Por Léa Lobo
O 5º INFRA Minas Gerais, maior encontro mineiro em gerenciamento de serviços e infraestrutura de espaços prediais e corporativos, reuniu profissionais da área, no final do mês passado, em Belo Horizonte/MG. Além da visita técnica ao CAMG – Centro Administrativo de Minas Gerais, as palestras técnico informativas, os participantes conheceram um pouco mais sobre os produtos e serviços ofertados pelos patrocinadores do evento: Abralimp, Allia, Bunzl, Dinâmica Facility, Otis, Grancoffee, Grupo Verzani & Sandrini, John Richard, Limpidus, Mega Sistemas e Regus.
Visita técnica ao CAMG
No primeiro dia do evento, os participantes puderem fazer uma visita técnica às instalações da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (CAMG). Localizada às margens da Linha Verde na região de Venda Nova, a CAMG foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em março de 2010. Com capacidade de reunir cerca de 17 mil servidores, a sede do governo abriga o Palácio Tiradentes, dois prédios de secretarias de estado, os edifícios Minas e Gerais, um Centro de Convivência e o Auditório Presidente Juscelino Kubitschek.
A sede do Governo compreende dois prédios de 15 andares cada um, onde funcionam as secretarias de estado; unidades de apoio; estacionamentos e dois lagos. Possui cerca de 265 mil m² de área construída e 805 mil m² de área total, assim divididas:
• Palácio Tiradentes: sede do governo desde 2010, é o maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo, com vão livre de 147 m de comprimento e 26 m de largura. Nos quatro andares do edifício, estão instalados os órgãos centrais do Governo.
• Auditório JK: com 4 mil m², capacidade de 490 assentos é totalmente construído em concreto, o projeto do auditório contou com infraestrutura para palestras, congressos oficiais e apresentações.
• Secretarias – prédios Minas e Gerais: os prédios são idênticos, com 116 mil m² de área construída e 14 andares para ocupação dos servidores e um pavimento aberto, com linhas arquitetônicas próprias e paisagismo, compondo um ambiente distinto em meio aos andares de escritórios.
• Centro de Convivência: em forma circular, foi construído entre as duas torres de secretarias. No térreo, estão instalados bancos, lanchonetes e lojas de conveniência. No subsolo estão instalados uma drogaria, uma agência dos correios e lojas. No segundo andar, funciona restaurantes.
Durante a visita, os participantes puderam vivenciar como funciona a infraestrutura predial e alguns serviços que atendem toda a comunidade do CAMG. Para muitos de nós, que temos uma maior vivência no contexto do FM no setor privado, a visita nas instalações desta unidade do setor público deixou a desejar, principalmente nos quesitos de desperdício de energia, forma da limpeza e instalações já um pouco deterioradas de uma edificação que possui apenas 7 anos.
Visão para o imaginável
Na abertura do segundo dia do evento, a editora da revista INFRA e a idealizadora do encontro, Léa Lobo, ressaltou a importância dos profissionais de manter relações multidisciplinares com as outras áreas-chaves das organizações empresariais, além de manter um olhar sistêmico, em prol de um trabalho conjunto e colaborativo. “Precisamos acreditar no PIB intelectual dos profissionais da área de Facilities. A soma do conhecimento dos profissionais dessa sala por si só já é um grande exemplo de profissionalização do setor. Por isso, esse ano o tema do evento é Facility Manager no Comando. Entretanto, temos que ter visão e sensibilidade para prever o imaginável. Precisamos parar de nos debruçar somente na causa e efeito de fatos e pensar além, principalmente em função dos riscos que nossas empresas estão suscetíveis, seja pelo atual cenário econômico do momento que exige gestão profissional, seja por falha da gestão, não somente com nossa equipe interna, mas também com parceiros terceirizados”, finaliza Lobo.
Léa Lobo é Diretora de Redação da Revista INFRA e Idealizadora do 5º INFRA MG
Melhoria na eficácia corporativa
“Pensamos em custo e esquecemos do valor. A gente se deixa levar pelo custo e se esquece do valor do serviço, que precisa ter função e desempenho, precisa ‘performar’ com qualidade, ou seja, atender os propósitos do oferecido ao serviço desejado”, inicia Moacyr da Graça. “O papel do Gerenciamento de Facilidades, nas modernas organizações, tem sido reconhecido como de fundamental importância para a sustentação dos objetivos, afinal organizações existem e líderes existem para servir. A importância do fator humano, o impacto da tecnologia e da inovação constante são elementos decisivos para o sucesso empresarial. Dessa forma, torna-se imperiosa a revisão dos conceitos de gerenciamento e operação da infraestrutura corporativa à luz das novas demandas”, resume Graça. Aponta ainda que a operação alicerçada em conceitos firmes possibilita reduzir sensivelmente os riscos de insucesso por equívocos na operação. Graça fez uma revisão crítica dos conceitos de Gerenciamento de Facilidades Corporativas e sugeriu readequações dos mecanismos de gestão para o enfrentamento dos novos desafios do mundo contemporâneo, apresentando caminhos e soluções para a melhoria da eficácia das organizações por meio de uma visão sistêmica do conjunto de elementos a serem considerados no planejamento e redesenho dos sistemas gerenciais.
Moacyr A. da Graça é Coordenador do MBA/USP – Gerenciamento de Facilidades
Limpeza verde e tecnologias
Fernando Sodré demonstrou como a contratação de serviços de limpeza profissional e como as tecnologias e a implantação da limpeza verde estão mudando, a exemplo da certificação internacional chancelada pela americana Green Clean Institute. Neste programa, são utilizados produtos menos agressivos ao ecossistema, além de equipamentos, processos, treinamentos, serviços e suporte desenvolvidos especificamente para essa finalidade. “O Programa GreenClean é composto com mais de 70 requisitos e se baseia em políticas, procedimentos e ações ambientais, intenso treinamento, uso de práticas sustentáveis de limpeza, otimização de recursos, redução de desperdícios e menor poluição. Entre as políticas, podemos citar a redução do uso de substâncias potencialmente tóxicas ou poluentes; a escolha por produtos de menor toxicidade; a racionalização no consumo de energia elétrica e água; o descarte adequado dos resíduos gerados nas atividades de limpeza; a utilização de aspiradores de pó com filtros HEPA; o uso de barreiras de contenção em todas as áreas de acesso; e a revisão e melhoria contínua dos processos de limpeza”, explicou Sodré.
Fernando Sodré é CEO da Limpidus
Design Sprint no workplace
Cristiano Gimenes apresentou o case do novo escritório da CI&T no prédio Prisma, localizado em Campinas/SP, resultado do uso da metodologia do design Sprint, pensado por um grupo convidado a participar do projeto. Trata-se de um prédio com 4,6 mil m2, com um novo conceito de espaço para nossos times de desenvolvimento, que promove a inovação por meio de um conjunto de salas de cocriação, conhecidas como Creative Studio, onde são realizadas reuniões de design Sprint, Coding Dojo, Sprint Retrospective e Kaizen. “A nova sede conta com várias facilidades como academia, quiet room, sala relax, videogames, mesa de sinuca, mesa de air hockey, salão de beleza, sala de massagem, arquibancada, parede de escalada, cozinha gourmet, entre outros espaços colaborativos e de integração. O projeto desse prédio foi realizado em uma semana, um tempo recorde na nossa visão, utilizando a metodologia do Design Sprint, com a participação de várias áreas da empresa, além de facilities e arquitetura”, contou o palestrante. Este case demostrou ainda como conseguiram em um ambiente colaborativo e criativo, promover o relacionamento com clientes como fonte de transformação e inovação digital. Veja detalhes deste projeto na seção Workplace desta edição.
Cristiano Gimenes é Senior Manager na CI&T
Certificação de uso e operação predial
“Um condomínio deve ser gerido como uma empresa. E mais do que isso: são as pessoas, todos os stakeholders, que participam do projeto ou da própria gestão, dentro da edificação e também no relacionamento com o nosso entorno (ecossistemas). Um dos maiores desafios das construções sustentáveis na atualidade é comprovar o desempenho ambiental das edificações após o término das obras. Nesse quesito, o Parque Avenida conquistou uma marca importante, que é a certificação da operação, que além de imprescindível é formulada a partir das diretrizes e estratégias para operar o complexo e produzir conhecimento”, iniciou Albélio Dias. “O Parque Avenida é o primeiro empreendimento do estado a receber a certificação internacional AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini, na fase de Uso e Operação, que só é válido com a continuidade da gestão, complementa Sandro Cunha. Os palestrantes nos contaram como é o dia a dia da gestão predial que eles fazem, que auxilia o bom uso e a operação da edificação a ser sustentável e econômica. “É um trabalho de conscientização contínua realizado com os stakeholders”, finaliza Dias.
FM na área industrial – case Petronas
Sabe-se que o segmento industrial é o que ainda tem maior dificuldade para implantar o FM. Para exemplificar como está estruturado o facility manager neste braço de lubrificantes da Petronas, Shaidon Hiran lembrou que o primeiro desafio é o tamanho de uma planta industrial, com diversos setores, onde o FM tem que ser entregue de forma integrada. Dessa forma, precisaram elaborar um plano de projeto contemplando a reformulação completa das infraestruturas prediais e de serviços. As primeiras áreas a serem integradas foram as de manutenção, limpeza e conservação, em que toda a equipe foi capacitada para atender inclusive às áreas de risco. Outra área foi a de frota, em que o parceiro terceirizado utiliza telemetria, já que segurança é ponto crucial nesta indústria. “No controle e monitoramento de frotas, queremos saber como os colaboradores estão dirigindo e utilizando o veículo e não somente onde eles estão. Com esta implantação reduzimos drasticamente os riscos de acidentes e infrações, melhorando ainda o perfil dos mais de 170 condutores”, disse Hiran. Falou ainda das melhorias das áreas de Segurança, Alimentação, Transporte Especial, Estadias, Jardinagem, entre outras áreas, de forma que tudo contemple o time integrado de FM e o principal patrimônio da empresa, que são as pessoas.
Shaidon Hiran é Gerente de Administração e Facilities na Petronas
Facilities management em momento de crise: o que fazer?
O cenário político econômico brasileiro trouxe também para as áreas de Facilities Management necessidades de melhorias e redução de custos na prestação de serviços. Nesta palestra Carlos Chagas e Cinthya Alves nos contaram como é o desafio de gerenciar um público de mais de 20 mil jovens funcionários em doze unidades espalhadas no Brasil”. Diferente da maioria das organizações, por uma questão cultural, os serviços de limpeza e manutenção, por exemplo, são prestados de forma orgânica e outras áreas são servidas com empresas especializadas. Tem uma ouvidoria dentro da empresa que atende a comunidade sobre o que está bem ou não na prestação de serviços, lembrando que há auditorias externas dos serviços.
Na questão de utilidades, Cinthya contou as ações que utilizaram para reduzir custos, como revisão dos aparelhos sanitários para redução de água, uso de poços artesianos em seis unidades, em que conseguiram uma redução de R$ 300 mil/ano. No quesito energia, que é a 2ª maior conta da empresa, eles adaptaram o workplace de acordo com o sistema de climatização e controle de iluminação dos postos de atendimento (PAs), e tiveram uma redução de R$ 550 mil/ano deste insumo. Está em estudo projetos no Mercado Livre de Energia, utilização de energia solar e de LED.