Black Friday - Congresso 2025
 

Inovação e transformação

Confira as inovações do mercado que a INFRA selecionou para esta edição

Um ambiente disruptivo

  

Com o crescimento médio anual de 30%, a AMcom Sistemas de Informação, especializada em sustentação e desenvolvimento customizado de sistemas, esgotou sua capacidade física e decidiu investir R$ 5 milhões em uma nova sede. Localizada em Blumenau/SC, a companhia está quadruplicando seu espaço, que deverá ser inaugurado em março de 2018 com quatro mil m2 construídos, além de oito mil metros disponíveis para ampliação.

O projeto, assinado pelo Arquiteto Guilherme Moki, tem como objetivo trazer as equipes para um ambiente disruptivo, gerando mais integrações nas áreas de convívio para atender essa nova geração, que se sente estimulada em um espaço de trabalho mais leve, divertido e ousado. A estrutura conta com pé-direito alto e espaços integrados com mezanino, bar, lounge, mobiliário flexível, cabines para reuniões, escorregador que comunica os dois pavimentos, área de arquibancada para apresentações, sala de descanso em formato de hotel cápsula, refeitório, espaços com varandas e mesas de piquenique, além de uma vista completa para a área externa.

Revestimento de fachadas com isolamento térmico

No dia 4 de dezembro aconteceu a cerimônia de entrega da 1ª edição do Prêmio AsBEA – Produto do Ano 2017, da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, criado para valorizar os melhores produtos e sistemas voltados para a construção civil, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a sustentabilidade, o design e aprimorar a prática da documentação, e da comprovação de desempenho e características técnicas através de laudos, ensaios e simulações.

A linha StoTherm (sistema de revestimento de fachadas com isolamento térmico produzido pela Sto Brasil) foi a vencedora na categoria Sustentabilidade. O sistema está disponível para atender às necessidades de construções em alvenaria e outros métodos, como em light steel frame. Traz vantagens com relação a sustentabilidade, pois com o isolamento térmico é possível obter economia de energia com ar condicionado e, portanto, redução de custos de operação. Além disso, o sistema utiliza 90% menos água e gera 90% menos entulho na instalação quando comparado com métodos mais tradicionais.

Se um edifício, com fachada de cinco mil m² for revestido com este sistema o peso de todos as camadas do sistema será dez vezes menor que o gerado pelo emboço tradicional e terá impacto ambiental cinco vezes menor na geração de CO² e 75% menor geração de resíduos sólidos. O mesmo edifício utilizará cerca de 10 m³ de água limpa, enquanto o emboço tradicional, cerca de 80 m³ de água limpa somente na preparação dos componentes.

IoT PARA MONITORAMENTO DE AMBIENTES CRÍTICOS

O Rabobank é uma multinacional holandesa líder global em financiamento no setor alimentício, de agricultura e de serviços bancários orientados a sustentabilidade. As salas técnicas do banco possuem computadores e outros equipamentos de grande importância para a operação ligados 24 horas por dia a uma temperatura adequada para garantir não apenas que eles não superaqueçam, mas que funcionem em sua melhor performance.

O banco tinha um sistema para controlar a temperatura, mas além das informações não poderem ser visualizadas, a alarmística frequentemente apresentava uma lentidão proibitiva para o funcionamento da operação. Outra questão importante era a dificuldade de manter as salas usadas pelos colaboradores e clientes em uma temperatura adequada, pois o sistema não monitorava essa parte, gerando outro problema para os operadores que precisavam atender a chamados para aumentar ou diminuir a temperatura do ar-condicionado o dia todo.

Os sensores da Nexxto foram instalados em todas as salas técnicas e de trabalho, nos cinco andares do escritório do Rabobank em São Paulo. Nas salas técnicas foram criados alarmes de temperatura, umidade e conectividade. Caso a temperatura ou umidade de alguma sala chegue em um nível indesejado ou crítico, os funcionários de manutenção serão acionados automaticamente (por telefone ou e-mail). Os alarmes de conectividade são importantes para avisar que as temperaturas não estão sendo coletadas, o que pode indicar um outro problema grave como queda da energia elétrica ou da conectividade do banco com a internet.

Os operadores estão prontos para agir com rapidez para diversos problemas que podem vir a ocorrer nas salas técnicas. Logo nos primeiros meses da solução houve situações críticas nas salas que foram rapidamente identificadas e solucionadas. Em relação ao conforto térmico, os clientes e funcionários do Rabobank estão tranquilos. O monitoramento em tempo real garante ação preventiva dos operadores, reduzindo expressivamente o número de horas gastas pelo time e seus custos.

Manutenção do Complexo Aché Cultural

Desde o final de 2017, a Viridi Technologies e a iPhex Soluções Integradas são as responsáveis pela manutenção do Complexo Aché Cultural. O Gerente de Portfólio de Operações da Cushman & Wakefield, Emerson Lima, afirma que a assinatura desse contrato carrega uma grande expectativa para a administração do edifício. “Nossas companhias possuem profundo conhecimento do segmento e capacidade de inovação. Temos certeza que logo estaremos constatando ganhos efetivos na operação e aumento da eficiência gerencial sobre os trabalhos de manutenção de todos os sistemas”, comenta.

O Diretor de Engenharia e Manutenção da Viridi, Luis Ricardo Chiovatto explica que um dos maiores ganhos que a parceria Viridi/iPhex trará para o Complexo será a implementação de um software que permitirá acesso via web para o administrador poder acompanhar on-line o desenvolvimento das empresas parceiras na manutenção do edifício. Por meio desse sistema será possível ter acesso a todas as informações sobre todas as ações solicitadas, sejam elas realizadas ou não. “Se tivermos agendado uma manutenção para daqui uma semana e ela não for realizada na data marcada, o administrador vai conseguir acessar essa informação e saber que aquela ação preventiva está pendente. Ele vai ter a possibilidade de entender o motivo pelo qual a ação está pendente e saber quando ela vai ser finalmente executada”, disse.

Microgeração de energia distribuída

Gerar a própria energia se tornou um grande negócio nos últimos anos. Atualmente, o Brasil apresenta 17.408 conexões, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Dentre as classes de consumo (comercial, iluminação pública, industrial, poder público, residencial, rural e serviço público), o consumo residencial é o que mais se destaca, superando 13 mil conexões.

A opção por energia fotovoltaica – seja instalação comercial ou industrial – tem aumentado constantemente em todo território nacional. Os dados são atualizados constantemente pela Aneel. Segundo a pesquisa, os estados que mais se destacam são: (1º Minas Gerais com 3.858; 2º São Paulo com 3.363; 3º Rio Grande do Sul com 2.061; 4º Rio de Janeiro com 1.385; e 5º Paraná com 1.300).

De acordo com Anaibel Novas, Gerente da Unidade de Negócio de Energia Solar da multinacional austríaca Fronius, a população tem investido cada vez mais em energia sustentável devido a diversos fatores, como: constantes secas, crise hídrica e aumento das tarifas de energia elétrica.

Controle de acesso à distância

O segmento de segurança condominial vem apresentando novas soluções, principalmente voltadas ao controle em portarias e sistemas remotos. Um deles é o lançamento aplicativo da Kiper, uma plataforma que envolve hardware e software para o controle e gerenciamento do acesso de condomínios à distância. “O aplicativo foi desenvolvido para completar o sistema de portaria remota da Kiper. Ele foi pensado para que o usuário tenha ainda mais facilidade no dia a dia e controle direto aos acessos”, explica Odirley Felício da Rocha, Diretor Comercial da Kiper.

O app permite ao usuário passagem de forma fácil e rápida, por meio de um QR Code. Também é possível contato direto com um visitante, mesmo estando fora da edificação. Além disso, é possível fazer envio de convites para festas e reuniões, em que o QR Code de acesso será enviado aos visitantes, e o usuário recebe um aviso da chegada. Segundo Rocha, a plataforma de portaria remota completa da Kiper gera uma economia de até 60% logo no primeiro mês de instalação.

O valor do lixo no mercado

O lixo que ninguém vê virou negócio para a Arueira Ambiental. Em 2017, a empresa já faturou R$ 1,2 milhão, oferecendo soluções que abarcam o processo completo de reciclagem, incluindo triagem e separação dos resíduos, compostagem – transformação do resíduo orgânico em adubo – e manutenção de horta urbana, adubada com o material obtido pela compostagem.

Somente na cidade de São Paulo, a empresa acumula em seu portfólio projetos implantados em shoppings, como o Shopping Eldorado e dois dos maiores centros comerciais da zona norte de São Paulo; colégios, como o Dante Alighieri; e edifícios corporativos, como o Pátio Victor Malzoni, a Infinity Tower e o Cetenco Plaza – das gigantes Google, Apple e restaurante Spot, respectivamente. A empresa também tem clientes no Rio de Janeiro, como o edifício misto Le Monde Londres, e em Manaus, no Manauara Shopping.

Modernização e atualização tecnológica em elevadores

No Brasil, estima-se que cerca de 60% a 70% dos elevadores instalados necessitam de alguma modernização. A maioria desses elevadores, que possuem mais de 20 anos de uso, requerem uma atualização, principalmente, nos sistemas de acionamento do equipamento, que é o cérebro do elevador.

Com o passar dos anos muitos elevadores, mesmo que submetidos às manutenções preventivas e corretivas frequentes, precisam renovar sua estética e tecnologia. “A modernização torna o elevador mais seguro e eficiente. Como resultado imediato, o edifício ganha uma imagem moderna e valorizada, além da melhoria do desempenho, confiabilidade do equipamento e economia no consumo de energia que pode chegar a 70%”, explica Edilson Rosin, Gerente Sênior do centro de modernizações da Otis Brasil.

O pacote básico da modernização prevê a substituição do quadro de comando, fiações, botões/indicadores de posição e de movimento, permanecendo as demais peças originais. De acordo com a demanda e necessidade de cada equipamento, outros componentes podem ser modernizados como portas e a parte estética da cabina. No caso das antigas portas de andar (manuais ou batentes), a Otis apresenta uma solução de substituição por portas automáticas, muito mais seguras, modernas e confortáveis. Para realizar a troca não há necessidade de obra civil no condomínio e não há redução de espaço interno da cabina. Além de buscar um funcionamento inteligente e seguro, outra importante demanda quando é realizada uma modernização é o atendimento à norma ABNT NBR NM-313, que trata de questões relacionadas à acessibilidade nos equipamentos tais como: corrimão, insertos em braile, sinais sonoros etc.

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