Por Larissa Gregorutti e Léa Lobo
Inspirada nas modernas companhias do Vale do Silício, a TOTVS apresenta a sua nova sede, localizada na Zona Norte de São Paulo.
Projeto de arquitetura e interiores desenvolvido pela Inovalli, teve como objetivo criar um ambiente corporativo inovador, que traduzisse o momento estratégico que a TOTVS está vivendo, de reestruturação da cultura da empresa.
Graças a tecnologia, o mercado está ditando uma nova maneira de fazer negócios, desbancando indústrias antigas e mudando setores inteiros de mercado. Essa tendência, que está mudando o comportamento da sociedade, é a transformação digital. Para o CEO da TOTVS, Laércio Cosentino, o que motivou essa revolução, impulsionada pela tecnologia, foi antes de tudo o desejo das pessoas de compartilharem informações de forma colaborativa e conectada.
“A sociedade decidiu se conectar e esse comportamento mudou como as pessoas passaram a consumir serviços e produtos, com a possibilidade de fazer isso de qualquer lugar, em qualquer hora. Esse movimento foi o gatilho para o mercado corporativo, que, agora, precisa se adaptar e não pode mais focar só no seu core business, mas também na decisão sobre qual tecnologia vai entregar o seu produto ou serviço”, destaca Cosentino.
Certa do caminho a seguir, a TOTVS entrou no jogo e estruturou sua transformação digital em uma jornada de quatro anos, iniciada em 2015, dividida em três pilares: cultura e ambiente; processo e atendimento; e oferta e portfólio.
Cultura e ambiente: um novo centro de inovação
Com mais de 62 mil m² de área construída, o novo prédio concentra cerca de 3,2 mil funcionários da TOTVS, antes espalhados em cinco escritórios diferentes em São Paulo, dos quais dois mil atuam em áreas de desenvolvimento e inovação, e 1,2 mil em setores administrativos e de atendimento.
Como parte do processo de transformação digital, a TOTVS investiu fortemente em cultura e ambiente, e criou o conceito #SOMOSTOTVERS, que une características e valores dos funcionários e permite que ele viva a inovação internamente, no novo escritório, com a identidade da empresa reforçada.
A ideia foi criar um novo layout e priorizar a tendência de open spaces, com grandes áreas de trabalho, sem divisórias, para promover a livre circulação de pessoas, compartilhamento de ideias e a produção de conhecimentos.
Em um ambiente inspirador, a cultura da companhia ganhou um forte impulso, com maior integração entre as pessoas. Fato que facilita e estimula o trabalho criativo e colaborativo entre os profissionais, além de atrair novos talentos que buscam ambientes dinâmicos e estimulantes.
No total, a nova sede recebeu o investimento de R$ 280 milhões, sendo R$ 200 milhões provenientes de diversos investidores, para a construção do prédio e posterior locação, no modelo built-to-suit, e R$ 80 milhões direto da TOTVS, para a parte interna da sede.
O projeto de arquitetura, segundo Rafael Cosentino, Diretor da Inovalli, reuniu conceitos como o prédio paralelo, as linhas do cone lateral de aproximação da pista, a passarela de ligação entre os dois prédios da TOTVS e a fachada ventilada com vidro, em formato de asa de avião.
Construção pensada para ser sustentável, o projeto conta com a maior fachada orgânico fotovoltaico do mundo, com aproximadamente 300 m², capaz de economizar energia suficiente para abastecer um andar inteiro do edifício. Outra característica é que 80% do esgoto gerado é tratado e reutilizado para a rega de jardins.
Ao adotar o conceito de escritório open space, o projeto permitiu incluir um conjunto de inovações na arquitetura interna, também desenvolvidas pela Inovalli, como espaços amplos de trabalho, 121 espaços de reunião espalhados pela sede, um auditório para 250 pessoas e um estúdio digital para aprendizagem e treinamentos.
“Acrescentamos em todos os andares do projeto, pequenas cozinhas (micro kitchen) para cafés e lanches rápidos e incluímos mesas de sinuca nestes espaços. Também desenvolvemos áreas para reuniões descontraídas com puffs, mesas e cadeiras de balanço, além de núcleos de salas de reuniões de diversos formatos e salas para atendimento e reuniões via celulares e vídeo”, informou Cosentino.
Com 1.200 vagas de garagem, o edifício possui escadas rolantes e elevadores, para facilitar a locomoção
Além disso, a sede conta com salas de jogos, salas de piquenique, um terraço que pode ser usado para refeições e happy-hours, e um mini mall aberto ao público, com 12 lojas de alimentação e serviços para os funcionários totvers e para a região.
No escritório, há também um laboratório de 174 m² focado em inovação e user experience, em que a equipe trabalha com o conceito de design thinking.
Um desafio superado pela equipe de arquitetura foi identificar o prédio por blocos e andares. Para isso, a Inovalli definiu junto à TOTVS que cada andar receberia uma cor e não uma nomenclatura. Desta forma, hoje não existe mais o termo “segundo andar do Bloco B”, mas sim a identificação, por exemplo, “Andar Amarelo”. E para coroar esse novo conceito de layout, o projeto contemplou um escorregador que conecta os dois andares do prédio, que hoje é um dos ícones da nova sede.
“Criamos um lugar onde se possui o prazer de trabalhar, isto é, onde um prédio comercial deixa de ser uma mera laje de escritórios ocupada por funcionários, mas se torna parte da identidade da empresa e influencia positivamente o negócio e os processos internos. Todos estes elementos oferecem aos totvers um ambiente de trabalho fluido, inteligente, descontraído, moderno, intenso e produtivo”, finalizou o executivo da Inovalli.
Processo e atendimento: + rápido + simples
Além de construir a nova sede, a TOTVS também reestruturou seu modelo de negócio, buscando oferecer um atendimento mais rápido e simples aos clientes. A nova plataforma digital TOTVS, além de ser um e-commerce, é um novo jeito de desenvolver e entregar softwares de gestão (em inglês, em inglês Enterprise Resource Planning – ERP), 100% na nuvem e demais serviços agregados.
Com a criação do novo portal, o cliente pode escolher, comprar, pagar e fechar seu projeto de implementação do ERP direto do site da companhia. O grande diferencial é que, além da venda dos softwares de gestão tradicionais da empresa, o cliente poderá personalizá-los por aquisições de aplicativos com módulos ou funções complementares, que estarão na loja virtual. Em breve, todo o portfólio da companhia estará disponível on-line, proporcionando conveniência, preços mais baixos e garantia de retorno de investimento mais rápido aos clientes.
A nova plataforma foi criada pensando na experiência das pessoas ao acessar. O portal reconhece quem está navegando e faz sugestões de configurações e conteúdos. Há áreas livres e logadas, com ofertas de pacotes de serviços personalizados e condições especiais para clientes adotarem novas funcionalidades, módulos ou serviços complementares. Para permitir um atendimento único, o portal contará com uma área chamada de Cockpit, criada para cada cliente, que será acompanhado por um profissional TOTVS, o Copiloto. É ele também o responsável por orientar quem acessa ao painel sobre as melhores práticas para aproveitar todas as funcionalidades do software adquirido e sugerir, quando preciso, os apps adequados para uma necessidade específica, tudo 100% digital.
Oferta e portfólio: inovação no DNA
“Não dá para mudar isso tudo e continuar vendendo os mesmos produtos. Precisamos inovar e oferecer soluções aderentes às necessidades dos nossos clientes, que precisam atender, também, aos novos comportamentos dos seus próprios clientes”, reforça Laércio Cosentino.
Para atender a essas novas demandas, a companhia tem investido, cada vez mais, em soluções mobile, cloud, cognitivas e baseadas em inteligência artificial. O foco é oferecer uma maior conveniência aos clientes para que eles possam ter acesso a tecnologias cada vez mais leves, de forma simples e rápida.
“Somos uma eterna start-up e estamos sempre em transformação. Conhecemos o mercado brasileiro, sabemos a realidade do país e as necessidades das empresas, sejam elas micro ou grandes. A TOTVS está preparada para ajudar cada uma a trilhar essa mudança digital para que se tornem mais competitivas e duradouras no mercado em que atuam”, conclui Laércio Cosentino.