Por Larissa Gregorutti
Alguns ambientes deixam boas lembranças na memória pelo clima receptivo e acolhedor, pelo conforto de seu mobiliário, pela decoração utilizada ou pelo cheiro que traz boas recordações de uma situação vivida. Resgatar a história da Granado foi o propósito desse projeto assinado pelo escritório de arquitetura Athié | Wohnrath para a nova sede da empresa.
Desde 1870, a Granado ocupa um casarão de três pavimentos no Rio Antigo: no primeiro, funcionava o estabelecimento comercial, a “pharmácia”; no segundo ficava a parte administrativa; e no terceiro, Antônio Coxito Granado morava com sua família. Mais de um século depois, o prédio continuava sendo sede e matriz da empresa, que passou a contar com um escritório comercial extra para acomodar todos os colaboradores.
Com o crescimento da marca nos últimos anos e apostando na continuação da expansão a longo prazo, a Granado decidiu migrar para um edifício corporativo moderno, confortável e central, que acomodasse a equipe com mais conforto. Para a escolha do novo escritório foram levados em consideração atributos como infraestrutura, sustentabilidade, tecnologia, mobilidade e rápida adaptação a novos layouts de trabalho, encontrados no Edifício Vista Guanabara, na região do Porto Maravilha.
Um marco arquitetônico para a paisagem carioca
Empreendimento considerado o estabelecimento corporativo mais moderno da cidade do Rio de Janeiro reúne o que há de última geração em tecnologia, segurança, acessibilidade e sustentabilidade.
Projeto arquitetônico realizado pelo arquiteto William C. Louie, do renomado escritório Kohn Pedersen Fox (KPF) de Nova York, estabelece uma referência e um novo padrão para os edifícios corporativos no Rio.
De acordo com o arquiteto, a inspiração para o Vista Guanabara veio da percepção do espírito brasileiro e sua ligação com a música, com a dança e com o esporte. “As linhas do prédio evocam a sensação de movimento, de dois parceiros de dança ou dois jogadores de futebol”, explicou Louie, acrescentando que as fachadas angulares refletem diferentes perspectivas da cidade e as paredes de vidro do chão ao teto proporcionam uma vista incrível da Baía de Guanabara.
Com uma torre única composta por quatro subsolos, quatro garagens elevadas, um pavimento de acesso e 17 pavimentos, o Edifício Vista Guanabara não é apenas um novo prédio que imprime progresso e arquitetura cosmopolita, ele também gera conforto e proporciona facilidades aos usuários.
Com acesso via controle digital, a segurança do Vista Guanabara opera através de cartões de proximidade por meio de catracas eletrônicas nos halls de elevadores. O pé-direito de 4,5 m na entrada traz conforto e beleza ao espaço, além de receber luminosidade natural.
O edifício possui oito elevadores de acesso que atuam com máxima rapidez no atendimento às chamadas aos pavimentos, tendo capacidade para 24 pessoas. São quatro elevadores para a zona baixa (térreo, 2º ao 10º andar) e quatro para a zona alta (térreo, 10º ao 18º andar), e ainda um de serviço e três para as garagens (atendem do 4º SS ao 4º garagem).
Além disso, o Vista Guanabara acaba de receber a Certificação LEED Gold do GBC – Green Building Council Brasil. O LEED – Leadership in Energy and Environmental Design – é um selo que segue padrões internacionais de construção sustentável, incentivando a criação e adaptação de projetos, da concepção à operação, com foco na sustentabilidade, trazendo benefícios econômicos, sociais e ambientais.
Segundo Louie, “As comodidades que o projeto oferece podem ser comparadas às de outros empreendimentos classificados como Triple A em outras metrópoles ao redor do mundo”.
Granado é a primeira empresa a ocupar o Vista Guanabara
“Quando iniciamos a busca pelo novo espaço, queríamos ficar perto do Centro por conta do histórico da empresa com o bairro, e nos interessamos pela região do Porto pela renovação que está acontecendo da área. A acessibilidade também foi um importante fator; não queríamos mudar drasticamente a rota diária de todos”, informou Sissi Freeman, Diretora de Marketing e Vendas da Granado.
Tendo isso em vista, o projeto do novo escritório foi desenvolvido pela Gerente de Projetos Ekatarina Carzerelli e pela Arquiteta Daniela Teixeira, ambas do A|W, em aproximadamente 40 dias, e a obra foi realizada em 75 dias.
O início das atividades da nova sede da Granado aconteceu no dia 6 de março. Ocupando uma área de três mil m², divididos em dois andares inteiros (14º e 15º), o escritório oferece, entre outras comodidades: phone booth, sete salas de reunião e uma sala de treinamento com capacidade para 50 pessoas, diversas ilhas para pequenas reuniões, laboratórios químico e de projetos visuais; e o Café Carioca, exclusivo para os colaboradores Granado.
Segundo Martin Duran, Diretor Executivo responsável pela operação do escritório de arquitetura A|W no Rio de Janeiro, o projeto desse escritório corporativo é muito cuidadoso com a imagem da marca, preservando a história da empresa. “Parte do mobiliário utilizado na obra foi retirado de outras áreas que a Granado ocupava, seja da própria loja, de outros escritórios e de áreas industriais. Então, em parceria com o cliente, criamos a convivência em uma área supermoderna com alguns elementos tradicionais da empresa”, afirmou o Executivo.
Alguns exemplos de materiais utilizados no escritório são: a placa da “pharmácia” Granado que existe desde a formação da empresa, há mais de cem anos, que foi colocada em um ponto estratégico, ao lado da escada, sendo possível observá-la nos dois andares da empresa; a recepção foi decorada com um tapete de ladrilho hidráulico e o balcão utilizado era uma escrivaninha antiga que guardava em suas gavetas uma série de produtos da empresa; na área de espera dos visitantes, existe uma grande vitrine da fábrica original, características das lojas conceito da marca, que serve de exposição para os produtos comercializados pela empresa.
Além disso, o escritório manteve toda a parte de infraestrutura aparente, desde lajes de concreto do próprio prédio, até a interferência do sistema de ar condicionado com a parte elétrica. Nas salas de reuniões, todavia, optou-se pelo revestimento de forro, que proporciona as condições de acústica adequada.
O projeto, segundo Duran, resultou em um layout orgânico, em que todas as áreas dos escritórios se conformam em grupos de trabalho, separadas das áreas de convivência, reuniões informais e salas fechadas, que criam diferentes ilhas de trabalho. E completa: “O escritório possibilita que o colaborador vivencie a marca, pois em todo lugar tem um pedacinho da história da empresa”.
Outra questão, foi que o projeto também priorizou por utilizar elementos sustentáveis, como a instalação de luminárias em LED com consumo reduzido, o uso de carpetes recicláveis, divisórias em alumínio recicláveis, tinta de parede à base de água, e cola de carpete também à base de água.
“Todas as divisões da Granado estão agora no Vista Guanabara. Áreas que antes estavam localizadas em prédios separados, ficarão mais integradas. Com isso, a empresa ganha sinergia”, avaliou Bernardo Barros, Diretor da Granado. “Além disso, a vista que temos na nova sede é uma maravilha”, complementou.
“Estamos muito entusiasmados com a mudança para o Vista Guanabara, pois representa uma nova etapa para a empresa. O novo espaço com todos embaixo de um único teto apoiará essa expansão no Brasil e no exterior”, finalizou a Diretora de Marketing e Vendas da Empresa.
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