Por Léa Lobo
Constituída em 1973, a partir de uma pequena agência no centro de Belo Horizonte (MG), iniciando suas atividades com apenas seis fuscas usados e financiados, a hoje Localiza tornou-se uma das maiores empresas nos segmentos de locação de veículos, locação de frotas, venda de carros usados e franquias e tem como suas principais empresas subsidiárias es empresas: Localiza Fleet S/A, Localiza Franchising Brasil S/A, Localiza Franchising Internacional S/A e Localiza Serviços Prime S/A.
Com uma trajetória de sucesso ao longo dos anos, em 2017, a Localiza iniciou uma nova jornada em sua história de protagonismo, inovação e geração de valor no mercado de aluguéis de carros no Brasil. Com foco em ser muito mais do que aluguel de carros e proporcionar mais conveniência para o dia a dia de seus consumidores, a empresa adquiriu as operações da Hertz no território brasileiro passando a utilizar a marca Localiza Hertz em suas agências de aluguel de carros. Hoje, a empresa se consolida como a maior rede de aluguel de carros da América do Sul, com 588 agências em sete países (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai) e uma frota superior a 194 mil carros.
No último dia 8 de março a empresa anunciou um lucro líquido de R$ 563.4 milhões em 2017, valor 37,6% superior ao lucro líquido apurado no ano anterior. O lucro de 2017 também foi superior ao valor médio dos cinco anos anteriores (R$ 422.47 milhões), quando teve um crescimento médio de 7,10% por ano. Já sua receita líquida aumentou 36,5% de um ano para o outro, passando de R$ 4.44 bilhões em 2016 para R$ 6.1 bilhões em 2017. Esse valor é maior que o valor médio dos últimos cinco anos (R$ 4.36 bilhões), quando a receita líquida da companhia cresceu, em média, 14,65% por ano.
A revista INFRA foi até a nova sede da Localiza, em Belo Horizonte, para conhecer mais sobre como foi pensado esse novo empreendimento da empresa, e como estão organizadas as áreas de Serviços Administrativos e Facilities, que contribuem significativamente para que a empresa alcance esses excelentes resultados.
A sede da Localiza possui uma área construída total de 63 mil m², sendo que a área do edifício possui 30 mil m². É o edifício corporativo com maior área verde da capital mineira: são mais de 18 mil m², o que incluiu uma praça de convivência de quase 4 mil m² em que foram plantadas 280 mudas de árvores e plantas de diferentes espécies, inclusive frutíferas como jabuticaba, amora e pitanga.
Quem nos recebeu foi o Executivo Daltro Leite, que além de Diretor de RH da empresa até o final de 2016, foi o responsável por acompanhar toda a obra da nova sede. Na ocasião, tivemos a oportunidade de conversar também com Sergio Chacon, Supervisor de Serviços Administrativos e Douglas Reis, Supervisor de Facilities.
A NOVA SEDE: UM CARTÃO POSTAL
Com um orgulho iluminado em seu risonho semblante, Daltro Leite nos conta que estão na nova sede desde junho de 2017, que foi transferida do tradicional bairro Funcionários, na Zona Sul da capital mineira, para o bairro Cachoeirinha, na região Noroeste de Belo Horizonte, onde sua localização permite que a edificação seja vista de vários pontos da grande BH, transformando-se assim em mais um cartão postal da belíssima cidade mineira. O investimento no empreendimento foi da ordem de quase R$ 500 milhões para construir os 26 andares, que intercalam três terraços verdes flutuantes. Os andares são fartos de janelões com vista para a cidade e suas serras, onde os quase 2,2 mil colaboradores usufruem desta transparência, que permite a integração visual com o externo.
O projeto singular de arquitetura da edificação com 62,2 mil m2, é do escritório Botti Rubin Arquitetos. O gerenciamento do projeto foi da Gisele Borges Arquitetura e o projeto de interiores é de João Carlos Moreira Filho, da Morence Arquitetura + Design. Já a construção ficou por conta da Racional Engenharia. A sede construída com alta tecnologia, possui Data Center próprio, andares totalmente automatizados, dois andares somente com salas de reunião, dois auditórios que comportam 150 lugares cada, academia de ginástica, dois restaurantes, edifício garagem anexo com 800 vagas para funcionários e mais 40 para visitantes, heliponto, serviços para os funcionários e áreas externas com uma área verde de 18 mil m2.
O empreendimento possui um conceito inteligente, com sistema de refrigeração ultramoderno, fachada de vidro que possibilita aproveitar a iluminação natural, resultando em economia de energia. Nas áreas comuns foram usadas portas automatizadas e sensores de presença e iluminação. Os elevadores contam com sistema de antecipação de chamadas que gera economia de até 30% da energia utilizada, em relação ao sistema tradicional. Os colaboradores contam ainda com serviços de vestiário, academia de ginástica, restaurante, estacionamento, bicicletário, esmaltaria, banco, ambulatório, consultório médico, entre outros.
A CONSTRUÇÃO
O responsável por conduzir a construção do novo prédio foi Daltro Leite, funcionário de carreira da companhia desde 1985, que iniciou como estagiário, passou por quase todas as diretorias, sendo a última como Diretor de RH.
A nova sede era um sonho de Salim Mattar, que começou a ser concebido há pouco mais de dez anos com a compra do terreno, sendo que os últimos cinco anos ficaram por conta da construção. Leite visitou cerca de 30 prédios em grandes centros, como São Paulo, para conhecer o que havia de melhor e como funcionava cada edificação. Para ele, ser o responsável pelo projeto foi um grande presente. Um “fechar com chave de ouro” sua trajetória como executivo da empresa: “Nosso crescimento foi muito grande nos últimos anos, conforme mostram nossos relatórios financeiros. Estamos falando em frota e quando ela aumenta você tem de ter gente para comprar carro, para fazer manutenção, tem de ter gente nas lojas para atender aos clientes, tem de ter gente no financeiro, no RH para contratar pessoas. Ou seja, a empresa toda cresce junto com a frota. Então, nós vimos que há dez anos, estaríamos em vários lugares diferentes: chegamos a ter sete escritórios espalhados e isso dificultava a logística do negócio. Era hora de pensar uma nova sede que integrasse todos, pois a improdutividade era muito grande e sabíamos que isso não poderia impactar o sucesso construído ao longo dos anos”, relata o Executivo.
Disse, ainda, que quando começaram a procurar um novo lugar, não encontraram, na época, nenhum prédio em Belo Horizonte que tivesse tudo o que eles queriam e, principalmente, com possibilidade de expansão. “Se eu conseguisse um prédio com dez andares, e eu coubesse lá, ia querer mais cinco andares para termos para onde crescer. Hoje, com o novo prédio, todas as áreas, tem uns 15%, 20% de espaço para crescer.
Produtividade, integração e bem-estar sintetizam as molas propulsoras da nova sede. “Passamos de vários endereços onde todos os funcionários não estavam bem acomodados para uma sede integrada, moderna, onde temos janelas e uma vista belíssima para todos, comemora.
“Nós fizemos ambientes de trabalho que não têm divisórias, eles são totalmente abertos. Você vai encontrar uma única divisória na sala de diretoria executiva, que é um lugar menor mesmo, e uma divisória para o Presidente do Conselho. Todos os espaços de trabalho são automatizados, passando pelo controle das persianas, iluminação adequada, temperatura do ar etc. Como curiosidade, tínhamos mais de 20 modelos de cadeira para escolher para o novo escritório. Eu, Mattar e muitos funcionários sentaram em cada uma delas, antes de formalizarmos a compra”, relata Leite que tinha no foco o conforto para os usuários, já que estavam desconfortáveis com os espaços anteriores e ele acredita que estavam devendo um ambiente de trabalho moderno e eficiente aos colaboradores da Localiza.
Para Leite, ser o responsável por este projeto é deixar um legado para a história da Localiza: “Minha maior satisfação com a condução deste projeto foi ver as pessoas entrarem e verem que aqui é a nova casa. O contentamento dos colaboradores pagou todas as dificuldades que tivemos, porque toda obra tem poste onde não devia ter e não tem poste onde a gente achava que tinha de ter... Enfim, a gente passa por quase tudo e por situações imagináveis”, finaliza com o senso de dever mais que cumprido.
A ARQUITETURA
O projeto inicialmente foi pensando pelo cliente com o apoio da Gisele Borges Arquitetura, que acompanhou com a diretoria da Localiza todos os projetos da edificação. Para o arquiteto Alberto Rubens Botti, responsável pelo projeto de arquitetura do empreendimento, poder projetar um prédio-ícone na cidade de Belo Horizonte, com uma arquitetura diferente, que trouxesse o verde para dentro do projeto e que marcasse a paisagem da cidade, é mais um dever cumprido com louvor, para seu escritório de arquitetura que está há mais de 50 anos no mercado.
Botti lembra que seu escritório participou de um concurso inicial proposto pelo cliente e que a qualificação do projeto permitiu que fossem os vencedores. Entretanto, enfatiza que existe uma diferença entre a proposta inicial de ganhar um concurso e a proposta real, que seria a de atender às verdadeiras necessidades do cliente. “Ficou claro que a diretoria da Localiza queria mais que uma sede, queria um ícone que marcasse a paisagem da cidade mineira, em função de duas coisas: da localização, e de um projeto que valorizasse o edifício e seu entorno. Os três terraços verdes flutuantes, recuados, que trazem a vegetação para a fachada do empreendimento, marcam definitivamente a identidade e o objetivo do cliente, pois a proposta arquitetônica que envolveu o projeto trouxe para dentro do prédio o conceito de área verde”, resume ele.
Botti lembra ainda que a interface diferenciada e a participação ativa do cliente foram dois grandes atributos de valor no projeto. Além disso, fala de um dos desafios iniciais, em função das condições do solo e da topografia do terreno, que não permitiu a construção da tradicional garagem subterrânea. Como solução, eles optaram por projetar o estacionamento ao fundo lateral da edificação, o que possibilitou positivamente criar um grandioso jardim na cobertura deste estacionamento, que integra o espaço pelo quinto andar do edifício. Uma área que passou a ser valorizada pelos funcionários, que saem da edificação e tem à disposição um extenso jardim, nobre e aberto, que além de área de lazer contempla a lanchonete da empresa.
Já para a arquitetura de interiores, o Arquiteto João Carlos Moreira Filho da Morence Arquitetura + Design, diz que para ele o projeto da Localiza foi um marco na história da empresa. “Foi extremamente gratificante trabalhar com uma empresa com objetivos claros e com a compreensão exata de quem são, de quais caminhos tomar e de onde querem chegar. É uma empresa com um grupo coeso de profissionais empenhados em fazer sempre o melhor”, diz o Arquiteto. Lembra ainda que o maior desafio era fazer com que o projeto da nova sede representasse muito bem a imagem da empresa, seus valores e princípios. Isso significou conectar a arquitetura com a sua marca e a sua história, fortalecendo ainda mais a imagem da empresa junto aos seus clientes, seus colaboradores e seus fornecedores. E ao mesmo tempo, era essencial que fosse um projeto inovador, com aplicação de tecnologia de ponta e que surpreendesse o usuário”, resume.
INFRAESTRUTURA
O Supervisor de Serviços Administrativos, Sergio Chacon nos conta que apesar da edificação ainda não ter sido certificada como “edificação verde”, foi projetada considerando todos os aspectos sustentáveis, principalmente no quesito de uso racional de água e energia. Complementa falando sobre a sala de controle do prédio, onde mantém a total gestão da automação, incluindo a climatização, sistemas de incêndio, controle das redes, controles de acessos, monitoramento, CFTV e 440 câmeras de segurança instaladas na edificação, tudo assegurado por equipes especializadas de empresas terceirizadas, totalizando 89 funcionários para manter a infraestrutura em perfeito funcionamento.
Nosso desafio, diz ele, “é fazer a gestão dos terceirizados para saber se o que foi contratado está sendo executado para manter o controle e segurança total da edificação. Cuidar da gestão dos contratos não é uma tarefa simples. Por exemplo: você coloca, uma empresa para cuidar do ar condicionado, mas ele é um terceiro, e nós temos que acompanhar de perto o que está sendo feito, o que a empresa propôs no contrato e o que está sendo executado. Não basta apresentar um relatório, que é simples. É fundamental auferir os resultados do que foi especificado em cada contrato”, relata Chacon.
Ele nos conta ainda que a empresa se preocupa muito com o bem-estar de seus colaboradores. E que um dos itens da infraestrutura que pesa muito para atender essa necessidade é o sistema de climatização, que precisa funcionar muito bem. Cada sala em um dos andares de salas de reunião tem um tablet sobre a mesa que interage com o sistema de automação, que permite que o usuário adéque a ambientação da sala à temperatura desejada. Lembra que, na sede anterior, eles tinham um sistema de climatização que insuflava ar pelo piso, que não funcionava adequadamente, devido às contínuas mudanças de layouts que faziam, por conta do crescimento da empresa, para a acomodação de funcionários. “Temos que administrar a infraestrutura para atender e estar lado a lado das demandas de nossos funcionários, para que eles trabalhem em um ambiente confortável”, define ele.
Chacon e sua equipe são conhecidos como os “prefeitos do prédio”, pois eles resolvem tudo. O Executivo ainda tem muito orgulho por ser a área da empresa que mais forma pessoas para outras áreas dentro da companhia. “Nossa área tem muita confiança de todas as lideranças e dos colaboradores da empresa. Todos conhecem todo mundo, proporcionando uma relação muito boa. Isso tudo se deve ao fato de gostarmos de gente e de servir. O nosso lema lá é: você tem que vir trabalhar alegre, satisfeito, querendo vir para o trabalho. Se você levantou mal-humorado, não está alegre, pode ficar em casa, porque vai atrapalhar a harmonia da equipe, e isso não pode, certo?!!”, finaliza orgulhoso o Supervisor de Serviços Administrativos.
SERVIÇOS AOS COLABORADORES
Douglas Reis é o Supervisor de Facilities e fica sobre a sua responsabilidade todos os serviços que contribuem para o bem-estar dos clientes internos (funcionários) da empresa. Seu trabalho passa, por exemplo, por alinhar todas as demandas de 1.500 refeições e cerca de 350 kits lanches ofertados diariamente no restaurante interno, em conjunto com a terceirizada, e também os serviços da academia, estacionamento, esmaltaria etc.
Reis enfatiza que o seu dia a dia está pautado em agradar e encantar os funcionários com serviços complementares. “O nosso público interno é aquele que atende o nosso cliente e é muito exigente. O melhor serviço do Brasil, no segmento de negócio da Localiza, é o nosso. Então, nosso time interno está habituado a lidar com esse cliente que sabe o que é qualidade e atendimento diferenciado. Por isso, cabe à minha área superar as expectativas prestando um excelente serviço a eles. Enfim, nossa área de facilities recebe críticas, elogios e sugestões o tempo todo e estamos aqui exatamente para resolver e fazer o que precisa ser feito”, declara Reis.
Só como exemplo de uma das facilidades implantadas pela área de Facilities, é um aplicativo sobre os serviços do prédio, onde o colaborador pode visualizar virtualmente se o restaurante está cheio ou mesmo checar o cardápio do dia, conferir as políticas de uso dos espaços, horários de funcionamento, dentre outras facilidades.