PREMIAÇÃO EM FM
A Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) realizou em em 26 de junho, em São Paulo, o seu tradicional jantar de gala para a entrega do Prêmio Abrafac Melhores do Ano 2018. Com o objetivo de promover a capacitação e reconhecimento do profissional de Facilities Management, atuando como protagonista e catalisador no desenvolvimento do setor frente a mercados, a governos e à sociedade, a premiação dessa edição contou com trabalhos inscritos por profissionais e empresas das mais diversas regiões do País, provenientes de 14 cidades e cinco estados.
Global FM Awards 2018
O prêmio também se provou fundamental para impulsionar projetos no Global FM Awards, assim como ocorreu com Edmar Cioletti, Superintendente responsável pelas áreas de Facilities e Engenharia do Banco Santander, e um dos vencedores da edição de 2018 da premiação que consagrou os profissionais de diversas partes do mundo. Cioletti ficou em segundo lugar no Prêmio Abrafac Melhores do Ano 2017 (categoria Pessoa Física) com o projeto: “O futuro de facilities na prática”. Outros destaques do Global FM Awards 2018 foram: Irimar Erotides Bergamo Palombo (SESC) e Celso Toshio Saito (Facilities Insight).
Prêmio Inovação Acadêmica
O primeiro lugar ficou com o projeto “O manual do proprietário da edificação assistido pela realidade aumentada”, de Lorena Claudia de Souza Moreira (Salvador, BA). Também foram reconhecidos os trabalhos de Alex Ferreira Gonçalves e Alessandra Gonçalves da Silva.
Melhores do Ano 2018 – Pessoa Física
Com o projeto “Sistema de gestão de segurança de frotas”, Cristiano de Mantovani e Tiago Domingos Forte foram os grandes vencedores do Prêmio Abrafac Melhores do Ano de 2018 na categoria Pessoa Física. O trabalho teve por objetivo avaliar medidas específicas para a redução de acidentes de trânsito envolvendo colegas da força de vendas da companhia no exercício de suas funções, os quais expõem-se a riscos que estão fora do controle operacional e administrativo da empresa. A estratégia apresentada para a redução de colisões foi a gestão integrada da frota de veículos da empresa com o envolvimento de diversas áreas que atuam em conjunto com a segurança do trabalho nos processos de acidentes com trabalhadores e veículos da frota.
O segundo lugar ficou com Roberto Vilaronga da Silva e o projeto “Aculturamento de Facilities – novas perspectivas e mudança de mindset”, que nasceu com o objetivo claro de “corporativizar” a grande área de Facilities que existe na empresa TOTVS. O projeto de aculturamento transformou-se com o tempo em um programa de reconhecimento interno da área de FM. Atingiu seu objetivo de descortinar uma área de tamanha importância na empresa e fazer com que todos os funcionários soubessem o que é de fato a área de Facilities Management.
O terceiro lugar ficou com Alex Ferreira Gonçalves e o projeto “Otimização do uso do espaço de estacionamentos contratado por empresas privadas estabelecidas em grandes metrópoles”. O projeto teve por objetivo principal mostrar como é possível aperfeiçoar o uso de espaço de estacionamentos privados em grandes centros urbanos, gerando redução de custos e eficácia operacional para as organizações que contratam esse tipo de serviço.
Melhores do Ano 2018 – Pessoa Jurídica
Na categoria Pessoa Jurídica, o grande vencedor foi o “Aterro Zero: uma nova visão na gestão de resíduos sólidos”. A responsável pelo projeto é Carolina Romeiro para a empresa Robert Bosch. O trabalho fala sobre a implantação do projeto Aterro Zero, cujo objetivo foi de eliminar em sua totalidade a destinação dos resíduos para aterro sanitário. A evolução trouxe inúmeros benefícios ao meio ambiente, contribuindo para redução dos impactos ambientais, do volume de resíduos depositados em aterro e incentivo à reciclagem no País.
O vencedor foi seguido pelo projeto “Cacau Show – brasilidade que aproxima pessoas”, realizado por Marcelo Daher da Athié Wohnrath. O trabalho teve início em 2016, quando os profissionais iniciaram os processos de criação e implantação do projeto para a nova sede em Itapevi, São Paulo, da Cacau Show. Para traduzir por meio da arquitetura todas as características da marca e de seus negócios, foram idealizados ambientes de trabalho humanizados e sustentáveis que favorecem a produtividade.
A terceira posição ficou com a concepção do “InovaBRA Lab”, com autoria de Elise Lancieri da It’s Informov Arquitetura, Engenharia e Design. O InovaBRA Lab é uma área do Bradesco que cuida de projetos inovadores e da implantação de inovações tanto nos processos administrativos quanto no atendimento aos clientes. A missão foi propor ambientes e soluções que fomentassem a própria inovação, o pensamento criativo, a interação e a colaboração entre os usuários.