Condor
 

Infraestrutura & Novos Projetos

Projetos e oportunidades que a INFRA selecionou para esta edição

EDIFÍCIO PIONEIRO EM AUTOSSUFICIÊNCIA DE ÁGUA E ENERGIA

A nova sede da RAC Engenharia no Bacacheri, em Curitiba, será o primeiro edifício corporativo NET Zero Água e Energia do Brasil, ou seja, produzirá toda a energia elétrica que consome e também captará e tratará todo o esgoto sanitário gerado, bem como tornará a água de chuva potável. Todas as tecnologias empregadas na obra levaram o prédio a receber a certificação LEED Platinum (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Projeto Ambiental) com a maior pontuação da América Latina (97 pontos). O projeto também foi o ganhador do 4º Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável, que conscientiza sobre a importância das construções sustentáveis para o setor.

O Diretor da RAC Engenharia, Ricardo Cansian, conta que para chegar à autossuficiência foi adotada uma série de equipamentos e sistemas sustentáveis, previstos ainda na fase de projeto, que acarretaram um investimento extra de 14% à edificação. “A economia proporcionada pelo correto dimensionamento dos sistemas é capaz de reduzir o consumo geral do edifício em 27%. Só a economia de energia, se comparado a um edifício padrão do mercado, é de aproximadamente R$ 20 mil por ano”, comenta.

A estimativa é de que o montante investido seja recuperado entre oito e dez anos. Mas, para Cansian, esse não é o ponto essencial para a tomada de decisão em se investir em construções sustentáveis. “O que norteia essa escolha é a busca de soluções que tornam a edificação mais eficiente, otimizando o uso dos recursos naturais e evitando excessos, com intenção de agregar qualidade ao empreendimento. Trata-se mais de uma mudança de visão sobre a forma de conduzir os negócios e projetos na construção civil do que meramente uma questão de custo”, opina.

Para se chegar à NET Zero Energia, toda a energia para consumo do prédio é gerada por painéis fotovoltaicos, inclusive para ar condicionado, elevadores e equipamentos. Com 19,8 kW de potência instalada, tem-se a geração anual de 26.509 kW. Cansian explica que, com a utilização da ferramenta de simulação energética no edifício, foram avaliados os dados de radiação solar local para o dimensionamento do sistema fotovoltaico, buscando a autossuficiência na geração de energia que será consumida durante as horas de trabalho no prédio.

Envie os nossos conteúdos por e-mail. Utilize o formulário abaixo e compartilhe os link deste conteúdo com outros profissionais. Aproveite e escreve uma mensagem bacana.

Faça uma busca


MAKITA

Mais lidas da semana

Operações

Qual é o impacto dos painéis solares de titânio na operação predial?

Nova tecnologia desenvolvida pela Universidade de Tóquio promete até 1.000 vezes mais eficiência que o silício

Operações

IFM de alta complexidade no condomínio Empresarial Senado

Inovação, segurança e melhoria contínua marcam a gestão de Gustavo Nicacio

Operações

Aeroportos adotam energia limpa para reduzir CO²

Solução elétrica substitui equipamentos a diesel, corta emissões e traz ganhos de segurança e eficiência para operações em solo

Carreira

Evasão de engenheiros e lacuna global: os riscos para o Facility Management no Brasil

A falta de profissionais técnicos é um desafio mundial que ameaça infraestrutura, inovação e sustentabilidade. No Brasil, o impacto sobre o Facility Management exige respostas rápidas

Sugestões da Redação

Revista InfraFM

Pessoas, espaços e dados: nova rotina na gestão de Facilities da Roche

Da horta colaborativa ao projeto K6, inovação e propósito movem a área de operações

Revista InfraFM

20º Congresso e 12ª Expo InfraFM 2025

A 12ª Expo e o 20º Congresso InfraFM consolidam o posto de maior encontro do setor na América Latina. Três dias de evento, 165 palestras pulsando inovação e conteúdo estratégico, 136 expositores e 5 patrocinadores.

Revista InfraFM

11º Prêmio Indicados InfraFM 2025

O reconhecimento que move e inspira o setor do Facility, Property & Workplace Management

Revista InfraFM

Expo InfraFM 2025 é onde o futuro da gestão acontece

O Expo Center Norte foi palco da maior reunião de soluções, ideias e conexões para o setor de Facility, Property e Workplace Management da América Latina. A 12ª Expo InfraFM reuniu 136 expositores que mostraram, na prática, como tecnologia, sustentabilidade e inteligência de dados estão redesenhando

Revista InfraFM

Por que o esg da Globo deveria estar no seu radar?

O Relatório ESG 2024 da Globo destaca avanços na agenda ambiental da empresa.

Revista InfraFM

Infraestrutura sob controle e os bastidores do Facility Management na cart

Por dentro da operação que garante eficiência, segurança e sustentabilidade em mais de 400 km de rodovias

 
Dúvidas sobre os EVENTOS?
Fale com a nossa equipe pelo WhatsAPP