Condor
 

Excelência no gerenciamento de parques logísticos

Por Thomaz Catunda*

Com áreas construídas que podem chegar a 400 mil m², o equivalente a 80 campos de futebol, os parques logísticos são cada vez mais procurados por empresas que buscam a otimização de suas operações logísticas e industriais e que precisam se instalar em locais estratégicos, facilitando o rápido acesso de seus produtos ao mercado consumidor e, assim, ganhando maior competitividade.

O fluxo quase ininterrupto de veículos de carga e de funcionários trabalhando para garantir a entrega dos produtos dentro do prazo estabelecido gera um movimento intenso nas áreas comuns dos parques logísticos, muitas vezes considerados condomínios industriais. 

Nesse sentido, é extremamente importante a administração profissional dos espaços para gerenciar a operação de infraestrutura e fazer com que equipes multidisciplinares como segurança, limpeza, jardinagem, manutenção predial e de equipamentos atuem de acordo com as melhores práticas.

A CBRE, líder mundial em Real Estate, tem a expertise necessária para garantir essa gestão de qualidade. Gerenciamos aproximadamente dois milhões de metros quadrados em Parques Logísticos, atendendo incorporadores, proprietários e locatários por todo o Brasil. A imensa maioria desses espaços está localizada nos dois maiores mercados consumidores do País: São Paulo e Rio de Janeiro. Analisando somente o Estado paulista, cerca de 1,2 milhão m² está distribuído em empreendimentos próximos a rodovias da região metropolitana da capital e interior.

Uma gestão profissional de Property Management oferece um back office para suporte às atividades dos empreendimentos com fatores essenciais para garantir o sucesso das operações, como expertise mundial, profissionais capacitados e constantemente treinados para o gerenciamento operacional e administrativo, utilização de tecnologia de ponta em sistemas de gestão e controle, além de uma atuação totalmente transparente.

A busca pelos parques logísticos certamente movimenta o setor. Esse é um mercado que está em plena expansão devido às condições favoráveis para locação, com preços mais acessíveis e espaços mais bem localizados, fator importante que ameniza os altos custos de combustíveis presentes em nossa economia. Principalmente por conta da situação econômica do País, baixamos o valor de locação para atrair os empresários, diminuindo, assim, a taxa de vacância. Com isso, percebemos que o mercado brasileiro está aquecido e que muitas empresas estão migrando de galpões isolados ou de parques com menos infraestrutura para locais que apresentam maior qualidade e sustentabilidade. Esse fenômeno é o chamado flight to quality, o qual conta com espaços extremamente atrativos, com valores de locação e condomínio que compensam a procura pelo melhor custo-benefício. 

Uma expertise de gestão deve prever necessidades e oferecer soluções econômicas, que agreguem ainda mais valor aos empreendimentos. Realizamos megaoperações com a preocupação constante de oferecer continuamente um serviço de excelência no âmbito mundial.

*Thomaz Catunda é Diretor Executivo de Property Management da CBRE.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP