A Herbalife Nutrition no Brasil, de 2017 para cá, vem passando por momentos de mudanças e assumindo novas estratégias de mercado.
Empresa de venda direta, que tem em sua força comercial pessoas que: 1. possuem outra atividade e buscam uma renda extra; 2. consumidores que se tornaram consultores para adquirir diretamente seus produtos; e 3. pessoas que fazem desta a sua principal atividade, tem se preocupado cada vez mais com a capacitação de seus consultores.
Como forma de empoderá-los e dar subsídios para que eles possam ter cada vez mais sucesso nos negócios, inaugurou em dezembro de 2017 em sua sede em São Paulo, a Academia de Excelência.
Espaço com um conceito único, desenvolvido para ser um centro de treinamentos e eventos voltado para os consultores independentes, o local foi inteiramente reformado dentro da sede, e pensado de maneira a proporcionar experiências sensoriais e trazer toda a história da Herbalife e seus produtos por meio de recursos tecnológicos.
Revendo o posicionamento da empresa
Com cerca de 300 mil consultores no Brasil, a empresa está no País desde 1995 oferecendo produtos de nutrição e cuidados pessoais, com o propósito de fazer o mundo mais saudável e ativo.
Com o objetivo de fortalecer esse propósito na mente do consultor, que é o embaixador da marca, a empresa que recentemente havia migrado do modelo de pontos de acesso, com 22 lojas físicas, ampliou a sua malha de distribuição para mais de 500 pontos para retiradas de produtos, e optou por transformar a sua principal loja, que estava localizada na sede da empresa, nesse centro de treinamentos.
Segundo Jordan Rizetto, VP & Country Manager da Herbalife, esse processo de transformação aconteceu primeiramente porque a empresa chegou à conclusão que para melhorar seu posicionamento de mercado, seria interessante adotar o modelo de benchmarking para os sistemas dos distribuidores independentes.
Além disso, como sua força de vendas estava baseada em pessoas com diversos níveis de formação, do fundamental ao nível superior, era preciso investir em novos modelos de treinamento.
“Então nós criamos um espaço de treinamentos com duas salas modulares supermodernas, equipadas com recursos de áudio e vídeo, acústica perfeita, solução de videoconferência, sistema automatizado de controle de luz, som ambiente, e todo dimensionamento para facilitar as apresentações”, explicou Rizetto.
Com capacidade de reunir de 30 a 99 pessoas, o espaço que possui 350 m² visa capacitar o consultor independente e prepará-lo para assumir o negócio de maneira cada vez mais profissionalizada.
A academia também possui um estúdio de gravação com chroma key e recursos para transmissão on-line, uma vez que a Herbalife também possui o modelo de treinamento a distância, que são as chamadas nacionais que atingem o Brasil todo.
“Mas além disso, com o objetivo de transformar o consultor independente em um verdadeiro embaixador da marca, nós decidimos desenvolver esse espaço para transmitir os valores da companhia, que são: vida saudável e ativa. Então, criamos uma linha do tempo da marca, para proporcionar uma experiência sensorial ao consultor.”
Nesse túnel, o consultor descobre tudo o que aconteceu de relevante na Herbalife mundial e local, com interação em telas touch screen, onde é possível acessar os painéis dos grandes consultores, imagens das fábricas, retrospectiva de eventos que ele possa ter participado, viagens de incentivo, entre outros momentos marcantes para a empresa.
Além da oportunidade de treinamento, a Academia de Excelência também é um espaço aberto para o consultor independente, que não é funcionário da empresa, que pode acessar livremente o espaço e utilizar as mesas de trabalho, o café e a recepção.
Ele também pode reservar, por um valor simbólico, as salas para treinamento de suas equipes e reuniões, valor este que é destinado para a Herbalife Family Foundation – HFF, uma instituição que a empresa mantém juntamente com os seus distribuidores, funcionários, amigos e familiares.
“Por fim, o objetivo da Academia de Excelência é gerar um attachment emocional e servir como centro de treinamento para que os consultores estejam com os valores da empresa muito claros. Ou seja, todo esse modelo é feito para reforçar a atitude positiva da nossa base de distribuição”, explicou o Vice-presidente da Herbalife, sobre esse novo momento da empresa para 2018.