LEED Gold para sede administrativa da Natura
Nasp recebeu o selo de maior reconhecimento internacional em sustentabilidade pelo edifício inaugurado em 2017
O novo prédio administrativo da Natura, o Nasp, recebeu em abril a certificação LEED® Gold (Leadership in Energy and Environmental Design), desenvolvida pelo U.S. Green Building Council (USGBC). Localizada próxima ao km 13 da Rodovia Anhanguera, a nova sede possui fácil interligação a diversos outros bairros da região e acesso rápido às rodovias Anhanguera, dos Bandeirantes e Presidente Castelo Branco, além da Marginal Tietê.
A certificação atesta as estratégias de sustentabilidade adotadas durante o projeto e a obra do edifício administrativo da Natura, inaugurado em agosto de 2017. “O Nasp foi projetado e construído com o objetivo de se integrar ao ambiente externo, promovendo maior contato com a natureza, com grande aproveitamento da luz natural, incentivando a interação social e atividades físicas, como parte do nosso compromisso com o bem-estar e com a transparência. A certificação LEED Gold é um reconhecimento importante desse esforço da empresa no uso consciente dos recursos e da geração de impacto positivo”, afirma Josie Peressinoto Romero, Vice-presidente de Operações e Logística da Natura.
Com projeto do Dal Pian Arquitetos, a construção recebeu o uso de brises de vidro serigrafado e metálico nas fachadas envidraçadas e teto verde, que intensifica o isolamento térmico do edifício. Outras estratégias como iluminação dimerizável e instalação de fotocélula interligada ao sistema de automação, para que a iluminação externa seja desligada quando houver luz natural suficiente para garantir o conforto e a segurança dos usuários, fazem com que o prédio seja 22% mais eficiente em termos de economia de energia do que um edifício do mesmo padrão.
Na construção, 14% dos materiais utilizados tiveram conteúdo reciclado e 41,2% foram extraídos e manufaturados em um raio de 800 km, diminuindo a demanda por transporte e favorecendo o consumo local. 100% da madeira incorporada na construção da sede foram extraídas de forma legalizada e sempre que possível com certificação Forestry Stewardship Council (FSC). 97% dos resíduos recicláveis gerados durante a construção também foram desviados de aterro e encaminhados para reaproveitamento.
O Nasp ainda conta com duas cisternas com capacidade para armazenar até 500 mil litros de água de chuva, utilizada no sistema de irrigação e de vasos e mictórios, o que proporciona redução de 100% da água potável usada no paisagismo e diminuição de 60,5% da água potável para sanitários e vestiários.
Os colaboradores são incentivados a dar preferência a serviços localizados nas proximidades e a utilizar transporte público e bicicleta, para minimizar a emissão de gases poluentes na atmosfera. Para tanto, o edifício conta com vestiários para funcionários e visitantes, e bicicletário com 127 vagas. Além disso, a Natura oferece transporte fretado, ônibus e vans até estações de metrô. Cerca de 90% da equipe operacional e 30% dos funcionários do edifício administrativo fazem uso deste serviço, o que contribui de forma efetiva para a qualidade do ar, ponto importante para a obtenção da certificação.
A infraestrutura local ainda conta com restaurante para atender cerca de 500 pessoas simultaneamente, berçário, Espaço Saúde, Espaço Bem-estar, banco, lanchonete e farmácia, entre outras facilidades para os colaboradores.
O Nasp teve o projeto de arquitetura da Dal Pian Arquitetos; Construção da HTB; projeto de interiores da Athié | Wohnrath, sendo que o projeto de interiores da recepção foi do Estúdio Penha.
SANOFI recebe certificação inédita no mercado farmacêutico brasileiro
O novo escritório da Sanofi foi certificado como LEED Platinum pelas soluções inteligentes aplicadas no projeto
Uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo, a Sanofi mudou seu endereço em São Paulo, para um novo escritório em que a sustentabilidade foi um dos principais alicerces. Como resultado, as novas instalações receberam recentemente a certificação LEED Platinum for Commercial Interiors (CI), que avalia o desempenho ambiental de um edifício durante seu ciclo de vida, da construção até os detalhes finais. Para conquistar a certificação, a Sanofi obteve 83 pontos de 110 pontos possíveis, seguindo critérios como melhoria da qualidade do ar e uso racional de energia.
A construção desse novo espaço de trabalho da companhia é toda sustentável, desde a concepção do edifício onde está instalado até em benefícios proporcionados no dia a dia de trabalho, com soluções a fim de minimizar seu custo operacional e seu impacto ambiental. O objetivo desse projeto foi ressaltar o compromisso e preocupação da Sanofi com a sustentabilidade, além de conquistar a certificação LEED Platinum, que atesta a implementação e desenvolvimento de espaços com baixo impacto ambiental, e que promovam a saúde e o bem-estar dos funcionários.
O novo escritório incorpora o conceito Empowering Life, presente na assinatura corporativa da Sanofi, que reflete o propósito da companhia de ser parceira na jornada de saúde das pessoas, em todos os momentos da vida. “Todo o processo de mudança para nossa nova sede foi apoiado no empoderamento, no respeito à diversidade e nas necessidades dos colaboradores. Criamos um processo em que todos puderam contribuir, opinar e participar das decisões relativas à nossa nova casa”, explica Marcia Goraieb, Diretora de Comunicação e Responsabilidade Corporativa da Sanofi.
O projeto, desenvolvido pela Athié | Wohnrath com gestão imobiliária da JLL. Alguns fatores relevantes sobre a sustentabilidade no novo escritório da Sanofi são:
• Escolha do local: o projeto é sustentável desde a escolha do edifício, que tinha certificação LEED Gold (um nível abaixo do atingido pelo escritório da Sanofi) e conta com soluções que minimizam o impacto ambiental.
• Transporte coletivo: a localização é próxima à estação de trem (450 m) e a pontos de ônibus, de modo a incentivar ainda mais a utilização de transporte público. A escolha do novo local considerou, ainda, a região de moradia da maioria dos colaboradores.
• Uso racional de água: redução de 40% na utilização de água devido a dispositivos sanitários de baixo consumo, como descarga a vácuo, torneiras com vazão controlada e água reutilizada em bacias e mictórios.
• Baixo consumo de energia: redução do consumo de energia em 30%, com iluminação 100% em LED e sensores de presença e luminosidade em áreas densamente ocupadas.
• Bem-estar dos colaboradores: o layout que segue a biofilia (com mais plantas e iluminação natural) aumenta em cerca de 15% a sensação de bem-estar e em 15% a criatividade dos ocupantes.
• Qualidade do ar e meio ambiente: a qualidade do ar interno reduz entre 0,8% e 1,3% o custo com a saúde e absenteísmo dos trabalhadores, além de trazer aumento de produtividade de 3% a 18%. O sistema de ar condicionado Variable Refrigerator Flow (VRF) do novo escritório possibilita a setorização e climatização de ambientes, proporcionando maior conforto aos funcionários.
• Resíduos: 82% dos materiais da obra foram destinados para reciclagem e 18% para o aterro sanitário.