NOVO PADRÃO ARQUITETÔNICO DAS ESCOLAS DA REDE CNA
O novo layout das franquias CNA, que foi desenvolvido pela FAL Design Estratégico, já pode ser visto na escola CNA Vila Mariana (SP). O modelo é inspirado no metrô de Nova York e traz um conceito moderno que representa movimento, conquista e conectividade. “O CNA está com uma nova estrutura para o aluno ampliar seus estudos, promovendo ainda mais a interação com outros estudantes”, afirma José Carlos de Souza, Diretor de Operações e Expansão do CNA. A partir de 2018, todas as unidades da rede poderão passar pela transformação, que contemplam:
• o espaço de convívio, antes fragmentado, agora está desenhado para atender a diferentes públicos: estudantes e pais de alunos;
• o espaço infantil Disney Lounge, fruto de uma exclusiva parceria entre o CNA e a Disney, oferece às crianças um espaço acolhedor e lúdico, que encanta e convida à aprendizagem;
• a textura e o layout da fachada diferenciam o CNA das demais escolas de idiomas;
• o atendimento ao público, antes em local aberto, agora acontece em salas transparentes, mas fechadas, para aumentar a privacidade durante as negociações;
• as linhas coloridas que decoram os espaços da franquia foram inspiradas no metrô de Nova York;
• o piso, antes de porcelanato, agora é de madeira, mais confortável e acolhedor;
• se antes os alunos usavam os computadores em baias individuais, agora sentam-se lado a lado em mesas amplas. Mais um convite para a integração.
AREALIS DESENVOLVE PROJETO PARA SEDE DA BNP PARIBAS CARDIF
A criação de espaços integrados, permeáveis e dinâmicos foi o ponto de partida deste projeto de interiores para a nova sede da BNP Paribas Cardif, desenvolvido e executado em três meses pelo escritório de design e arquitetura Arealis. Com 1.200 m², a área da intervenção ocupa o 2º andar do Bloco B do Condomínio Millenium Office Park, na rua Chedid Jafet, em São Paulo.
Os espaços são organizados ao longo de uma “calçada interna” circular que segue o núcleo central do prédio, facilitando o fluxo de pessoas e informações, e promovendo os encontros casuais, que possibilitam interações não planejadas, mas às vezes necessárias. A criação de espaços colaborativos e confluentes em vários pontos estratégicos da área favorece o trabalho em grupo e as reuniões rápidas. As lousas têm um tamanho generoso, para que ninguém deixe de desenvolver ideias.
Logo na entrada (uma recepção sem recepcionista), colaboradores, parceiros e visitantes são convidados a escolher um dos cinco acessos ao ambiente: na frente para entrar no showroom, nas laterais para acessar as mesas de trabalho, as salas de reunião, os espaços colaborativos, as salas individuais e as áreas de descompressão.
O showroom, é uma verdadeira vitrine da empresa: o espaço trapezoidal com TV Wall apresenta nichos retroiluminados dentro dos quais são expostos e colocados à disposição tablets, smartphones, impressoras 3D, monitores, dentre outras ferramentas. Uma pequena biblioteca oferecendo livros e folders contando a história da Cardif vem estruturar o meio do espaço.
Uma sala de reunião com mesa redonda e um espaço de descompressão são de fácil acesso a partir do showroom, facilitando a passagem do visitante de um ambiente de trabalho para uma área descontraída e aconchegante, que conta ainda com a proximidade de uma sala de treinamento com mobiliário versátil.
A área de staff, um espaço aberto que favorece a integração e a colaboração, foi projetado de modo a aproveitar o máximo possível a iluminação natural, muito generosa no lugar. Dois espaços colaborativos foram implantados em um ponto estratégico, entre as mesas de trabalho e as salas dos diretores, fechadas para garantir a privacidade acústica, mas vidradas para facilitar as interações entre líderes e colaboradores.
Neste projeto arquitetônico confluente, reconfigurável e conectado, a fusão de padrões de comunicação digital com o espaço físico aumenta a probabilidade de interações que levam à inovação e à produtividade.