Black Friday - Congresso 2025
 

Prédios verdes

Projetos que ganharam destaque no mercado corporativo

LEED Gold para sede administrativa da Natura

Nasp recebeu o selo de maior reconhecimento internacional em sustentabilidade pelo edifício inaugurado em 2017

O novo prédio administrativo da Natura, o Nasp, recebeu em abril a certificação LEED® Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), desenvolvida pelo U.S. Green Building Council (USGBC). Localizada próxima ao km 13 da Rodovia Anhanguera, a nova sede possui fácil interligação a diversos outros bairros da região e acesso rápido às rodovias Anhanguera, dos Bandeirantes e Presidente Castelo Branco, além da Marginal Tietê.

A certificação atesta as estratégias de sustentabilidade adotadas durante o projeto e a obra do edifício administrativo da Natura, inaugurado em agosto de 2017. “O Nasp foi projetado e construído com o objetivo de se integrar ao ambiente externo, promovendo maior contato com a natureza, com grande aproveitamento da luz natural, incentivando a interação social e atividades físicas, como parte do nosso compromisso com o bem-estar e com a transparência. A certificação LEED Gold é um reconhecimento importante desse esforço da empresa no uso consciente dos recursos e da geração de impacto positivo”, afirma Josie Peressinoto Romero, Vice-presidente de Operações e Logística da Natura.

Com projeto do Dal Pian Arquitetos, a construção recebeu o uso de brises de vidro serigrafado e metálico nas fachadas envidraçadas e teto verde, que intensifica o isolamento térmico do edifício. Outras estratégias como iluminação dimerizável e instalação de fotocélula interligada ao sistema de automação, para que a iluminação externa seja desligada quando houver luz natural suficiente para garantir o conforto e a segurança dos usuários, fazem com que o prédio seja 22% mais eficiente em termos de economia de energia do que um edifício do mesmo padrão.

Na construção, 14% dos materiais utilizados tiveram conteúdo reciclado e 41,2% foram extraídos e manufaturados em um raio de 800 km, diminuindo a demanda por transporte e favorecendo o consumo local. 100% da madeira incorporada na construção da sede foram extraídas de forma legalizada e sempre que possível com certificação Forestry Stewardship Council (FSC). 97% dos resíduos recicláveis gerados durante a construção também foram desviados de aterro e encaminhados para reaproveitamento.

O Nasp ainda conta com duas cisternas com capacidade para armazenar até 500 mil litros de água de chuva, utilizada no sistema de irrigação e de vasos e mictórios, o que proporciona redução de 100% da água potável usada no paisagismo e diminuição de 60,5% da água potável para sanitários e vestiários.

Os colaboradores são incentivados a dar preferência a serviços localizados nas proximidades e a utilizar transporte público e bicicleta, para minimizar a emissão de gases poluentes na atmosfera. Para tanto, o edifício conta com vestiários para funcionários e visitantes, e bicicletário com 127 vagas. Além disso, a Natura oferece transporte fretado, ônibus e vans até estações de metrô. Cerca de 90% da equipe operacional e 30% dos funcionários do edifício administrativo fazem uso deste serviço, o que contribui de forma efetiva para a qualidade do ar, ponto importante para a obtenção da certificação.

A infraestrutura local ainda conta com restaurante para atender cerca de 500 pessoas simultaneamente, berçário, Espaço Saúde, Espaço Bem-estar, banco, lanchonete e farmácia, entre outras facilidades para os colaboradores.

O Nasp teve o projeto de arquitetura da Dal Pian Arquitetos; Construção da HTB; projeto de interiores da Athié | Wohnrath, sendo que o projeto de interiores da recepção foi do Estúdio Penha.

 

SANOFI recebe certificação inédita no mercado farmacêutico brasileiro

O novo escritório da Sanofi foi certificado como LEED Platinum pelas soluções inteligentes aplicadas no projeto

Uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, a Sanofi mudou seu endereço em São Paulo, para um novo escritório em que a sustentabilidade foi um dos principais alicerces. Como resultado, as novas instalações receberam recentemente a certificação LEED Platinum for Commercial Interiors (CI), que avalia o desempenho ambiental de um edifício durante seu ciclo de vida, da construção até os detalhes finais. Para conquistar a certificação, a Sanofi obteve 83 pontos de 110 pontos possíveis, seguindo critérios como melhoria da qualidade do ar e uso racional de energia.

A construção desse novo espaço de trabalho da companhia é toda sustentável, desde a concepção do edifício onde está instalado até em benefícios proporcionados no dia a dia de trabalho, com soluções a fim de minimizar seu custo operacional e seu impacto ambiental. O objetivo desse projeto foi ressaltar o compromisso e preocupação da Sanofi com a sustentabilidade, além de conquistar a certificação LEED Platinum, que atesta a implementação e desenvolvimento de espaços com baixo impacto ambiental, e que promovam a saúde e o bem-estar dos funcionários.

O novo escritório incorpora o conceito Empowering Life, presente na assinatura corporativa da Sanofi, que reflete o propósito da companhia de ser parceira na jornada de saúde das pessoas, em todos os momentos da vida. “Todo o processo de mudança para nossa nova sede foi apoiado no empoderamento, no respeito à diversidade e nas necessidades dos colaboradores. Criamos um processo em que todos puderam contribuir, opinar e participar das decisões relativas à nossa nova casa”, explica Marcia Goraieb, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi.

O projeto, desenvolvido pela Athié | Wohnrath com gestão imobiliária da JLL. Alguns fatores relevantes sobre a sustentabilidade no novo escritório da Sanofi são:

• Escolha do local: o projeto é sustentável desde a escolha do edifício, que tinha certificação LEED Gold (um nível abaixo do atingido pelo escritório da Sanofi) e conta com soluções que minimizam o impacto ambiental.

• Transporte coletivo: a localização é próxima à estação de trem (450 m) e a pontos de ônibus, de modo a incentivar ainda mais a utilização de transporte público. A escolha do novo local considerou, ainda, a região de moradia da maioria dos colaboradores.

• Uso racional de água: redução de 40% na utilização de água devido a dispositivos sanitários de baixo consumo, como descarga a vácuo, torneiras com vazão controlada e água reutilizada em bacias e mictórios.

• Baixo consumo de energia: redução do consumo de energia em 30%, com iluminação 100% em LED e sensores de presença e luminosidade em áreas densamente ocupadas.

• Bem-estar dos colaboradores: o layout que segue a biofilia (com mais plantas e iluminação natural) aumenta em cerca de 15% a sensação de bem-estar e em 15% a criatividade dos ocupantes.

• Qualidade do ar e meio ambiente: a qualidade do ar interno reduz entre 0,8% e 1,3% o custo com a saúde e absenteísmo dos trabalhadores, além de trazer aumento de produtividade de 3% a 18%. O sistema de ar condicionado Variable Refrigerator Flow (VRF) do novo escritório possibilita a setorização e climatização de ambientes, proporcionando maior conforto aos funcionários.

• Resíduos: 82% dos materiais da obra foram destinados para reciclagem e 18% para o aterro sanitário.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca

Mais lidas da semana

Workplace

Para coordenadora de Workplace da Blip, escritório materializa cultura

Conheça nova sede da empresa, que busca centralizar encontros e valorizar identidade da marca.

Carreira

Crescimento desordenado de FM: quais são as consequências?

Nos últimos 20 anos, formalização da área avançou, mas existe baixo investimento em qualificação profissional. Robson Quinello, especialista em Facility Management, fala sobre precarização e oportunidades do mercado.

Mercado

Entenda todos os benefícios de prédios com certificação LEED

Selo internacional pode fazer uma grande diferença.

UrbanFM

Inversão da pirâmide etária: nossas cidades estão preparadas?

Especialista em Gestão Urbana comenta aumento da longevidade e a queda das taxas de natalidade em artigo.

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Repensar a gestão das instalações de trabalho

Tendências inovadoras e sustentáveis se destacam na pesquisa da Aramark, que traz as transformações no Gerenciamento de Facilities em 2024.

Revista InfraFM

Maior encontro de FM da América Latina: do invisível ao indispensável

InfraFM realizou quatro encontros em evento único, com mais de 5,5 mil participantes.

Revista InfraFM

Insights das palestras do 19º Congresso InfraFM

Acompanhe um resumo das palestras e explore as inovações sustentáveis e estratégias avançadas no campo do Facilities Management.

Revista InfraFM

Inovações que transformam foram cases de sucesso dos expositores

Nas Arenas Soluções para FM, foram apresentados conteúdos com cases de sucesso dos expositores, que destacaram serviços, tecnologias e pessoas.

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP