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Rota estratégica

Gestores e empresas prestadoras de serviços traçam caminhos e soluções inovadoras em gestão de frotas e abastecimento de veículos

Por Érica Marcondes

Gerente Administrativo Financeiro da SNEF Brasil, Thiago Barcellos Diniz está acostumado com os inúmeros desafios que o cargo impõe. Da sede em Belo Horizonte ele também comanda as subsidiárias na América Latina (Energy Power México e SNEF Chile) e as recém-adquiridas pelo Grupo: a MaxControl Tecnologia, no Rio de Janeiro, e a Sequor Softwares Industriais, no Rio Grande do Sul.

Com uma equipe enxuta de 20 colaboradores e contratos terceirizados para serviços gerais, segurança e portaria, Diniz cuida do planejamento estratégico, de contas a pagar e receber, do mercado de câmbio e capitais estrangeiros, das operações estruturadas de tesouraria, do relacionamento com instituições financeiras e da gestão dos produtos financeiros, e ainda acumula outras três gerências: de Infraestrutura (viagens, aluguéis, limpeza, manutenção, seguros, gerenciamento de espaço etc.), Tecnologia da Informação e Gerência de Administração de Obras. E é principalmente nessa última em que a gestão de frotas mais apoia a estratégia da empresa, hoje com mais de 1.600 colaboradores e especialista na área de engenharia eletromecânica e gestão de projetos com implantações por praticamente todo o País.

“Realizamos serviços em diversas localidades do Brasil, de grandes centros a pequenas cidades sem muita estrutura. Desde que assumi a gestão de frotas, mais do que realizar a gestão de custos, nossa preocupação é promover a mobilidade de nossos colaboradores com segurança, de forma padronizada, com qualidade, conforto e agilidade. Fazer com que eles possam ter essas condições para prestar o serviço, com certeza, traz resultados para a companhia”, explica.

Questionado sobre os pontos-chaves a serem observados pelos gestores para uma administração de frotas eficiente, Diniz aponta que é necessário mapear as rotas, lugares e acessos, definindo o tipo de veículo, quilometragem e tempo de utilização; ter uma política bem definida para os usuários; identificar os melhores parceiros, que estejam alinhados com os princípios da empresa e que possuam tecnologia para gerar informações pertinentes; possuir um sistema que possa centralizar a informação e apoiar na tomada de decisão e, o mais importante para o sucesso: conscientizar os usuários a seguirem as instruções e normas para preservação de sua segurança e evitar prejuízos à vida e também para a empresa.

“Temos parceiros estratégicos, como a Localiza para locação de veículos, Ecx Card e Alelo para gestão de combustível, além de parceiros locais onde a capilaridade dessas empresas ainda não chegou. Quando iniciamos a estruturação do setor, os índices de economia eram impressionantes, atingindo até 50% de redução de custos, conquistados com ações simples como: análise prévia das localidades; verificação do percurso médio e do tempo de utilização com o responsável pelo centro de custo; orientação ao usuário para cumprimento das regras. Na medida em que os resultados acontecem, passamos a ter mais visibilidade e mais pessoas embarcam no compromisso de redução de custo, a base de dados aumenta, a gestão dessa base melhora a política e permite identificar volume para melhores negociações com os parceiros, tornando o ciclo virtuoso. Além disso, a gestão conjunta com os parceiros e a tecnologia agregada ao processo ajuda a reduzir custos internos tornado equipes ‘inchadas’ em equipes ‘enxutas’”, conta.

Hoje a área dispõe de importantes ferramentas de gestão. Os relatórios de custos extraídos do Enterprise Resource Planning (ERP, em português Sistema Integrado de Gestão Empresarial) somados aos relatórios dos parceiros gerados na sua própria base e disponibilizados de forma on-line permitem dizer que, em média, a redução é de até 12% dos custos fazendo uma boa gestão de frotas e orientando bem as pessoas, resume Diniz.

Inovações a favor dos resultados

Falar em gerenciamento de frotas é tratar de três pilares essenciais. O controle engloba questões como o consumo de combustível, tempo de operação e intervalo entre as manutenções; a operação trata das regras sobre o uso dos veículos, evitando desvio de funções e prejuízos; e o monitoramento lida com os mecanismos de rastreamento e com o software responsável pelo gerenciamento da frota. O desafio da vez é descobrir como o desenvolvimento tecnológico está afetando e ainda irá afetar a gestão desse serviço tão estratégico para as companhias. Indo mais a fundo, é a utilização planejada e unificada de ferramentas como cartões de abastecimento, serviços de telemetria e manutenção das frotas. A seguir, você poderá conferir algumas das soluções disponíveis no mercado.

Soluções em gestão e abastecimento

Empresa de meios de pagamento e gestão de frotas, a ValeCard lançou recentemente o Business Intelligence, uma plataforma que promete ajudar o gestor a elevar o grau de eficiência e reduzir custos. Segundo o consultor de Frotas, Roberto Falco, a ideia é que o cliente acompanhe a evolução da frota com base na análise de produtividade dos veículos. Entre os indicadores possíveis estão métricas como veículos ativos versus inativos, índice de consumo de combustível por tipo e idade da frota, além da possibilidade de customizar o relatório e demonstrar o tempo médio de utilização da frota.

Com uma solução própria oferecida ao mercado há pelo menos cinco anos pela Localiza Gestão de Frotas, a telemetria realmente se mostra uma ferramenta poderosa para analisar a utilização dos veículos (quilometragem, tempo de uso, consumo aos finais de semana etc.), validar o abastecimento com localização dos automóveis e verificar a condução de cada motorista (aceleração, frenagem, excesso de velocidade etc.).

“Com ela conseguimos apoiar estrategicamente o nosso cliente por meio do uso eficiente do combustível, redução de acidentes e maior controle das equipes que estão em campo. Isso porque, o comportamento dos condutores, principalmente pelo excesso de velocidade, está diretamente ligado ao número de sinistros por veículo. Ou seja, com o controle pontual e ágil, conseguimos oferecer mais segurança para as pessoas e para a operação, inclusive formalizando estímulos para os bons condutores”, ressalta João Andrade, diretor-executivo da Localiza Gestão de Frotas, que atualmente conta com 45 mil veículos e ferramentas de gerenciamento da frota online, com possibilidade de obter relatórios customizados, alinhados com o negócio e à estratégia da empresa.

Para a Arval Brasil, pertencente ao grupo francês BNP Paribas, frota de 23 mil veículos e uma equipe de 170 colaboradores em todo o território nacional, a oferta de telemetria e de relatórios digitais são demandas constantes em seu dia-a-dia, conta o diretor Comercial e Deputy General Manager, Andrea Falcone. “Mais de 30% da nossa frota circula utilizando telemetria para que os gestores possam ter informações importantes em tempo real. Além disso, 100% dos gestores de frota dos clientes podem ter acesso à nossa ferramenta de gestão de frota online, em que é possível analisar todos os indicadores, além do histórico de eventos de cada veículo”. Como as informações são transmitidas em tempo real, isso permite interferências de imediato no percurso, resultando em controle dos custos e mais segurança para os funcionários e para os carros, segundo o diretor-executivo.

Com mais de 27 mil empresas-clientes e um milhão de veículos administrados que realizam em média oito transações por segundo, a Ticket Log, marca especialista em gestão de frotas e soluções de mobilidade da divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, da francesa Edenred, tem como foco soluções para o mercado urbano (frota leve) e expertise em sistemas para gestão dos custos de abastecimento e manutenção de frotas, além de serviços de mobilidade.

Dentre os seus produtos, estão o Ticket Car, com a funcionalidade Log&Go, que permite aos usuários do cartão realizar abastecimento dos veículos e pagar outras modalidades de deslocamentos, assim como serviços automotivos; e o Ticket Fleet, solução especialista na gestão e controle de frotas corporativas.

“Com o Ticket Car, por exemplo, atendemos empresas com necessidades de pagamento de combustível, oferecendo o controle e monitoramento dos custos de forma ágil e fácil. Outra solução exclusiva é o Log&Go, que permite com o saldo do cartão Ticket Car realizar lavagem ecológica (Easy Carros), usar app de carona (Zumpy) e muitas outras possibilidades de mobilidade”, especifica o diretor Geral de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, Jean-Urbain Hubau.

O executivo fala ainda de outra solução, voltada para a gestão e pagamento de despesas para transporte rodoviário de carga. “Hoje, mais de 510 mil caminhoneiros recebem fretes por meio dos Cartões, podem abastecer em mais de 5.600 postos da Rede Credenciada Repom e consumir em mais de 1,8 milhão de estabelecimentos da Rede Mastercard”, complementa o diretor.

Principal empresa de serviços de suporte a engenharia do Reino Unido, especializada em gestão de ativos complexos e infraestrutura em ambientes de missão crítica, a Babcock International atua no Brasil com soluções em manutenção preventiva, corretiva e preditiva de frotas.

Semelhante a uma consultoria, ela realiza uma análise detalhada in loco com extensa coleta de dados e elabora um relatório contendo o diagnóstico atual de sua frota e a forma indicada para atingir a melhor relação custo-benefício. A organização promete utilizar as melhores práticas em manutenção corretiva e preventiva, assumindo a execução da manutenção com equipamentos próprios, ferramental e expertise, deixando o planejamento e a programação a cargo do cliente. Na lista de serviços, é possível citar ainda a garantia da disponibilidade do ativo por meio de um contrato de bônus e penalidades.

Um dos cases de sucesso da companhia é a parceria de prestação de serviços para a Engemix, da empresa Votorantim Cimentos, no interior de São Paulo. Com o objetivo de solucionar problemas crônicos nas operações de concreto ao reduzir a degradação dos 150 ativos móveis da empresa, caminhões betoneiras, bombas e pás carregadeiras espalhados em treze usinas, em um raio de 300 km, a Babcock desenvolveu um plano estratégico customizado para o cliente, a fim de garantir a adequada manutenção e melhor ciclo de vida do ativo.

Primeiramente, foi feita uma avaliação nas principais instalações, identificando pontos de melhoria a curto, médio e longo prazo. Posteriormente, ocorreu a implementação do plano que adequou o melhor custo-benefício às possíveis configurações de escopo. “Entre os resultados, podemos listar: redução de 20% do custo geral por otimização de recursos; redução a apenas uma interface de comunicação; redução em 15% do custo de peças e materiais no primeiro mês; aumento de 25% em disponibilidade nos três primeiros meses; e expansão da operação para a maior frota da Votorantim Cimentos, localizada na região metropolitana de São Paulo”, conta André Matias Coelho, Gestor de Estratégia e Gestão – E&M da prestadora.

Mobilidade: um tema obrigatório

Falar de gestão de frotas é falar principalmente de gestão da mobilidade. É pensar de maneira ampla e exaustiva nas inúmeras possibilidades de locomoção de todos os colaboradores da empresa, como bem lembrou Falcone, da Arval Brasil. “O gestor trabalha para que soluções de mobilidade, muitas vezes inovadoras, sejam implementadas. Um gestor de mobilidade é a evolução natural do gestor de frotas atual”, afirma ele.

E a opinião é unânime dentre as demais fontes consultadas para esta reportagem, a exemplo de Celso Toshio Saito, Facilitador da Facilities-Insight e Diretor de Eventos da CoreNet Brasil. Segundo ele, o gerenciamento de frotas nos dias de hoje abrange outra série de variáveis, como dispor de uma política de home office e outros meios de se trabalhar à distância, considerar outros modais (transporte público, caminhadas mais longas, bicicleta, patinete etc.), investir em infraestrutura para suportar essa mudança de cultura (bicicletários, vestiários, chuveiro), preocupar-se com o translado do colaborador, prever os impactos na gestão do estacionamento, entre outros. “Você percebe a dimensão? Não se refere apenas a cuidar de veículos, mas sim de todo ecossistema da atividade de gestão de facilities. Sem contar que aumentará a interação de projetos de Recursos Humanos x política de mobilidade e qualidade de vida; Jurídico x questões legais; TI x ferramental/tecnologia; e fortalecimento do departamento de Meio Ambiente, Saúde e Segurança (EHS)”, sugere Saito.

Aplicativo e fórum de discussões

Outro executivo que compartilha da ideia é Micael Duarte, Diretor Financeiro da Fleet Mobility Brasil. Criada para gerar negócios e disseminar soluções personalizadas para este mercado, a empresa realiza workshops customizados e happy hours, e se prepara para lançar em outubro, durante a Conferência Global do Instituto PARAR 2018, o app do Gestor de Frota, que permitirá a conexão entre o mercado que fornece produtos e serviços e os gestores.

“Cada vez mais os gestores, independentemente de qualquer política pública, estão buscando soluções de mobilidade para os seus times, soluções como carros compartilhados, transporte por aplicativo, carona amiga, bike, carros elétricos etc.”, lembra Duarte, que atuou por 17 anos na IBM e atualmente também é professor e conselheiro do Instituto PARAR, grupo com mais de 300 gestores de empresas dos mais diversos segmentos, que utilizam inclusive um canal no WhatsApp para troca de experiências.

O WTM18 – Mobility is Everything. It’s your life! – acontecerá em São Paulo, nos dias 29, 30 e 31 de outubro. Para saber mais: https://wtmconference.com.br

 

Frota de veículos corporativos deve crescer no Brasil

É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Observatório de Veículos Empresariais (OVE), associação sem fins lucrativos que tem por objetivo fomentar a discussão sobre temas relativos a veículos corporativos. Para 32% das empresas brasileiras, a tendência é aumentar sua frota de veículos até o ano que vem enquanto 54,9% disseram que a frota permanecerá a mesma e 12,8% que deve diminuir.

O levantamento, que ouviu 368 gestores de frotas de empresas de todo o Brasil entre os dias 26 de março e 13 de abril, apontou ainda uma consolidação na terceirização de frota (aluguel de longa duração) como principal modalidade de aquisição de veículos pelas empresas: 50,6% dos respondentes utilizarão essa forma para incrementar sua frota. Em segundo lugar, a aquisição por compra própria com pagamento à vista foi escolhida por 21,4%. Completam a lista a aquisição por leasing financeiro (13,5%), aquisição por compra própria por meio de outra forma de pagamento (8,9%) e aluguel de curta duração – rent a car (5,6%).

 

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