Por Léa Lobo
No Brasil, há 89 anos, os produtos da Unilever são encontrados na maioria dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann’s, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, Omo, Rexona, Seda, TRESemmé, Vim, entre outras.
Como uma companhia que não para de estar adiante de seu mercado, a empresa mudou para sua nova sede, num projeto com 13 mil m2, assinado pela Athié | Wohnrath, um dos maiores escritórios de arquitetura, construção e tecnologia da América Latina. Localizada no WTorre Morumbi, em São Paulo, a sede da Unilever ocupa oito lajes da torre B, do terceiro ao décimo e uma laje da torre A no terceiro andar, totalizando 13 mil m de área construída.
A nova proposta de ambientes reforça o perfil vanguardista da empresa que, mais uma vez, avança em melhorias dos espaços de trabalho com propostas inovadoras com o objetivo de proporcionar a sensação de acolhimento, promover a maior integração entre os colaboradores, além de estimular a criatividade e a pluralidade. Foram oito meses entre projeto e obra, ambos realizados pela Athié | Wohnrath, sendo que a implantação de todos os andares ocorreu em apenas 120 dias.
PROJETO ARQUITETÔNICO
Para materializar e potencializar as diretrizes de gestão de pessoas da empresa – como autonomia profissional, atitude empreendedora, valorização de diferentes perfis, flexibilidade (conceito Agile) e bem-estar dos colaboradores –, o projeto privilegia o layout aberto e a mobilidade, já que não há estações fixas de trabalho e adota a instalação de ilhas de reunião próximas às áreas de trabalho. Já a variedade na ambientação dos espaços fomenta o pensamento criativo e inovador, tais como os espaços colaborativos distribuídos pelos andares e desenhados para receber equipes multidisciplinares.
Sérgio Athié, Sócio-Fundador do grupo Athié | Wohnrath, destaca a ampla funcionalidade dos ambientes: “Os diversos espaços para trabalho colaborativo são diferentes em suas estruturas: ora com mesas, ora com sofás ou mesas componíveis. Há ainda as salas mais reservadas como cabines telefônicas, para trabalhos mais focados. A ideia é não necessariamente ter mesas para todos, mas, sim, ter lugar para todos com diferentes funções”.
Há ainda um espaço de inovação e criação altamente tecnológico. Com paredes retráteis, o ambiente pode ser dividido em duas salas de reunião e uma área multiuso ou em uma única sala ampla. A flexibilidade do espaço se estende ao mobiliário, que atende às diferentes propostas, e inclui ainda as áreas de lousa (paredes e mesas) que facilitam a cocriação. A segunda área de inovação, chamada Coworking, tem como principal função ser um espaço de squads, que recebe equipes de trabalho provenientes não apenas da unidade São Paulo, mas de qualquer outra região do País ou do mundo, para a resolução de um desafio.
Com foco no bem-estar dos colaboradores, foram pensadas áreas para descompressão (espaço Mindfulness), creche com playground, área para amamentação e um amplo refeitório.
INSPIRAÇÕES
Cada andar recebeu uma gama de cores diferentes, todas baseadas no portfólio de produtos da empresa, muito presente em todo o escritório. Para a comunicação visual, optou-se por grafismos e imagens que representassem o universo Unilever e a realidade do consumidor brasileiro.
“As nossas inspirações foram também as indústrias e as fábricas antigas. Ao longo dos andares, deixamos tijolos aparentes em algumas áreas e usamos ferro fundido preto. Os tons de paredes com cinza mais escuro contribuem para ambientes mais intimistas”, comenta Athié.
Entre os principais desafios arquitetônicos do projeto está a característica sem forro, mais sofisticada e que requer mais cuidado para organizar e harmonizar todas as instalações aparentes no teto.
SUSTENTABILIDADE INCORPORADA À ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO
O projeto foi desenvolvido considerando os requerimentos da Certificação Leadership in Energy and Environmental Design – Commercial Interiors (LEED-CI), selo internacional auditado pelo United States Green Building Council (USGBC) para empreendimentos sustentáveis.
Entre as ações implantadas no novo escritório está o uso de dispositivos economizadores de água nas válvulas e torneiras – gerando redução de 35% no consumo; sistema de desligamento automático de ar condicionado; instalação de equipamentos de alto rendimento, com capacidade de resfriamento que consome menos energia; iluminação por meio de luminárias com tecnologia LED e controlada por sensores de presença e de luminosidade para redução da potência, aproveitando a iluminação natural.
Em função da iniciativa Zero Waste promovida internamente pela empresa, eliminou-se o uso de lixeiras individuais nas mesas e foi adotado o sistema de coleta seletiva, com lixeiras para recicláveis e orgânicos em todos os andares, localizadas nos pools de impressão. Seguindo este conceito, reutilizou-se da sede anterior o mobiliário especial como poltronas e cadeiras, pensando em redução de utilização de recursos naturais.
A localização da nova sede também foi estratégica. A proximidade e facilidade de acesso ao transporte público e a serviços básicos reduzem os deslocamentos e, consequentemente, diminuem a redução de gases nocivos ao meio ambiente.
Desde o início de sua construção foram consideradas iniciativas que contribuíssem para o bem-estar dos colaboradores, tais como a vedação da ventilação durante a obra e a implantação do sistema de controle de qualidade do ar com sensores de CO2.
Clique aqui e confira o vídeo do mobiliário da nova sede Unilever, desenvolvido pela Operis Design.