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Moderna, integrada, inspiradora

Desvendamos a nova sede da Kantar IBOPE Media no Brasil, e por que ela se tornou referência para o Grupo WPP em termos de qualidade, custo e prazo

Por Érica Marcondes

Conquistar patamares cada vez mais altos em audiência é uma das grandes metas dos clientes da Kantar IBOPE Media, divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia e braço do Grupo WPP. Mas e se eu te contar que, dentro de casa, a empresa também se depara com um público interno cada dia mais encantado? A razão mais recente de tamanha satisfação, produtividade e sentimento de pertencimento é a nova sede da empresa no Brasil, no bairro da Água Branca, na capital paulista.

Reformar ou mudar?

O projeto do novo escritório teve início em meados de 2016, quando a Kantar (que havia protagonizado uma aquisição e tinha seus mais de 1.000 colaboradores espalhados por quatro imóveis na cidade) enxergou a necessidade de criar um espaço capaz de traduzir o novo momento da empresa. Um ambiente moderno e integrado que estimulasse o compartilhamento de conhecimento, projetos e ideias entre as equipes e entre as empresas do grupo, com o objetivo de entregar o melhor para o mercado.

“Nós tínhamos duas opções: reformar ou mudar. Hoje sabemos que a mudança foi a escolha certa. A obra do novo escritório da Kantar no Brasil tornou-se uma referência para o Grupo WPP em termos de qualidade, custo e prazo”, conta Márcio Costa, Diretor Jurídico e de Corporate Affairs para a América Latina.

O estudo de viabilidade que culminou na escolha do edifício localizado na Avenida Francisco Matarazzo, 1350, foi realizado em conjunto com Rodrigo Rolim, Diretor de Real Estate da WPP e com a CBRE – broker global da companhia. “Avaliamos alguns prédios e optamos pelo CGD Corporate Towers, um espaço novo e próximo das principais vias de acesso, com múltiplas possibilidades de transporte público. O edifício era recém-construído, com área útil ideal para integração da empresa com um novo modelo de ocupação e espaço de pé-direito quase triplo no térreo – onde, em conjunto com a empresa de arquitetura e a construtora, foi possível preparar um local singular em termos de instalações de escritório”, explica o executivo.

Foram 90 dias de obra, considerando como maiores desafios o pé-direito de 10 metros do espaço térreo e a criação de 160m² de data center (certificação Tier III) no 4º andar. Em abril de 2017 os funcionários já estavam de casa nova, desfrutando de um novo conceito de ocupação.

O projeto

A Kantar IBOPE Media ocupa hoje 8.771 m², sendo todo o espaço térreo, 4º e 5º andares. Foi preservado um espaço livre de aproximadamente 270m² para futuras expansões ou ocupação por outras empresas do grupo. Além disso, a ideia principal do projeto foi manter os espaços de forma mais ampla e aberta possível, possibilitando a integração das áreas e a ocupação dos espaços de trabalho como free address.

Além das áreas de trabalho em open space e salas de reuniões, o escritório possui o Espaço Arena (descompressão), Sala MOC (onde é medida a audiência das mídias em 123 cidades do Brasil e América Latina, nos formatos digital e analógico), quiet rooms, refeitório, ambulatório, entre outros espaços. Toda a iluminação é LED e a sede é 100% acessível.

Assinado pelo escritório Moema Wertheimer Arquitetura, o projeto de interiores teve como premissa um processo de co-location de empresas do grupo, que desempenham diferentes atividades.

O térreo com pé-direito triplo foi explorado ao máximo pela equipe de arquitetos. Cinquenta e duas nuvens acústicas foram especialmente desenvolvidas. A estrutura metálica de suporte para o forro modular foi executada em três pedaços para permitir manobras sem a necessidade de interferir na fachada e fixadas com cabos rígidos para evitar vibrações – tudo minuciosamente compatibilizado com projetos de ar condicionado e luminotécnico.

O artista Arlin Graff desenvolveu e grafitou exclusivamente para a Kantar IBOPE Media em uma das enormes paredes do térreo.

Para ambientes como reuniões, treinamentos e laboratórios foram criadas salas fechadas utilizando containers, uma forma diferente de conceber espaços privados no local com o pé-direito tão alto.

Os revestimentos foram bons aliados para as soluções no projeto. Espaços como meetingbox contaram com revestimentos acústicos, que (além de auxiliarem tecnicamente), combinados com tecidos estampados, deram vida e energia para o projeto. Revestimentos de cortiça com aparência de tijolinho também foram escolhidos para reforçar o conceito adotado.

Um mezanino com um vídeo wall, que mostra vídeos institucionais da empresa, foi preparado para receber os clientes e possibilitar uma visão magnífica de todas as áreas de operação localizadas no térreo.

“Sempre acreditei na arquitetura como uma ferramenta poderosa de transformação, capaz de causar impactos significativos no comportamento das pessoas. Foi um projeto extremamente prazeroso de ser desenvolvido. Muito rico, não só pelo potencial que ele carregava desde o início, mas também por permitir o envolvimento de todos e pelo resultado, que mostra como as pessoas estão se apropriando com felicidade dos espaços”, ressalta Moema, que também destaca o importante papel da imersão com os colaboradores da Kantar – representantes de algumas áreas da empresa –  para a criação de um projeto alinhado com os desejos e expectativas da maioria.

Particularidades da implantação

Para driblar o cronograma desafiador, a Lock Engenharia – responsável pela implantação do escritório –, criou dois turnos de trabalho, sendo que um deles só trabalhava no período da manhã para realizar serviços sem cheiro ou barulho.

Sobre os principais desafios superados pela construtora podemos citar: a entrega do Centro de Processamento de Dados (CPD) em apenas 30 dias de obra, incluindo infraestrutura completa para instalação de gerador com capacidade de 500 kVA; desmobilização do mobiliário existente na antiga sede (que seguiu para venda e reaproveitamento) e montagem de todo o mobiliário novo, incluindo cabeamento elétrico e de dados com certificação; e instalação das nuvens acústicas no térreo. “As peças de cada 300 kg cada uma, com diâmetro entre 7,5m e 9m de altura, que formam um forro flutuante, foram içadas uma a uma e milimetricamente instaladas para não interferir nos dutos de ar condicionado e evitar sombras no ambiente de trabalho”, explica Daniel Gispert, co-CEO da Lock Engenharia.

Segundo ele, a segurança foi imperativa no espaço de trabalho, principalmente diante do uso de dez plataformas elevatórias atuando de forma simultânea e pesando duas toneladas cada para uso das instaladoras de infraestrutura no pé-direito triplo. Além disso, sete containers escritórios foram montados in loco, assim como lajes steel deck, atividades que envolvem soldas e reforços metálicos complexos. “Trabalhamos durante 90 dias sem um único afastamento ou acidente de trabalho, e com dois técnicos de segurança em turnos distintos visando garantir a integridade de mais de 150 homens que atuavam na obra diariamente”, completa ele.

“A maior satisfação que se pode ter em uma obra tão ousada como essa é receber o Prêmio Indicados INFRA, na categoria Construção, oferecido pela Revista INFRA no principal evento de Facilities Management no Brasil. A premiação, que reconhece a excelência de trabalhos neste segmento, certamente permitiu à Lock Engenharia ser a construtora em duas novas obras do Grupo WPP neste ano de 2018. Não temos dúvidas em afirmar que a nova sede do Kantar IBOPE Media é um dos mais emblemáticos trabalhos realizados em nossa longa história”, conclui Daniel.

Gerenciamento da mudança

Vários pontos foram trabalhados pela empresa para que a mudança fosse a mais suave possível. “Nossos clientes recebem informações a todo momento e o nosso principal desafio era mudar para outro local, sem interferir nas entregas. Além disso, o escritório representa uma evolução na visão da companhia, uma busca pela ampliação de horizontes. Queríamos manter as áreas operacionais em pleno funcionamento, transferir o data center sem comprometer a funcionalidade dos sistemas e adotar um novo conceito de ocupação (open space and free address)”, detalha Márcio Costa.

Para atingir essa meta, foram realizadas visitas in loco durante a obra e workshops com equipes e colaboradores, envolvendo todas as áreas no processo. Foi preciso convencê-los de que esse novo modelo, mais aberto e sem salas privativas, funcionaria melhor. “Saímos de uma cultura mais hierárquica e formal para um ambiente que proporciona proximidade e liberdade. Cada etapa foi debatida com os funcionários, explicamos benefícios, pedimos opiniões etc. Essa mudança foi um projeto de todos e os bons resultados já são perceptíveis. Além da beleza do novo escritório, a forma de trabalhar evolui naturalmente com a mudança de endereço”, comemora.

Durante a obra, as reuniões semanais serviram para avaliar todas as etapas do projeto em conjunto com a gerenciadora Turner & Townsend, a construtora, os arquitetos e demais empresas envolvidas. “Esses encontros foram o ponto-chave para evitar o risco de atrasos nas entregas. A mudança foi feita em três ondas, evitando interromper as operações e a funcionalidade da empresa”, acrescenta Carlos Gomes, Gerente de Facilities da Kantar, área que responde pela administração, expedição, contratos em geral, gestão das filiais no Brasil, manutenção, segurança física e do trabalho, entre outras funções, e que durante o processo da obra atuou diretamente com a construtora, garantindo o cumprimento dos prazos e custos negociados.

Para driblar o período de espera da importação das cadeiras, por exemplo, a equipe do Carlos entrou em ação, fazendo contato com a empresa John Richard Locação de Móveis, que entregou no prazo acordado as 1050 cadeiras em padrão similar às compradas.

Ao final, fica a certeza de que a Kantar IBOPE Media, especialista em oferecer as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão, está ainda mais preparada para continuar oferecendo o que faz de melhor!

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