assumimos a concessão do aeroporto em 2014, e na escala de 1 a 5 de satisfação dos usuários, hoje chegamos a 4.61, o que é uma evolução de quase 40%. Parte disso se deu pela entrega do novo terminal, para aumentar a capacidade de processamento de passageiros e depois pelo foco muito grande que tivemos na prestação de serviços. Nós mapeamos todos os pontos de contato que temos com o passageiro, através da jornada de serviço, garantindo a melhoria contínua no atendimento, processos, produtos e serviços para proporcionar a melhor experiência de viagem”, comentou Rafael Laranjeira sobre o propósito do BH Airport em melhorar experiência dos usuários. Sobre o trabalho de manutenção feito pela gestão de Facilities do aeroporto, Bernardo Galuppo Fonseca pontuou que “Nosso orçamento é de 34 milhões em 2018, o que corresponde a 16% do orçamento total da empresa. Temos uma equipe de 73 funcionários orgânicos e 112 terceirizados que trabalha por turno para atender às necessidades do aeroporto, que opera 24 horas por dia. Como destaque em sistemas de tecnologia implantados, temos dois de monitoramento: o Building Management System (BMS), que consegue fazer uma supervisão remota dos principais ativos, verificar se estão funcionando e fazer o acionamento ou desligamento a distância; e o SAP Mobile Platform, um aplicativo que consegue fazer a leitura das tags e informar se o equipamento está sendo monitorado”, concluiu.

Bernardo Galuppo Fonseca, Engenharia de Manutenção e Rafael Laranjeira, Gestor de Operação do BH Airport

 

Transformação digital em FM

Responsável por gerenciar todos os prédios corporativos do banco Santander no Brasil, Edmar Cioletti resolveu junto com a sua equipe, transformar todos os processos do banco, quando percebeu que aqueles que eram utilizados estavam totalmente por fora do mercado de FM. Foi assim que deu início ao uso de metodologias ágeis, como a Agile, o Scrum, o Kanban e o Design Sprint para acelerar e cumprir todas as etapas dos processos. Buscaram também por novas tecnologias em FM. “Hoje se utiliza cerca de 50 bilhões de sensores no mundo, mas implantar esse sistema em todos os nossos prédios seria muito caro. Por isso, resolvemos implantar sensores humanos e colocamos os 50 mil funcionários do banco para trabalhar para nós através do aplicativo ‘É Comigo Santander’.”  Com isso, Cioletti conta que encerraram os serviços de call center que recebia cerca de cinco mil chamados por mês, e através do aplicativo, foi possível fazer abertura, controle de gerenciamento e fechamento dos chamados. “Implantamos também o sistema de manutenção de rede 2.0 em um único aplicativo, que passou a gerenciar e engajar todas as 3 mil agências do País. Ações que trouxeram economia de mais de cem milhões para o banco, e reduziu os nossos prazos em mais de 60%”, completou.

Edmar Cioletti, Superintendente de Engenharia e Infraestrutura Predial – Segurança, Premises e Facilities no Santander

 

Futuro de serviços no Brasil: modelos estratégicos e tendências

“O outsourcing se consolidou como estratégia de negócio”, ressaltou Germano Handel, Diretor da Broadvise. Durante sua apresentação, o palestrante evidenciou as disciplinas de Corporate Real Estate (CRE) e Facilities Management (FM) que as organizações estão priorizando para outsourcing. Ele também apresentou os modelos estratégicos de outsourcing sob diferentes perspectivas, desvendando o ciclo de vida de outsourcing e abordou os desafios e tendências para tomadores e prestadores de serviços de CRE/FM. “Até 2025, estima-se que o outsourcing global de facilities cresça 21%. Enquanto isso, serviços integrados deverão crescer mais de 70%. Você e sua empresa estão preparados?” questionou Handel.

Germano Handel, Diretor da Broadvise

 

Quatro profissionais de FM que fazem parte do grupo Rede Facilities de Minas Gerais (Refac/MG) apresentaram suas experiências e os desafios diários da gestão de FM.

Negócios e convivência no Parque Avenida

“Um destaque que nós temos na gestão do Parque Avenida é o acordo a nível de serviço – SLA, que nós acordamos com todos os nossos prestadores de serviços, onde estabelecemos metas, reuniões periódicas, índice de performance que a empresa tem para ser atingida, qual a multa se a empresa não cumprir com a meta que nós estabelecermos, e fazemos o processo de avaliação. Em 2016, quando nós começamos esse processo de SLA, identificamos alguns problemas com algumas empresas, então nós passamos a convocar as empresas para discutir a situação, a empresa apresenta uma solução para que aquele problema não se repita, e emitimos o relatório de não conformidade. Nós não temos uma premiação para a empresa que cumpre a meta estabelecida, porque acreditamos que a continuação do contrato já é um bom resultado para isso.”

Albelio Nunes da Fonseca Dias, Síndico Geral do Condomínio Parque Avenida

 

Ambiente hospitalar

“Realizamos recentemente no hospital LifeCenter Exclusive, um andar diferenciado que nós lançamos agora em julho, pioneiro em Minas Gerais. Nós trouxemos o conceito da rede hoteleira clássica, para oferecer uma ala diferenciada, com a possibilidade de ser mais acolhedora. A alimentação nesse andar é preparada por chefes de cozinha; e ele possui controle de acesso, ou seja, a entrada é direta no andar, não passando pela recepção. Temos também um concierge aqui. Fora isso, trouxemos um mobiliário que remete um pouco mais a casa da gente, com o enxoval LifeCenter by Trussardi. Temos também um bom controle da luz no ambiente, pois conseguimos aumentar ou diminuir a intensidade. Estudamos bastante para realizar esse projeto, porque a legislação tem regras próprias e que devem ser aplicadas em ambientes hospitalares”.

Maysa de Paula Pacheco Batista, Facility Management do LifeCenter Hospital

 

Administrativo e facilities

“O BS2 é uma segunda geração do Banco Bonsucesso, significa que somos um banco digital próximo do cliente. Hoje atuamos em Belo Horizonte, em Nova Lima que é um núcleo de inovação para receber start-ups, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Projetos de destaque que nós implantamos, em 2016 retiramos todos os copos descartáveis e substituímos por copos personalizados para cada colaborador. Entre 2016 e 2017, fizemos a mudança de sede das unidades de BH e SP. Foi uma obra realizada em tempo recorde, 120 dias. São quatro lajes de 640 m cada uma, realizamos o gerenciamento da obra de ponta a ponta, sendo 3.900 m e mobilização de 400 pessoas sem impacto operacional. De 2017 a 2018, nós inauguramos mais quatro unidades do BS2, distribuídos em BH, SP e RJ criando mais 300 posições de trabalho. Para este ano, nosso desafio no segundo semestre é inventariar o patrimônio de todas as unidades (cinco mil itens aproximadamente), e implantar a coleta seletiva também em todas as unidades, para fazer uma mudança de cultura.”

Fabíola Menezes, Facility Management do Banco BS2

 

Lean Digital Transformation

“Ao longo dos últimos 20 anos, a multinacional brasileira CI&T tem sido eleita para resolver desafios complexos, acumulando expertise para acelerar a transformação digital de grandes líderes do mercado por meio do Lean Digital – que torna consistentes as mudanças culturais e de processos. Nossos escritórios são frequentemente mostrados na imprensa como exemplos de ambiente cool, e é neles que colocamos em prática as metodologias que nos fazem líderes em transformação digital. Então nos perguntamos: por que não aplicar nossa expertise também em nossos projetos de Facilities? Os experimentos iniciais foram um sucesso, e hoje aplicamos ferramentas como A3, Kanbans, Design Sprint, dailies e weeklies para acompanhar o desempenho do time, resolver problemas e encontrar soluções no espírito do nosso slogan: colaborando, inovando e transformando.”

Jussara Teixeira, Facilities da CI&T

 

Os destaques das empresas parceiras!

Com mais de 30 anos de mercado e quatro frentes de atuação: segurança, multisserviços, sistemas eletrônicos e INTEGRAS, a Gocil marcou presença importante no 6º Fórum INFRA Minas Gerais. “Por ser o terceiro maior PIB do Brasil e possuir grandes empresas, acreditamos que o mercado mineiro é de extrema importância para o desenvolvimento dos nossos negócios. Estamos alinhados com as principais tendências da tecnologia sempre com foco em oferecer o melhor desempenho em segurança e multisserviços para nossos clientes. Por esse motivo, aliamos inovação tecnológica voltada à sustentabilidade com otimização de custos, sempre trabalhando com profissionais altamente especializados para cada tipo de segmento e clientes. O evento superou nossas expectativas, pois conseguimos estreitar o relacionamento com o público e aumentar nossa atuação junto ao mercado mineiro”, ressalta Daniella Barbosa, Diretora de Marketing e Relações Institucionais. www.gocil.com.br

“Acompanhamos todos os eventos da INFRA desde a primeira edição, o que é uma enorme satisfação. Temos sempre um retorno muito positivo com os encontros, e neste ano aqui em Belo Horizonte não foi diferente! Destacamos a qualidade das interações e a escolha do tema ‘Transformação através da Tecnologia, Inovação e Criatividade’, cujas palestras estavam bastante alinhadas às necessidades desses profissionais. Aliás, esse também é o objetivo da John Richard Aluguel de Móveis. Procuramos sempre entender quais são as dúvidas dos facility managers, as demandas que permeiam o seu dia a dia e como podemos oferecer a melhor solução. Lembrando que nosso atendimento é em nível nacional. Aqui, na região de Minas Gerais, nossa unidade está localizada em Betim, mas estamos preparados para atender um raio de 300 km de imediato, o que significa no dia seguinte ou até no mesmo dia”, explica Pâmela Paz, Diretora Geral. www.johnrichard.com.br

Com seis mil funcionários na região Sudeste, atuando praticamente em todo o Estado de São Paulo, uma unidade no Rio de Janeiro e outra em Belo Horizonte, a Resolv estreou como patrocinadora dos Eventos INFRA no 6º Fórum Minas Gerais. A parceria tem tudo a ver com os planos audaciosos da empresa. Quem conta os detalhes é Marcelo Rennó de Mello, Diretor de Operações. “A Resolv realizou recentemente, em parceria com a Fundação Dom Cabral, um planejamento estratégico que resultou no Plano Resolv 2021; com ele, visamos triplicar a empresa até 2021 em Facilities, Segurança e Alimentação. Alimentação é um ramo novo, com o qual começamos no ano passado. Estamos com três restaurantes e um braço que acreditamos que vai dar bastante visibilidade para a empresa e conexão com os outros dois serviços que já prestamos: Segurança e Facilities. O nosso grande diferencial é crescer sem deixarmos de estar próximos do cliente. Conseguimos mostrar isso aqui no evento, que cumpriu nossas expectativas. Foram palestras muito interessantes e com a oportunidade de muito networking”. www.resolv.com.br

Responsável por todo serviço de Alimentação do 6º Fórum INFRA Minas Gerais, que conquistou índices muito positivos na avaliação geral dos congressistas, a Sodexo marcou presença como patrocinadora do evento também para mostrar a sua experiência como integradora de serviços de Facilities, que envolvem desde manutenção predial, elétrica, hidráulica e mecânica até manutenção de sistemas de ar condicionado, limpeza e conservação, paisagismo e jardinagem, recepção, mensageria, suporte operacional, hotelaria, help desk, gestão de layout, gestão de ativos, gestão de resíduos, equipe volante e lavanderia. “O evento foi bastante assertivo no sentido de permitir interações com potenciais clientes, o que muito provavelmente vai gerar negócios”, conta Adriano Moutinho, Gerente Regional de Negócios. www.sodexo.com.br

“A Vivante é uma forte parceira dos Eventos INFRA, que sempre nos traz um retorno muito positivo por seu conteúdo de qualidade e público selecionado. Tivemos a oportunidade de estreitar o relacionamento com os nossos clientes, mas também de ampliar a nossa base de atuação, e mostrar ao mercado mineiro as soluções que oferecemos em Manutenção, Facilities e Eficiência Energética, alinhadas à transformação digital, como IoT, smartprobes, smartglasses e drones. Valeu muito a pena estar presente no fórum”, conta Cássio Franca, Gerente Comercial e de Operações. www.vivante.com.br

“Para a Verzani & Sandrini, é uma grande honra participar do 6º INFRA Minas Gerais. Nossa experiência no mercado mineiro mostra que a região está em franca expansão, aberta a novos negócios e, principalmente, cada vez mais bem-abastecida no que diz respeito à infraestrutura. Além disso, dispõe também de profissionais altamente capacitados, um cenário bastante atraente para o Grupo V & S – que é reconhecido em todo território nacional justamente por sua capacidade de inovar e de investir na formação de seus colaboradores. Assim sendo, a nossa presença nesse evento casa perfeitamente com a nossa missão de ampliar a atuação por todo o Estado mineiro. Com base nos resultados obtidos em outros eventos promovidos pela INFRA, decidimos apostar também na qualidade das interações aqui no 6º INFRA Minas Gerais. E foi muito bom! Tivemos a chance de apresentar nossas soluções para um público altamente especializado, composto por gestores e tomadores de decisão”, destaca Natália Garcia, Coordenadora de Comunicação e Marketing. www.verzani.com.br

A Bunzl Higiene + Limpeza levou toda a sua expertise em inovação e soluções de materiais de higiene pessoal e limpeza para o evento. “Nossa missão é superar as expectativas do cliente por meio de diferencias que oferecemos através de profissionais altamente especializados e uma equipe de consultoria dedicada aos clientes, oferecendo os melhores produtos para economia de recursos e maior produtividade. Significa evitar desperdícios de água, excesso de consumo de energia, entre outros, contribuindo para a proteção e conservação do meio ambiente. E foi exatamente para divulgar esse perfil e diferenciais que a Bunzl decidiu mais uma vez investir no fórum. Aqui encontramos a maioria dos nossos clientes, ficamos por dentro das novidades do mercado e ainda temos a chance de ampliar a nossa rede de relacionamento. É perceptível o crescimento do evento, sua estrutura e qualidade de público!”, contam Patrícia Montanaro e Rachel Sabino, Gerente Comercial e Coordenadora de Consultoria Técnica, respectivamente, da Bunzl. www.bunzl.com.br

Anfitriã do evento, a Localiza também marcou presença importante como patrocinadora desta edição. Concorrido, o espaço de exposições da marca era o lugar certo para conhecer as vantagens e diferenciais em aluguel de carros, além de uma gestão de frotas conectada às melhores soluções em mobilidade. A empresa oferece, por exemplo, uma solução própria de telemetria – ferramenta capaz de analisar a utilização dos veículos (quilometragem, tempo de uso, consumo aos finais de semana etc.), validar o abastecimento com localização dos automóveis e verificar a condução de cada motorista (aceleração, frenagem, excesso de velocidade etc.). O objetivo: apoiar estrategicamente o cliente por meio do uso eficiente do combustível, redução de acidentes e maior controle das equipes que estão em campo. www.localiza.com.br

Situada em cinco estados, com matriz em Minas Gerais, a Perphil Serviços Especiais oferece uma estrutura com 2.500 funcionários para atender as áreas industrial, hospitalar e administrativa, nos segmentos público e privado. Sua expertise está concentrada nos serviços de apoio administrativo, copeiragem, jardinagem, limpeza e conservação, limpeza hospitalar, manutenção predial, portaria e vigilância, além de recepção e atendimento. “Mais que serviços, temos soluções. E aqui no 6º INFRA Minas Gerais foi possível destacar um pouco da nossa especialidade para um público qualificado, que veio em busca de tecnologias e de conteúdo de alto nível. Gostamos muito da estrutura do evento. Com certeza estaremos de volta na próxima edição!”, adianta Alexandre Neto, Diretor Comercial. www.perphilservicos.com.br

“Além de produzir, a Yla Brasil Uniformes e Brindes realiza a gestão do uniforme. Isso envolve confeccionar e estocar os uniformes da sua empresa para entrega em até 48 horas. Oferecemos qualidade no design e na costura otimizados por nossas estilistas; preços competitivos, com qualidade diferenciada; atendimento para todo Brasil e rápida entrega. Apesar da empresa ter nascido recentemente, nossa expectativa e planejamento apontam para um crescimento de 40% até o final do primeiro semestre de 2019. Todos os mercados são importantes para a Yla Brasil, incluindo Minas Gerais. Além disso, a nossa parceria com a INFRA é sempre muito positiva em resultados, pois os eventos promovidos pela revista são de alto nível em termos de participantes e conteúdo, o que permite conhecer potenciais prospects e ampliar nossa rede de relacionamento e negócios. O evento foi excelente!”, comemora Rosana Rodrigues, Key Account Manager. www.ylabrasil.com.br

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