Por Larissa Gregorutti
Dentre os inúmeros desafios que o profissional de facility enfrenta todos os dias no exercício de suas atividades, os principais requisitos para tornar sua carreira mais valorizada dentro das organizações é a busca constante por capacitação e pela aquisição de novos conhecimentos do mercado.
Pensando nisso, o Grupo de Gestores de Facilities (Grupas) reconheceu neste novo momento do mercado a oportunidade de trazer para os seus encontros palestras com foco no desenvolvimento pessoal, possibilitando que o gestor de facilidades invista um tempo em si mesmo, na autogestão da sua vida e da sua carreira.
José Severiano Santos, Presidente do Grupas, comentou sobre o trabalho que vem realizando neste ano de 2017: “Por conta da diversificação das atividades de FM e da competitividade interna das empresas na busca de redução de custos, o facility não tem sossego, tendo que se preocupar ainda mais com as barreiras do dia a dia, deixando de cuidar do seu próprio desenvolvimento, da sua satisfação e do seu bem-estar pessoal. Nossas reuniões não estavam focando exatamente nisso, e essa gestão está tentando trazer para o profissional palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal, para que ele possa se reencontrar nesse grupo de amigos e fortalecer seu otimismo contínuo.”
Confira agora como foi o encontro realizado na sede da John Richard Aluguel de Móveis | Office & Home, em São Paulo.
Em uma breve visita técnica à sede da John Richard, o grupo teve a oportunidade de conhecer a organização da empresa, que possui mais seis unidades em todo o Brasil, todas elas comandadas pela área de logística de São Paulo, que através de um sistema de TI dá ordens de entrega e retirada de móveis para todos os armazéns do País.
Para falar sobre a certificação LEED EBOM (Existing Building: Operations and Maintenance), David Douek, Diretor da Otec informou a importância do facility analisar previamente como a governança enxerga a sustentabilidade dentro da estratégia da empresa.
Após constatar o envolvimento da empresa com questões de sustentabilidade, ressaltou que cabe ao facility atender aos diversos critérios relacionados ao conforto do espaço, qualidade ambiental, eficiência energética, eficiência hídrica, uso de materiais, gestão de resíduos e implantação do edifício para a obtenção da certificação.
“Processo que dura aproximadamente dois anos, desde o diagnóstico, implantação das medidas, monitoramento por 12 meses, documentação do processo e retorno da certificadora, o LEED EBOM possibilita que edifício existente conquiste um dos três diferentes níveis de certificação – prata, ouro e platina”, conclui Douek.
O tema desenvolvido por Alexandre Corsi Abdalla, Especialista em LinkedIn, todavia, destacou como o uso dessa ferramenta pode gerar valor tanto para a pessoa física como para a pessoa jurídica.
O especialista mencionou que a rede social possibilita o relacionamento entre pessoas de modo profissional, além de ser uma ferramenta que fomenta o conhecimento, através do compartilhamento de informações e da publicação de conteúdos sobre o mercado.
Mencionou que não basta ter uma conta no LinkedIn, mas é preciso usá-la no mínimo 30 minutos por dia, atualizando o seu cadastro e interagindo com a rede de forma profissional.
Informou que para gerar valor através do perfil, é preciso informar não apenas onde trabalhou, mas quais ações desenvolveu e de que forma contribuiu para a empresa. Abdalla sugeriu a postagem de fotos, vídeos, lições aprendidas, e mostrar quem realmente você é e quais as suas “atrações”, ou seja, qual legado você deixou para a sua empresa.
E ressaltou, “o mundo está em sua quarta geração industrial, na era da revolução da tecnologia. Então precisamos modificarmos nossa forma de pensar, de agir, de se comunicar com as pessoas, de entender a necessidade do mercado e de se conectar na rede. Ou você muda, ou você morre”.