ENGEMON ERGUE MAIOR DATA CENTER DA EQUINIX NA AMÉRICA LATINA
A Engemon, empresa brasileira especializada em engenharia multidisciplinar, sistemas eletrônicos e de TI, acaba de finalizar a construção do SP3, o novo Data Center da Equinix, companhia de serviços de Data Center e interconexão.
Localizado estrategicamente em Santana de Parnaíba (SP), o SP3 é o maior Data Center IBX® na América Latina e sua obra foi realizada pela Engemon no sistema turn key, responsável pela engenharia civil, elétrica, hidráulica, ar condicionado, instalação de fibra ótica, cabeamento estruturado, monitoramento de todo o Data Center por meio de software, além dos sistemas especiais de detecção, alarme e combate a incêndio.
Com um investimento de US$ 69 milhões na primeira etapa da construção, o novo Data Center foi projetado com base nos conceitos de sustentabilidade e TI verde.
Esse é o quinto site da empresa no Brasil e o terceiro na região de São Paulo. Além disso, o SP3 será um importante hub para empresas do mercado financeiro, uma vez que está localizado próximo ao novo Data Center da Bovespa na região.
Com mais de 20 mil m² de terreno e de 8 mil m² de piso elevado, possui capacidade para mais de 725 racks. “O projeto completo contará com outras etapas, num total de 2.775 racks, que dobrarão a disponibilidade de espaço da empresa no Brasil”, afirma Carlos Nomura, diretor de engenharia da Engemon.
Segundo Marco Alberto da Silva, Presidente da Engemon, o edifício SP3 foi desenvolvido com inovações tecnológicas e construtivas tendo como principais destaques técnicos: a instalação do sistema Vesda e água nebulizada (water mist) para detecção e combate a incêndio, e a instalação de sistema de captação de energia solar que alimenta os escritórios e áreas comuns. O objetivo é que o site opere com Power Usage Effectiveness (PUE – indicador que mede a eficiência energética) inferior a 1,35 – um dos menores da América Latina – quando estiver totalmente em operação. E a construção de uma subestação de alta tensão própria e linhas redundantes, que garantem mais confiabilidade e estabilidade do que as linhas convencionais de média tensão. São cerca de 13,3 MW de energia disponível para carga de TI.
Além disso, em busca de se tornar cada vez mais sustentável, o SP3 utiliza uma nova tecnologia de refrigeração, que integra soluções de resfriamento evaporativo de ar e free cooling indireto, a fim de reduzir o uso de energia elétrica no ar condicionado.
Outra nova iniciativa de TI verde é o tratamento de água de chuva e esgoto para reuso.
Como resultado dessas eficiências energéticas, o SP3 é elegível para ter o certificado LEED® (do inglês, Leadership in Energy and Environmental Design) Green Building Rating System™ Silver. O novo Data Center já tem os selos Tier III Design e Facilities. O primeiro garante que o projeto de construção foi avaliado e está de acordo com todas as regras do Uptime Institute. Já o Tier III Facilities atesta que as instalações atendem a todos os pré-requisitos para execução de manutenções sem que seja necessário desligar a carga do cliente. Ambas as certificações reafirmam a confiabilidade e a disponibilidade dos projetos que a Equinix aplica em seus IBX ao redor do mundo, inclusive no Brasil.
Segundo Eduardo Carvalho, Presidente da Equinix no Brasil a Engemon é parceira da Equinix há alguns anos e esse é um dos maiores projetos dessa parceria: “O SP3 é nosso maior Data Center no Brasil e sua construção faz parte da nossa estratégia de ampliação da presença da companhia no País. A Engemon foi escolhida para nos apoiar, por conta da sua experiência comprovada e sua capacidade técnica para a execução de projetos da grandiosidade do SP3.”
EMPREENDIMENTO CONSTRUÍDO PELA MPD CONQUISTA CERTIFICADO LEED GOLD
As torres do Atlas Office Park, construído pela MPD de Alphaville, foram reconhecidas pelas especificações ambientais do projeto e receberam o certificado Leed (Leadership in Energy and Environmental Design). Entregue em 2016 pela MPD, o projeto tem edifícios horizontais em torno de um espaço de convivência, mais de mil vagas de garagem e uma ampla área verde distribuída em um terreno de 28.185 m². Todas as torres receberam a categoria Gold, para construções com pontuações acima de 60.
“Hoje no Brasil são poucos os empreendimentos que detém esse reconhecimento, por isso é muito bacana uma construção nossa receber esse certificado”, diz Antonio Jambeiro, Diretor Técnico da MPD. “A MPD está comprometida em reduzir o impacto ambiental e reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável”.
Entre os diferenciais do projeto estão luminárias fluorescentes ou LED, reuso de água da chuva para irrigação dos jardins, uso de materiais sustentáveis, vidros reflexivos e espaços que valorizam a iluminação natural do ambiente, vagas exclusivas para veículos de baixa emissão, bicicletário no subsolo e plantio de mais de 200 espécies de árvores e arbustos.