Por Érica Marcondes e Mônica Laplace
Anualmente, a comunidade global de Gerenciamento de Facilidades se reúne para celebrar o World FM Day – Dia Mundial do Facility Manager. Promovida pelo Global FM (entidade que congrega as várias associações do setor ao redor do mundo), a data (este ano comemorada em 17 de Maio) visa reconhecer o trabalho vital dessa atividade para os negócios e para as pessoas ao influenciar saúde, segurança, produtividade e bem-estar daqueles que utilizam o ambiente construído.
No Brasil, o World FM Day foi celebrado de várias maneiras, a exemplo da Revista INFRA, que realizou um café da manhã especial no restaurante Praça São Lourenço, em São Paulo. Além de participar do evento regado a muito networking e reencontro de amigos, os cerca de 80 profissionais foram presenteados com um dia do 14º Congresso INFRA – cortesia dos patrocinadores Melhoramentos, Provecto e Telelok.
“Acreditamos muito na força do conhecimento e do treinamento como ferramenta para o crescimento profissional e dos negócios das empresas. Por isso, decidimos realizar este evento para simbolicamente celebrarmos o Dia Mundial do Facility Manager e os 15 anos do MBA Gerenciamento de Facilidades/USP. Estamos muito felizes com a ilustre presença de cada um de vocês”, disse na ocasião Léa Lobo, Diretora de Redação da Revista INFRA.
Confira ainda nessa matéria o depoimento de alguns profissionais presentes sobre “O que significa para você atuar como Facility Manager?”.
O FM no esporte
Outra comemoração de peso aconteceu no Rio de Janeiro, mais precisamente no Centro de Eventos do Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen (CEMHS), na Barra da Tijuca.
A Diretoria da Associação Brasileira de Facilities (Abrafac-Rio) celebrou o World FM Day em grande estilo, reunindo cerca de 120 profissionais para uma palestra motivacional do ultramaratonista carioca Márcio Villar. O atleta é recordista mundial de corrida em esteira com 827,16 quilômetros percorridos em uma semana. O desafio – catalogado no Guinness book – foi realizado dentro de um shopping center, na capital carioca, há dois anos. Em sua apresentação, Villar fez analogias interessantes sobre o trabalho do facility dentro do esporte que ele pratica.
“Enquanto eu corria, minha atividade-fim, meu objetivo principal, muita gente trabalhava à minha volta oferecendo suporte. Fisioterapeutas, médicos, amigos, outros atletas e até a minha família. Eles foram os meus facilitadores, cuidando de todos os detalhes para que conseguisse alcançar o recorde. Sem eles eu não teria conseguido”, disse Villar, ressaltando a importância do profissional de FM.
Mas o recorde mundial em esteira foi apenas um dos desafios vencidos pelo atleta que descreveu outras tantas provas realizadas em ambientes extremos. Provas de ultramaratona feitas na Floresta Amazônica, no Vale da Morte (EUA) com tempo seco e quente e na fronteira dos EUA com o Canadá, em ambiente de neve. O ultramaratonista também falou sobre o trabalho filantrópico que ele realiza em favor de entidades beneficentes no Rio e em outras cidades brasileiras.
O evento também contou com uma pequena apresentação da entidade. O Diretor da Abrafac-Rio, Alexandre Roxo, falou sobre o trabalho da Associação e o esforço para que mais profissionais se associem no Rio de Janeiro. Os participantes receberam, nesta oportunidade, uma senha especial que será usada para fazer suas inscrições como associados Abrafac com valor promocional.
“Foi um momento de encontro para os profissionais de facilities do Rio de Janeiro. Está nos meus planos criar novas oportunidades semelhantes para incrementar o networking e, com isso, colaborar para o desenvolvimento das nossas atividades no estado do Rio”, comentou Alexandre Roxo, que também é CEO da RV Gestão Empresarial.
O que significa para você atuar como Facility Manager?
“FM é uma posição de extrema importância e comprometimento, pois somos os responsáveis em prover boas condições de instalações e serviços de apoio para todos os profissionais, a fim de que eles possam focar tempo e recursos no core business da empresa. Comemorar essa data é a chance de parar um pouquinho durante a correria de nossas rotinas, agradecer a oportunidade de servir e reconhecer o nosso próprio valor.”
Andrea Ribeiro, Facilities da PwC Consulting
“Estou na área há oito anos. Ingressei como Assistente Administrativa do setor de Engenharia e com o tempo a empresa foi se adequando ao mercado e criou a área de Facilities, que até então ficava pulverizada. Hoje, atendemos 800 usuários no prédio central. Ao longo desse tempo temos visto o aumento do reconhecimento da profissão, que fornece o suporte essencial para que o negócio principal prospere, com redução de custos e bem-estar das pessoas. Tenho orgulho de fazer parte deste grupo de profissionais.”
Bruna Regina, Facility Manager na FEMSA
“Atuar em Facilities Management é ter a responsabilidade de buscar o equilíbrio entre os espaços (ambiente), orçamento, demandas legais, meios externos e internos, e ao mesmo tempo, trazer praticidade e modernidade, propiciar conforto e excelentes condições de trabalho para todos desenvolverem as suas atividades. Comemorar a data é igualmente especial.”
Carlos Maurício Bauke, Compras & Facilities do Grupo CVC
“Agradeço pelo convite e pela parceria de sempre, você [Léa Lobo] é uma profissional diferenciada, competente e comprometida com os seus negócios e objetivos. Foi, sem dúvida, uma manhã muito prazerosa que passei ao seu lado e com outros amigos e profissionais queridos.”
José Pedro Carpinelli Perozzi, Gerente de Propriedade do Condomínio Panamérica Park
“Essa é a minha primeira experiência em comemorar com colegas da área. Ser Facility Manager para mim significa proporcionar melhores condições de trabalho e bem-estar aos usuários. Hoje, tenho sob os meus cuidados a manutenção de dois prédios monousuários, onde trabalham cerca de duas mil pessoas. É uma responsabilidade e ao mesmo tempo uma satisfação trabalhar para que esse público se sinta feliz.”
Isabel Pedroso dos Santos, Coordenadora de Facilities/Real Estate da Sompo Seguros
“Atuar em facilities management é algo maravilhoso. Migrei da função de Secretária Executiva de Diretoria para abraçar essa atividade que, para mim, significa ‘paixão por servir’. É ser o elo entre os vários públicos (a direção da empresa, seus fornecedores, talentos e clientes) na busca por processos mais eficientes de trabalho, ambientes saudáveis e atrativos para as pessoas, com otimização do uso de recursos sem comprometer a qualidade da operação. É a profissão do hoje, mas também do futuro. E estar aqui para comemorar essa missão é igualmente gratificante.”
Lígia Bueno da Cunha Soares, Consultora em Facilities Management
“Atuar na área de Facility Management significa para mim a busca constante do encantamento do cliente, sempre com criatividade e competência nas mais diversas áreas do conhecimento. É estar sempre antenado com as melhores práticas do mercado, buscando inovação constante de modo a conseguir o melhor resultado com os custos adequados. Ter a oportunidade de comemorar essa data tão importante é valorizar ainda mais essa área tão necessária em todas as empresas.”
Sandro Lorelli, Gerente de Real Estate e Administrativo Corporativo da TIVIT
“Atuar como Facility Manager e ainda comemorar essa data não tem preço! Para quem ama servir, e estar sempre atento aos detalhes, celebrar significa que estamos evoluindo como profissionais na visão estratégica das empresas.”
Soraya A. Durães, Facility Manager da Editora Abril (Marginal Tietê)
“Trabalho hoje em uma empresa que tem como missão melhorar a vida das pessoas e acredito que o meu trabalho siga a missão. Colaboro para melhorar a vida dos funcionários e visitantes dentro dos nossos escritórios. Assim, meu papel é contribuir para dar-lhes a melhor estrutura e muni-los das ferramentas corretas para que eles se sintam mais empoderados, produtivos e inspirados para realizarem esse sonho. Sou muito grata por comemorar esse dia, como profissional e mulher. Estamos cada vez mais presentes nesse mercado e a cada dia ganhando mais espaço entre as áreas estratégicas das empresas. Temos muito ainda há conquistar, como facilities e como mulheres, mas acredito que estamos no caminho certo.”
Thays Borin, Facilities da Movile e Diretora de Marketing do Grupo Mulheres de Facilities
“Agradeço o convite para estar aqui, poder comemorar o dia de hoje e ainda conhecer profissionais que, assim como eu, se sentem gratificados por trabalhar pela melhoria da infraestrutura, da satisfação e do bem-estar das pessoas. Estou muito feliz.”
Roberto Suzuki, Facility Manager na CGI