Benefícios do curso - O MBA/USP - GF proporcionou-me uma visão mais clara da profissão e da abrangência das atividades que permeiam este universo e o entendimento de que a Gestão de Facilidades não se restringe a gestão operacional, mas, vai além, atingindo um caráter estratégico que acredito ser fundamental para o sucesso na área.
Esta visão geral foi de grande importância para entender como eu poderia contribuir para melhorar os resultados da área de facilities e consequentemente melhorar os resultados da empresa. Compreendi como o Gestor de Facilidades pode proporcionar experiências positivas para os usuários internos e promover retenção, atração e engajamento e, consequentemente, a diminuição do turnover e o fortalecimento da imagem corporativa.
Atualmente trabalho com projetos de escritórios corporativos e tenho a preocupação não só de criar ambientes de trabalho bem planejados, seguros, confortáveis, bonitos e que proporcionem uma experiência agradável aos usuários promovendo uma maior satisfação e produtividade, mas, também a de obter o melhor aproveitamento do espaço por meio de uma análise criteriosa da planta e tipos de uso dos ambientes com objetivo de evitar custos desnecessários ao cliente.
Tese da monografia - O título da minha monografia foi “Gerenciamento de facilidades em canteiro de obras: diretrizes básicas para implementação” e resolvi trabalhar com o tema pois percebi que sempre é abordado o papel do Facilities como responsável por várias disciplinas dentro de sistemas construídos e em funcionamento, mas, raramente se coloca em pauta a participação do profissional no processo produtivo do edifício. Vivenciando a dinâmica de um escritório no canteiro de obras percebi a necessidade da participação de um Gestor de Facilidades para dar suporte às várias atividades ali desenvolvidas e por observar, também, alguns gaps gerados ao longo do processo construtivo que poderiam ter sido facilmente suportados por uma gestão efetiva de facilities.
Nesse trabalho apresentei a necessidade do profissional de facilities como apoio no processo construtivo, identificando dentro das habilidades do Gerenciamento de Facilities as atividades que dão suporte ao processo produtivo de edifícios da fase da concepção até a fase da desmobilização do canteiro de obras, com objetivo de evitar os gaps e ajudar engenheiros, arquitetos, profissionais de logística e administrativos a focar em suas atividades principais liberando-os das atividades non-core.
Perfil
Formada em Arquitetura e Urbanismo, com Especialização em Designer de Interiores e MBA em Gerenciamento de Facilidades.
Trabalhei durante nove anos em empresas multinacionais onde desenvolvi projetos nas área de Gestão de Espaços e Gestão de Facilidades.
Como Gestor de Facilidades fui responsável pelas gestões de contratos, manutenção predial (elétrica, hidráulica, ar condicionado e civil), segurança patrimonial, limpeza e conservação, frota, transporte, telefonia, viagens corporativas, reprografia, expedição, jardinagem, restaurante, controle de pragas, brigada de incêndio, ativos fixos, arquivo inativo, compras e pagamentos e os controles de acesso, resíduos e budget.
Como Gestor de Espaço corporativo fui responsável pelas análises de viabilidade, projetos, reestruturação de espaços, compras de produtos, contratação de serviços e gestão de obras.
Há um ano atuo como Arquiteta, profissional liberal, executando projetos de interiores para escritórios corporativos. Recebi em 2015 da Abrafac o Prêmio “Melhores do Ano” e atualmente faço parte do Conselho da Associação.